Como arremessar uma bola de parafuso

Autor do artigo:Gabriel Silva

A bola de rosca é uma técnica de lançamento avançada no basebol que, quando lançada corretamente, pode ser utilizada com um efeito devastador. Semelhante a uma bola curva, a bola de rosca segue uma trajetória descendente e tem uma ligeira rotação que a torna difícil de prever e ainda mais difícil de atingir. Para lançar uma bola de rosca, primeiro agarra a bola com firmeza nas costuras. Em seguida, você vai enrolar como de costume, só que antes de soltar, você vai virar o pulso para dentro e deixar o dedo indicador arrastar para baixo na lateral da bola para iniciar o giro.

Passos

Agarrar a bola

  1. Passo 1 Coloque a bola na sua mão dominante.
    Coloque a bola na sua mão dominante. Deve assentar ligeiramente na borda superior da palma da mão. Certifique-se de que ambos os conjuntos de costuras são visíveis.
  2. Passo 2 Enrole os dedos indicador e médio à volta da parte superior da bola.
    Envolva os dedos indicador e médio à volta da parte superior da bola. Deixe o seu dedo indicador repousar diretamente no interior da costura interna. Os pontos proporcionam tração e oferecem uma aderência mais confortável e natural. Deslize o dedo médio até ficar a cerca de 2,5 a 3,5 cm de distância do dedo indicador.
    • Alguns jogadores acham mais fácil colocar os dois dedos paralelos nas costuras, enquanto outros preferem deixar os dedos um pouco mais juntos num dos lados da bola. Faça o que for mais confortável para si.
    • Esta pega tipo 'garra' dar-lhe-á a destreza necessária para colocar alguma rotação na bola no momento do lançamento.
  3. Passo 3 Prender a parte inferior da bola com o polegar.
    Prenda a parte inferior da bola com o polegar. Coloque o polegar à volta da parte de baixo da bola e aperte-o. Quando se trata do posicionamento da mão, o polegar é a peça final do puzzle. Ele dar-lhe-á a estabilidade necessária para manipular a bola sem que esta escorregue da sua mão.
    • Não apertes a bola com demasiada força - agarra-a apenas com firmeza suficiente para a manter no lugar até completares o lançamento.
    • Aperte a bola com a almofada do polegar e não com todo o comprimento do dedo. Assim, será mais fácil fazer um lançamento rápido quando chegar a altura.

Colocar-se em posição

  1. Passo 1 Assumir uma postura normal de lançamento.
    Assuma uma postura normal de lançamento. Coloque-se de pé com os pés afastados à largura dos ombros, com os joelhos ligeiramente dobrados e a parte superior do corpo relaxada. Aponte o ombro do seu braço que não lança para a placa de batida. Fixe o seu olhar no batedor e não o deixe desviar-se quando estiver bloqueado.
    • Esconda a bola na sua luva ou atrás da sua perna traseira enquanto reinicia a sua pega para se certificar de que o batedor não consegue ver o posicionamento da sua mão. Caso contrário, pode inadvertidamente dar-lhes uma dica.
    • Tenha em mente que a bola vai partir para o lado de fora do seu corpo e esteja preparado para ajustar a sua posição no monte em conformidade.
  2. Passo 2: Localize o seu alvo.
    Localize o seu alvo. Ao lançar uma bola de rosca, o seu objetivo é eliminar um batedor de mão oposta. Isso significa que, se você for destro, tentará colocar a bola baixa e no lado direito de um batedor canhoto. O inverso será verdadeiro para os lançadores esquerdinos.
    • Tente não tornar demasiado óbvio onde está prestes a lançar. Telegrafar as suas intenções pode fazer com que acabe por dar ao batedor uma corrida fácil.
  3. Passo 3 Iniciar o windup.
    Comece o windup. Dê um pequeno passo para trás e para o lado enquanto o seu joelho sobe para estabilizar o seu equilíbrio. Levante as duas mãos bem alto à sua frente, como se estivesse a lançar uma bola rápida normal, e depois puxe o seu braço de lançamento para cima e para trás.
    • Não pense demasiado nisso. A preparação para uma bola de rosca será a mesma de qualquer lançamento convencional até ao lançamento.
    • É importante não acrescentar quaisquer movimentos desnecessários ou peculiaridades ao seu lançamento - dessa forma, pode manter o batedor na dúvida.
  4. Passo 4 Dê um passo em frente para lançar.
    Dê um passo em frente para lançar. Alargue a sua base e toque no chão com a bola do pé ao completar a passada. Alinhe o braço de lançamento com o ombro, certificando-se de que o antebraço se mantém direito. Mantenha o seu núcleo firme e o ombro relaxado para começar a ganhar velocidade no lançamento.
    • O comprimento da passada deve ser aproximadamente o dobro da largura da sua posição normal. Se for mais ou menos, pode desequilibrar-se.

