Como arremessar um bumerangue

Autor do artigo:Gabriel Silva

O bumerangue é um instrumento de arremesso, normalmente construído como um aerofólio plano, projetado para girar em torno de um eixo perpendicular à direção de seu voo, que se originou na Austrália como uma arma de caça usada pelo povo aborígine. Atualmente, o bumerangue é usado para esporte e recreação e é famoso por sua capacidade única de retornar ao arremessador. Arremessar um bumerangue que retorna é uma habilidade que requer uma técnica específica e muita prática, o que a torna uma façanha semelhante a acertar um buraco em um campo de golfe.

O que você deve saber

  • Use um dos braços para segurar o bumerangue com a empunhadura de pinça ou de berço, certificando-se de que o lado pintado esteja voltado para você.
  • Arremesse o bumerangue com a mão e na altura dos olhos, certificando-se de dar um pouco de giro e de arremessá-lo de um ângulo quase perpendicular ao chão.
  • Se o bumerangue não estiver voltando para você, considere comprar um novo, ajustar o arremesso ou mudar a direção do arremesso.

Passos

Segurando o bumerangue

  1. Etapa 1 Comece com a empunhadura correta.
    Comece com a empunhadura adequada. Você pode segurar o bumerangue em qualquer um dos braços - o braço de elevação (dianteiro) ou o braço de apoio (traseiro). De qualquer forma, certifique-se de que o lado curvo e pintado esteja sempre voltado para você e o lado plano esteja voltado para longe de você.
  2. Etapa 2 Experimente a empunhadura de pinça.
    Experimente a empunhadura com pinça. A empunhadura de pinça envolve 'prender' o bumerangue entre o polegar e o indicador. Para arremessar o bumerangue, você deve movimentar o pulso para trás antes de estalá-lo para frente. Isso cria impulso suficiente para puxar o bumerangue para fora da mão e criar um giro.
  3. Etapa 3 Teste a empunhadura do berço.
    Teste a empunhadura do berço. Essa empunhadura é semelhante à empunhadura de pinça, exceto pelo fato de você envolver o dedo indicador (ou todos os quatro dedos) ao redor da borda do bumerangue. Segure o bumerangue o mais próximo possível da parte inferior do braço e, ao arremessar, movimente o bumerangue com o dedo indicador como se estivesse puxando um gatilho. Isso ajuda a criar um giro.

Como encontrar boas condições de arremesso

  1. Etapa 1 Encontre uma área grande e aberta.
    Encontre uma área grande e aberta. Escolha uma área onde você tenha pelo menos 50 metros (164 pés) de espaço em todos os lados. Campos de futebol, quadras de futebol e espaços abertos em parques são boas opções. Certifique-se de que não haja muitas árvores ou arbustos nos quais o bumerangue possa ficar preso, ou grandes corpos d'água nos quais ele possa cair.
    • Evite praticar o lançamento do bumerangue em áreas lotadas ou em locais com muitas janelas ou carros estacionados. Pode ser difícil prever onde o bumerangue cairá, e um bumerangue mal arremessado pode causar ferimentos significativos ou danos à propriedade.
    • Você deve sempre arremessar do centro de um espaço aberto. Isso o ajudará a arremessar de forma mais consistente e, ao mesmo tempo, dará alguma margem de manobra em todos os lados se o voo do bumerangue não sair como planejado.
  2. Etapa 2 Fique atento às condições climáticas.
    Cuidado com as condições climáticas. O vento é um dos fatores mais importantes para a devolução adequada de um bumerangue. O ideal é ter um dia calmo, com ventos entre 0 e 10 mph (16 km/h). Alguns bumerangues não retornarão em um clima completamente calmo, mas a maioria retornará. Evite lançar seu bumerangue com ventos fortes, pois isso distorcerá a trajetória do bumerangue e o desviará do curso.
    • Chuvas leves não distorcem o voo do bumerangue. Se optar por usar seu bumerangue em dias chuvosos, coloque um selo protetor nele, especialmente se for feito de madeira, para evitar que inche com a umidade.
    • Embora a queda de neve não afete o voo do bumerangue, a neve no chão esconderá o bumerangue caído, tornando-o quase impossível de ser encontrado.
  3. Etapa 3 Jogue o bumerangue ao redor do vento.
    Jogue o bumerangue ao redor do vento. Você deve lançar o bumerangue 'ao redor' do vento, o que significa que você o lança à direita de um vento que se aproxima e ele retorna à esquerda (ou o oposto, se você for canhoto). O ideal é lançar o bumerangue entre 45 e 90 graus à direita ou à esquerda de um vento que se aproxima.
    • Para descobrir a direção do vento, pegue um punhado de grama ou folhas e jogue-as no ar. Se as folhas soprarem em seu rosto para a direita, você precisará virar para a esquerda e vice-versa.
    • Fique de pé de modo que o vento sopre diretamente em seu rosto e, em seguida, gire cerca de 45 graus para a esquerda ou para a direita, dependendo de qual for sua mão dominante.
    • Alguns bumerangues funcionam melhor quando lançados em um ângulo mais amplo em relação ao vento (até 90 graus), portanto, experimente um pouco para descobrir qual ângulo funciona melhor para você.

