Como saber a qualidade de uma espada japonesa

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria das pessoas compra espadas porque elas parecem legais, ou porque são ou querem ser colecionadores. Bem, se algum dia você se dedicar ao kendo ou ao kenjutsu, essas espadas 'legais' que você comprou por um bom preço podem se tornar, na verdade, uma armadilha de dinheiro. Enquanto estiver lendo isso, você também pode aprender alguns termos japoneses.

Etapas

  1. Etapa 1 Verifique se o Tsukaito (amarração) está apertado.1Verifique se o tsukaito (amarração) está apertado. Pule esta etapa se não houver Tsukaito.
  2. Etapa 2 Certifique-se de que a espada tenha um Sageo se planeja usá-la.2Certifique-se de que a espada tenha um Sageo se planeja usá-la.
  3. Etapa 3 Verifique se a ponta da lâmina não está em um ângulo muito agudo.3Verifique se a ponta da lâmina não está em um ângulo muito agudo.
  4. Etapa 4 Considere do que a lâmina é feita.4Considere do que a lâmina é feita. Se alguém disser que a espada é de aço carbono, provavelmente não sabe o que está dizendo nesse contexto (o aço sempre tem carbono, caso contrário seria ferro). No entanto, de modo mais geral, o termo aço-carbono é útil para distinguir lâminas não inoxidável de lâminas inoxidável. Entretanto, uma lâmina japonesa antiga ou funcional genuína não seria inoxidável. Se for inoxidável, é quase certo que se trata de uma reprodução moderna projetada apenas para ser colocada em uma parede - ela terá pouco valor e não manterá o fio bem afiado, se é que o fará.
  5. Etapa 5 Saiba como verificar o afiamento da lâmina com segurança.5Saiba como verificar a afiação da lâmina com segurança. Se a lâmina tiver recebido manutenção adequada ou tiver sido criada recentemente para uso (existem algumas lâminas modernas genuínas), certifique-se de que a lâmina esteja mais afiada do que qualquer faca de cozinha que você já tenha conhecido. Cuidado para não se cortar!
  6. Etapa 6 Verifique se a espada tem um Mekuki (um pino que prende a lâmina ao cabo).6Verifique se a espada tem um Mekuki (um pino que prende a lâmina ao cabo).
  7. Etapa 7 Certifique-se de que a lâmina não seja um triângulo.7Certifique-se de que a lâmina não seja um triângulo.
  8. Etapa 8 Procure a linha que você vê atravessando a parte de trás da espada.8Procure a linha que você vê atravessando a parte de trás da espada. Isso é chamado de fuller na linguagem ocidental de lâminas e é geralmente aceito que é usado para aliviar a lâmina e torná-la mais flexível, sem enfraquecê-la. Algumas outras escolas de pensamento sugerem que ele existe para que você possa puxar a espada para fora do músculo e do tecido de alguém, o que normalmente cria uma sucção que mantém a lâmina no corpo da pessoa (nesse caso, é chamado de 'Blood Groove'). Raramente, ele pode ter sido usado para cortar uma impureza no metal.
  9. Etapa 9 Verifique o brilho e o fosco.9Verifique o brilho e o fosco. A parte de trás da lâmina e os lados adjacentes devem ser brilhantes (há katas em que você usa sua katana para se certificar de que ninguém está atrás de você usando a superfície espelhada da espada), mas o centro e a borda podem ser mais foscos (mas ainda razoavelmente polidos) e devem ter um padrão de 'grão' semelhante ao da madeira ou da água (pense em ondulações ou ondas). Esses padrões são exclusivos de cada lâmina (se forem genuínos e não gravados) e são uma parte importante da beleza e da personalidade de uma lâmina específica. Em lâminas antigas, o padrão se forma como resultado do processo de estratificação e forjamento, mas em lâminas modernas ele pode ser 'falso' e resultado de gravação com ácido.
  10. Etapa 10 Entenda a idade da lâmina, já que as lâminas japonesas podem ser classificadas de acordo com a idade da lâmina. 'era' in which they were crafted (eg.10Entenda a idade da lâmina, pois as lâminas japonesas podem ser classificadas de acordo com a 'era' em que foram fabricadas (por exemplo, Gendo para lâminas fabricadas de 1877 a 1945). Como regra geral, quanto mais antiga for a lâmina, melhor será sua qualidade, embora o trabalho de cada ferreiro seja um fator importante para isso (ou seja, uma lâmina antiga feita por um ferreiro menor pode não ser igual a uma lâmina mais recente feita por um mestre famoso). Em particular, qualquer lâmina fabricada antes ou depois da Segunda Guerra Mundial tem uma probabilidade maior de ser produzida em massa e/ou inferior, embora existam alguns ferreiros modernos de boa reputação. Em média, essas lâminas mais recentes valeriam a pena para fins de treinamento ou lembrança, mas não tanto como objeto de coleção.
  11. Etapa 11 Faça uma pesquisa.11Faça uma pesquisa. Se estiver investindo muito dinheiro, antes de fazê-lo, obtenha um bom livro sobre a avaliação de lâminas japonesas antigas, examine o máximo que puder para ter uma noção (vá a um museu) ou (o melhor de tudo) peça a um profissional para avaliar o item.
    • Se a espada tiver importância ou valor histórico significativo e você a tiver estragado ao tocá-la com as mãos, saiba que o polimento adequado da espada pode custar até US$ 1.000 por polegada.

