Técnica de arremesso de peso 101: arremessos básicos, de deslizamento e de giro

Autor do artigo:Gabriel Silva

O arremesso de peso é um esporte clássico que remonta à Idade Média e combina força, coordenação e forma precisa. Dito isso, qualquer pessoa pode praticá-lo com relativa facilidade - tudo o que você precisa é do seu corpo e de um arremesso (que é a bola de metal). Mostraremos como ficar em pé e segurar a tacada adequadamente, como executar uma tacada básica, deslizante e giratória e como se aquecer e esfriar para evitar lesões.

O que você deve saber

  • Segure a tacada em sua mão dominante na base dos dedos, com os dedos abertos. Coloque-o sob a mandíbula, com o polegar apontando para baixo.
  • Fique de frente para a lateral do ringue e coloque o pé não dominante atrás de você. Mantenha seu braço de apoio paralelo ao chão e levante o outro no ar.
  • Gire os quadris na direção da sua colocação e estique as pernas para explodir para cima e para fora. Ao mesmo tempo, 'empurre' a tacada para longe de você em um ângulo de 45 graus.

Etapas

Posicionando-se e segurando a tacada

  1. Etapa 1 Coloque a tacada na base dos dedos de sua mão dominante.
    Coloque a tacada na base dos dedos de sua mão dominante. Em vez de segurar a tacada na palma da mão, posicione-a na base dos dedos, com os dedos ligeiramente afastados. Posicione o polegar do outro lado da tacada, oposto aos outros quatro dedos. Isso permite que você jogue a bola para fora da mão.
    • Dobre a mão para trás em uma posição de arcada. Imagine que está equilibrando uma bandeja ou uma caixa de pizza. Mantenha-se firme, mas não se estenda demais, pois isso pode causar uma lesão.
    • Comece com um tiro leve, entre 1,8 e 3,6 kg (4 e 8 libras). Isso reduz o risco de lesões à medida que você pratica e domina a forma adequada.
  2. Etapa 2 Segure a tacada no pescoço, logo abaixo da linha da mandíbula.
    Segure a tacada no pescoço, logo abaixo da linha do maxilar. Aninhe a injeção na curva do pescoço de modo que ela toque a mandíbula. Aponte o polegar para baixo, em direção à clavícula, e vire a palma da mão na direção em que está arremessando. Certifique-se de que seu cotovelo esteja levantado e paralelo ao chão, e que o braço se estenda diretamente para fora do ombro.
    • Mantenha a bola acima do ombro o tempo todo. Caso contrário, você poderá receber uma falta.
    • Mantenha a cabeça levemente inclinada para cima com os olhos fixos à sua frente, em vez de focados no chute.
  3. Etapa 3 Fique de frente para a lateral do ringue.
    Fique de frente para a lateral do ringue. Em vez de ficar diretamente de frente para o alvo, faça um quarto de volta para ficar de frente para a lateral do ringue. Começar em um ângulo de 90 graus em relação ao alvo permite que você gire os quadris para ganhar impulso ao arremessar.
    • Se você for destro, fique de frente para a direita do círculo. Se você for canhoto, fique voltado para a esquerda.
    • O círculo geralmente tem um 'toe board' na frente para impedir que o pé do atleta vá muito para a frente. Não pise no dedão do pé.
    • Depois que seu chute aterrissar e parar de se mover, saia do ringue pela parte de trás, em vez de andar para a frente pela parte da frente.

Execução de um put básico

  1. Etapa 1 Dê um passo para trás, dobre os joelhos e levante a mão livre no ar.
    Dê um passo para trás, dobre os joelhos e levante a mão livre no ar. Se você for destro, dê um passo para trás com o pé esquerdo. Se você for canhoto, dê um passo para trás com o pé direito. Em seguida, dobre os joelhos, colocando seu peso na perna de trás. Levante o braço livre, apontando os dedos para cima, em um ângulo de 45 graus, para onde você quer que a tacada vá. Isso lhe dá estabilidade e impulso adicional para arremessar a bola.
  2. Etapa 2 Gire os quadris para a frente e endireite os joelhos.
    Gire os quadris para a frente e endireite os joelhos. Exploda para cima enquanto gira o tronco para ficar de frente para a direção do arremesso. Estique a perna de trás para empurrar o braço de arremesso para frente. A maior parte do impulso vem do núcleo, e não do braço.
  3. Etapa 3 Endireite o cotovelo e gire o pulso para dar o chute.
    Endireite o cotovelo e gire o pulso para arremessar. À medida que a parte inferior do seu corpo se eleva, endireite o braço de lançamento como se estivesse empurrando a tacada para longe de você. Em seguida, quando o braço atingir o pico, solte a tacada e gire o pulso em direção à tacada para impulsioná-la para fora da mão.
    • Permaneça dentro do círculo durante todo o arremesso. Se seus pés saírem do círculo a qualquer momento, você receberá uma falta e o arremesso não será considerado.

