Como jogar uma granada de mão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Portáteis, armadas e arremessadas à mão, as granadas de mão combinam o poder de fogo moderno com a confiabilidade comprovada pelo tempo, formando uma combinação poderosa. Como mesmo as granadas não letais podem ser muito perigosas se mal utilizadas, é extremamente importante saber como manusear e lançar uma com segurança antes de tentar fazê-lo. Tenha em mente que nenhum guia escrito, por mais informativo que seja, pode substituir o conselho de um especialista em armas experiente, portanto, nunca use uma granada de mão até que tenha recebido treinamento em um ambiente militar ou policial.

Passos

Arremesso a partir da posição em pé

  1. Etapa 1 Localize o alvo antes de preparar a granada.
    Localize o alvo antes de preparar a granada. Ao contrário das armas de fogo, não há como 'apontar' uma granada para seus inimigos de modo que ela cause dano seletivo a eles - as granadas atingem indiscriminadamente qualquer coisa, amigo ou inimigo, que esteja dentro do raio de sua explosão. Por esse motivo, é extremamente importante saber onde o inimigo está antes de puxar o pino. Nem mesmo pegue a granada antes de identificar a posição do inimigo que pretende atacar - você não quer ser pego com uma granada viva e não ter onde jogá-la.
    • Observe, no entanto, que, em situações de combate, você pode se expor ao fogo inimigo se passar muito tempo espiando para fora de sua cobertura e tentando localizar o inimigo. Isso requer um equilíbrio delicado entre a necessidade de localizar o alvo e a necessidade de se proteger. Muitas fontes recomendam não gastar mais do que apenas um ou dois segundos procurando o inimigo.
  2. Etapa 2 Pegue a granada com sua mão de arremesso.
    Pegue a granada com a mão de arremesso. Quando tiver encontrado um alvo e estiver pronto para arremessar, pegue a granada com a mão que normalmente usa para arremessar. Segure a granada na palma da mão com o anel de puxar apontando para cima. Use o polegar para pressionar firmemente a alavanca de segurança - a alavanca grande, quadrada e de metal que vai do topo até a lateral da granada.
    • Não diminua a pressão sobre a alavanca até que esteja pronto para atirar. A alavanca mantém uma parte pequena, mas muito importante da granada, chamada de percussor, no lugar - se você afrouxar o aperto na alavanca depois de puxar o pino (isso é chamado de 'ordenhar' a granada), é possível que o percussor gire e atinja o fusível enquanto a granada ainda estiver em sua mão. Como isso pode ser facilmente fatal, é importante adquirir o hábito de manter uma pressão constante na alavanca o tempo todo antes de atirar.
  3. Etapa 3 Puxe o pino com a mão que não está arremessando.
    Puxe o pino com a mão que não está arremessando. Segure o anel na lateral do mecanismo da alavanca, passando um dedo por ele, e remova-o com um movimento de puxar e torcer. O clipe de segurança que mantém a alavanca no lugar deve cair da granada. Observe que, ao contrário do que é retratado nas granadas nos filmes e na TV, seus fusíveis não são necessariamente acesos quando você puxa o pino. Em vez disso, isso acontece quando você solta a alavanca e o percussor é capaz de acender a espoleta, portanto, mantenha a pressão na alavanca até o lançamento.
  4. Etapa 4 Arremesse com um movimento de mão.
    Arremesse com um movimento de mão. As granadas de mão podem ser arremessadas naturalmente - da mesma forma que se arremessa uma bola de beisebol. Para arremessar, afaste os pés na largura dos ombros, dobre levemente os joelhos, incline o braço para trás e arremesse a granada sobre a cabeça enquanto dá um passo forte para frente. Seu braço deve passar próximo à orelha e você deve girar levemente os quadris. Deixe a granada rolar para fora da ponta de seus dedos ao sair da mão.
    • Para obter a maior distância e precisão ao arremessar, continue com o movimento de arremesso. Ou seja, depois que a granada sair da sua mão, deixe o braço continuar seu caminho natural para baixo e continue a girar levemente os quadris.
  5. Etapa 5 Proteja-se!
    Proteja-se! Use o tempo disponível antes de a granada explodir para se proteger. Agache-se, ajoelhe-se ou deite-se de bruços atrás de qualquer cobertura disponível para se proteger dos estilhaços. Lembre-se de que, nos tipos de situações em que é provável que você use uma granada de mão, você provavelmente terá de tomar cuidado não apenas com a explosão da granada, mas também com a possibilidade de fogo inimigo, portanto, não perca tempo se protegendo.
    • Se não houver cobertura disponível, apoie-se no chão e oriente-se na direção da explosão que se aproxima. Isso minimiza seu perfil, deixando menos área do seu corpo exposta a estilhaços potencialmente mortais.
    • Quando a granada estiver no ar, ela estará (literal e figurativamente) fora de suas mãos. Sem a pressão de sua mão para manter a alavanca de segurança no lugar, sua mola a empurrará para cima e para longe da granada, permitindo que o detonador acenda o fusível. Para muitas granadas, nesse ponto, você terá cerca de quatro a cinco segundos antes de a granada detonar. Entretanto, isso pode variar dependendo do tipo de granada que estiver usando ou, raramente, se o fusível estiver com defeito.

