Como conversar com seu treinador sobre desistir

Autor do artigo:Gabriel Silva

Abandonar um esporte pode ser uma decisão difícil, mas você não deve ter medo de dar a notícia ao seu técnico. Talvez você precise de mais tempo para os trabalhos escolares, ou uma lesão pode tê-lo deixado com muita dor para continuar. Seja qual for o motivo, mantenha sua decisão e, a longo prazo, você poderá ser mais feliz.

O que você deve saber

  • Pense no motivo pelo qual você quer desistir e escreva um roteiro para si mesmo. Imagine como seu técnico reagirá e, em seguida, pratique seu discurso com um amigo.
  • Converse com seu técnico após o treino de maneira clara e calma. Comece dizendo algo como: 'Estive pensando sobre isso e preciso sair do time'.
  • Explique por que está saindo e diga quando planeja sair. Em seguida, agradeça a eles pela compreensão e pelo apoio.

Etapas

Criando confiança antes da discussão

  1. Etapa 1 Determine por que você quer sair.1Determine por que você quer parar. Falar com o seu coach será mais fácil quando você tiver definido os motivos pelos quais precisa sair. Talvez você tenha um motivo óbvio, como um problema de saúde. Talvez esteja apenas sobrecarregado ou estressado com suas obrigações. Ser capaz de colocar seus sentimentos em palavras o ajudará a conversar com o coach. Alguns motivos podem ser:
    • Você tem um problema de saúde ou lesão
    • Você precisa de mais tempo para se concentrar na escola ou no trabalho
    • Não está mais se divertindo
    • Você não tem mais tempo
    • Motivos familiares ou pessoais
    • O técnico ou os colegas de equipe são agressores
  2. Etapa 2 Identificar outras soluções.2Identifique outras soluções. Se estiver chateado com a ideia de sair ou se não tiver certeza de sua decisão, pode haver fatores que o ajudem a permanecer na equipe. Reflita sobre sua situação. Você e seu técnico podem chegar a um acordo para ajudá-lo a permanecer na equipe?
    • Se você está desistindo porque o esporte toma muito do seu tempo, talvez o técnico possa reduzir as horas de treino ou talvez os treinos possam ser reagendados para que se encaixem mais facilmente na sua agenda.
    • Se tiver problemas com outras pessoas da equipe, peça ao técnico para mediar suas discussões. Talvez vocês possam chegar a uma solução juntos.
    • Se estiver lesionado, você pode perguntar ao técnico se ainda pode participar de treinos e eventos à margem do campo até se recuperar. Se não tiver certeza de que poderá voltar a jogar, você pode se voluntariar para outras tarefas não intensivas, como o serviço de água.
  3. Etapa 3 Encontre apoio moral.3Encontre apoio moral. Se puder, pode ser útil pedir a outras pessoas que o apoiem em seus motivos para sair. Talvez eles possam lhe dar apoio moral enquanto você conversa com o treinador, ou talvez possam lhe dar uma nota assinada que explique os motivos da sua saída.
    • Se estiver saindo por motivos médicos, peça ao seu médico ou terapeuta uma carta assinada detalhando sua condição. Eles podem declarar na carta que recomendam que você pare de praticar o esporte.
    • Se estiver desistindo para se concentrar nos estudos, você pode pedir a um professor que escreva um bilhete dizendo que você precisa dedicar mais tempo aos seus trabalhos escolares.
    • Se você estiver no ensino fundamental ou médio, seus pais poderão acompanhá-lo quando você conversar com o treinador. Explique aos seus pais por que você quer desistir e pergunte se eles estariam dispostos a ajudá-lo a dar a notícia ao técnico.
  4. Etapa 4 Escreva o que você vai dizer primeiro.4Escreva o que você vai dizer primeiro. Você pode se preparar para falar com o seu coach escrevendo um esboço do que planeja dizer. Não é necessário escrever um roteiro; em vez disso, anote o motivo pelo qual você está desistindo e como você pode apresentar o tópico ao seu coach.
    • Pense em como o seu coach reagiria à sua desistência. Você acha que ele será compreensivo? Você teme que ele fique bravo? Tente se planejar para essa reação ao escrever suas razões. Como você responderia às objeções dele?
    • Mantenha um tom confiante, mas educado. Enfatize que você quer o melhor para a equipe, mas que sair é a coisa certa a fazer agora.
  5. Etapa 5 Pratique com um amigo ou membro da família.5Pratique com um amigo ou membro da família. Uma boa maneira de aumentar a confiança antes de se reunir com o técnico é praticar seu discurso com um membro da família ou amigo. Pergunte a eles se estariam dispostos a lhe orientar durante o processo.
    • Se não conseguir encontrar ninguém para ouvi-lo praticar, você pode falar consigo mesmo no espelho.
    • Talvez você não queira contar aos seus colegas de equipe que está desistindo antes de contar ao seu técnico. Você quer que o técnico receba a notícia por você, não por fofocas de vestiário.
  6. Etapa 6: Dê a si mesmo uma conversa animadora com antecedência.6Faça uma conversa animadora com antecedência. Você pode estar nervoso ao contar ao seu técnico sobre seus planos de sair. Antes de ter a conversa, energize-se com frases motivacionais. Elas podem lhe dar confiança e aliviar o nervosismo.
    • Você pode dizer: 'Você consegue. Basta dizer a eles o que está acontecendo'.
    • Você pode lembrar a si mesmo: 'Você se sentirá muito melhor depois de ter feito isso. Você pode fazer isso'.
    • Tente enquadrar a discussão em uma perspectiva positiva. Você pode dizer a si mesmo: 'Imagine como você ficará aliviado quando isso for feito. Você não terá mais tanto estresse todos os dias para se preocupar'.

