Como impedir uma tentativa de sequestro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora esperemos que você nunca tenha que lidar com uma tentativa de sequestro, é sempre bom estar preparado para o caso. Estar preparado para situações perigosas também pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e seguro quando estiver sozinho. Estar atento ao seu entorno é uma das melhores coisas que você pode fazer para evitar uma tentativa de sequestro, mas você também deve estar preparado para fugir de um sequestrador ou lutar, se for o caso.

Etapas

Estar ciente do ambiente ao seu redor

  1. Etapa 1: Olhe para cima e ao redor enquanto caminha para que você não esteja't distracted.
    Olhe para cima e ao redor enquanto caminha para não se distrair. Muitos agressores procuram indivíduos que estejam distraídos e não estejam cientes do que está acontecendo ao seu redor. Evite olhar para o telefone enquanto estiver andando ou no ônibus e, em vez disso, mantenha os olhos na paisagem e nas pessoas ao seu redor. Isso pode ajudá-lo a identificar qualquer situação potencialmente perigosa.
    • Não há problema em ter o telefone à mão ou por perto - isso pode até ser útil se você precisar pedir ajuda. Mas não o use em detrimento de não saber o que está acontecendo ao seu redor.
    • Preste atenção em como as pessoas estão agindo, se alguém está seguindo ou olhando muito para você e em qualquer rota de fuga em potencial que você possa tomar caso algo aconteça.
  2. Etapa 2 Afaste-se dos carros lentos que passam ao seu lado.
    Afaste-se de carros lentos que se aproximam de você. Mesmo que a pessoa no carro pareça gentil, confusa ou perdida, não se aproxime de uma janela aberta. Se puder, atravesse a rua ou vá para trás de algumas casas para se afastar de uma pessoa desconhecida que esteja tentando falar com você.
    • Os estratagemas comuns usados pelos possíveis sequestradores são pedir informações ou fingir que estão procurando um animal de estimação perdido. Eles presumem que as pessoas, especialmente as crianças, ficarão com pena deles e quererão ser úteis.
    • Se esse carro voltar para você novamente, tente ir à casa de um vizinho ou ligar para seus pais ou para a polícia. Se possível, anote o número da placa do carro.
    • Você também pode virar e caminhar na direção oposta se achar que um carro está seguindo você. Se eles também se virarem, você saberá que há uma situação potencialmente perigosa.
  3. Etapa 3 Atravesse a rua ou aproxime-se de outra pessoa se alguém estiver seguindo você.
    Atravesse a rua ou aproxime-se de outra pessoa se alguém estiver seguindo você. Quando alguém estiver seguindo você a pé, é importante ficar em segurança com outras pessoas ou, pelo menos, afastar-se delas o suficiente para que não possam agarrá-lo facilmente. O objetivo principal é evitar que ele se aproxime o suficiente para tocá-lo ou para coordenar um sequestro com uma segunda pessoa que esteja esperando por perto em um carro.
    • Em geral, há mais segurança em números. Tente entrar em uma loja ou atravessar para uma rua mais movimentada. Os sequestradores têm menos probabilidade de atacar quando a vítima está cercada por outras pessoas.
  4. Etapa 4 Caminhe e estacione em áreas bem iluminadas quando estiver ao ar livre à noite.'re outdoors at night.
    Ande e estacione em áreas bem iluminadas quando estiver ao ar livre à noite. Se for fazer compras depois de escurecer, estacione o mais próximo possível da frente da loja e tente conseguir uma vaga embaixo de um poste de luz. Se estiver caminhando em algum lugar depois de escurecer, tente ficar em áreas bem iluminadas onde haja outras pessoas por perto.
    • Se estiver em uma loja, também pode pedir a um funcionário que o acompanhe até o carro.
    • Se você tiver um bastão com você, certifique-se de que sabe como usá-lo. Se ele estiver esquecido no fundo de sua bolsa, não o ajudará se você for atacado.
  5. Etapa 5 Pergunte por sua família's
    Pergunte pela 'palavra de código' de sua família se a pessoa alegar ser um amigo. Tenha uma frase combinada que somente você e os membros de sua família conheçam. Se alguém se aproximar de você e disser que foi enviado por seus pais para lhe dar uma carona para casa, seja qual for o motivo, essa pessoa deve ser capaz de lhe dar a palavra de código. Se ela não souber, fuja e procure outros adultos.
    • Essa palavra ou frase de código deve ser algo simples, mas exclusivo de sua família, que um estranho não possa adivinhar facilmente.
    • Mesmo que a pessoa que se aproxima de você saiba o seu nome e os nomes dos outros membros da sua família, você ainda precisa perguntar o código. É possível que ela tenha aprendido seus nomes de outra forma e não conheça sua família de fato.
  6. Etapa 6 Confie em sua intuição e não't put being polite above your own safety.
    Confie em sua intuição e não coloque o fato de ser educado acima de sua própria segurança. Se você sentir que uma pessoa não está bem ou que ela está lhe transmitindo vibrações estranhas, confie nessa sensação. Se você se sentir desconfortável em qualquer tipo de situação, não há problema em ir embora ou pedir a alguém que venha buscá-lo. Os agressores podem usar a promessa de que as pessoas são educadas ou têm medo de ser rudes em seu benefício, portanto, decida que confiará em seu instinto e se manterá seguro, mesmo que isso signifique ter de ser 'rude'.
    • Nossa intuição geralmente vem de um lugar primitivo que tem a finalidade de identificar possíveis ameaças à nossa segurança.

