Como dar um soco de gancho

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando executado corretamente, o gancho é um dos socos mais poderosos que você pode dar. Um gancho rápido geralmente pega o oponente desprevenido, deixando-o aberto para outro soco. Para lançar um gancho, avalie sua situação e aproxime-se do oponente. Arqueie o punho para a frente girando o corpo para golpear com velocidade e precisão. Derrube a concorrência praticando seu gancho básico e até mesmo incorporando alguns ganchos alternativos em seu estilo de luta.

Passos

Assentamento em uma postura de boxe

  1. Etapa 1: Fique em uma posição...
    Fique em uma posição adequada de postura de boxe com seu pé dominante atrás. Para entrar em uma postura de boxe, fique de pé com as pernas afastadas na largura dos ombros. Em seguida, leve seu pé dominante cerca de meio passo para trás. Vire o pé para o lado para que possa usá-lo para girar para frente enquanto dá o soco. Mantenha o outro pé apontado para a frente para que você possa enxergar à sua frente.
    • No boxe, a forma adequada é muito importante para dar socos fortes e manter a mobilidade. Quando você está na posição correta, os dedos do pé de trás se alinham com o calcanhar do pé da frente.
    • Por exemplo, se você for destro, dê um passo para trás com o pé direito. Gire o pé um pouco mais do que a metade do caminho para a direita. Coloque o pé esquerdo à sua frente.
  2. Etapa 2 Fique em pé para ver o que está à sua frente.
    Mantenha-se ereto para ver o que está à sua frente. Fique de pé com a cabeça erguida, mantendo-a acima das mãos para ter uma visão completa da ação. Concentre-se no que o seu alvo está fazendo e onde você pode encontrar uma abertura para o soco. Fique alerta e obtenha uma gama completa de movimentos do seu corpo, mantendo uma boa postura o máximo possível.
    • Sua postura é a sua estabilidade. Você pode se sentir tentado a se inclinar para frente e colocar a cabeça para fora se não estiver acostumado a lançar ganchos. Ao fazer isso, você não conseguirá ver o que está à sua frente e dará ao seu oponente mais um alvo.
  3. Etapa 3 Dobre levemente os joelhos para equilibrar seu peso.
    Dobre levemente os joelhos para equilibrar seu peso. Dobrar os joelhos também lhe dá a mobilidade necessária para se lançar contra o oponente como um tigre que salta. Ao dobrar os joelhos, certifique-se de que seu peso esteja distribuído igualmente entre os pés dianteiro e traseiro. Colocar muito peso na frente ou atrás pode deixá-lo exposto ao lançar o gancho.
    • Se você se apoiar no pé dianteiro, o arremesso do gancho puxará seu corpo para frente. Se você se inclinar para trás, seu soco perderá força.
    • Você só precisa dobrar levemente os joelhos, o suficiente para evitar que eles travem. Se dobrar demais, sua cabeça ficará mais próxima das mãos do oponente. Se suas pernas estiverem rígidas, dobre os joelhos um pouco mais.
  4. Etapa 4 Mantenha uma guarda alta com as mãos para proteger seu rosto.
    Mantenha uma guarda alta com as mãos para proteger o rosto. Mantenha as mãos fechadas em punhos fechados na frente do rosto. Posicione-as mais ou menos no mesmo nível do nariz e da boca, logo abaixo dos olhos. Além disso, mantenha sua mão principal ligeiramente à frente da outra mão. Isso lhe dará a oportunidade de bloquear com a mão não dominante e revidar com a mão dominante.
    • Essa postura é muito importante para sua proteção. Coloque as mãos em posição antes e depois de dar um soco, caso contrário, o oponente poderá tentar lançar um gancho próprio.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Asher Smiley

    Treinador de defesa pessoal
    Asher Smiley é proprietário e instrutor principal da Krav Maga Revolution em Petaluma, Califórnia. Asher obteve uma certificação de instrutor de nível 1 no sistema americano Krav Maga. Em 2017, ele treinou com a Federação Internacional de Kapap Combat Krav Maga International, concluindo seu seminário tático de 7 dias e o curso de instrutor CKMI de 8 dias.
    Instrutor de defesa pessoal Asher Smiley

    Nosso especialista concorda: Quando estiver lançando um gancho, tente colocar o cotovelo e o punho na altura do ombro, com a palma da mão voltada para você. Isso ajuda a maximizar o contato com os dois nós dos dedos grandes e, portanto, é menos provável que você quebre a mão ou o pulso.

