Como saber a diferença entre um caiaque e uma canoa

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para os iniciantes em esportes aquáticos, a diferença entre uma canoa e um caiaque pode ser bastante confusa. Canoas e caiaques são barcos leves, normalmente impulsionados e controlados por pessoas usando remos, mas cada barco é único em sua própria maneira. Embora ambos possam ser usados para recreação, bem como para esportes aquáticos, pesca e viagens, há algumas diferenças importantes a serem observadas ao distinguir um do outro.

Etapas

  1. Etapa 1 Aprenda as classificações básicas.
    Aprenda as classificações básicas. Canoas e caiaques são classificados por letras e números. A letra se refere ao tipo de barco que está sendo usado, e o número se refere ao número de remadores no barco. Embora existam vários tipos de canoas e caiaques para diferentes atividades aquáticas, condições da água e níveis de habilidade, as classificações dos barcos geralmente seguem um sistema comum de letras e números. Por exemplo, uma canoa típica com um remador seria definida como C1 (solo). Uma canoa com dois remadores seria definida como C2 (tandem). Embora as canoas típicas tenham um convés aberto (o que significa que a parte superior do barco e, consequentemente, a parte interna do barco, está aberta aos elementos), algumas canoas usadas em competições ou em condições de água mais adversas podem ter um cockpit fechado, alterando, portanto, as classificações.
    • Nesse exemplo, uma canoa típica poderia ser classificada como OC1, enquanto a canoa com cockpit fechado poderia ser classificada como C1.
    • Um caiaque solo seria representado por K1, enquanto um caiaque em tandem seria K2 e K4 representaria uma tripulação de quatro pessoas.
  2. Etapa 2 Observe as diferenças de finalidade.
    Observe as diferenças de finalidade. No mundo da navegação recreativa, as canoas tendem a ser a 'caminhonete', enquanto os caiaques tendem a ser mais como um 'carro esportivo', metaforicamente falando.
    • As canoas são consideradas práticas, versáteis e fáceis de manejar. Essas características fazem com que as canoas sejam ótimas para remar a lazer com a família em águas relativamente calmas.
    • Os caiaques, por outro lado, normalmente levam menos pessoas e podem se deslocar mais rápido do que as canoas, razão pela qual são preferidos para competições e condições de água desafiadoras.
  3. Etapa 3 Observe as diferenças de design.
    Observe as diferenças no design. Como mencionado anteriormente, as canoas típicas normalmente têm um deck aberto, enquanto os caiaques normalmente têm um deck fechado. As diferenças entre os dois decks são essencialmente óbvias: os decks abertos expõem a parte superior e interna do barco ao mundo, enquanto os decks fechados cobrem a parte superior e interna do barco. Assim, uma canoa com convés aberto dá ao(s) remador(es) a oportunidade de se movimentar livremente, enquanto um caiaque com convés fechado envolve o(s) remador(es) e oferece proteção e assento seguro.
    • Para águas mais agitadas, como caiaque no mar ou em águas brancas (classe 3 e acima), o convés fechado combinado com uma saia de spray é significativamente vantajoso. Uma saia de spray é um material de cobertura que envolve os remadores para ajudar a manter a água fora do interior do barco.
  4. Etapa 4 Observe as diferenças nas posições dos assentos.
    Observe as diferenças nas posições dos assentos. Os remadores em uma canoa normalmente se sentam de duas maneiras: sentados ou ajoelhados. Quando sentado, o remador da canoa se senta em um assento e coloca os joelhos contra a borda superior e a borda do barco. Quando ajoelhado, o remador da canoa se posiciona mais perto da frente do assento e encosta os joelhos nas laterais do barco para ter estabilidade. Os remadores de caiaques geralmente se sentam mais abaixo do casco (fundo) do barco em um cockpit e têm as pernas esticadas para a frente dentro do caiaque, com os joelhos apoiados nas braçadeiras de apoio para as coxas.
  5. Etapa 5 Observe as diferenças entre os remos.
    Observe as diferenças entre os remos. Em uma canoa, o remador normalmente usa um remo de lâmina única. Os remadores de caiaque geralmente usam pás de duas pás. Como os remadores de caiaque geralmente ficam sentados em uma posição mais baixa do que os remadores de canoa (com a posição sentada logo acima da linha d'água, em vez de sentados bem acima da linha d'água em uma canoa), um único remo não proporciona uma propulsão eficiente.
    • Algumas vantagens de usar um remo com duas pás são a facilidade de aprender a técnica e o ritmo mais rápido.
    • Algumas das vantagens de usar um remo de lâmina única são a conservação de energia e a minimização do ziguezague na água.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Peça a um remador experiente que lhe mostre as diferenças entre um caiaque e uma canoa. Os funcionários de uma loja de artigos para atividades ao ar livre também podem compartilhar conhecimentos valiosos sobre as diferenças entre os dois tipos de barcos e qual deles pode ser o ideal para você.

Avisos

  • Sempre use um colete salva-vidas ou um dispositivo de flutuação para se proteger caso caia na água. Isso acontece, mesmo nos dias mais calmos. Os capacetes também são obrigatórios em águas brancas ou em qualquer tipo de água em movimento próximo a rochas.
  • O caiaque em corredeiras é um esporte de 'risco assumido', mas o caiaque/canoagem no mar também pode apresentar situações de risco de vida.
  • Antes de praticar qualquer esporte a remo, certifique-se de estar ciente dos riscos e de tomar as devidas precauções. Ou peça ao seu instrutor para explicar os riscos e as precauções de segurança que devem ser tomadas.