Arremesso com técnica adequada

  1. Etapa 1 Arremesse o bumerangue verticalmente, com a inclinação correta.
    Arremesse o bumerangue verticalmente, com a inclinação correta. Os bumerangues devem ser arremessados verticalmente com a mão, como se estivessem arremessando uma bola de beisebol, para que eles girem de ponta a ponta. Segure o bumerangue de modo que ele fique quase perpendicular ao chão, inclinando-o de 5 a 20 graus para a direita (se você for destro) ou para a esquerda (se você for canhoto).
    • O grau de inclinação do bumerangue é chamado de layover. Se estiver usando uma inclinação ampla, você deve arremessar o bumerangue suavemente, enquanto que inclinações mais verticais exigirão arremessos mais fortes.
    • Lançar um bumerangue horizontalmente impedirá que o bumerangue retorne. Isso fará com que o bumerangue suba alto no ar, antes de cair direto no chão e potencialmente quebrar.
  2. Etapa 2 Lance o bumerangue na elevação apropriada.
    Lance o bumerangue na elevação apropriada. A maioria dos bumerangues só precisa ser lançada no nível dos olhos, com uma elevação de cerca de 10 graus acima do solo. Um bom truque é escolher um ponto ligeiramente acima do horizonte, como o topo de uma árvore distante, e mirar diretamente nele.
  3. Etapa 3: Descubra o trabalho de pés.
    Descubra o trabalho de pés. Um arremessador destro precisará girar o pé direito para fora, levantar a perna esquerda de modo que todo o peso fique sobre a direita e, em seguida, dar um passo à frente com o pé esquerdo ao arremessar, em um movimento conhecido como 'lançar o pé para fora'. Os canhotos farão exatamente o oposto. Isso ajuda a colocar mais peso por trás do arremesso, aumentando a distância que o bumerangue percorrerá.
  4. Etapa 4 Dê um pouco de giro.
    Dê um pouco de giro. Girar o bumerangue durante o arremesso é talvez o fator decisivo mais importante para que o bumerangue retorne ou não para você. Você pode dar um giro ao seu bumerangue armando o pulso para trás e, em seguida, estalando-o para frente ao arremessar. Você não deve simplesmente soltar o bumerangue - ele deve ser arrancado de sua mão pela força do giro.
  5. Etapa 5 Concentre-se na técnica, não na força.
    Concentre-se na técnica, não na força. A menos que você esteja realmente focado na distância, a força do arremesso não é a coisa mais importante quando se trata de arremessar um bumerangue. Quando você conseguir dar um bom giro no arremesso, poderá começar a se concentrar na força.
  6. Etapa 6: Pegue o bumerangue.
    Pegar o bumerangue. A melhor maneira de pegar um bumerangue que está retornando é estender os dois braços, esperar até que o bumerangue chegue abaixo do nível dos ombros e, em seguida, bater palmas para pegar o bumerangue entre as palmas das mãos (conhecido como 'pega-sanduíche'). Se você perder o bumerangue de vista ou se ele estiver vindo muito rápido, vire-se, agache-se no chão e cubra a cabeça com as mãos.
    • Há muitos truques de captura que você pode tentar, como a captura por baixo da perna, a captura com as mãos nos pés e a captura por trás das costas. Talvez você queira usar luvas sem dedos acolchoadas para proteger as mãos ao tentar esses truques.

