Como amarrar um cinturão de karatê

Autor do artigo:Gabriel Silva

Praticar karatê é uma ótima maneira de aprender autodefesa, fortalecer o corpo e focar no equilíbrio interno. Entretanto, se estiver começando, amarrar o cinto corretamente pode ser um pouco intimidador. Embora a maneira mais comum seja usar os dois lados para dar o nó no cinto, há algumas maneiras diferentes de amarrar um cinto de karatê, portanto, se estiver confuso, pergunte ao instrutor de sua escola. Você pode usar os dois lados para dar o nó no cinto para obter um visual envolvente ou usar apenas o lado esquerdo para dar o nó para obter uma linha mais limpa e suave.

Etapas

Usando os dois lados para dar o nó

  1. Etapa 1 Dobre o cinto exatamente ao meio para encontrar o centro.
    Dobre o cinto exatamente ao meio para encontrar o centro. Segure o cinto à sua frente e combine as extremidades para que fiquem iguais. Passe as mãos ao longo do comprimento do cinto para alisá-lo antes de começar.
    • Os cintos brancos geralmente têm uma etiqueta em uma de suas extremidades. À medida que você avança nas cores, os cintos não terão mais a etiqueta.
  2. Etapa 2 Coloque o centro do cinto na altura do umbigo.
    Coloque o centro do cinto em seu umbigo. Desdobre o cinto de modo que ele fique em uma linha longa novamente, mantendo as mãos no centro. Enrole o cinto ao redor da barriga, colocando o centro diretamente sobre o umbigo. Certifique-se de que os dois lados do cinto estejam nivelados para que você saiba que ele está posicionado corretamente.
    • Se não conseguir ver se o cinto está nivelado, tente ficar na frente de um espelho para verificar.
  3. Etapa 3 Enrole as duas pontas ao redor da cintura e de volta para a frente.
    Enrole as duas pontas ao redor da cintura e de volta para a frente. Ao trazer as pontas do cinto para as costas, troque de mãos para que agora esteja segurando as pontas opostas. Cruze-as uma sobre a outra atrás de você e, em seguida, traga as duas pontas de volta para a frente.
    • Essa parte pode ser um pouco complicada, especialmente se você estiver apenas começando. Não desista!
    • Certifique-se de que as pontas ainda estejam uniformes à sua frente.
  4. Etapa 4 Sobreponha as pontas uma em cima da outra em sua barriga.
    Sobreponha as pontas uma em cima da outra em seu estômago. Pegue uma extremidade e dobre-a sobre o centro, colocando-a no cinto sobre seu estômago. Faça a mesma coisa com a outra extremidade, de modo que elas fiquem cruzadas uma sobre a outra, diretamente sobre o umbigo.
    • Se houver rugas em seu cinto, alise-as para que ele fique plano.
  5. Etapa 5 Enfie a extremidade superior por baixo de todas as camadas do cinto.
    Enfie a extremidade superior por baixo de todas as camadas do cinto. Pegue a extremidade do cinto que está na parte superior e puxe-a por baixo de todas as camadas do cinto. Pegue a extremidade que acabou de puxar por baixo e puxe-a para cima em sua direção, diretamente contra o estômago, para criar um pequeno nó.
    • Verifique se esse nó está apertado contra a cintura, mas não tão apertado que você não possa se movimentar ou respirar.
    • Se as extremidades do cinto estiverem desiguais, deslize o cinto na cintura para corrigi-lo antes de continuar.
  6. Etapa 6 Dobre a extremidade inferior por baixo da superior para dar um nó.
    Dobre a extremidade inferior por baixo da extremidade superior para dar um nó. Pegue a extremidade do cinto que está saindo por baixo de todas as camadas e cruze-a sob a extremidade superior. Puxe a extremidade inferior para cima através do meio da cruz que você criou e, em seguida, puxe a extremidade inferior para cima para apertar o nó. Certifique-se de que as extremidades estejam penduradas uniformemente.
    • Se o cinto estiver muito apertado, você pode ajustá-lo afrouxando o último nó que acabou de fazer.
    • Certifique-se de que o nó final fique diretamente sobre o umbigo.