Arremesso a partir da posição ajoelhada

  1. Etapa 1 Fique de lado em direção ao alvo.
    Fique de lado em direção ao alvo. Muitas vezes, em situações de combate, você não poderá se dar ao luxo de lançar granadas da posição de pé. Por exemplo, se estiver encurralado atrás de uma cobertura por fogo inimigo, você não vai querer expor a parte superior do corpo ao se levantar para arremessar. Felizmente, também é possível lançar granadas de posições que minimizem sua exposição ao inimigo.
    • Para lançar uma granada de uma posição ajoelhada, comece com a postura adequada. Dobre os joelhos para se abaixar próximo ao chão e, em seguida, vire o corpo noventa graus para longe da direção em que pretende arremessar, de modo que o ombro de arremesso fique voltado para longe do alvo. É difícil obter o mesmo tipo de força de arremesso na posição ajoelhada que você obteria em pé, portanto, virar para o lado é uma escolha inteligente, pois permite que você arremesse através do corpo, maximizando sua força.
  2. Etapa 2 Solte a perna que não está arremessando e coloque a perna de arremesso atrás de você.
    Solte a perna que não está arremessando e coloque a perna de arremesso atrás de você. Dobre a perna que não está arremessando e pressione-a contra o solo à sua frente, de modo que o joelho fique apontado para o alvo. Ao mesmo tempo, estique a perna de arremesso para trás, de modo que a lateral da bota entre em contato com o solo. Mantenha a perna de arremesso reta e travada para obter o máximo de estabilidade.
    • Lembre-se de que a postura ajoelhada usada para lançar granadas não é igual à postura ajoelhada típica que você pode usar em situações comuns de não combate (como quando precisa pegar algo do chão). Essa postura modificada proporciona mais estabilidade e apoio durante o arremesso, o que não é possível obter simplesmente abaixando um joelho até o chão diretamente abaixo de você e dobrando o outro à sua frente.
  3. Etapa 3 Estenda a mão que não está arremessando em direção ao alvo.
    Estenda a mão que não está arremessando em direção ao alvo. Arme a granada contra seu peito puxando o pino e mantendo a alavanca pressionada. Ao inclinar o braço de arremesso para trás, estique o outro braço em direção ao alvo com os dedos estendidos e o polegar contra a lateral da mão. Mantenha o braço que não está lançando a granada em um ângulo ligeiramente elevado (cerca de 45o). Se estiver posicionando o braço corretamente, deverá parecer que está se flexionando como um fisiculturista.
    • Como mencionado acima, a postura ajoelhada não tem tanta força de arremesso quanto a postura em pé. Estender o braço que não está arremessando dessa forma permite que você obtenha uma alavancagem extra no movimento de acompanhamento, aumentando ligeiramente a força de arremesso.
  4. Etapa 4 Arremesse com um movimento overhand e siga adiante.
    Arremesse com um movimento de overhand e siga adiante. Lance a granada sobre a cabeça, passando o braço pela orelha e torcendo os quadris ao arremessar. Para aumentar a força, empurre com a perna de arremesso, que ainda deve estar firmemente apoiada no chão atrás de você.
    • Não se esqueça de se proteger! Abaixe-se o máximo possível atrás da cobertura mais resistente disponível. Como sempre, se não houver cobertura disponível, fique de bruços contra o chão e fique de frente para a direção da explosão.