Confrontando o seu coach

  1. Etapa 1 Pergunte ao seu técnico se vocês podem conversar depois do treino.1Pergunte ao seu técnico se vocês podem conversar depois do treino. É bom reservar um tempo para que você e seu técnico possam conversar a sós. No início do treino, pergunte ao seu técnico se ele tem alguns minutos para conversar depois. Isso o avisará que você precisa conversar sobre algo e ele não sairá imediatamente.
    • Você pode dizer: 'Ei, técnico, podemos conversar depois do treino de hoje? Tenho algo que preciso discutir com você'.
    • Se o técnico tentar perguntar sobre o que você quer conversar, diga: 'Gostaria de falar sobre meu futuro na equipe. Podemos conversar mais depois do treino'.
  2. Etapa 2 Diga a ele que está desistindo.2Diga-lhes que está desistindo. Quando chegar a hora, você deve dizer diretamente ao seu treinador que deseja desistir. Ao declarar isso em um tom claro e confiante, você demonstrará que está falando sério. Talvez você queira dizer a ele que pensou cuidadosamente sobre essa decisão e que essa é a decisão certa para você.
    • Você pode dizer: 'Estou pensando nisso há várias semanas e acho que tenho de pedir demissão'.
    • Outra forma de dizer isso é: 'Chegou a hora de eu partir para outras coisas. Preciso deixar a equipe'.
  3. Etapa 3 Explique por que você precisa sair.3Explique por que você precisa sair. Você deve dar ao seu técnico os motivos pelos quais deseja sair. Embora ele possa querer fazê-lo mudar de ideia, ao declarar o motivo pelo qual deseja sair, você demonstrará que pensou completamente nessa decisão.
    • Você poderia dizer: 'Preciso me concentrar em meu outro trabalho no momento. Minhas notas estão caindo e preciso me concentrar no meu GPA para conseguir um bom emprego'.
    • Você pode dizer: 'Tenho sentido dores na perna e fui ao médico. Estou com o menisco rompido e não poderei jogar por um tempo. Acho que isso me dará algum tempo para buscar outros interesses em minha vida'.
    • Se você tiver um atestado médico ou do professor, este é o momento de apresentá-lo. Diga: 'Tenho um atestado do médico ou do professor. Diga: 'Tenho um atestado do meu médico, se isso puder ajudar a explicar o problema'.
  4. Etapa 4 Diga a eles como você pode pensar em ficar.4Deixe-os saber como você pode considerar a possibilidade de ficar. Talvez você esteja desistindo por causa de um problema na equipe ou talvez o técnico possa acomodar algumas de suas necessidades. Se houver um motivo para você ficar, informe ao seu técnico qual é. Ele pode estar disposto a trabalhar com você para resolver o problema. Ele pode estar disposto a trabalhar com você para resolver o problema.
    • Você pode dizer: 'Vou ser sincero. Tive algumas discussões com membros desta equipe e, a menos que consigamos resolver algo entre nós, acho que é melhor para todos nós se eu for embora.'
