Como dar um nó de engate em cravo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O nó de engate cravo é bastante simples e pode ser útil para prender cordas a árvores, postes ou varas. Uma vantagem desse nó é que é bastante fácil ajustar o comprimento da corda, se necessário. Ele é frequentemente usado em barcos e velas, e você também pode usá-lo em escaladas, pois pode ser amarrado com uma mão.

Etapas

Como fazer um nó de engate em uma vara presa

  1. Etapa 1 Enrole a ponta até a metade do poste.
    Enrole a ponta até a metade do mastro. Mova-se da frente para trás e arraste a corda para que a extremidade fique pendurada do outro lado do mastro. Crie um comprimento de cerca de 15 cm (6 polegadas) para trabalhar na extremidade da corda, que deve estar do outro lado do mastro.
    • Você pode deixar uma ponta mais longa se quiser, mas ela ficará pendurada no final. Você precisa de uma quantidade suficiente para dar a volta no poste pelo menos duas vezes.
    • Talvez seja necessário aumentar o comprimento se estiver trabalhando com um diâmetro maior.
    • Fique sempre atento à posição das extremidades da corda em comparação uma com a outra. Isso facilita muito o acompanhamento.
  2. Etapa 2: Cruze a extremidade em execução sobre a parte da frente.
    Cruze a extremidade de corrida sobre a parte da frente. Passe a extremidade de corrida por baixo do mastro e depois pela parte da corda que está na frente. Forme um 'X' com os dois pedaços de corda.
  3. Etapa 3 Enrole a extremidade da corda sobre o mastro novamente.
    Enrole a extremidade da corda sobre o mastro novamente. Ao enrolar, certifique-se de que a extremidade permaneça cruzada sobre a primeira corda, formando um 'X' ao dar a volta no poste, o mesmo que você fez ao cruzar as cordas na última etapa. Passe por cima do mastro, não por baixo. Empurre-a até a metade da volta do poste, embora você a traga para a frente novamente em um minuto.
    • Você deverá ver dois laços enrolados sobre o mastro, formando um 'X' na frente, aquele que você acabou de criar na etapa anterior.
  4. Etapa 4 Passe a extremidade por baixo da peça que você acabou de enrolar ao redor do mastro.
    Passe a extremidade por baixo da peça que você acabou de enrolar no mastro. Traga a corda de volta para a frente. Você deverá ver o laço original e o laço que acabou de fazer. Passe por baixo do laço que acabou de fazer e puxe a extremidade para fora na parte superior.
    • Com esse movimento, você criará um segundo 'X'.
  5. Etapa 5 Aperte o nó para finalizá-lo.
    Aperte o nó para finalizá-lo. Puxe as duas extremidades do nó para apertá-lo. Talvez seja necessário empurrar os laços juntos na vara se a corda não for muito flexível.

Como usar um Clove Hitch durante a escalada

  1. Etapa 1 Coloque a corda no mosquetão.
    Coloque sua corda no mosquetão. Segure a corda que sai de seu arnês. Deslize a extremidade dela para dentro do mosquetão pela esquerda ou pela direita, dependendo de como o mosquetão estiver voltado. A extremidade longa da corda (a que vai até o seu arnês) deve estar saindo pelo lado oposto ao seu.
    • Ao escalar em ambientes fechados, os clipes de mosquetão são ancorados nas rochas para que você possa amarrar a corda neles e agir como segurança. Você pode usar esse nó em qualquer escalada que utilize âncoras.
    • Uma vantagem desse nó é que você pode amarrá-lo com uma mão.
  2. Etapa 2 Faça um laço com a extremidade longa da corda.
    Faça um laço com a extremidade longa da corda. Estenda a mão para o outro lado do mosquetão onde está a extremidade longa da corda. Pegue-a no lado oposto à parte do clipe do mosquetão e, em seguida, torça-a sobre si mesma para fazer um pequeno laço. Ele deve se parecer com um 'e' em letra cursiva minúscula.
    • A corda deve descer da presilha e, em seguida, subir e avançar para fazer o laço.
  3. Etapa 3 Cruze o laço sobre a corda à sua frente para pendurá-lo no grampo.
    Cruze o laço sobre a corda à sua frente para pendurá-lo no grampo. Traga o laço ao redor de modo que ele fique na frente da corda em seu arnês. Encaixe-o no mosquetão para completar o nó.
    • A 'frente' do laço deve passar primeiro pelo grampo.
  4. Etapa 4 Puxe as duas extremidades para apertar o nó.
    Puxe as duas extremidades para apertar o nó. Isso tornará o nó mais seguro, embora ele ainda possa se soltar se você o afrouxar. Você pode ajustar as extremidades de cada lado do nó conforme necessário, sem desamarrá-lo.

Como usar o método rápido em uma vara ou grampo solto

  1. Etapa 1 Faça duas voltas na linha.
    Faça 2 laços na linha. Com a extremidade da corda à esquerda, gire a corda para a esquerda perto da extremidade para fazer um laço simples. Mova a corda para baixo de 2,5 a 5,1 cm (1 a 2 polegadas) de distância da extremidade e torça a corda para a direita para fazer um segundo laço.
    • Você deve terminar com dois laços. No laço esquerdo, a extremidade que está indo embora estará na frente da outra parte do laço. No laço da direita, a extremidade que está indo embora estará atrás da outra parte do laço.
    • Você só pode usar o método rápido com algo que tenha pelo menos uma extremidade para cima para passar as argolas.
  2. Etapa 2 Deslize a argola direita sobre a argola esquerda.
    Deslize o laço direito sobre o laço esquerdo. Não vire a argola ao movê-la. Simplesmente deslize-a para que fique na frente da argola esquerda. Agora, você deve ter duas argolas uma sobre a outra.
  3. Etapa 3 Insira o objeto entre os loops.
    Insira o objeto entre os laços. Se estiver usando uma vara, coloque-a dentro das duas alças. Você também pode fazer isso com um mosquetão ou outro objeto. Se estiver muito apertado, use os dedos para abrir um pouco as alças.
  4. Etapa 4 Aperte as extremidades da corda para completar o nó.
    Aperte as extremidades da corda para completar o nó. Puxe as duas extremidades da corda para apertá-la sobre o objeto. Certifique-se de manter a tensão no nó para mantê-lo no lugar.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

Avisos

  • Esse nó ficará seguro desde que você mantenha a tensão sobre ele. No entanto, ele pode se soltar em situações em que a corda não esteja esticada.