Arremesso em posição de bruços

  1. Etapa 1 Deite-se de costas enquanto remove o pino.
    Deite-se de costas enquanto remove o pino. De todas as posições de arremesso de granadas de mão, a posição de bruços normalmente é a que oferece menos potência, distância e precisão, portanto, quando outras posições de arremesso são possíveis, elas geralmente são preferíveis. No entanto, em situações em que você está preso atrás de uma cobertura muito baixa, talvez não queira se arriscar a se expor ao fogo inimigo, tendo tempo para se ajoelhar ao arremessar. Nesses casos, arremessar de bruços pode ser a única maneira de atingir o inimigo sem se colocar em perigo mortal.
    • Para começar, deite-se de costas atrás de sua cobertura. Você deve estar deitado paralelamente à ação com o braço de arremesso posicionado longe do alvo. Isso permite que você segure e arme facilmente a granada contra o peito e também lhe dá a melhor visão possível das condições ao seu redor para que você possa reagir conforme necessário.
  2. Etapa 2 Coloque a perna de arremesso para trás e prepare a granada para arremessar.
    Incline a perna de arremesso para trás e prepare a granada para arremessar. Dobre a perna de arremesso em um ângulo de 90o mantendo-a em contato com o outro joelho. Apoie a lateral de sua bota contra o chão. Como na postura ajoelhada, isso lhe dará mais estabilidade e força durante o arremesso.
    • Ao mesmo tempo, arme a granada puxando o pino e pressionando a alavanca. Coloque o braço de arremesso próximo à orelha e prepare-se para arremessar.
  3. Etapa 3 Jogue a granada em seu corpo com um movimento de rolamento.
    Jogue a granada em seu corpo com um movimento de rolagem. Para lançar a granada, empurre com o pé de arremesso e role em direção ao alvo enquanto lança a granada pelo corpo. Continue com esse movimento. Se necessário, você pode até mesmo rolar até o fim. No entanto, mantenha a cabeça e o corpo abaixados ao arremessar - a principal vantagem da posição de bruços é que ela minimiza sua exposição ao fogo inimigo, portanto, mantenha-se abaixado para manter essa vantagem.
    • Se puder, você também pode usar a mão que não está arremessando para agarrar qualquer objeto à sua frente para obter uma alavancagem extra.
  4. Etapa 4 Proteja-se.
    Proteja-se. Como você já está deitado em decúbito ventral, não precisará 'se abaixar' depois de soltar a granada. No entanto, você deve se certificar de que está atrás de qualquer cobertura disponível. Como mencionado acima, se não houver cobertura disponível, você deverá se orientar na direção da explosão para minimizar a área de perfil exposta aos estilhaços.
    • Vale a pena mencionar que, mesmo com a forma adequada, você terá muita dificuldade em obter o mesmo tipo de distância de arremesso da posição de bruços do que da posição ajoelhada e (especialmente) da posição em pé. Como a granada provavelmente estará mais perto de você quando explodir, é ainda mais importante se proteger após o lançamento.