    • Você pode dizer: 'Preciso de mais tempo para estudar para que minhas notas não caiam. Talvez se eu não tivesse que ir àquela sessão extra de musculação na sexta-feira, eu conseguiria administrar meu tempo com mais eficiência.'
    • Se você tiver um 'treinador de valentões', talvez seja melhor não dizer a eles que são o problema. Ele pode redirecionar a raiva dele para você. Em vez disso, informe que está se demitindo por motivos pessoais e não o provoque.
  5. Etapa 5 Diga a eles quando planeja parar.5Diga quando planeja parar. É bom informar ao seu técnico quanto tempo mais você pretende ficar na equipe para que ele possa se preparar adequadamente. Informe uma data em que não estará mais na equipe.
    • Você pode dizer: 'Estou planejando ficar até o fim da temporada, mas não voltarei depois disso'.
    • Como alternativa, você pode dizer: 'Só posso ficar por mais duas semanas. Sinto muito por ter que sair no meio da temporada'.
  6. Etapa 6 Agradeça a eles pela ajuda.6Obrigado por sua ajuda. Certifique-se de que seu técnico saiba que você aprecia o trabalho árduo dele desde que você se juntou a ele. Um agradecimento sincero pode mostrar que você é grato pela influência e ajuda dele enquanto praticou o esporte.
    • Você pode dizer: 'É difícil para mim ir embora e eu realmente agradeço tudo o que você fez. Muito obrigado por ter acreditado em mim até este ponto'.
  7. Etapa 7 Escreva um e-mail para o técnico se não puderem se encontrar.7Escreva um e-mail para o coach se não puder se encontrar com ele. Se não puder falar com o seu coach pessoalmente, um e-mail é a melhor maneira de entrar em contato. Você pode encontrar o e-mail do seu técnico em um diretório da escola, universidade ou liga. Se não conseguir encontrar o e-mail do técnico, tente escrever uma carta para ele. Entregue essa carta a um colega de equipe, que poderá repassá-la ao técnico.
    • Não é uma boa ideia desistir por escrito, a menos que você não consiga falar com o técnico pessoalmente. Talvez você precise desistir de repente e não possa ir a outro treino. Talvez esteja fazendo tratamento e não possa ver o treinador.
    • Uma carta pode ser: 'Caro técnico, é difícil dizer isso, mas tenho de sair do time. Sinto muito por não ter podido lhe contar pessoalmente. Tive de voltar para casa repentinamente por motivos pessoais e não poderei continuar nesta temporada. Não tenho certeza se poderei continuar jogando. Obrigado por todo o seu apoio e trabalho árduo. Eu sempre o apreciarei. Sinceramente, Trent'.
    • Se estiver no ensino fundamental ou médio, você pode colocar seus pais em CC no e-mail. Como alternativa, seus pais podem escrever o e-mail para você.