Execução de um Glide Put

  1. Etapa 1 Fique de frente para a parte de trás do círculo com os joelhos dobrados.
    Fique de frente para a parte de trás do círculo com os joelhos dobrados. Inicie um glide put posicionando-se com as costas voltadas para a direção em que fará o put. Coloque seu peso na perna dominante flexionada, com o pé não dominante na ponta do pé, ligeiramente atrás do pé dominante. Segure a tacada como faria em uma tacada básica, perto da mandíbula.
    • Mantenha o cotovelo reto em relação ao braço, mas incline-se de modo que ele aponte para o chão para permitir uma linha de lançamento mais limpa.
    • Essa posição o prepara para uma grande liberação de energia. Você começará baixo e para trás e terminará alto e para frente.
  2. Etapa 2 Empurre-se em direção à frente do círculo com seu pé dominante.
    Empurre-se em direção à frente do círculo com seu pé dominante. 'Deslize' para a frente do círculo dando um salto para trás. Execute o salto empurrando com o pé dominante e, ao mesmo tempo, chutando para trás com a perna não dominante. Aterrisse com o pé dominante, ainda mantendo o chute firme na mandíbula.
    • Ao aterrissar, gire os quadris para ficar de frente para a lateral do círculo, iniciando o put.
    • Esse movimento linear ao longo do círculo contribui para o impulso da tacada, proporcionando mais força do que uma tacada básica em pé.
  3. Etapa 3 Gire os quadris para a frente e endireite o cotovelo para dar a tacada.
    Gire os quadris para a frente e endireite o cotovelo para dar a tacada. Após o salto, o glide put se assemelha muito a um put básico. Gire o corpo para frente e estenda a perna de trás, explodindo para cima e 'empurrando' a tacada para cima e para fora em cerca de 45 graus. Ao soltar a bola, movimente o pulso para dar um impulso extra à tacada com os dedos.
    • Estenda seu braço de tacada sobre o limite do ringue para maximizar a distância.
    • Empurre a tacada para longe de você para manter seu corpo girando após o lançamento. Pule com o pé esquerdo algumas vezes para controlar o giro e tome cuidado para não sair do ringue.

Execução de um Spin Put

  1. Etapa 1 Coloque a tacada atrás de sua orelha e fique de frente para a parte de trás do ringue.
    Coloque a tacada atrás da orelha e fique de frente para a parte de trás do ringue. Para um spin put ou 'rotacional', coloque o chute um pouco atrás da orelha, mais para trás do que você faria em um put básico ou deslizante. Em seguida, fique de frente para a parte de trás do ringue, com os pés plantados um pouco mais largos que os ombros, e dobre ligeiramente os joelhos.
    • Para encontrar uma postura confortável e poderosa, pule no lugar e visualize a aterrissagem em uma posição ampla e firme. A forma como você aterrissa ditará sua postura inicial ideal.
    • Mantenha a mão livre para cima e para fora, com o braço estendido, para fornecer um contrapeso ao girar.
  2. Etapa 2 Empurre-se com o pé dominante para girar para frente.
    Dê um impulso com o pé dominante para girar para frente. Gire os quadris levemente na direção oposta à do arremesso para se enrolar. Em seguida, empurre-os para o outro lado e chute em um giro com o pé dominante. Empurre o pé dominante no ar, usando-o como contrapeso para controlar e dar impulso ao giro.
    • Chute na direção do arremesso. Se estiver arremessando com a mão direita, chute com o pé direito e gire no sentido anti-horário. Se estiver usando a mão esquerda, chute com o pé esquerdo e gire no sentido horário.
    • Esse movimento giratório cria mais impulso do que um chute básico ou deslizante, tornando-o o estilo mais eficaz se executado corretamente.
  3. Etapa 3 Vá para o centro do ringue e, em seguida, chute novamente.
    Dê um passo para o centro do ringue e depois chute novamente. Coloque seu pé dominante no centro do ringue, mantendo seu peso na planta do pé para manter a agilidade. Em seguida, mantendo o impulso inicial, chute o novo pé traseiro atrás de você para continuar o giro. Coloque esse pé não dominante atrás de você, em direção à frente do ringue, para que você esteja pronto para usar a parte superior do corpo para impulsionar o chute.
    • Ao final do primeiro giro, você terá girado 360 graus, ou seja, uma rotação completa. Seu segundo giro será a metade disso, ou 180 graus.
    • Ao girar, é totalmente aceitável que seus pés se estendam além do anel, desde que permaneçam no ar - você só não pode sair do anel. Use isso a seu favor ao balançar os pés em arcos largos.
  4. Etapa 4 Estenda os joelhos e dê o chute.
    Estenda os joelhos e dê o chute. Agora, dê o arremesso como se estivesse fazendo um arremesso básico. Estenda a perna de trás enquanto gira os quadris para frente para dar um impulso para cima e para fora. Ao fazer isso, empurre o arremesso para longe de você estendendo o braço e termine com um movimento do pulso para dar um impulso adicional.
    • Esforce-se para conectar cada etapa dessa tacada perfeitamente à próxima. Pratique o primeiro giro, o segundo e o último passo separadamente e, em seguida, junte-os.