Arremesso de granadas vivas com segurança

  1. Etapa 1 Escolha a granada correta para o seu trabalho.
    Escolha a granada correta para o seu trabalho. As granadas de mão vêm em uma grande variedade de formas. Algumas são feitas para infligir baixas ao inimigo, outras para simplesmente atordoá-lo ou subjugá-lo de forma não letal e outras ainda para infligir danos a alvos não humanos. É extremamente importante estar ciente do tipo de granada que você está lançando (e como ela é usada) antes de lançá-la - se você usar a granada errada, os resultados podem ser desastrosos. Abaixo estão alguns dos tipos de granadas mais comuns:
    • Granadas de fragmentação: Produzem muitos pedaços pequenos de estilhaços após a detonação. Geralmente são consideradas letais para alvos não blindados a curta distância, com eficácia rapidamente decrescente a distâncias maiores. Os estilhaços podem penetrar em barreiras macias como madeira, gesso e estanho, mas geralmente não em blocos de concreto, sacos de areia e armaduras.
    • Granadas de concussão: Criam uma explosão com extrema força de concussão. Esse efeito concussivo é amplificado em ambientes fechados, o que o torna útil em áreas urbanas e bunkers, recintos fortificados e assim por diante. Também pode ser usada para demolição improvisada.
    • Granadas incendiárias: Produz chamas de temperatura extremamente alta. Podem incendiar estruturas inflamáveis, destruir equipamentos e armas e até mesmo penetrar em veículos blindados em determinadas situações.
    • Granadas de fumaça: Produzem fumaça branca ou colorida. Geralmente usadas para ocultar o movimento da infantaria ou de veículos leves ou para tornar as posições visíveis para as forças amigas.
    • Granadas de atordoamento: Às vezes chamadas de 'flashbangs', elas produzem um estrondo ensurdecedor e um flash brilhante, desorientando momentaneamente os alvos na sala.
    • Granadas de controle de tumultos: Geralmente carregadas com gás lacrimogêneo, balas de borracha ou outros impedimentos não letais, essas granadas têm o objetivo de dispersar e subjugar multidões sem causar ferimentos mortais.
  2. Etapa 2 Conheça o alcance letal de sua granada.
    Conheça o alcance letal de sua granada. As granadas podem facilmente causar baixas por fogo amigo se detonarem muito perto de você ou de forças amigas, por isso é extremamente importante saber quais alcances são considerados 'seguros' e quais não são. Mesmo que você esteja bem fora do alcance letal da granada, é bom se proteger antes que ela detone. Embora seja raro, é possível que uma granada envie estilhaços, detritos ou explosões concussivas além do alcance letal designado, portanto, não se exponha a esses perigos desnecessariamente.
    • Para granadas de fragmentação, geralmente se considera que alcances de 15 a 20 metros (50 a 65 pés) produzem vítimas. Embora os estilhaços possam voar até 60 metros (cerca de 200 pés), a velocidade dos estilhaços diminui rapidamente com a distância, fazendo com que as baixas a essas distâncias sejam raras.
    • As granadas de concussão têm alcances muito menores em terrenos abertos, geralmente apenas alguns metros. Entretanto, em áreas fechadas, seu poder de matar é bastante ampliado. Nessas situações, é melhor se retirar completamente do bunker, do recinto, etc. antes de lançar a granada.
    • Outras granadas têm alcances de dano muito mais limitados. Uma granada incendiária geralmente é letal apenas se você entrar em contato com suas chamas, ficar preso em um prédio em chamas ou sufocar com sua fumaça em uma área fechada. As granadas de fumaça podem causar queimaduras a distâncias extremamente próximas, mas geralmente não são consideradas letais. As granadas de atordoamento e de controle de distúrbios são explicitamente projetadas para não serem letais, embora acidentes raros possam resultar em fatalidades.
  3. Etapa 3 Tome muito cuidado ao