Como lidar com um treinador de bullying

  1. Etapa 1 Traga alguém com você.1Leve alguém com você. Se você tem um técnico conhecido por seu comportamento abusivo ou insultante, deve levar alguém com você. O técnico pode ser incentivado a usar uma linguagem mais educada se alguém de fora da equipe estiver presente. Você pode considerar a possibilidade de levar um dos pais, um professor ou um amigo.
  2. Etapa 2 Use frases com I.2Use frases com 'eu'. Evite culpar o técnico ou usar linguagem acusatória. Isso pode irritá-lo ainda mais. Em vez disso, use afirmações do tipo 'eu' para se concentrar em suas necessidades. As afirmações 'eu' são frases que começam com 'eu', em vez de 'você'. Elas podem ajudar a aliviar a tensão.
    • Por exemplo, em vez de dizer: 'Você sempre nos faz ficar uma hora até mais tarde depois do treino', você pode dizer: 'Não tenho tempo para fazer a lição de casa e preciso me concentrar nos estudos'.
  3. Etapa 3 Mantenha sua posição.3Seja firme. Alguns treinadores podem tentar persuadi-lo a mudar de ideia. Faça com que eles saibam que você está falando sério sobre parar de fumar. Diga-lhes que você refletiu cuidadosamente sobre a questão e que, a menos que eles façam adaptações sérias, você não poderá continuar.
    • Você pode dizer: 'Agradeço tudo o que esta equipe fez por mim, mas sinto que meu tempo aqui está chegando ao fim. Com a situação da minha família do jeito que está, preciso de espaço para cuidar da minha vida pessoal'.
  4. Etapa 4 Ignore o abuso.4Ignore o abuso. Se o seu técnico reagir com raiva ou abuso, tente se livrar dos insultos. Ele pode tentar chamá-lo de desistente ou culpá-lo para que fique. Seja firme e confiante em sua decisão de sair. Diga: 'Não sou um desistente. Apenas conheço meus limites e tenho outras coisas em minha vida nas quais preciso me concentrar.'
    • Alguns coaches podem tentar lhe dizer que você está cometendo um erro ou que se arrependerá de sua decisão. Você pode responder: 'Sei que esta é a decisão certa para mim agora. Embora eu possa me arrepender de ter saído, também posso me arrepender de não ter saído.'

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaE se meu melhor amigo estiver na equipe? Lembre-se de que é sua escolha fazer isso. Se você decidir que é hora de sair, pondere suas opções. Se for realmente o que você quer, então vá em frente.
  • PerguntaEstou com medo. O que devo fazer? Respire fundo e lembre-se de que tudo ficará bem. A conversa terminará antes que você perceba, e você se sentirá aliviado e relaxado depois que ela acontecer. Tente não se concentrar na reação do técnico ou dos colegas de equipe. Em vez disso, pense em como isso o beneficiará. Você terá mais tempo para relaxar. Não ficará tão estressado. Talvez você consiga se recuperar de uma lesão. Ao olhar para o lado positivo, conversar com seu técnico parecerá menos assustador.
  • PerguntaE se eu estiver desistindo por motivos acadêmicos? Isso é aceitável? Razões acadêmicas são um motivo comum para as pessoas abandonarem um esporte. Lembre-se de que a escola é muito importante. Poucos atletas se tornam profissionais. Seu trabalho escolar o ajudará a se preparar para uma carreira bem-sucedida e gratificante, o que também é importante para sua vida. Isso não significa que seu esporte não seja importante; significa apenas que você está priorizando outra coisa em sua vida.

Dicas

  • Dê um aperto de mão em seu técnico quando terminar. Isso demonstra respeito e, de certa forma, agradece.
  • É melhor desistir no início da temporada do que procrastinar e decepcionar a equipe.
  • Se o técnico tentar persuadi-lo, não dê ouvidos. Tente manter o foco na desistência ou o técnico ainda achará que você gosta do esporte.

Avisos

  • Pode ser difícil abandonar um esporte, especialmente se você dedicou anos de tempo e esforço a ele. Veja isso como uma oportunidade de buscar outros interesses.
  • Não há nada de errado em abandonar um esporte. Se o técnico tentar chamá-lo de desistente, reafirme seus pontos fortes e habilidades. Mantenha-se positivo e lembre-se do que há de bom em você.