  5. Etapa 5 Aproxime-se de seu oponente antes de tentar um gancho.
    Aproxime-se de seu oponente antes de tentar um gancho. Os ganchos são socos de curto alcance. Se você estiver muito longe, não conseguirá gerar impulso suficiente para dar o soco. Feche a distância entre você e seu oponente primeiro para que ele tenha menos oportunidade de bloquear ou se esquivar do seu gancho.
    • Se tentar lançar um gancho de muito longe, você se inclinará para frente ao socar. Isso também dá ao oponente uma grande oportunidade de ver o gancho chegando, bloqueá-lo e revidar.
    • Pratique seus socos e trabalho de pés por meio de sparring. A prática frequente leva a um melhor entendimento de onde você precisa se posicionar antes de estar pronto para lançar um gancho.
  6. Etapa 6 Mire em um ponto desprotegido, como o queixo ou a têmpora.
    Mire em um ponto desprotegido, como o queixo ou a têmpora. Verifique a postura de seu oponente para descobrir quais partes do corpo dele não estão bem protegidas. Geralmente, você aponta para a têmpora ao lançar um gancho, mas o soco também funciona bem em muitas outras áreas. Procure aberturas no corpo de seu oponente, por exemplo, ou em seu queixo.
    • Se estiver lutando boxe, concentre-se no queixo e no corpo. Esses pontos são os mais fáceis de mirar, dependendo de onde o oponente coloca os próprios punhos. Os ganchos nessas áreas são muito eficazes.

Conclusão do soco

  1. Etapa 1 Inicie o soco puxando o braço principal para trás.
    Inicie o soco puxando o braço da frente para trás. A maioria dos ganchos, mas não todos, é feita com a mão da frente. Quando estiver em uma posição de boxe, essa será sua mão não dominante. Se seu pé esquerdo estiver à frente, puxe o braço esquerdo para trás para dar o soco, por exemplo. Mova seu braço para trás, mantendo-o paralelo ao chão com o cotovelo dobrado.
    • Se quiser atingir um oponente com um gancho, você precisa ser rápido. Mova o braço para trás e vá em frente. Se você recuar para preparar um soco potente, seu oponente terá a chance de vê-lo e se esquivar.
    • Você poderia lançar um gancho com sua mão dominante usando a mesma técnica. Entretanto, como os ganchos têm um alcance tão curto, seja cauteloso. Lance o gancho como parte de um combo ou aproxime-se do oponente primeiro para garantir que você tenha alcance suficiente.
  2. Etapa 2 Gire o corpo em direção à sua mão não dominante enquanto gira para trás.
    Gire o corpo em direção à mão não dominante ao recuar. Um gancho forte é um soco que envolve todo o corpo, portanto, coloque a parte inferior do corpo nele. Mova o corpo na mesma velocidade da mão, começando pelos quadris. Leve o ombro do lado dominante para frente para girar o corpo em direção à mão que está socando. Continue girando o corpo em sincronia com o braço não dominante durante o soco.
    • Por exemplo, se estiver lançando um gancho com a mão esquerda, gire para a esquerda, trazendo o quadril direito para frente. Isso adiciona mais força ao soco, mas você precisa ser rápido para evitar que o oponente reconheça o gancho.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Faça a rotação com os quadris e os pés, e não com os ombros. Caso contrário, você exercerá muita pressão sobre a articulação do ombro.

