Como testar os reflexos

Autor do artigo:Gabriel Silva

O teste dos reflexos musculares de uma pessoa é feito para avaliar o funcionamento do sistema nervoso central e periférico. A maneira como os músculos respondem à estimulação pode dizer ao médico muito sobre a saúde do cérebro, da medula espinhal e dos nervos. Para testar os reflexos de uma pessoa, o médico baterá em um tendão com um martelo de reflexo. Quando essa leve pressão é aplicada no ponto certo, os sinais são enviados ao músculo para que ele se contraia. Se o músculo não se contrair normalmente, o médico precisará fazer um trabalho adicional para descobrir a causa do problema.

Etapas

Reunindo materiais e encontrando a posição correta

  1. Etapa 1 Obter um martelo de reflexo.
    Obtenha um martelo de reflexo. Há uma variedade de estilos de martelos de reflexo para escolher. Alguns são leves e pequenos e foram projetados para serem balançados com uma pequena quantidade de força. Outros são ligeiramente pesados e usam a gravidade para exercer força sobre o tendão. Esses martelos estão disponíveis em empresas de suprimentos médicos e varejistas on-line.
    • A cabeça de um martelo de reflexo é feita de borracha. Isso ajuda a garantir que não doa quando o martelo bate em um tendão.
  2. Etapa 2 Escolha um músculo para testar.
    Escolha um músculo para testar. Há uma grande variedade de reflexos musculares que podem ser testados. O mais comum é o do joelho, mas qualquer articulação ou músculo grande pode ser avaliado. Alguns reflexos que geralmente são testados durante exames neurológicos incluem:
    • Tornozelo
    • Joelho
    • Abdômen
    • Antebraço
    • Bíceps
    • Tríceps
  3. Etapa 3 Localize o tendão que você tocará.
    Localize o tendão que você tocará. Ao testar os reflexos de uma pessoa, você precisará tocar diretamente no tendão que conecta o osso e o músculo que deseja testar. Sinta a área onde o tendão está normalmente localizado para que você possa encontrar sua posição exata. O tendão parecerá uma tira apertada de tecido sob a superfície da pele.
    • Por exemplo, se quiser testar os reflexos do joelho, você deve tocar no tendão patelar. Esse tendão está localizado logo abaixo da rótula do joelho. Sinta a parte inferior da rótula e, se necessário, peça à pessoa que mova o joelho para tornar o tendão mais visível.
  4. Etapa 4 Certifique-se de que o músculo esteja em uma posição neutra e possa se flexionar facilmente.
    Certifique-se de que o músculo esteja em uma posição neutra e possa se flexionar facilmente. Ao testar os reflexos, é necessário permitir que o músculo se mova livremente depois de ser estimulado. Certifique-se de que ele esteja em uma posição em que não esteja flexionado, mas que, quando for flexionado, não seja prejudicado. Por exemplo, se estiver testando os reflexos do joelho, a pessoa deve estar sentada em uma mesa de exame com as pernas penduradas livremente.
    • Se estiver testando o bíceps, permita que a pessoa se sente e apoie o braço no colo. Nessa posição, o cotovelo deve estar dobrado um pouco mais de 90 graus.
  5. Etapa 5 Considere testar seus próprios reflexos.
    Considere testar seus próprios reflexos. Embora não seja uma prática comum, você pode testar seus próprios reflexos. Como os reflexos são involuntários, desde que você posicione o músculo corretamente e toque no local adequado, o músculo deve responder.
    • Pode ser difícil colocar o martelo de reflexo na posição adequada para testar determinados reflexos. Por exemplo, o tendão de Aquiles seria difícil de testar em seu próprio corpo.
    • Testar seus próprios reflexos é uma boa maneira de praticar sua técnica de teste de reflexos.
    • Se você já tentou testar seus reflexos por conta própria e agora está preocupado com sua saúde, procure um médico para fazer o teste novamente. O teste de reflexos feito por um médico é mais confiável do que o teste feito por você mesmo.