Usando o lado esquerdo para dar o nó

  1. Etapa 1 Coloque o cinto sobre a barriga, mantendo o lado esquerdo mais longo do que o direito.
    Coloque o cinto em seu estômago, mantendo o lado esquerdo mais longo do que o direito. Segure o cinto na frente do umbigo, mas deixe apenas uma folga de cerca de um antebraço no lado direito. Mantenha o lado esquerdo muito longo para trabalhar com ele mais tarde.
    • O lado direito não se moverá muito durante o processo de amarração, portanto, mantenha um bom controle sobre ele.
  2. Etapa 2 Enrole a extremidade esquerda do cinto em torno de si mesmo duas vezes.
    Enrole a extremidade esquerda do cinto em torno de si mesmo duas vezes. Segurando a extremidade direita no lugar, enrole o lado esquerdo em torno de você uma vez e, em seguida, enrole-o novamente. Enfie a extremidade direita do cinto por baixo da extremidade esquerda ao enrolar para mantê-lo no lugar.
    • Se o cinto for curto, talvez seja possível envolvê-lo apenas uma vez.
    • Enrolar o cinto atrás de você em vez de cruzá-lo cria uma linha mais plana e suave na parte de trás.
  3. Etapa 3 Deslize as duas extremidades até o centro do umbigo.
    Deslize as duas extremidades até o centro do umbigo. Pegue as duas extremidades do cinto e puxe-as até que estejam centralizadas sobre seu abdômen. Se os lados estiverem desiguais, deslize o cinto pela cintura até que ambos tenham o mesmo comprimento.
    • Não é necessário abrir o cinto para fazer isso, portanto, tente apenas balançá-lo em vez de tirá-lo.
  4. Etapa 4 Passe a extremidade mais longa por baixo de todas as camadas do cinto.
    Passe a extremidade mais longa por baixo de todas as camadas do cinto. Pegue a extremidade do cinto que você enrolou ao redor do corpo e empurre-a para cima sob todas as camadas do cinto em seu estômago. Puxe-a para cima através das camadas e, em seguida, puxe-a com força para fazer um nó frouxo.
  5. Etapa 5 Dobre a extremidade inferior por baixo da extremidade superior para dar um nó.
    Dobre a extremidade inferior por baixo da superior para dar um nó. Pegue a extremidade inferior do cinto, ou o lado direito, e cruze-a por baixo da extremidade superior na sua frente. Puxe a extremidade inferior para cima através do centro da cruz e, em seguida, puxe a extremidade inferior para cima para fazer um nó. Certifique-se de que as pontas estejam penduradas uniformemente.
    • Se necessário, você pode soltar o nó agarrando o centro e puxando-o para fora.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    As extremidades do cinto não deveriam ficar penduradas uniformemente? Nesses exemplos, a extremidade superior se projeta para cima e deveria ir para baixo.
    Não, muitas vezes o que realmente importa é o nó e não a aparência. Além disso, quando ele fica pendurado para baixo, pode interromper o chute. É melhor que ele fique pendurado a 45 graus ou mais de seus joelhos.
  • Pergunta
    Isso funciona para qualquer faixa de arte marcial?
    Sim, é verdade. Eu pratico Taekwondo e a maioria das pessoas da minha turma amarra o cinturão dessa forma.
  • Pergunta
    Como devo amarrar meu cinto de karatê se ele for muito longo?
    Enrole-o duas vezes antes de amarrar. Se isso não funcionar, corte o cinturão e costure a extremidade cortada para evitar que desfie ou compre um cinturão menor.

Vídeo

Dicas

  • Se o seu cinto não sair bem, não se preocupe! Os instrutores são tolerantes com os cinturões brancos. Com um pouco de prática, você pegará o jeito.