Criar a rotação

  1. Passo 1 Incline-se para o lançamento.
    Incline-se para o lançamento. Desloque o peso do seu corpo para a perna da frente, deixando o braço de lançamento atrás de si. Segure-se enquanto o seu braço continua a mover-se para a frente. A palma da mão deve estar sempre virada para o batedor para manter a bola alinhada para um lançamento preciso.
    • Gire as ancas alguns graus na direção em que está a lançar para dar mais força ao lançamento.
    • As bolas de rosca não são tipicamente lançadas com tanta força como outros lançamentos, por isso o seu pé de trás deve manter-se enraizado no chão para maior estabilidade durante o seguimento.
  2. Passo 2 Gire o pulso para dentro.
    Vire o pulso para dentro. Traga o seu braço para baixo num arco apertado. Quando atingir a extensão total, comece a rodar o pulso e o antebraço de modo a que a parte superior dos nós dos dedos fique virada para o corpo. Terá de usar um pouco de binário para conseguir que a bola parta corretamente para um lado.
    • Os lançadores destros devem pronar os pulsos no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, enquanto os lançadores canhotos devem rodar os pulsos no sentido dos ponteiros do relógio.
    • Para apanhar o jeito do movimento, é preciso prática. Lance algumas bolas de rosca a uma velocidade baixa e veja se consegue sentir a bola a rodar.
  3. Passo 3 Solte o punho sobre a bola.
    Solte a bola. Solte a bola assim que o seu braço ficar ao nível da sua cara. Deixe-a sair facilmente da sua mão, mantendo os dedos fora do caminho para evitar que atrasem o lançamento; a única exceção será o dedo indicador, que utilizará para iniciar a rotação.
    • Se o lançamento for demasiado cedo, o lançamento pode viajar mais alto, o que neutralizará alguma da rotação e facilitará a pancada. Se for demasiado tarde, existe a possibilidade de a bola nem sequer chegar à base.
    • Faça com que a última parte do seu arremesso seja boa e rápida. Uma bola de rosca bem colocada e lançada a alta velocidade é quase impossível de ver chegar.
  4. Passo 4 Deixe o seu dedo indicador percorrer o interior da bola.
    Deixe o seu dedo indicador percorrer o interior da bola. Mesmo antes de quebrar o contacto com a bola, arraste a extremidade interior do seu dedo para baixo de forma brusca. Este movimento irá gerar rotação e, eventualmente, fazer com que a bola parta na direção oposta.
    • Quando feito corretamente, a sua mão de lançamento deve acabar por apontar diretamente para o batedor no momento do lançamento.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Devo começar a praticar o lançamento de bolas de rosca agora? Sou um lançador jovem, mas quero ser um lançador de bolas de rosca.
    Não. Pode causar uma tensão enorme no seu UCL.
  • Questão
    Estou a ter problemas com a quebra da bola de rosca. Alguma ajuda?
    Continue a praticar (com segurança) e certifique-se de que está a torcer o pulso para iniciar a rotação. Deve conseguir sentir o seu dedo indicador na bola até ela sair da sua mão. E, claro, se não estiver a lançar com velocidade suficiente, a bola não será capaz de se desviar no ar.

Dicas

  • Lembre-se, a prática leva à perfeição. A bola de rosca é um arremesso avançado, então você pode ter que arremessar algumas dúzias antes que a mecânica do movimento comece a se encaixar.
  • Se estiver a praticar sozinho, tente filmar-se a si próprio para verificar a sua técnica e confirmar que a bola está a seguir a trajetória correcta.
  • Use bolas de rosca para derrubar rebatedores com a mão oposta, ou para despistar rebatedores do mesmo lado, mantendo a bola perto do centro de massa deles.

Avisos

  • Seja extremamente cuidadoso ao perfurar sua bola de rosca. Muitos jogadores profissionais sofreram lesões duradouras no ombro como resultado de colocar muita tensão sobre os ombros. Pode ser melhor reservar esse arremesso como um ás na manga e lançá-lo apenas em certas ocasiões.