    Asher Smiley

    Instrutor de defesa pessoal
    Asher Smiley é o proprietário e instrutor principal da Krav Maga Revolution em Petaluma, Califórnia. Asher obteve uma certificação de instrutor de nível 1 no sistema americano de Krav Maga. Em 2017, ele treinou com a Federação Internacional de Kapap Combat Krav Maga International, concluindo seu seminário tático de 7 dias e o curso de instrutor CKMI de 8 dias.
    Asher SmileyTreinador de defesa pessoal
  3. Etapa 3 Mova o punho não dominante para frente em um arco apertado.
    Mova seu punho não dominante para frente em um arco apertado. Torne seu soco de gancho eficaz puxando o braço para trás e lançando-o rapidamente para frente. Use o ombro para estender o braço, curvando a mão em direção ao oponente. Tente manter o braço próximo ao corpo para que o soco seja o mais rápido e explosivo possível. Embora o arco que o punho faz dê nome ao soco, os ganchos são fáceis de ler se você fizer um arco amplo.
    • Mantenha a posição do braço durante todo o soco para evitar se machucar. Mantenha o cotovelo levantado e o pulso reto com o braço paralelo ao chão.
    • Lembre-se de que o gancho é um soco de corpo inteiro. Você precisará incorporar a parte inferior do corpo também para dar a ele bastante velocidade e potência. O movimento do braço é apenas parte do soco.
  4. Etapa 4 Coloque sua mão dominante próxima ao corpo.
    Coloque sua mão dominante perto do corpo. Sua mão oposta pode atrapalhar o movimento, portanto, abaixe-a ligeiramente. Mantenha o braço flexionado como normalmente o mantém na postura normal de boxe. Abaixe o braço até que o punho esteja logo abaixo do queixo. Dessa forma, você terá bastante espaço para o gancho.
    • Mantenha a mão perto do rosto, caso precise usá-la para se defender. O fato de colocar o braço para dentro bloqueia parte do corpo para que o oponente não possa atingi-lo repentinamente.
    • Se você lançar um gancho com sua mão dominante, traga a mão não dominante para baixo, perto do corpo.
  5. Etapa 5 Gire os pés ao completar o gancho.
    Gire os pés ao completar o gancho. Leve seu impulso para frente para aplicar o mais forte dos ganchos. Ao iniciar o soco, levante o calcanhar do pé de trás. Em seguida, gire os pés com o resto do corpo como se estivesse esmagando um inseto. Termine o soco deixando cair o calcanhar do pé de trás quando o punho se conectar com o oponente.
    • Faça a rotação enquanto estiver sobre a bola do pé traseiro, a parte logo abaixo dos dedos do pé. Ao iniciar a rotação, abaixe o calcanhar do pé dianteiro para manter o equilíbrio.
    • Mantenha seu peso equilibrado o máximo possível entre os pés. Muitas pessoas se inclinam para frente ao lançar um gancho, mas isso é perigoso. Você perde força e fica exposto quando não está bem equilibrado.
  6. Etapa 6 Pare de mover o punho quando ele se conectar com o oponente.
    Pare de mover o punho quando ele se conectar com o oponente. Prossiga com o soco usando a parte superior e inferior do corpo para direcionar o punho não dominante para o alvo. Aperte o punho ao desferir o soco, mas não se esforce demais. Seu punho se move em um arco durante um gancho, portanto, se você balançar demais, a força do movimento poderá puxá-lo para frente. Mantenha-se ereto e equilibrado para poder se proteger de um contra-ataque.
    • Parar o punho muito cedo também é um problema. Isso enfraquece o soco, portanto, não interrompa o impulso até atingir o alvo.
  7. Etapa 7 Recue em sua postura regular de boxe para se proteger.
    Recue em sua postura normal de boxe para se proteger. Se não estiver planejando dar outros socos imediatamente, volte rapidamente para a posição inicial. Gire o corpo para trás de modo que fique voltado para a frente. Mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros em uma postura equilibrada que lhe dê a oportunidade de se defender ou atacar novamente. Lembre-se de manter as mãos levantadas ao lado do rosto para proteção.
    • Os socos de gancho geralmente vêm depois de outros socos, como os jabs. Você também pode usar um bom gancho para iniciar um combo, por exemplo, lançando um gancho com sua mão dominante ou um uppercut.