Escolhendo o bumerangue certo

  1. Etapa 1 Compre um bumerangue de alta qualidade.
    Compre um bumerangue de alta qualidade. O tipo de bumerangue que você comprar terá um impacto significativo no fato de você conseguir que ele volte para você ou não. Os bumerangues são feitos de pedaços comuns de madeira ou plástico, portanto, é necessário um trabalho habilidoso para imbuir esses materiais cotidianos com as qualidades aerodinâmicas que tornam os bumerangues tão únicos.
    • Há muitos bumerangues no mercado, mas nem todos são verdadeiros bumerangues de retorno, portanto, pesquise antes de comprar.
  2. Etapa 2 Os iniciantes devem escolher um bumerangue em forma de V ou com três lâminas.
    Os iniciantes devem escolher um bumerangue em forma de V ou com três lâminas. Escolha um que seja feito de materiais leves. Esses bumerangues não exigem um arremesso forte, o que permite que os iniciantes se concentrem mais na técnica. Geralmente, eles percorrem de 10 a 25 metros antes de retornar.
  3. Etapa 3 Escolha um bumerangue mais pesado se você for avançado.
    Escolha um bumerangue mais pesado se você for avançado. Depois de dominar a técnica de arremesso e seu bumerangue retornar de forma consistente, você pode passar para bumerangues intermediários e, posteriormente, avançados. Esses bumerangues tendem a ser mais pesados, vêm em uma variedade de formas e tamanhos e podem percorrer distâncias de até 50 metros antes de retornar.
  4. Etapa 4 Escolha um bumerangue feito para sua mão dominante.
    Escolha um bumerangue feito para sua mão dominante. Esteja ciente de que você precisará de um bumerangue para canhotos ou destros, dependendo de sua mão dominante. Se você for canhoto, terá muita dificuldade em arremessar um bumerangue com a mão direita com sucesso.

