Como arremessar uma bola curva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Depois de aperfeiçoar sua bola rápidaaprenda a lançar uma bola curva para melhorar suas habilidades de arremesso. Uma bola curva bem arremessada parece uma bola rápida, mas gira na direção oposta, fazendo com que ela 'quebre' em uma direção diferente antes de atingir o rebatedor. Com um pouco de sorte, o rebatedor vai balançar antes e perder a bola. Para dominar essa habilidade, você terá de aperfeiçoar sua bola curva básica, a bola curva reta e a bola curva em ângulo.

Etapas

Arremessando uma bola curva básica

  1. Segure a bola entre o polegar e o dedo médio. Coloque o dedo médio ao longo da costura inferior da bola de beisebol e o polegar ao longo da costura traseira. Deixe seu dedo indicador fora da bola. Em vez de usá-lo para segurar a bola, você o usará para apontar para onde deseja que a bola vá.
    • Segure a bola de beisebol de modo que as curvas das costuras fiquem próximas à palma da mão, com uma na parte superior e outra na parte inferior da palma.
    • Para pessoas destras, coloque o dedo médio na costura direita, na parte superior, e o polegar na costura esquerda, na parte inferior. Os canhotos devem fazer o contrário.
  2. Mantenha sua empunhadura oculta. Se o rebatedor souber que você está prestes a lançar uma bola curva, ele estará preparado para a mudança de velocidade e queda. É importante ocultar seu arremesso até que você se prepare para arremessá-lo. Certifique-se de que sua luva esteja cobrindo a mão que segura a bola, para que ninguém do outro time possa ver que você está segurando uma bola curva.
    • A empunhadura básica da bola curva é fácil de ser percebida por rebatedores experientes, mesmo durante o windup. Pratique esconder sua pegada para que suas bolas curvas sejam mais difíceis de ler.
  3. Prepare-se e lance o arremesso. Coloque seu pé dominante sobre a borracha. Levante o joelho oposto e gire os quadris para frente ao arremessar a bola. Seu cotovelo deve estar nivelado ou acima do braço e dobrado em um ângulo de 90 graus. Complete a primeira parte do seu arremesso de bola curva como faria com uma bola rápida.
    • Uma bola rápida básica, com quatro costuras, terá os dedos médio e indicador no topo da bola, na costura que corre para a esquerda e para a direita, quando a bola estiver voltada para você. Seu polegar deve estar diretamente sobre o couro liso da parte inferior da bola, entre as costuras.
  4. Faça a liberação. Mantenha a palma da mão voltada para dentro, em direção ao corpo, e solte a bola enquanto seu braço se estende e você dá um passo à frente com o pé oposto. Quando o braço descer do arremesso, ele deve estar voltado para o quadril oposto.
    • Faça o snap rapidamente de cima para baixo, em vez de mover a mão em um arco pelo corpo.
    • Ao soltar a bola, gire o polegar para cima e o dedo médio para baixo, como se fosse estalar o polegar e o dedo médio juntos. A bola se moverá na direção para a qual o dedo médio está apontando.
  5. Prática. Domine uma bola curva básica antes de passar para formas mais complicadas. Lembre-se de que a ação giratória do arremesso é obtida segurando a bola sem pressão com o dedo indicador e estalando quando a bola é liberada. Tenha esse movimento em mente ao arremessar.

Arremessando uma bola curva reta

  1. Segure a bola entre o polegar, o indicador e o dedo médio. Essa é a pegada clássica da bola curva. Segure a bola com a costura inferior entre os dedos indicador e médio e coloque o polegar ao longo da costura traseira. Segure a bola de beisebol de modo que as curvas das costuras fiquem próximas à palma da mão, com uma na parte superior frontal e outra na parte inferior traseira da bola.
    • A 'frente' da bola se refere à parte que estará se afastando de você quando for arremessada, enquanto a 'traseira' se refere à parte da bola voltada para você depois que ela for arremessada.
    • Para pessoas destras, coloque o dedo médio na costura direita, na parte superior, e o polegar na costura esquerda, na parte inferior. Os canhotos devem fazer o contrário.
    • Use o dedo indicador para apontar para o alvo. Assim como na curva básica, você deve usar o dedo indicador para apontar para onde deseja lançar a bola. Desta vez, porém, ele também estará estabilizando o dedo médio.
  2. Mantenha a posição de sua mão oculta. Da mesma forma que na maioria dos arremessos, você deve se certificar de que sua mão não esteja visível para o outro time, escondendo-a atrás da luva até que você se prepare para arremessar. Caso contrário, o rebatedor será avisado de que você está prestes a arremessar uma bola curva, e você provavelmente não obterá os resultados desejados.
    • Se você tiver dificuldade para esconder o arremesso antes de se preparar, talvez seja melhor posicionar a bola o mais profundamente possível na luva antes de agarrar a bola.
  3. Enrolar e arremessar. Coloque o pé dominante na borracha, em uma posição paralela. Levante o joelho oposto e gire os quadris para frente ao arremessar a bola. Seu cotovelo deve estar nivelado ou acima do braço e dobrado em um ângulo de 90 graus. Esse windup é exatamente o mesmo que você usaria ao arremessar uma bola rápida.
  4. Solte a bola com um estalo. Mantenha a palma da mão voltada para dentro, em direção ao corpo, e solte a bola ao dar um passo à frente com o pé oposto. Quando o braço descer do arremesso, encaixe-o na direção do quadril oposto.
    • Ao soltar a bola, gire o polegar para cima e o dedo médio para baixo, como se estivesse estalando o polegar e o dedo médio juntos.
  5. Tente modificar sua empunhadura. Se você alterar ligeiramente o posicionamento dos dedos, poderá mudar a forma como a bola parte, confundindo ainda mais o rebatedor. As bolas curvas regulares são conhecidas como arremessos 11-5 porque a bola parte no ângulo formado pelos números 11 e 5 em um relógio. Experimente essas variações para fazer com que seu arremesso seja diferente:
    • Uma bola curva 12-6 terá uma quebra mais acentuada para baixo. Coloque os dedos indicador e médio entre as costuras e o polegar na parte inferior da bola. Faça um snap abreviado ao arremessar ou solte a bola quando a mão passar pela cabeça em vez de seguir o movimento do braço até o fim. Para levar em conta a quebra acentuada, arremesse uma 12-6 um pouco mais alto do que faria com uma bola curva normal.
    • Uma bola curva 10-4 começará em uma posição alta e próxima ao rebatedor e, em seguida, terá uma pausa baixa e distante. Comece a segurar a bola como faria com uma bola curva tradicional e, em seguida, deslize os dedos indicador e médio um pouco para baixo, em direção ao polegar. Coloque a maior parte da pressão no dedo médio e gire o pulso para fora do corpo durante o arremesso.