Como fazer com que o músculo se contraia

  1. Etapa 1 Segure o martelo levemente.
    Segure o martelo levemente. Se estiver usando um martelo pequeno e leve, segure-o levemente entre o polegar e o indicador. Um martelo com peso pode ser segurado com a mão inteira, mas a pegada nesse tipo de martelo também deve ser leve.
    • Segurar o martelo levemente garante que você não aplique muita força ao bater no tendão.
  2. Etapa 2 Dê uma batida rápida.
    Use um golpe rápido. O teste de reflexo requer apenas um único impacto com o martelo. Mova o martelo e o pulso em um arco de 45 a 60 graus em direção ao tendão. Esse golpe deve ser feito de forma rápida e firme, batendo no centro do tendão.
  3. Etapa 3 Bata no tendão com a força adequada.
    Toque o tendão com a força adequada. Não é preciso muita força para fazer um músculo flexionar. O tendão deve ser tocado com firmeza, mas não com força suficiente para causar dor. O objetivo deve ser tocar o tendão com o mínimo de força possível e, ao mesmo tempo, provocar um reflexo. Pode ser necessário praticar um pouco para acertar.
    • Se você tiver um martelo com peso, ele foi projetado para criar força suficiente ao ser derrubado de uma distância de 10 a 12 centímetros. Não é necessário adicionar força adicional. A gravidade fará o trabalho.

Avaliação dos reflexos

  1. Etapa 1 Procure uma resposta rápida.
    Procure uma resposta rápida. Em um reflexo normal, o músculo se contrai rapidamente depois que o tendão conectado é estimulado. Essa resposta não é necessariamente imediata, mas deve ocorrer em um segundo após o estímulo.
  2. Etapa 2 Observe respostas exageradas ou repetidas.
    Observe as respostas exageradas ou repetidas. A hiperreflexia é uma condição na qual um músculo se contrai repetidamente quando é estimulado. Essa contração repetida será visível quando o músculo for estimulado.
    • Essa condição geralmente indica um mau funcionamento da comunicação na medula espinhal.
  3. Etapa 3 Avalie se a ausência de resposta se deve a um erro ou a um problema médico.
    Avalie se a ausência de resposta se deve a um erro ou a um problema médico. Para ter certeza de que você tocou o tendão corretamente, mas não houve resposta, você deve fazer isso várias vezes. Com a repetição dos testes de reflexo, você pode garantir que os resultados do teste estejam corretos e não se devam a um erro no método de teste.
    • A ausência de resposta à estimulação do tendão é chamada de hiporreflexia.
  4. Etapa 4 Compare os reflexos em dois músculos.
    Compare os reflexos de dois músculos. Ao testar os reflexos, pode ser útil avaliar a resposta comparando o mesmo músculo no lado oposto do corpo. Por exemplo, teste os reflexos em um tornozelo e, em seguida, teste imediatamente os reflexos no outro tornozelo. A comparação das respostas pode permitir que você identifique respostas anormais.
  5. Etapa 5 Classifique o reflexo.
    Classifique o reflexo. Para avaliar a qualidade dos reflexos, a maioria dos médicos os classifica em uma escala de 0 a 4. Essas classificações numeradas também podem receber um sinal de mais ou menos para indicar níveis adicionais de resposta. As notas numéricas correspondem às respostas da seguinte forma:
    • 0 é nenhuma resposta
    • 1 é uma resposta leve
    • 2 é uma resposta normal e rápida
    • 3 é uma resposta muito rápida
    • 4 é um reflexo de repetição anormal
  6. Etapa 6 Use os resultados do reflexo para o diagnóstico.
    Use os resultados dos reflexos para o diagnóstico. Os médicos usam seu grau de reflexos para verificar se os nervos estão funcionando de forma eficaz. Se o músculo reagir corretamente, os nervos do músculo estão se comunicando com o cérebro como deveriam. Se o músculo não reagir bem, então há um problema nos nervos entre o músculo e o cérebro. Esse problema pode ser causado por uma variedade de questões, portanto, o médico continuará fazendo outros exames médicos para descobrir a origem do problema.
    • Algumas condições médicas que podem causar reflexos musculares fracos incluem esclerose múltipla, diabetes, alcoolismo, amiloidose, uremia, deficiências de vitaminas, envenenamento por toxinas e certos tipos de câncer.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas