Como fazer um nó Prusik

Autor do artigo:Gabriel Silva

O nó Prusik, ou engate deslizante triplo, é um engate de fricção usado para colocar um laço de corda ao redor de uma corda para que ela possa ser escalada. É usado principalmente em escalada, canionismo, montanhismo e espeleologia. O Prusik é um nó de deslizamento e aderência, o que significa que, quando não está pesado, ele deslizará facilmente, mas, quando puxado, ficará bem preso. Para fazer esse nó, é necessário enrolar um laço algumas vezes para dentro em torno de uma linha de pé e, em seguida, apertar o nó.

Etapas

Configuração

  1. Etapa 1 Reúna uma linha de pé e um laço.1Reúna uma linha de pé e um laço. A linha de pé precisa ter cerca de duas vezes o diâmetro do laço. Por exemplo, se o seu laço tiver 6 mm (cerca de um quarto de polegada) de espessura, a linha de pé deve ter pelo menos 12 mm (cerca de meia polegada) de espessura. A linha de apoio dará suporte ao nó e o laço formará o nó ao redor da linha de apoio. É possível comprar uma linha de pé e um loop Prusik em uma loja de artigos esportivos local ou na Amazon.
    • Você também pode formar seu próprio laço com um cordão de cerca de 1,5 m de comprimento e 5 a 6 mm de espessura. Para unir as extremidades, faça um nó duplo de pescador.
    • A linha de apoio pode ser uma simples corda de escalada. As cordas de escalada têm comprimentos diferentes, dependendo do uso que você fará delas. Se você deseja cobrir uma distância significativa, compre uma que tenha pelo menos 30 m de comprimento. Para distâncias mais curtas, uma corda de 25 pés (cerca de 7,5 m) funcionaria bem.
  2. Etapa 2 Modele o laço em uma forma oval fina.2Modele o laço em uma forma oval fina. Você deve alongar o laço em vez de mantê-lo arredondado. Isso o ajudará a distinguir entre o lado longo e o lado curto do laço.
  3. Etapa 3 Coloque o laço embaixo da linha de apoio.3Coloque o laço sob a linha de apoio. Ele deve estar fora do centro e perpendicular à linha de apoio. Coloque o laço plano sob a linha de apoio e deixe a linha de apoio repousar sobre ele. Se o laço tiver uma extremidade com nó, faça dela a extremidade longa e a outra extremidade será a curta. Ao colocá-lo fora do centro, você poderá ver mais facilmente qual lado está fazendo o laço. A extremidade longa será enrolada e a curta permanecerá no lugar, portanto é importante distinguir as duas.

Como dar o nó

  1. Etapa 1 Dobre a extremidade longa na parte superior da linha de pé.1Dobre a extremidade longa sobre a linha de pé. Nesse ponto, você pode alargar um pouco a forma oval para que haja espaço suficiente para os laços se moverem para dentro. Basta dobrar a extremidade longa sobre a linha de pé. A dobra deve ficar bem próxima da linha de apoio, envolvendo-a por cima. Deixe o laço descansar em cima da linha de apoio. Certifique-se de manter a extremidade curta no lugar.
  2. Etapa 2 Enrole a extremidade longa sob a linha de pé dentro do laço's short end.2Faça um laço com a extremidade longa sob a linha de pé dentro da extremidade curta do laço. Pegue a extremidade longa e coloque-a dentro da extremidade curta do laço. Puxe a extremidade longa por baixo da linha de pé para o lado oposto. Essa é a primeira espiral de seu nó. A espiral deve ter se formado para dentro, em direção ao centro, pois esse nó é feito de fora para dentro. Mantenha a extremidade curta no lugar. Ela nunca se moverá; somente a extremidade longa se enrolará.
  3. Etapa 3 Repita mais duas vezes, enrolando para dentro a cada vez.3Repita mais duas vezes, enrolando para dentro a cada vez. Continue a enrolar a extremidade longa do laço para dentro em torno da linha de pé pelo menos três vezes no total. A cada vez, você enrolará a extremidade longa do laço sobre a linha de apoio, depois pela extremidade pequena do laço na parte interna da bobina anterior e, em seguida, por baixo da linha de apoio até o outro lado. Seu enrolamento ficará mais estreito a cada vez, portanto, certifique-se de começar com espaço suficiente para pelo menos três espirais internas. Os enrolamentos nunca se sobreporão, mas sim se enrolarão para dentro.
    • O padrão é um Prusik com três voltas, mas ele pode ser formado com apenas duas ou até cinco voltas. Se não houver uma grande diferença entre o diâmetro do laço e a linha de pé, você precisará enrolar o laço mais vezes, até cinco. Mas se houver uma boa diferença de diâmetro entre os dois, sendo a linha de pé pelo menos duas vezes mais grossa, um Prusik de três voltas será suficiente.
  4. Etapa 4 Faça um laço com a extremidade longa sobre a linha de pé e, em seguida, sob a extremidade mais curta.4Faça um laço com a extremidade longa sobre a linha de pé e, em seguida, sob a extremidade mais curta. Isso finalizará o nó. Não dê a volta completa na linha de pé. Simplesmente dobre a extremidade longa sobre a linha de pé e coloque-a sob a extremidade menor do laço.
  5. Etapa 5 Puxe a extremidade longa para apertar o nó.5Puxe a extremidade longa para apertar o nó. Quando a extremidade longa do laço estiver enfiada sob a extremidade mais curta, basta puxar a extremidade longa e o nó estará completo. Ele se manterá no lugar e deslizará com facilidade para cima e para baixo na linha de pé quando não houver pressão aplicada, mas se prenderá firmemente à linha de pé quando for puxado.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo faço para adicionar um mosquetão ao nó? Você pode simplesmente prender um mosquetão na extremidade longa do laço. Se você quiser um nó com um mosquetão no nó, tente um engate Bachmann.

Dicas

  • Certifique-se de enrolar o laço dentro da passagem anterior de modo que ele se enrole para dentro.

Avisos

  • Os enrolamentos nunca devem se sobrepor.