Arremesso de uma Knuckle Curveball

  1. Segure a bola. A bola curva de knuckle é semelhante às outras pegadas, mas a variável desta vez será o dedo indicador. Segure a bola com o dedo médio ao longo da costura inferior e o polegar ao longo da costura traseira. Segure a bola de beisebol de modo que as curvas das costuras fiquem próximas à palma da mão, com uma na parte superior e outra na parte inferior da palma. Dobre o dedo indicador para dentro antes de colocá-lo sobre a bola, de modo que a unha e a junta superior estejam apoiadas na bola e a junta média esteja apontando para o alvo.
    • Para pessoas destras, coloque o dedo médio na costura direita, na parte superior, e o polegar na costura esquerda, na parte inferior. Os canhotos devem fazer o oposto.
    • Para se sentir confortável com a empunhadura da bola em curva, é preciso praticar. Acostume-se com a sensação praticando a empunhadura, sem arremessar, quando tiver tempo livre.
    • Esse tipo de bola curva é considerado mais avançado do que outros tipos. Não fique desanimado se levar algum tempo para dominá-la.
  2. Use a junta do dedo indicador para apontar para o alvo. Assim como na curva reta, seu dedo indicador apontará para o alvo e estabilizará o dedo médio, mas tem o benefício adicional de adicionar mais torque por meio da flexão da articulação.
  3. Mantenha a empunhadura escondida na luva de beisebol. Isso é ainda mais importante com uma bola curva com o nó dos dedos, uma vez que o posicionamento dos dedos deixará isso evidente à primeira vista. Certifique-se de que a bola esteja no fundo de sua luva antes de pegá-la com a empunhadura de bola curva.
  4. Enrole e arremesse. Seu pé dominante deve estar sobre a borracha, em uma posição paralela. Levante o joelho oposto e gire os quadris para frente ao arremessar a bola. Seu cotovelo deve estar nivelado ou acima do braço e dobrado em um ângulo de 90 graus, como em um arremesso normal de bola rápida.
  5. Faça o lançamento. Mantenha a palma da mão voltada para dentro do corpo e solte a bola ao dar um passo à frente com o pé oposto. A bola deve sair de sua mão logo após passar por sua cabeça. Quando seu braço descer do arremesso, encaixe-o em direção ao quadril oposto. Gire o polegar para cima e o dedo médio para baixo para dar um giro na bola.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se arremessa uma bola curva para uma criança de 12 anos?
    Você deve soltar a bola o mais próximo possível do seu corpo. Isso é chamado de 'braço curto' e criará mais resistência entre o dedo médio e a costura, aumentando o giro e a curva.
  • Pergunta
    Qual é a melhor maneira de arremessar uma bola curva?
    Segure a bola de uma determinada maneira no lado da ferradura. Não há uma maneira correta; você pode ter várias empunhaduras. O dorso de sua mão deve ficar voltado para fora. Portanto, se eu for canhoto, ele ficará virado para a esquerda quando eu estiver fazendo o lançamento, e a palma da mão ficará virada para a direita. Será como se eu estivesse puxando latas para baixo e sacudindo-as ou puxando uma lâmpada para baixo, se houver uma corda que puxa uma lâmpada.
  • Pergunta
    Preciso lançar uma bola curva rapidamente?
    Não, as bolas curvas devem ter movimento. Normalmente, é o movimento que confunde os rebatedores, não a velocidade (por isso são chamadas de arremessos fora de velocidade).

Vídeo

Dicas

  • Quanto mais próximo o pulso estiver do corpo, mais reta e nítida será a curva.
  • Obtenha uma queda maior de sua curva, batendo o pulso o mais forte que puder. Quanto mais forte for o estalo, mais mordida ou ação você terá na bola.
  • Ao praticar bolas curvas, você deve se concentrar mais na curva do que no arremesso de um strike. Depois de dominar a curva, você poderá trabalhar na precisão.

Advertências

  • Arremessar uma bola curva por um longo período pode prejudicar seu braço. Uma curva de 12-6 coloca muita pressão sobre a UCL.
  • Não torça seu braço para arremessar uma curva. Esse tipo de arremesso pode facilmente causar danos ao osso do úmero.
  • Não comece a arremessar uma bola curva até que tenha pelo menos 15 anos de idade ou mais. Praticar esse arremesso em uma idade muito jovem pode prejudicar seu desenvolvimento muscular.
  • Nunca torça o pulso ao arremessar uma bola curva ou um slider. Ao lançar uma bola curva, gire o braço para baixo como se estivesse executando um golpe de karatê ou apertando a mão de alguém. Leve o braço de arremesso para o quadril do lado oposto (se for destro, para o quadril esquerdo, e vice-versa para o canhoto).