Como arremessar uma bola rápida mais rápida

Autor do artigo:Gabriel Silva

A bola rápida é o arremesso mais importante no beisebol e você precisará dominá-la antes de passar para outros tipos de arremessos. Seja na liga infantil ou na principal, você deve tentar constantemente melhorar as capacidades físicas e a técnica do seu corpo para maximizar a velocidade, o movimento e o controle do arremesso. Com alguns ajustes e muita prática, você pode arremessar mais strikes e fazer com que os rebatedores sejam eliminados.

Etapas

Desenvolvimento de sua técnica

  1. Etapa 1 Aperfeiçoe sua empunhadura.
    Aperfeiçoe sua empunhadura. Há duas empunhaduras principais para a bola rápida: a de quatro costuras e a de duas costuras. A de quatro costuras geralmente ganha mais velocidade, mas alguns arremessadores acham a de duas costuras mais confortável e mais fácil de comandar. Muitos arremessadores experientes alternam entre as duas opções quando querem enfatizar a velocidade ou o movimento, respectivamente, mas você deve ficar com uma delas até se sentir totalmente confortável com ela.
    • Para a pegada de quatro costuras, coloque os dedos indicador e médio sobre as costuras, formando uma ferradura, com um espaço confortável entre eles. Mantenha os dedos anelar e mindinho juntos e o polegar descansando suavemente sob a bola.
    • A pegada de duas costuras envolve a mesma configuração geral de seus dedos, mas com o indicador e o dedo médio seguindo as costuras onde elas estão próximas. Depois de dominar a empunhadura de duas costuras, sua bola rápida deve ter algum movimento em direção ao lado da placa da mão do arremessador (ou seja, uma bola rápida de duas costuras de um arremessador destro com uma pausa para dentro em um rebatedor destro).
  2. Etapa 2 Aperfeiçoe sua passada.
    Aperfeiçoe sua passada. Você deve gerar a maior parte de sua força a partir do movimento de arremesso em direção à base.
    • O monte de arremesso é elevado por um motivo. Depois de levantar a perna de apoio, use o impulso de seu corpo caindo para frente para gerar força para o arremesso.
    • Determine o ponto ideal para a aterrissagem do pé de apoio, de modo a maximizar o impulso para a frente sem se estender demais. Pratique atingir esse ponto com o pé até que isso se torne natural. Você pode até mesmo praticar o movimento de estocada sem realmente arremessar a bola para poder se concentrar nele.
  3. Etapa 3 Siga seu movimento até o fim.
    Continue com seu movimento. Se você interromper rigidamente o movimento de arremesso assim que soltar a bola, perderá um pouco de velocidade e precisão.
    • Sua mão de arremesso deve terminar perto do quadril, no lado oposto do corpo.
  4. Etapa 4 Comande o arremesso, não't aim.
    Comande o arremesso, não mire. Um dos conselhos mais onipresentes e confusos que você ouvirá dos técnicos de beisebol é que você não deve mirar seus arremessos. Isso não significa que você não deva se preocupar com o local onde o arremesso cai. Entretanto, se você estiver excessivamente concentrado em guiar o arremesso para um ponto específico da zona, isso comprometerá a velocidade e a eficácia geral do arremesso.
    • Os arremessadores usam o termo 'comando' para descrever a abordagem de usar seu movimento de lançamento para localizar os arremessos em vez de simplesmente mirar a bola. Isso pode parecer vago se você for iniciante nos arremessos, mas fará mais sentido à medida que você trabalhar sua técnica.
    • Aponte o pé de apoio para a parte interna ou externa da base quando estiver tentando direcionar a bola para esses locais.
    • Ao desenvolver seu lançamento, visualize a bola aterrissando em um ponto específico e continue praticando até que funcione. Use a memória muscular desse movimento de lançamento para desenvolver seu comando.
    • Comandar sem mirar é um dos aspectos mais difíceis do arremesso e até mesmo os jogadores das ligas principais podem ter dificuldades com isso. Você precisará de muita paciência e prática.