    Tome muito cuidado ao 'cozinhar' sua granada. Como as granadas têm um fusível programado, é teoricamente possível que um alvo inimigo pegue a granada e a jogue de volta em você. Para evitar isso, alguns soldados usam uma técnica chamada 'cozinhar' a granada - segurando-a intencionalmente por um curto período de tempo antes de lançá-la para encurtar ou eliminar o tempo que o inimigo tem para jogá-la de volta. Para cozinhar uma granada, puxe o pino, solte a alavanca, conte até 'um mil' ou 'dois mil' e depois atire. A maioria das granadas de combate tem um fusível de quatro ou cinco segundos, portanto, não cozinhe sua granada por mais de um ou dois segundos, a menos que tenha certeza de que o fusível é mais longo.
    • Observe que essa técnica também é usada às vezes para aumentar a eficácia de uma granada contra bunkers ou outros locais fortificados - nesses casos, fazer com que a granada exploda no ar acima do alvo pode ser preferível a fazê-la explodir no chão.
    • Observe também que muitas granadas da antiga União Soviética têm um fusível um pouco mais curto do que as granadas americanas - geralmente cerca de três a quatro segundos.
  4. Etapa 4 Evite jogar granadas em escadas ou morros.
    Evite jogar granadas em escadas ou morros. Ao lançar qualquer granada, letal ou não letal, é importante lembrar que a granada pode rolar. Portanto, se ela cair em um declive, poderá rolar para longe do alvo ou, pior, rolar de volta para você. Por esse motivo, geralmente não é uma boa ideia jogar granadas em superfícies inclinadas, especialmente em subidas nas quais você está na parte inferior.
    • Se for absolutamente necessário lançar uma granada em uma subida, tente prepará-la com antecedência e fazer um arco alto para que ela exploda no ar acima do alvo ou tenha pouco tempo para rolar de volta em sua direção.
  5. Etapa 5 Conheça a eficácia de sua cobertura.
    Conheça a eficácia de sua cobertura. Proteger-se antes da detonação de uma granada pode literalmente fazer a diferença entre a vida e a morte, especialmente se você estiver dentro do alcance letal da granada. Colocar barreiras físicas entre você e a granada detonante é quase sempre uma boa ideia (exceto para granadas de fumaça, por motivos óbvios). Entretanto, nem todas as formas de cobertura são iguais quando se trata de granadas. Para sua segurança pessoal, é importante entender a diferença entre cobertura 'boa' e 'ruim' antes de lançar sua primeira granada.
    • Os estilhaços das granadas de fragmentação podem penetrar em madeira, gesso, vidro, móveis e camadas finas de metal, especialmente a curta distância. Por outro lado, materiais mais grossos e pesados, como sacos de areia, blocos de concreto, pedra e metal grosso, geralmente podem bloquear os estilhaços - quanto mais grossos, melhor.
    • Observe que a onda de choque de uma granada de concussão pode percorrer longas distâncias em espaços fechados (até mesmo em cantos). Portanto, em bunkers, corredores apertados e outros espaços fechados, a cobertura pode não oferecer proteção contra granadas de concussão.
    • Embora as granadas incendiárias tenham um curto alcance efetivo, elas podem queimar a temperaturas de mais de 2.200o C (quase 4.000o F). Isso é quente o suficiente para derreter o aço, portanto, a distância, e não a cobertura, é essencial para se proteger contra essas granadas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Por que eu não poderia simplesmente ir até eles e entregá-la?
    A granada poderia explodir e ferir ou matar você.
  • Pergunta
    Uma granada de mão pode matar você?
    Sim, uma granada de mão pode matar você. A granada de mão é uma arma. É uma das armas mais comumente usadas na guerra.

Dicas

  • Ajuste-se à sua situação. Use o terreno a seu favor.
  • Lembre-se de que quanto mais próxima sua posição estiver de uma pessoa em pé, mais longe você poderá lançar a granada. Use seus outros braços e pernas para maximizar seu alcance.

Avisos

  • Se a sua granada usar uma carga explosiva de qualquer tipo ou a quebra de qualquer material resistente, ela poderá causar ferimentos graves.
  • As granadas de mão de fragmentação M67 são extremamente perigosas! Elas foram projetadas para matar a cinco metros e causar vítimas a quinze metros. Não as use, exceto em combate e em treinamento para combate.