Como amarrar um D-Loop
Autor do artigo:Gabriel SilvaUm D-loop é um tipo de dispositivo que é comumente instalado nas cordas dos arcos compostos para permitir que os arqueiros prendam de forma rápida e fácil os dispositivos mecânicos de liberação. Para amarrar um D-loop em seu arco, comece cortando a corda do D-loop em um comprimento de cerca de 10,8 cm (4,25 polegadas). Abra as pontas cortadas e passe a chama de um isqueiro sobre elas para endurecê-las em forma de bola. Dê um nó frouxo em cada extremidade do nock e, em seguida, use uma chave hexagonal e um alicate D-loop para apertar os dois nós até que fiquem bem firmes.
Etapas
Cortando a corda
Use um esquadro para encontrar o local ideal para a amarração. Prenda a extremidade em forma de 'T' do esquadro de arco em sua corda de arco. Deslize o esquadro ao longo da corda, pouco a pouco, até que a extremidade com régua esteja alinhada com o ponto central do orifício do Berger. Marque o local com um marcador de ponta de feltro ou um pedaço de fita adesiva - esse será seu nock.- Se ainda não tiver um esquadro de arco, poderá adquiri-lo em uma loja de suprimentos para arco e flecha ou em uma loja de artigos esportivos que venda equipamentos para arco e flecha.
- O orifício Berger é o pequeno orifício perfurado na parte externa da estrutura do arco onde o descanso da flecha é fixado. Ele é centralizado para garantir que a flecha seja encaixada corretamente e voe com precisão quando for lançada.
Dica: Alguns arqueiros recomendam ajustar o encaixe em cerca de 1⁄8 in (0,32 cm) mais alto do que o orifício Berger para levar em conta o movimento da haste da flecha.
Corte um comprimento de cordão D-loop com cerca de 10,8 a 12,1 cm (4,25 a 4,75 polegadas). Meça seu cordão com o auxílio de uma régua e, em seguida, use uma tesoura afiada para cortar as duas extremidades. Faça o possível para que os cortes sejam tão retos e precisos quanto possível.- Você pode comprar a corda D-loop em qualquer loja de artigos esportivos ou em um vendedor on-line que venda suprimentos para arco e flecha.
- Se o cabo for menor que 10 cm, pode não haver espaço suficiente dentro do laço acabado para acomodar confortavelmente um auxílio de liberação mecânica.
Espalhe as fibras nas extremidades cortadas do cabo. Para fazer isso, você pode espalhar as fibras manualmente com os dedos ou girar a extremidade do cordão contra uma superfície lisa e plana. O importante é que as fibras se estendam uniformemente em todos os lados.- Evite expandir tanto as fibras que elas apontem diretamente para os lados. Se elas estiverem muito abertas, poderão se tornar finas e quebradiças quando forem queimadas.
Queime as pontas abertas do cordão com um isqueiro. Acenda a chama do isqueiro sobre as pontas do cordão por 1 a 2 segundos, tempo suficiente para que elas se fundam em um formato arredondado e suave. Esse tipo de estilo de extremidade esférica é conhecido como 'cogumelo'.- Também é possível criar um cogumelo aquecendo as pontas do fio antes de pressioná-las rapidamente em uma superfície plana próxima, como a caixa do isqueiro.
- Os cogumelos evitarão que a extremidade do cordão escorregue dos nós de cinta que você amarrará mais tarde.
Como fazer os nós de cinta
Dobre o cordão em forma de 'D' logo acima do centro da corda. Coloque a corda na parte superior da corda do arco, aproximadamente 1⁄2 polegada (1,3 cm) mais alto do que o encaixe. Certifique-se de que a seção curva esteja voltada para longe do riser ou do 'corpo' central do arco.- Nesse ponto, as duas extremidades da corda ainda devem ter aproximadamente o mesmo comprimento.
- O nock é o ponto ao longo da corda do arco onde você encaixará a ponta da flecha.
Enrole as extremidades da corda ao redor da corda e através do laço aberto. Enrole as duas extremidades ao redor da corda do arco e suba pelo laço circular a partir da parte inferior. Você terá um formato parecido com um 'B' com as duas extremidades da corda passando pelo meio.- Talvez seja necessário pressionar a seção curva da corda com um dedo para evitar que ela saia do lugar enquanto você passa as pontas.
Puxe uma extremidade do cordão até que o cogumelo fique preso no nó. Segure a extremidade mais próxima da parte inferior do arco e continue puxando-a lentamente pelo laço. Isso fará com que a outra extremidade se engasgue no nó, mas ela não escorregará graças ao cogumelo.- Quando estiver convencido de que o cogumelo não vai a lugar algum, puxe a extremidade solta do cordão algumas vezes para que o primeiro nó de cinta fique firme e seguro.
Dica: Aperte as bordas da corda uma na direção da outra para condensar o nó e garantir que não haja espaço suficiente para o cogumelo se soltar.