Desenvolvimento da força do braço

  1. Etapa 1 Concentre-se nos músculos do tríceps e do antebraço.
    Concentre-se nos músculos do tríceps e do antebraço. Embora a maioria das pessoas associe o bíceps à força do braço, os músculos mais importantes do braço para o arremesso são, na verdade, os músculos flexores do antebraço e o tríceps. Concentre-se em exercícios de fortalecimento e flexibilidade nessas áreas para aumentar a velocidade de arremesso e reduzir o risco de lesões.
    • Tente fazer rosca inversa com barra. Fique de frente para a barra e segure-a com as duas mãos separadas na altura dos ombros, atrás das costas. Dobre levemente os cotovelos e deixe que os pulsos façam o trabalho quando você enrolar a barra em direção às costas. Comece com uma barra de peso leve e um número limitado de repetições até se sentir confortável em aumentar. Isso aumentará a força do antebraço e do pulso.
    • Experimente algumas extensões de tríceps. Você precisará de uma polia de cabo que está disponível na maioria das academias comerciais. Segure a corda ou o acessório da barra à sua frente e puxe-a para baixo com os cotovelos esticados e ao lado do corpo. Levante as mãos lentamente de volta à posição inicial. Comece com uma polia de peso leve e um pequeno número de repetições até se sentir confortável para aumentar.
  2. Etapa 2 Desenvolva a flexibilidade do manguito rotador.
    Desenvolva a flexibilidade do manguito rotador. A maioria das lesões em arremessos ocorre na região do ombro, portanto, desenvolver força e flexibilidade nessa área é essencial ao tentar aumentar a velocidade de sua bola rápida.
    • Tente fazer algumas flexões de ombro. Você precisará de alguns tubos ancorados que estão disponíveis na maioria das academias comerciais. Fique de pé, de costas para a âncora, com o tubo em suas mãos, apoiado ao lado do corpo. Estenda os braços na frente do rosto com os cotovelos e pulsos retos e depois volte à posição inicial. Comece com um número limitado de repetições até se sentir confortável para aumentar.
  3. Etapa 3 Fortaleça seu núcleo.
    Fortaleça seu núcleo. Seus braços não são a única parte do corpo que você trabalha ao arremessar. Grande parte da sua força será derivada das pernas, quadris e abdômen. Fortaleça essas áreas, conhecidas coletivamente como 'núcleo', para maximizar sua capacidade de arremesso.
    • Experimente alguns arremessos rotacionais de medicine ball. Você precisará de uma bola medicinal e de um parceiro de treino. Sente-se no chão e segure a bola perto do peito com os cotovelos apontando para fora. Mantenha as pernas e a parte inferior do corpo imóveis durante o exercício e comece com a parte superior do corpo girada para longe de seu parceiro. Gire em direção ao seu parceiro e passe a bola estendendo os dois cotovelos para a frente, como em um passe de basquete. Comece com uma bola de peso leve e um número limitado de repetições até se sentir confortável para aumentar.
    • Tente fazer alguns abdominais de bicicleta. Deite-se de costas com uma perna estendida e as duas mãos na cabeça. Flexione o joelho oposto contra o cotovelo oposto. Comece com movimentos lentos e repetições limitadas até se sentir confortável para aumentar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Quais são os melhores exercícios se eu quiser arremessar mais rápido?
    As flexões são um ótimo exercício se você quiser desenvolver a parte superior do corpo e a força de arremesso. Se estiver fazendo exercícios com halteres, use pesos mais leves (entre 2 e 5 libras) em vez de pesos mais pesados para desenvolver músculos mais magros. As elevações de ombro e as elevações laterais de ombro são ótimos exercícios. Faixas de resistência, tubos e faixas de Jaeger também são bons para desenvolver a força dos braços.
  • Pergunta
    Ter uma postura de arremesso incomum afeta a maneira como alguém arremessa?
    Depende. Se a sua postura fizer com que você demore mais para lançar, duas coisas acontecerão: 1) você não arremessará com tanta força se demorar mais para chegar ao home plate e 2) os corredores poderão roubar mais facilmente se demorarem mais para chegar ao home plate.
  • Pergunta
    Tenho 12 anos, estou na liga principal e atualmente tenho uma bola rápida de 53 MPH. Quero controlar e arremessar minha bola rápida com mais força. Alguma dica?
    À medida que você ficar mais forte, sua velocidade aumentará. Aos 12 anos de idade, não force demais. Um braço jovem como o seu é vulnerável a lesões por lançar muitas bolas rápidas, porque os músculos do braço ainda não estão completamente desenvolvidos.

Vídeo

Dicas