Como arremessar uma bola de forquilha

Autor do artigo:Gabriel Silva

A bola de forquilha é uma versão muito mais desagradável e lenta da bola rápida de dedos divididos. Quando bem executada, a bola se lança para baixo no final e deixa o rebatedor balançando no ar. Ela caiu em desuso nas ligas principais, mas ainda aparece de vez em quando com um efeito devastador. É um arremesso muito difícil de dominar e seu declínio relativo pode se dever, em parte, ao estresse que causa nos cotovelos e ao risco de lesões. Por esse motivo, não é recomendado para quem ainda está crescendo e se desenvolvendo. No entanto, se você conseguir fazer isso, terá um arremesso sério em seu arsenal.

Etapas

Obtendo a empunhadura correta

  1. Etapa 1: Segure a bola com os dedos médio e indicador.
    Segure a bola com os dedos médio e indicador. A bola de forquilha é segurada entre os dedos médio e indicador. Comece colocando esses dedos nas costuras da mesma forma que faria se estivesse arremessando uma bola rápida de duas costuras.
  2. Etapa 2 Afaste mais os dedos.
    Afaste ainda mais os dedos. Para uma bola de forquilha, você precisa de uma pegada muito ampla. Portanto, depois de colocar os dedos nas costuras, você precisa tentar estendê-los ainda mais para que fiquem fora das costuras. Isso o ajudará a segurar a bola mais profundamente entre o indicador e o dedo médio do que uma bola rápida comum com os dedos divididos.
  3. Etapa 3 Coloque o polegar embaixo da bola.
    Coloque o polegar embaixo da bola. Com uma empunhadura de forkball, a maior parte do trabalho é feita pelos dedos indicador e médio. O polegar deve ser dobrado e mantido sob a bola. O polegar está apoiando a bola mais do que a segurando.
  4. Etapa 4 Prenda a bola profundamente em seus dois dedos para uma pegada firme.
    Prenda a bola profundamente em seus dois dedos para uma pegada firme. As duas principais diferenças em relação a uma pegada de bola rápida com costura dividida são a largura dos dedos e a profundidade com que você segura a bola. Quando estiver segurando a bola, você sentirá que quanto mais larga for sua pegada, mais a bola será empurrada para dentro de seus dedos. O objetivo é enfiar a bola o mais fundo possível na empunhadura, de forma confortável.
  5. Etapa 5: Não't overstretch your fingers.
    Não estique demais seus dedos. A bola de forquilha exige uma pegada especialmente ampla e, portanto, é mais fácil de ser executada se você tiver dedos longos. Essa é uma das razões pelas quais os jogadores mais jovens terão muita dificuldade em fazer isso e, em geral, é visto como um arremesso a ser aprendido quando você estiver adulto. Algumas equipes da liga principal até mesmo desencorajam ativamente os jogadores jovens a aprendê-lo devido ao risco de lesões.
    • Uma empunhadura com os dedos tão afastados aumenta o estresse sobre o cotovelo.

Arremessando a Forkball

  1. Etapa 1 Traga seu braço para trás.
    Traga seu braço para trás. Uma forkball é arremessada basicamente com a mesma ação de braço de uma bola rápida normal. A empunhadura larga com os dedos é o principal fator na produção da ação distinta da forkball, que faz com que ela caia ou desça no último minuto. Começando com os pés afastados na largura dos ombros e de frente para o receptor, coloque-se na posição de 'wind-up'. Quando estiver pronto para arremessar, traga o braço para trás como faria com uma bola rápida de dedos divididos.
    • Desloque seu peso um pouco para a esquerda (para destros) e gire o pé direito de modo que ele fique ao lado da borracha e a parte externa do pé esteja pressionando contra o monte.
    • Levante a perna esquerda de modo que a coxa fique paralela ao chão ou mais alta. Ao fazer isso, seu corpo se virará para a direita para ficar de frente para a terceira base.
    • Traga seu braço de arremesso para trás, enquanto segura o braço esquerdo à sua frente com o cotovelo dobrado.
  2. Etapa 2 Leve o braço para frente.
    Traga seu braço para frente. Agora é hora de arremessar. Mantenha a empunhadura firme e ampla, com o polegar embaixo da bola para apoio. Você deve usar a mesma ação de uma bola rápida, mas com o pulso um pouco mais rígido. Para manter o pulso rígido, segure-o firmemente no lugar e não permita que ele se flexione ou gire até o momento em que você o soltar.
    • Comece a abaixar a perna dianteira sem permitir que ela toque o chão.
    • Ao fazer isso, dê um passo para fora com essa perna e comece a levantar o braço de arremesso.
    • Aterrisse o pé dianteiro em um ângulo de 75 graus em relação à base.
    • Empurre o pé traseiro e gire o pé dianteiro de modo que ele fique em um ângulo de 90 graus em relação à base.
    • Ao fazer isso, estenda o braço de arremesso o máximo que puder.
  3. Etapa 3 Solte a bola.
    Solte a bola. Quando for soltar a bola, ela deve sair da sua mão no mesmo ponto e altura que uma bola rápida, com o cotovelo em linha reta acima do ombro. Isso torna mais difícil para o rebatedor perceber que se trata de uma forkball quando ela sai de sua mão. Se você conseguir fazer isso corretamente, ao esconder o tipo de arremesso que está fazendo, o rebatedor terá menos chance de reagir à trajetória incomum do arremesso.
    • Procure alinhar o cotovelo de arremesso com os ombros ao soltar a bola.
    • Siga com o braço de arremesso e levante a perna de trás para obter mais força.
    • As bolas de forquilha normalmente são lançadas com força, assim como uma bola rápida, mas a mudança na empunhadura fará com que ela saia da mão em uma velocidade menor.
  4. Etapa 4 Estale o pulso ao soltar a bola.
    Estale o pulso ao soltar a bola. Depois da empunhadura ampla, o segundo fator crucial para um forkball bem-sucedido é dar topspin na bola quando ela sai da mão. Isso é feito com o estalo do pulso no momento em que você solta a bola. Se isso for bem feito, a bola terá um pouco de topspin, ou giro para frente, em vez de backspin. O topspin faz com que a bola caia para baixo ao atingir o rebatedor.
    • O estalo do pulso dessa forma pode causar lesões.

