Como arremessar uma bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Dominar uma boa técnica de arremesso de futebol significa que seus passes voarão mais longe, aterrissarão com mais precisão e serão mais fáceis de serem capturados. Mais importante ainda, você reduzirá o risco de lesões comuns no arremesso. As etapas abaixo o ajudarão a aprimorar seu jogo de passes e a ser mais capaz de realizar a 'espiral perfeita'.

Etapas

Técnica básica de passe

  1. Etapa 1 Alongue-se antes de arremessar.
    Alongue-se antes de arremessar. Concentre-se em alongar todo o seu corpo, não apenas os braços. O arremesso de futebol americano é um processo físico-mecânico complexo que usa vários grupos musculares, incluindo o núcleo, as pernas e os ombros. Quando você arremessa, o dedo anelar e o dedo mindinho ficam sobre o cadarço do meio e o dedo médio fica próximo ao cadarço superior. Preste atenção especial a essas áreas, pois esses músculos estabilizarão seu corpo e aumentarão a força do arremesso.
  2. Etapa 2: Segure a bola de futebol americano.
    Segure a bola de futebol americano. A maneira mais comum de segurar a bola de futebol americano é com os dedos anular e mínimo cruzando os cadarços e o polegar por baixo. Seu dedo indicador deve estar sobre uma costura, e o polegar e o indicador devem formar um 'L'.
    • Muitos quarterbacks preferem variações da pegada comum na bola, conforme descrito acima. Por exemplo, o quarterback do Denver Broncos, Peyton Manning, coloca o dedo médio sobre o cadarço, além dos dedos anelar e mínimo. Experimente para ver qual posição é mais confortável para você.
    • Não 'apalpe' a bola de futebol. Segure-a levemente com as pontas dos dedos. Não há problema em haver algum contato com a palma da mão, mas tente manter um espaço entre o centro da palma e a bola.
    • Não segure a bola com muita força. Mantenha a pegada firme, mas solta - você poderá ajustar a pegada com mais facilidade.
  3. Etapa 3 Posicione seu corpo na postura de arremesso.
    Posicione seu corpo na postura de arremesso. Fique de frente para o alvo, a 90 graus de distância dele. Se você arremessar com a mão direita, vire-se para a direita e vice-versa se arremessar com a mão esquerda. Gire o pé de pivô (oposto ao braço de arremesso) de modo que ele aponte para o alvo. Mantenha seus olhos no alvo.
  4. Etapa 4: Segure a bola perto de sua orelha.
    Segure a bola perto de sua orelha. Antes de arremessar a bola, mantenha-a perto da orelha, estabilizando-a com a mão que não está arremessando. Isso permite que você esteja pronto para lançar a bola rapidamente a qualquer momento, minimizando o risco de telegrafar seu passe para um defensor.
  5. Etapa 5 Recue.
    Recue. Solte a mão que não está arremessando da bola. Enrole seu braço de arremesso para trás, parando logo atrás de sua orelha.
  6. Etapa 6 Lance em um movimento semicircular.
    Arremesse em um movimento semicircular. Balance rapidamente o braço de arremesso para frente em um arco circular. Solte a bola no meio do círculo. Sua mão vazia deve então ir em direção ao quadril não dominante, com a palma virada para longe de você. Pratique esse movimento algumas vezes antes de soltar a bola.
    • Use o resto de seu corpo para criar impulso para o arremesso. Os quadris, as pernas e os ombros podem adicionar grande força ao passe. Dê um passo à frente com o pé não dominante (ou pivô) e mova o cotovelo não dominante para baixo em direção às costas. Gire os quadris e os ombros na direção do passe.
  7. Etapa 7 Solte a bola com a ponta dos dedos.
    Solte a bola com a ponta dos dedos. Quando a bola de futebol americano sair de sua mão, ela deverá rolar para fora da ponta dos dedos. Seu dedo indicador será a última parte do seu corpo a tocar a bola. Isso proporciona o giro que cria o efeito 'espiral' desejado.
    • Um arremesso adequado parecerá que está utilizando apenas o polegar, o indicador e o dedo médio. Os outros dois dedos da mão estabilizam a bola enquanto ela está sendo arremessada. Em geral, eles não são usados para dar giro à bola.
    • Para dar mais giro ao passe, você pode estalar o pulso para a frente enquanto segue até o quadril.
  8. Etapa 8 Pratique, pratique, pratique.
    Pratique, pratique, pratique. A prática persistente e dedicada melhorará sua precisão e distância. Enquanto estiver praticando, experimente pequenos ajustes na postura e na empunhadura. Depois de dominar o básico, essas pequenas mudanças permitem que você ajuste sua técnica para maximizar o conforto e os resultados.