Tentativa de ganchos alternativos

  1. Etapa 1 Use um gancho em forma de pá para passar por baixo do oponente's defense.
    Use um shovel hook para passar por baixo da defesa do oponente. O shovel hook é um cruzamento entre um gancho comum e um uppercut. Para lançá-lo, puxe o braço para baixo em um ângulo de 45 graus em vez de mantê-lo paralelo ao chão. Gire o corpo como faz com um gancho normal, mas mire na mandíbula do oponente. Esse soco vem em um ângulo diferente do gancho normal, pois você não está segurando o braço paralelo ao chão.
    • Quando seu oponente ficar na defesa e você não puder lançar um gancho normal, tente um shovel hook. O ângulo único geralmente surpreende os adversários.
  2. Etapa 2 Lance um gancho para trás se o oponente avançar em sua direção.
    Lance um gancho de recuo se o oponente avançar em sua direção. Os ganchos de passo para trás requerem um trabalho de pés rápido para serem lançados com eficácia. Quando seu oponente se mover, dê um passo para trás e coloque seu peso no pé da frente. Em seguida, comece a lançar o gancho, usando a perna dianteira para gerar força e estabilidade. Esse gancho difere de um gancho padrão porque você ajusta seu equilíbrio, permitindo que você alcance a frente com mais força.
    • Pense em um gancho de passo para trás como uma forma de impedir que algo venha diretamente em sua direção. Você não terá a oportunidade de sair do caminho, portanto, empenhe-se no soco. Certifique-se de que esteja firme em sua posição e preparado para se defender com a outra mão.
  3. Etapa 3 Tente um gancho de controle para contornar um oponente que está atacando.
    Tente um gancho de controle para contornar um oponente que está atacando. O gancho de checagem é muito semelhante ao gancho de passo para trás, mas exige ainda mais trabalho de pés. Quando seu oponente estiver atacando, lance o gancho. Em seguida, ao girar sobre os pés, gire o pé de trás até ficar de frente para o oponente novamente. Diferentemente do gancho normal, você precisa coordenar os pés com o gancho para se esquivar do oponente.
    • Um gancho de checagem é como um matador que sai do caminho de um touro em movimento. O gancho detém oponentes agressivos, mas o movimento exige muita velocidade. Pratique seu trabalho de pés para dominá-lo.
  4. Etapa 4 Use um gancho de chumbo com salto se seu oponente estiver fora do alcance.
    Use um gancho com salto se seu oponente estiver fora do alcance. Em vez de ficar parado no lugar como faria com um gancho normal, aumente seu alcance saltando para frente. Esse gancho depende de sua capacidade de se lançar rapidamente para frente para pegar um oponente desprotegido de surpresa. Use o pé dianteiro para se impulsionar, mas permaneça em sua postura de boxeador. Lance um gancho rápido com a mão principal, que é a mão não dominante em uma postura padrão de boxe.
    • É um movimento arriscado, pois se você errar, poderá ser atingido por um contra-ataque. Planeje usá-lo somente quando seu oponente menos esperar.

Vídeo

Dicas

  • Concentre-se na velocidade e na precisão ao lançar um gancho. Ao tentar dar o soco com a maior força possível, você se cansa mais rapidamente com socos que talvez nem cheguem a ser acertados.
  • Mantenha o outro braço levantado e pronto para defender. Se o oponente der um jab, você pode afastar o punho dele com a palma da mão e, em seguida, lançar o gancho.
  • Seja rápido ao lançar um gancho. Não recue e deixe o oponente ver o que você está planejando, a menos que esteja tentando preparar outro soco.

Avisos

  • Lutar é perigoso e pode resultar em problemas legais, portanto, limite-se a adversários dispostos dentro de um ringue de boxe devidamente equipado.
  • Se você não usar a técnica adequada, um soco de gancho pode danificar seu braço ou pulso. Mantenha seu braço inteiro o mais nivelado possível para evitar lesões.

Perguntas e respostas de especialistas