Praticando seu Forkball

  1. Etapa 1 Concentre-se na ação do braço.
    Concentre-se na ação do braço. Embora um bom arremesso exija que todo o seu corpo trabalhe com fluidez, você pode treinar partes específicas com exercícios específicos. Um bom exercício para se concentrar na ação do braço durante um arremesso são os exercícios de arremesso com os joelhos. Se você for destro, ajoelhe-se sobre o joelho direito e lance a bola para um amigo a partir dessa posição.
    • Para canhotos, faça o lado oposto.
  2. Etapa 2 Concentre-se em manter o pulso rígido.
    Concentre-se em manter o pulso rígido. O pulso rígido é uma parte importante do que é necessário para arremessar uma boa bola de garfo, mas pode ser difícil praticá-lo sozinho. Uma boa maneira de se concentrar no pulso é segurar seu braço de arremesso de modo que ele fique dobrado no cotovelo e o antebraço fique na vertical. Segure-o logo abaixo do pulso com a mão da luva. Mantendo o braço nessa posição, pratique o arremesso da bola apenas com o pulso e os dedos.
  3. Etapa 3 Pratique o arremesso contra uma parede.
    Pratique o arremesso contra uma parede. Para tentar juntar tudo isso, você pode praticar o arremesso contra uma parede. Se você marcar um alvo para mirar, poderá ver o quanto está conseguindo fazer com que seu arremesso chegue ao fundo no final. Se tiver o equipamento, você pode filmar seus arremessos de treino para observar em câmera lenta como é sua ação e que tipo de movimento está sendo produzido na bola.
    • Se estiver com dificuldades de equilíbrio, pratique manter a posição de equilíbrio, com a perna da frente levantada e o braço de arremesso para trás, por alguns segundos antes de arremessar.
  4. Etapa 4 Pratique com amigos.
    Pratique com amigos. Provavelmente, a maneira mais divertida de fazer qualquer exercício de arremesso é com os amigos. Brinque de pega-pega e jogue algumas bolas de forquilha para tentar enganar um ao outro. Se o seu amigo for enganado pela bola quando ela cair no último segundo, você sabe que está indo bem. É bom praticar com um apanhador, pois ele poderá lhe dar um bom feedback sobre o voo da bola.
    • Você pode pedir a um amigo, pai ou técnico que observe seu arremesso para ver se ele identifica algum problema que possa estar atrapalhando.
  5. Etapa 5: Faça't overdo it.
    Não exagere. Lembre-se de que esse é um arremesso muito difícil de dominar e que pode levar a lesões. Vá com calma em seus treinos e pare se começar a sentir dor no cotovelo, no pulso ou nos dedos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Em que contagem de arremessos seria apropriado arremessar uma forkball?
    Normalmente, quando lanço minha forquilha, faço uma contagem de 0-2 ou 1-2. É especialmente bom para depois de lançar uma bola rápida. Ela se parece com a bola rápida e depois cai.
  • Pergunta
    Sou adolescente, posso usar essa bola como meu arremesso principal?
    Como eu sou um adolescente que arremessou a forkball com bastante sucesso, eu não a recomendaria como arremesso principal, a menos que ela saia como uma knuckleball (ou se você puder mudar a rotação de knuckleball para forkball, tornando-a imprevisível), como acontece comigo. Uma bola rápida deve ser seu arremesso principal, com a bola de garfo como arremesso secundário (ou intercambiável com a bola rápida se for muito boa) para despistar o rebatedor.
  • Pergunta
    As crianças devem praticar isso?
    Não. A pegada ampla na bola é melhor feita com mãos adultas. Mãos menores têm maior chance de se machucar com esse arremesso.

Vídeo

Dicas

  • Não arremesse com muita força. A localização é o que importa.
  • Certifique-se de que alguém que possa lhe dar bons conselhos o esteja observando enquanto você pratica.
  • Ao arremessar a bola de garfo, certifique-se de que o braço esteja em linha reta - não gire o pulso como faria com uma bola curva.