Passes Hail Mary

  1. Etapa 1 Saiba quando tentar um Hail Mary.
    Saiba quando tentar um Hail Mary. Os passes de Hail Mary são de alto risco e de longo alcance. Originalmente, ganharam esse nome devido às equipes de futebol americano das universidades católicas que faziam uma oração antes de jogadas especialmente desesperadas. Normalmente, os passes Hail Mary são lançados somente quando a equipe ofensiva precisa ganhar jardas substanciais (geralmente com pouco tempo de jogo restante) e não consegue tentar uma jogada convencional. Considere lançar uma Hail Mary em situações como as seguintes:
    • Você tem a posse da bola na última jogada do primeiro tempo e está muito longe da end zone.
    • Você precisa completar uma jogada longa de quarta descida e não é aconselhável fazer um punting (por exemplo, se o jogo terminar na próxima posse de bola e você estiver atrás).
    • Você tem a posse da bola na última jogada do jogo e pode potencialmente evitar que o jogo vá para a prorrogação marcando um gol.
    • Cuidado: Os passes longos são arriscados - é difícil até mesmo para os melhores quarterbacks arremessar com precisão a distâncias extremamente longas e, como esses passes normalmente viajam em um arco mais alto, é mais fácil para a defesa interceptá-los. Além disso, como os recebedores precisam de mais tempo para se posicionar para o passe, o quarterback fica exposto a um sack por mais tempo. Por esses motivos, tenha cuidado ao lançar passes de Hail Mary.
  2. Etapa 2 Assuma a postura de passe.
    Assuma a postura de passe. Segure a parte de trás da bola de futebol americano com o indicador, o dedo médio e o polegar, colocando os dedos que estiverem confortáveis (inclusive o anelar e o mindinho) sobre o cadarço da bola. Mantenha uma leve flexão nos joelhos. Fique de frente para o alvo a noventa graus de distância, com a mão de arremesso longe dele e o pé dianteiro apontado para frente.
    • Como você precisará esperar mais tempo do que o normal antes de lançar o passe, recue muito depois de receber o snap - você terá mais condições de evitar os adversários. Se você for tackleado durante o lançamento, consulte o Método Quatro abaixo.
  3. Etapa 3 Logo antes de lançar a bola, dê um passo para trás.
    Logo antes de lançar a bola, dê um passo para trás. Mantenha a bola na posição 'pronta para arremessar' perto de sua orelha. Ao dar um passo para trás, você estará se posicionando para empurrar a bola para frente ao arremessá-la, dando mais impulso ao arremesso.
  4. Etapa 4 Incline-se ligeiramente para trás ao começar a arremessar a bola.
    Incline-se ligeiramente para trás ao começar a arremessar a bola. Coloque o braço para trás, atrás da cabeça, em um movimento de enrolar. Dobre ligeiramente os joelhos ao sair do chão com o pé de trás e comece a dar um passo à frente.
  5. Etapa 5 Lance a bola em um arco alto e rápido sobre sua cabeça.
    Arremesse a bola em um arco alto e rápido sobre sua cabeça. Incline-se para frente ao arremessar a bola. Gire os quadris e os ombros durante o arremesso enquanto continua a dar um passo à frente. Ao dar um passo à frente, girar e inclinar-se para o passe, você dá impulso adicional à bola, enviando-a mais longe no campo.
    • Permita que a bola role de seus dedos como no Método Um acima. Siga o movimento continuando a dar um passo à frente até diminuir a velocidade naturalmente. Não perca o foco agora - se a sua Hail Mary for interceptada, talvez você precise tentar atacar o portador da bola!
    • Para obter os melhores resultados, tente fazer o arco da bola alto o suficiente para que ela chegue às mãos do recebedor enquanto passa por cima da cabeça do defensor. Para fazer o arco da bola mais alto, solte-a uma fração de segundo antes do lançamento.