Afastando-se do agressor

  1. Etapa 1 Fuja e não't comply, even if your attacker has a weapon.
    Fuja e não obedeça, mesmo que o agressor tenha uma arma. Se for possível, nunca entre em um carro ou vá para um local secundário com um agressor. As estatísticas mostram que, em casos de sequestro, diferentemente de outros crimes, é mais provável que você sobreviva se fizer tudo o que puder para fugir do agressor e não cooperar com ele. Lute, grite, corra e tente fugir antes que o sequestrador tenha a chance de colocá-lo no carro dele.
    • Às vezes, o sequestrador pode lhe dizer que nada de ruim acontecerá se você der ouvidos a ele. Não ouça. Essa é apenas outra maneira de ele tentar manipulá-lo para que você vá com ele.
  2. Etapa 2 Gritar coisas específicas enquanto foge para ajudar a chamar a atenção dos outros.
    Grite coisas específicas enquanto foge para ajudar a chamar a atenção dos outros. Por qualquer motivo, é menos provável que as pessoas respondam a um grito de 'socorro!'. Tente gritar coisas como 'eu não conheço você', 'deixe-me em paz', 'esse não é meu pai/mãe' ou 'um homem com uma camiseta vermelha está tentando me levar'. Especificidades são ótimas para fazer com que as pessoas prestem atenção.
    • Continue gritando até que você esteja em segurança e longe do agressor.
  3. Etapa 3 Esqueça seus pertences pessoais.
    Esqueça seus pertences pessoais. Se alguém agarrar sua bolsa, mochila, telefone, jaqueta, cachecol ou até mesmo sua camiseta, livre-se dessa camada ou solte-a e corra. Sua reação instintiva pode ser puxar esse item para trás, mas isso pode, na verdade, trazer o agressor para mais perto de você. Em vez disso, solte-o e aproveite os poucos segundos de tempo que você ganhou.
    • Com sorte, quando você soltar o item, isso fará com que o agressor recue alguns passos ou até mesmo caia.
  4. Etapa 4 Mentir sobre as vantagens que você pode ter.
    Minta sobre as vantagens que você pode ter. Uma doença, um pai ou cônjuge que é chefe de polícia, um rastreador em seu corpo, câmeras de prédios próximos - não importa se essas coisas são verdadeiras ou não. Você quer tornar o seu sequestro muito incômodo ou arriscado para o sequestrador, para que ele decida deixá-lo ir.
    • Se você tem medo de agressão sexual, diga que está grávida ou que tem uma doença sexualmente transmissível.
    • Diga algo como: 'Aqueles prédios ali têm câmeras, então alguém verá seu rosto e saberá que você me levou'. Ou: 'Meus pais instalaram um chip em mim, então eles sempre sabem onde estou. A polícia vai encontrar você'.
  5. Etapa 5 Urine ou defeca se estiver em um carro com alguém.
    Urine ou defeca se estiver em um carro com alguém. Se o agressor o colocar em um carro, use suas funções corporais a seu favor. Você pode até mesmo vomitar - em si mesmo, no agressor, no carro. Basicamente, tente se tornar o mais fedorento e nojento possível na esperança de que o agressor o expulse do carro.
    • Você quer tornar as coisas o mais difíceis possível para o agressor. Não há regras quando alguém o sequestra, portanto, faça tudo o que vier à mente para despistá-lo.
  6. Etapa 6 Ligue para os serviços de emergência imediatamente.
    Ligue para os serviços de emergência imediatamente. Se você puder usar um telefone, ligue para a polícia. Não ligue nem mande mensagem para um amigo ou membro da família. O mais importante é que você informe à polícia que está com problemas e onde está, para que ela possa enviar ajuda.
    • Se estiver ligando de um telefone celular, é provável que sua localização possa ser rastreada, portanto, mantenha a ligação ao vivo enquanto estiver correndo, mesmo que não consiga falar com a pessoa que está atendendo à ocorrência.