Aquecimento e resfriamento

  1. Etapa 1 Estique os braços contra uma porta ou uma parede para relaxar os músculos.
    Estique os braços contra uma porta ou uma parede para relaxar os músculos. Certifique-se de que seus músculos estejam flexíveis fazendo alguns alongamentos para preparar-se para os eventos de pista. Para alongar os ombros, fique perto de uma porta e levante o braço, mantendo-o reto e paralelo ao chão. Agarre-se à moldura da porta e incline-se suavemente para a frente, o que estenderá seu braço atrás do ombro. Mantenha a posição por 30 segundos e, em seguida, repita o exercício do outro lado.
  2. Etapa 2 Arremesse seu chute com a mão para baixo várias vezes para se aquecer.
    Arremesse seu chute com a mão para aquecer várias vezes. Isso evitará que você force os músculos e garantirá que você esteja trabalhando em sua capacidade total. Com as duas mãos, lance o chute para frente e para baixo várias vezes, com os joelhos dobrados para direcionar as pernas. Em seguida, segure o chute próximo ao peito com as duas mãos e empurre-o para frente e para longe de você várias vezes para atingir os braços.
    • Além disso, faça um aquecimento mais geral com uma corrida leve, natação ou passeio de bicicleta.
    • Para exercícios específicos para trabalhar os braços, faça várias flexões ou levantar pesos por 15 a 20 minutos antes.
  3. Etapa 3 Balance os braços em círculos por 5 a 10 minutos para esfriar depois.
    Balance os braços em círculos por 5 a 10 minutos para esfriar depois. Alongue os músculos após o arremesso para evitar tensão e ajudar seu corpo a se recuperar. Faça círculos largos com os braços para se alongar por cerca de 5 a 10 minutos após uma sessão de tacada. Faça isso enquanto caminha para também esfriar as pernas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como fortalecer os músculos para o arremesso de peso?
    Levante alguns pesos. Você pode correr com pesos nos pulsos, o que fortalecerá seus músculos.
  • Pergunta
    Como posso evitar lesões no arremesso de peso?
    Certifique-se de alongar bem o braço de arremesso e o tronco. Mantenha-se hidratado e sempre siga as instruções de seu técnico. Se sentir qualquer dor, interrompa a atividade imediatamente e consulte um médico, não tente 'jogar com a dor'.
  • Pergunta
    Sinto dor no ombro/músculo após arremessar uma bola de 7,26 kg. O que devo fazer para obter alívio permanente dessa dor?
    Se estiver apenas dolorido, use um rolo onde dói e uma almofada térmica. Se você acredita que não é apenas dor e que pode ter uma lesão, consulte seu médico para ter certeza de que não é nada sério.

Dicas

  • Pratique o movimento de arremesso sem o arremesso real para aperfeiçoar sua postura.
  • Sempre use calçados fechados para proteger os pés, caso você acidentalmente deixe cair a tacada.