Passes de bala

  1. Etapa 1 Saiba quando tentar um bullet pass.
    Saiba quando tentar um bullet pass. Os bullet passes são passes de curto alcance e alta velocidade. O objetivo ao lançar um bullet é fazer com que a bola viaje o mais rápido e em um arco o mais plano possível. Os 'bullets' são lançados durante jogadas rápidas e de curto alcance - por serem rápidos, são mais difíceis de interceptar, portanto, são especialmente úteis quando a bola precisa ser lançada perto de um defensor para chegar a um recebedor. Os passes Bullet podem ser úteis para:
    • Ganhar várias jardas para converter um first down.
    • Marcar um touchdown em uma jogada na linha do gol.
    • Levar a bola rapidamente a um corredor rápido e manobrável.
  2. Etapa 2 Assuma a postura de passe.
    Assuma a postura de passe. Segure a parte de trás da bola de futebol americano confortavelmente sobre os cadarços da bola. Fique de frente para o receptor a noventa graus de distância (com a mão de arremesso longe dele). Mantenha-se leve em seus pés, com o pé dianteiro apontando para frente.
    • Não se incline para trás tanto quanto faria em um passe Hail Mary. Seu objetivo é executar o passe o mais rápido possível - procure o recebedor imediatamente.
  3. Etapa 3 Coloque o braço para trás, ao lado de sua cabeça.
    Coloque o braço para trás, ao lado da cabeça. Não coloque o braço atrás da cabeça, como faria em um Hail Mary - jogar a bola por cima da cabeça fará com que ela suba demais. Mantenha-se leve em seus pés, com os joelhos ligeiramente dobrados.
  4. Passo 4 Dê um passo à frente com força quando começar a arremessar.
    Dê um passo à frente com força quando começar a arremessar. Dar um passo forte para frente é uma maneira boa e rápida de dar impulso adicional ao arremesso, já que você normalmente não terá tempo ou espaço para realizar o trabalho de pés para trás e depois para frente, como faria em uma Hail Mary.
  5. Etapa 5 Leve o braço para frente em um arco firme e controlado.
    Leve o braço para frente em um arco firme e controlado. O lançamento de um bullet pass deve ser parecido com um soco - é um movimento curto e poderoso feito de uma só vez. Coloque muita força no arremesso para fazer a bola voar o mais rápido possível. Lance a bola em um arco o mais plano possível - solte-a uma fração de segundo depois do que normalmente faria para um arco mais plano.
  6. Etapa 6 Siga com os ombros e quadris normalmente.
    Siga com os ombros e quadris normalmente. Como os movimentos envolvidos em um passe de bala são mais apertados e rápidos do que os de outros passes, talvez não seja necessário girar o corpo tanto quanto em um passe normal. Deixe a bola rolar de seus dedos para fazer uma espiral.