Lutando contra o agressor

  1. Etapa 1 Morda o sequestrador em qualquer lugar que puder.
    Morda o abdutor em qualquer lugar que puder. Morda o mais forte que puder qualquer parte do corpo que se aproxime de sua boca. Uma mordida de 'beliscão', em que você tem uma fina quantidade de pele entre os dentes, geralmente causa mais dor do que morder uma boca inteira cheia de carne. Você pode ter receio de morder com força suficiente para romper a pele, mas não hesite em fazê-lo. Você quer causar ao agressor dor suficiente para que ele não se machuque.
    • O objetivo é causar dor suficiente ao agressor para que você tenha tempo de fugir.
  2. Etapa 2 Use os membros livres...
    Use os membros livres para atacar o sequestrador em vez de tentar liberar os membros amarrados.
    • Isso usa sua energia para defender e atacar, em vez de cansá-lo ao tentar liberar outros membros. Obviamente, faça o que puder para se libertar, mas tente se concentrar em atacar e causar danos ao seu sequestrador.
  3. Etapa 3 Bata em seu agressor's sensitive areas:
    Atinja as áreas sensíveis de seu agressor: pés, canelas, virilha, garganta e olhos. Essas áreas são as mais prováveis de causar dor suficiente para atordoar e parar momentaneamente o agressor.
    • O objetivo de lutar com seu agressor não é vencer a luta. É ganhar tempo para fugir. Portanto, assim que puder, afaste-se da pessoa e comece a correr e gritar.
  4. Etapa 4 Ataque a pessoa com suas chaves ou qualquer outro item que encontrar.
    Ataque a pessoa com suas chaves ou qualquer outro item que encontrar. Muitas coisas podem ser transformadas em armas, portanto, olhe ao seu redor e pegue o que puder para atirar no agressor. Chaves podem ser usadas para cortar alguém, livros podem ser jogados na cabeça de alguém e tijolos ou outras coisas que você possa encontrar em uma calçada podem ferir gravemente o agressor e permitir que você fuja.
    • Se você usa salto alto, pode até tirar o sapato e usá-lo como arma.
  5. Etapa 5 Fuja assim que você desarmar o agressor.
    Fuja assim que desarmar o agressor. Lembre-se de que não está tentando vencer uma luta; está tentando salvar sua vida. Assim que o sequestrador estiver ferido ou atordoado, comece a fugir e a gritar. Não olhe para trás, pois isso pode atrasá-lo. Continue correndo até chegar a um lugar seguro.
    • Ligue para a polícia assim que puder. Eles podem voltar ao local do ataque para encontrar o agressor. Você também pode prestar depoimento, fazer exames para verificar se há ferimentos e fornecer à polícia detalhes sobre o agressor.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Se eu estiver sendo sequestrado, é mais seguro fazer o que me mandam fazer?
    Na verdade, é mais provável que você sobreviva se fizer tudo o que puder para fugir do agressor e não cooperar com ele. Quando o sequestrador o tiver sob controle, será muito mais difícil fugir para um local seguro.
  • Pergunta
    O que devo fazer se um agressor prender meus braços?
    Se o agressor prender seus braços ao lado do corpo, use as pernas, os pés e a cabeça para atacá-lo, em vez de tentar soltar os braços.
  • Pergunta
    Como posso atordoar meu agressor enquanto estiver sendo sequestrado?
    Ataque suas áreas mais sensíveis. Por exemplo, pisar nos pés e dedos dos pés, raspar os sapatos nas canelas da pessoa, dar um soco na garganta ou agarrar a traqueia, dar uma joelhada ou um soco na virilha ou enfiar os dedos nas órbitas dos olhos.

Dicas

  • Faça uma aula de autodefesa para aprender a desarmar um agressor. Muitos centros comunitários oferecem essas aulas, assim como academias de ginástica.
  • Invista em um bastão ou em um apito de alarme para ter sempre com você.

Dicas de nossos leitores

  • Um agressor pode usar outra criança para atraí-lo, portanto, não presuma que apenas adultos são ameaças. Fique atento a todos os estranhos. Mesmo que eles saibam detalhes pessoais, nunca vá com alguém que você não conhece.
  • Os comerciantes de comunidades pequenas e muito unidas podem reconhecer os criminosos locais. Se você se sentir ameaçado, entre em uma loja e pergunte em voz alta se eles conhecem a pessoa que está à espreita para avaliar a situação.
  • O treinamento básico de autodefesa aumenta a confiança para impedir ataques. Os centros comunitários locais geralmente oferecem aulas básicas gratuitas ou de baixo custo. Aprender a mirar em áreas sensíveis dá tempo de escapar.
  • Os agressores podem usar a gentileza para atraí-lo, portanto, nunca baixe a guarda com estranhos. Fingir que está obedecendo lhe dá tempo, mas sempre tenha um plano de fuga e saia na primeira oportunidade.
  • Armas improvisadas, como canetas, chaves, isqueiros ou maça, desorientam os agressores. Qualquer coisa que cause dor, cegueira ou queimaduras lhe dá segundos preciosos para fugir e pedir ajuda.
  • Se for agarrado por trás, use sua perna mais forte para desequilibrar o agressor e fazer com que ele o solte. Chicoteie-a com força atrás do joelho do agressor para incapacitá-lo temporariamente.