Vídeo

Dicas

  • Uma espada feita à mão não é fabricada na China.
  • Ao comprar a espada, certifique-se de segurá-la em algo, pois é ruim carregar armas.
  • Para a proteção a longo prazo do material da espada (especialmente as partes não metálicas ou não de tecido) e onde não se espera o uso, a 'Renaissance Wax' pode ser um bom protetor. No entanto, em caso de dúvida, pergunte a um especialista ou pesquise primeiro. Leia as instruções antes de aplicar a cera! Não use cera ou óleo comum para preservar uma lâmina, use um óleo de espada de qualidade, como óleo de cravo puro. Não use ácidos para remover!

Avisos

  • Tenha muito cuidado ao manusear a espada - você pode danificá-la ou se machucar se não a manusear corretamente.
  • Não tente afiar uma lâmina antiga ou de alta qualidade por conta própria, a menos que saiba o que está fazendo - você provavelmente arranhará a lâmina ou até mesmo destruirá a 'geometria' (perfil da borda) da lâmina!
  • Lembre-se de que as boas espadas são aquelas que podem machucá-lo.
  • A NBTHK fornece as melhores informações sobre etiqueta e manutenção de espadas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaTenho uma lâmina estampada que começa com H e letras japonesas atrás do H. Como posso verificar se ela é autêntica se não conheço as letras japonesas? Copie o símbolo em um papel da melhor forma possível e, em seguida, fotografe-o no Google Translate para lê-lo.
  • PerguntaE se a bainha e o cabo forem de madeira entalhada? As lâminas japonesas tradicionais têm bainhas de madeira, bem como cabos de madeira entalhados. Não há problema se a sua katana não tiver um cabo enrolado, mas isso é tradicional. Normalmente, se sua katana não estiver embrulhada, isso mostra que o fabricante não entende muito de katanas, mas não pense que isso significa que o trabalho dele é de baixa qualidade!
  • PerguntaA tsuba precisa ser de um material específico? Sim e não. A tsuba pode ser de qualquer material, mas geralmente é de ferro, latão ou aço. Mas lembre-se de que, se ela for feita de algo como plástico ou polipropileno, a katana provavelmente é de baixa qualidade. Tsubas de madeira podem ser usadas, mas tente evitá-las, pois elas tendem a ser mais frágeis do que as outras.