Arremesso enquanto está sendo bloqueado

  1. Etapa 1 Conheça suas opções.
    Conheça suas opções. A melhor opção de todas, é claro, é evitar situações em que você tenha de tomar uma decisão em uma fração de segundo ou ser atacado. Infelizmente, todo quarterback acaba se encontrando nessa situação. Se um sack for iminente, lançar a bola é apenas uma de suas opções. Com base nas circunstâncias do campo, você também pode optar por uma das seguintes opções:
    • Correr com a bola. Se os jogadores de linha tiverem aberto uma brecha para você, talvez seja melhor se esquivar de qualquer atacante e correr para frente para ganhar várias jardas. Se não houver nenhuma abertura, você deve correr pela lateral do campo. Em ambas as situações, você ainda poderá ser tackleado e perderá jardas, mas evitará um sack especialmente prejudicial.
    • Execute uma lateral. Se houver um jogador ofensivo aberto e atento (geralmente um running back), você pode lançar a bola para ele, desde que ele esteja atrás ou ao seu lado. Isso é chamado de 'lateral'. Se uma tentativa de lateral for para frente, geralmente é ilegal e receberá uma penalidade.
  2. Etapa 2 Conheça sua posição no campo.
    Conheça sua posição no campo. Jogar a bola fora intencionalmente para evitar um sack pode ser ilegal, dependendo de onde você estiver no campo. Na NFL, jogar a bola para longe enquanto estiver dentro do 'pocket' formado pelos tackles ofensivos resulta em uma penalidade de Intentional Grounding. No entanto, se você estiver fora da caçapa, poderá lançar a bola para longe.
    • Uma penalidade de intentional grounding resulta em uma perda de 10 jardas (9,1 m) - pior do que muitos sacks. Por esse motivo, pode ser melhor sofrer uma pequena perda de jardas se você estiver no pocket.
  3. Etapa 3 Se você're about to be tackled, act sooner rather than later.
    Se você estiver prestes a ser tackleado, aja o quanto antes. Na NFL, um passe começa quando o passador começa a levar a mão para frente. Portanto, quanto mais rápido você iniciar o passe, maior será a probabilidade de ser chamado de passe incompleto (o que não resultará em perda de jardas).
  4. Etapa 4 Tente receber um tackle na parte inferior do corpo.
    Tente receber um tackle na parte inferior do corpo. É difícil manobrar no instante antes de ser tackleado, mas, se possível, tente garantir que o tackleador agarre sua parte inferior do corpo. Se ele envolver seus braços, você não conseguirá arremessar e pode até correr o risco de sofrer um fumble.
    • Mantenha os braços livres, mas, se não puder arremessar antes de ser tackleado, coloque a bola para dentro ao cair. Dessa forma, é menos provável que perca o controle da bola e sofra um fumble.
  5. Etapa 5 Concentre-se em seu receptor enquanto você're tackled, throwing to him only if he is open.
    Concentre-se em seu recebedor ao ser tackleado, lançando para ele somente se ele estiver aberto. Se estiver se sentindo com sorte e não conseguir ver nenhum recebedor enquanto estiver sendo tackleado, tente passar a bola de modo que ela seja bloqueada por parte do corpo de um defensor, mas não seja capturada. Isso é arriscado, mas resultará em um passe incompleto.
  6. Etapa 6 Use o máximo possível de seu corpo para gerar impulso.
    Use o máximo de seu corpo que puder para gerar impulso. Isso varia de acordo com as partes de seu corpo que o tackler está segurando. Se você tiver uma perna livre, dê um passo em direção ao passe. Se sua parte superior do corpo estiver livre, role os ombros durante o passe.
  7. Etapa 7 Lance sobre os defensores' heads.
    Jogue por cima da cabeça dos defensores. O único resultado pior do que um sack é uma interceptação, portanto, certifique-se de que o passe esteja fora do alcance de qualquer defensor entre você e o recebedor. Isso pode exigir o lançamento por cima do corpo do seu tackler se você estiver sendo tackleado pela frente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se eu for um quarterback e lançar a bola para longe sem uma chance realista de conclusão, isso será intentional grounding mesmo que o QB esteja sob pressão?
    Se o quarterback lançar a bola enquanto estiver fora da 'tackle box' (a área entre onde os tackles ofensivos se alinham), não será intentional grounding.
  • Pergunta
    O que devo fazer se vários defensores estiverem me atacando quando eu lançar um passe?
    Tente correr com a bola ou simplesmente tome o saque. Não tente fazer um passe quando estiver cercado por defensores, pois a bola pode ser interceptada ou virada.
  • Pergunta
    Como faço para lançar na corrida?
    Certifique-se de que, antes de lançar, você tenha uma base sólida. Isso significa plantar o pé dominante e certificar-se de girar os quadris para obter o máximo de força. Outra boa dica é não arremessar para o lado oposto do campo e arremessar curto.

Vídeo

Dicas

  • Nunca subestime o impacto de torcer/girar os ombros o suficiente ou não. A rotação dos ombros (antes e depois do arremesso) afeta a força do arremesso, o impulso e a precisão.
  • Faça mais flexões, como reforço muscular, e você conseguirá arremessar mais longe.
  • Quando você arremessar, movimente sua mão.

Advertências

  • Não arremesse a bola com a palma da mão. Em vez de espiralar, a bola cairá de ponta-cabeça no ar. Passes fora de controle como esse são muito menos precisos.
  • Evite arremessar com o braço não dominante, a menos que esteja correndo o risco de ser sackado e esteja lançando a bola para uma conclusão curta. A maioria dos receptores precisa de tempo para se ajustar à espiral oposta da bola.
  • Cuide de seu ombro de arremesso. As lesões por uso excessivo são comuns em quarterbacks - elas são responsáveis por cerca de 14% de todas as lesões de quarterbacks, sendo o manguito rotador o local mais comum de lesão. Se você sentir dor no ombro, pare de arremessar a bola. Se a dor persistir, marque uma consulta com um especialista em medicina esportiva.
  • Evite os seguintes maus hábitos, pois eles podem causar lesões:
    • Arremessar com apenas um pé no chão.
    • Arremessar com o corpo inclinado para trás.
    • Arremessar com o corpo cruzado (ou seja, arremessar para a esquerda quando estiver virado para a direita).
  • Arremessar com apenas um pé no chão.
  • Arremessar enquanto se inclina para trás.
  • Arremesso transversal ao corpo (ou seja, arremesso para a esquerda quando estiver virado para a direita).