Enrole a extremidade solta ao redor da corda do arco abaixo do nock. Guie a corda para o lado oposto do encaixe, novamente de forma aproximada 1⁄2 polegada (1,3 cm) do centro. Enrole a corda sobre a parte superior da corda, por baixo e, em seguida, de volta para cima no lado do encaixe.- Essa volta inicial criará o primeiro ponto de ancoragem para seu segundo nó cinch.
- É essencial que o cogumelo termine no mesmo lado da corda em que você começou. Se você enrolar a corda em uma espiral normal em direção à parte inferior do arco, ela não estará na posição correta para dar o segundo nó cinch.
Enrole a ponta solta ao redor da corda e passe novamente pelo laço central. Puxe a corda pela âncora do primeiro nó e, em seguida, enrole-a novamente ao redor da corda do arco. Dessa vez, guie a extremidade por baixo da parte inferior da corda e de volta para o primeiro nó. Em seguida, empurre a extremidade através do laço para completar o segundo nó.- Quando você puxar a folga da parte curva da corda, o cogumelo se prenderá, fixando o nó nas duas extremidades.
- Se você os amarrou corretamente, os dois nós cinch devem se espelhar um no outro, com os cogumelos voltados para direções opostas em cada lado do nock.
Apertando e ajustando o D-loop
Aperte o D-loop com uma chave hexagonal. Deslize a haste da chave hexagonal para dentro do loop finalizado e puxe-o com força. Isso esticará o loop até o tamanho máximo, possibilitando o encaixe do auxílio de liberação mecânica de sua escolha e permitindo um disparo mais preciso.- Tente deixar os nós da cinta o mais firme possível antes de passar para o aperto final.
- Se não tiver certeza de que o laço é grande o suficiente, faça um teste rápido prendendo um nock de plástico na corda entre os dois nós da cinta. Um deles terá aproximadamente o mesmo tamanho de uma liberação.
Use um alicate D-loop para tirar qualquer folga restante dos nós. Insira a ponta do alicate no laço e, em seguida, abra-o bem. Aperte bem as alças até que o laço não se mova mais. Quanto mais apertado for o laço, menor será a chance de algo dar errado e sabotar sua tacada.- Você também pode usar um conjunto padrão de alicates de bico fino se não tiver nenhum alicate específico para arco e flecha por perto.
Dica: Uma vantagem de usar o alicate D-loop é que ele foi projetado com uma ranhura especial que ampara a corda enquanto você a aperta, diminuindo a probabilidade de ela escorregar ou se soltar.
- Instale o auxílio de liberação mecânica de sua preferência. Depois de amarrar seu D-Loop com sucesso, você pode continuar a prender um dedo indicador, um gatilho de polegar, uma dobradiça ou uma liberação de resistência para aumentar sua velocidade e precisão. A maioria desses dispositivos simplesmente se prende à parte de trás de uma corda de arco ou D-loop, semelhante a um mosquetão.Image:Tie a D-Loop Step 12.jpg
- Os auxiliares de lançamento reduzem a interferência dos dedos durante o lançamento, tornando cada tiro o mais suave, limpo e preciso possível.
- Se você é novo no tiro com arco, reserve algum tempo para pesquisar e experimentar diferentes estilos de liberação e veja qual funciona melhor para você.
Altere a posição do D-loop, se necessário. Se você descobrir que sua mira está errada depois de dar uma volta com o arco, pode ser porque o D-loop não está centralizado corretamente sobre o nock. Nesse caso, basta uma pequena pressão do alicate para empurrar os nós da cinta para onde eles precisam estar.- Se você ainda tiver problemas depois de ajustar o D-loop, talvez seja necessário fazer um novo nock da corda usando um esquadro de arco. Não tenha pressa e alinhe o ponto de encaixe da forma mais precisa possível.
Perguntas e respostas de especialistas
Vídeos
Dicas
- Os nós de cinta podem ser difíceis de amarrar quando a extremidade da corda está tão próxima do laço aberto. São necessárias algumas tentativas até que você consiga fazer com que os nós fiquem no lugar certo.
- A fixação de um destravamento em um D-loop em vez de na própria corda do arco pode reduzir significativamente o desgaste da corda, mantendo-a em boas condições por muito mais tempo.
Advertências
- Tome cuidado para não se queimar acidentalmente ou danificar a corda do D-loop ao derreter as pontas.
- A menos que você tenha alguma experiência em montar seus próprios acessórios de arco e flecha, pode ser uma boa ideia pedir a um especialista em arco qualificado que ensine como amarrar um D-loop com você. Ver isso ser feito na primeira vez ajudará a garantir que você saiba como fazê-lo corretamente no futuro.
O que você precisará
- Arco composto
- Cordão de laço em D
- Alicate para laço em D ou alicate de bico de agulha
- Isqueiro
- Tesoura
- Esquadro de arco (opcional)