Solução de problemas

  1. Etapa 1 Reavalie seu arremesso se seu bumerangue ganhou't come back.
    Reavalie seu arremesso se o bumerangue não voltar. Se o bumerangue não estiver retornando para você, a razão é uma de duas coisas: seu bumerangue é de má qualidade ou seu arremesso está incorreto. Se você acha que seu arremesso está incorreto, concentre-se em corrigir os seguintes erros comuns:
    • Diminua a distância de seu arremesso. Se o arremesso for muito horizontal, é quase certo que ele não voltará. Arremesse seu bumerangue quase verticalmente para obter melhores resultados.
    • Não arremesse o bumerangue sobre seu corpo. Em vez disso, lance-o diretamente para frente. Se a sua mão de arremesso acabar do outro lado do ombro oposto, você sabe que está fazendo isso incorretamente.
    • Trabalhe em seu giro. Concentre-se em movimentar o pulso, pois é daí que vem a maior parte do giro. Você também pode experimentar diferentes empunhaduras e posicionamentos de mão para descobrir o que é mais confortável e eficaz para você.
  2. Etapa 2 Mude a direção se o bumerangue retornar ao local errado.
    Mude sua direção se o bumerangue voltar para o local errado. Se o bumerangue voltar, mas cair muito à sua frente ou muito atrás de você para ser pego, provavelmente você está virado para a direção errada em relação ao vento.
    • Se o bumerangue cair na sua frente, tente girar alguns graus para a esquerda, de modo a arremessar mais diretamente contra o vento.
    • Se o bumerangue cair atrás de você, tente virar alguns graus para a direita, de modo que esteja arremessando mais longe do vento.
    • Essas direções serão invertidas se você for canhoto.
  3. Etapa 3 Observe atentamente seu bumerangue se você continuar a perdê-lo de vista.
    Observe atentamente seu bumerangue se você continuar a perdê-lo de vista. O voo de um bumerangue é quase impossível de prever, portanto, se você desviar o olhar por um segundo sequer, talvez não consiga encontrá-lo novamente. Se você o arremessou bem, o bumerangue pode voar de volta repentinamente e atingi-lo no rosto. Mas se você o arremessou mal, talvez nunca mais consiga encontrá-lo.
    • Use óculos escuros enquanto estiver praticando, caso seu bumerangue voe na direção do sol. Eles também protegerão seus olhos caso o bumerangue volte e o atinja no rosto.
    • Se o bumerangue cair do céu como resultado de um arremesso ruim, faça uma anotação mental de um ponto de referência que possa usar para localizá-lo. Procure-o imediatamente, pois você pode usar o bumerangue para fazer isso. Procure-o imediatamente, pois talvez você não consiga encontrá-lo mais tarde.
  4. Etapa 4 Conserte seu bumerangue se ele ficar deformado ou cortado.
    Conserte seu bumerangue se ele estiver empenado ou cortado. Os bumerangues podem facilmente ficar deformados ou amassados devido a repetidas aterrissagens de colisão ou capturas erradas. Entretanto, com um pouco de amor e cuidado, a maioria desses problemas pode ser consertada e seu bumerangue ainda estará em perfeito estado de funcionamento.
    • Para consertar um bumerangue deformado: Coloque o bumerangue no micro-ondas ou segure-o sobre o fogo em um fogão elétrico por 8 a 10 segundos. Dobre o bumerangue na direção oposta ao empenamento e mantenha-o no lugar até que a madeira esfrie novamente.
    • Para consertar cortes e arranhões: Preencha os buracos com um pouco de massa para madeira. Depois que a massa secar, lixe o bumerangue até ficar liso e, em seguida, cubra-o com uma camada de vedação de poliuretano para impedir a entrada de umidade.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Um bumerangue que não retornou pode voltar?
    Não. Os bumerangues sem retorno foram originalmente projetados para caça, portanto, o objetivo de seu design era obter o máximo de potência e precisão do voo. O fato de eles retornarem torna o voo muito imprevisível e sem potência suficiente para realmente caçar algo, mas eles ainda são divertidos de arremessar!
  • Pergunta
    Qual é o movimento de um bumerangue no ar quando ele retorna?
    O bumerangue continua a girar (é preciso girar bastante para que ele retorne) e segue um loop alongado de volta ao seu lado que não está arremessando. Para os destros, isso significa que ele se afasta de você, vira para a esquerda e faz um grande círculo ao voltar.
  • Perguntas
    Por que meu bumerangue não volta para mim?
    Ou você não o está arremessando corretamente ou ele é um bumerangue que não retorna.

Questionário de compreensão

Dicas

  • Se estiver ventando muito ou se os ventos forem inconsistentes, seus resultados também serão inconsistentes.

Avisos

  • Nunca tente pegar um bumerangue que esteja voltando muito rápido.
  • Esteja sempre atento ao seu entorno para evitar causar ferimentos ou danos materiais.
  • Arremessar alguns bumerangues de forma plana (paralela ao chão) fará com que eles se partam ao meio.
  • Tenha cuidado ao arremessar um bumerangue. Ele pode estar voltando para você muito rápido.
  • Use luvas sem dedos e proteção para os olhos ao arremessar um bumerangue.