Como ensinar a si mesmo os fundamentos do karatê

Autor do artigo:Gabriel Silva

A filosofia por trás do karatê é vasta e complexa. Ela se origina de milhares de anos de combate armado e desarmado. As técnicas que foram aperfeiçoadas há centenas de anos ainda estão sendo aperfeiçoadas repetidamente por cada nova geração. O budismo, o taoismo e o código do Bushido tiveram um papel importante no desenvolvimento da filosofia das artes marciais. O karatê em sua forma moderna foi estabelecido há cerca de 400 anos no Japão, com suas raízes derivadas principalmente do Kung Fu chinês. Veja o Passo 1 abaixo para começar a aprender os fundamentos dessa forma de arte.

Etapas

Entrando na zona

  1. Etapa 1 Meditar....
    Medite. (Mais de 5 minutos) Esvazie sua mente de todos os pensamentos; concentre-se em inspirar pelo nariz e expirar pela boca; respirações profundas e constantes e uma mente clara o prepararão para aprender karatê. Não há limite de tempo, mas meditar por pelo menos 5 minutos deve limpar seus pensamentos o suficiente para permitir que você se concentre. E sim, a meditação pode definitivamente melhorar suas habilidades de luta!
    • Esqueça a escola. Esqueça o trabalho. Esqueça a família, os problemas, tudo - visualize-os evaporando diante de seus olhos. Quando tudo tiver desaparecido, você verá uma sala vazia e, no centro da sala vazia, uma bola de fogo começará a crescer do vazio. Essa chama de força e energia de disparo deve representar tudo o que você espera alcançar com o treinamento de Karatê. Quando terminar a meditação, a sala deverá estar totalmente envolvida por nada além da chama.
  2. Etapa 2 Aquecimento....
    Aquecimento. (10 minutos) Comece com correndo no lugar ou ao redor do quarteirão por cerca de 5 minutos; mais cerca de 5 minutos (ou 20 repetições cada) de flexões, abdominais (ou abdominais), levantamentos de pernase invertidas flexões.
    • O aquecimento é vital para a capacidade de trabalho de seus músculos. Se você não os deixar soltos e prontos antes de iniciar o treinamento e o alongamento, eles entrarão em greve contra você e até mesmo os movimentos básicos serão difíceis de executar adequadamente.
  3. Etapa 3 Alongamento....
    Alongamento. (15 minutos) Alongar todos os principais grupos musculares primeiro é essencial para um corpo solto e flexível; obtenha um livro sobre alongamento se você ainda não souber quais exercícios de alongamento fazer. No caratê, alongamento das pernas é fundamental para não se machucar.
    • O alongamento vem depois do aquecimento. Quando seus músculos estiverem aquecidos, é quando eles estarão mais receptivos ao alongamento - quando o alongamento será mais seguro e eficaz.
  4. Etapa 4 Entenda a filosofia por trás do caratê.
    Entenda a filosofia por trás do caratê. Para o observador não treinado, o caratê pode parecer que se trata de exibições ostensivas de violência. Na verdade, é exatamente o oposto. O caratê tem a ver com paz e, mais do que isso, com paz de espírito. Na vida, o conflito é inevitável. Quando isso acontece, ele deve ser tratado rapidamente e com força. O resultado é uma confiança natural que tem um ar de humildade.
    • Essa é uma forma de arte que envolve a mente e o espírito tanto quanto o corpo. Todos os três devem se desenvolver simultaneamente para que o praticante realmente domine esse esporte. Enquanto o corpo precisa se lembrar de como se mover, a mente, por sua vez, precisa se lembrar de como ficar quieta.
    • Todas as artes marciais começam e terminam com cortesia. Há muito pouco de egoísta no caratê. Acredita-se que em sua devoção há recompensa.

Domínio das posturas, do equilíbrio e da força

  1. Aprenda as posturas básicas. Sim, sim, sim, você quer ir para as coisas divertidas. Infelizmente, seus chutes, golpes e bloqueios não serão eficazes se você não tiver a postura correta. Você não esperaria ser um grande jogador de beisebol se segurasse o taco da maneira errada, não é mesmo? Não. O básico é o que realmente faz um grande karateca (praticante de karatê).
    • Há diferentes tipos de caratê. Você descobrirá que diferentes posturas são tradicionais, dependendo do tipo que estiver praticando. A maioria dos tipos de caratê tem alguma variação das três posturas a seguir:
      • A postura natural ou de caminhada (shizentai-dachi) é quando o pé dianteiro está apontando para frente e o pé traseiro está em um ângulo de 45 graus apontando para trás. Seus pés estão separados em uma largura natural, ou de caminhada.
      • A postura frontal (zenkutsu-dachi) é como a postura natural, mas os pés estão mais afastados e o peso está principalmente na perna da frente.
      • Postura de gato ou postura de costas (nekoashi-dachi). O posicionamento dos pés é semelhante ao da postura de caminhada, mas o peso está principalmente na perna de trás. O calcanhar dianteiro, se você preferir, pode ser levantado.
  2. Comece com a postura de prontidão. As posturas acima são posturas de luta. Entretanto, no início de qualquer luta, você precisará começar com a postura de prontidão. Você tem três opções básicas:
    • A postura de prontidão na série Fukyugata tem os calcanhares juntos e os dedos dos pés apontando para fora em um ângulo de 60 graus.
    • A postura de prontidão na série Pinan tem os pés na largura dos ombros e os dedos dos pés apontando para fora em um ângulo de 45 graus.
    • A postura de prontidão na série Naihanchi tem os pés diretamente juntos e paralelos.
  3. Esteja ciente de seu equilíbrio. O karatê não é exatamente algo em que pessoas bêbadas seriam boas, e por um bom motivo: é preciso ter uma imensa capacidade de equilíbrio. Essa é parte da razão pela qual as posturas são tão importantes! Elas centralizam seu corpo, permitindo que você seja fluido e, ao mesmo tempo, forte. Mas essa força que você sente em sua postura não pode desaparecer quando você começa a chutar!
    • Sempre pense em seu centro de gravidade. Se você espalhar os pés, você o abaixará, o que lhe dará estabilidade e mais força para o ataque. Mas se você abaixar demais, perderá mobilidade e velocidade. Quando se trata de equilíbrio, há um meio termo que você precisa encontrar.
    • Embora o equilíbrio seja importante, quando você começar a ter que se defender, também precisará ser capaz de mudar esse equilíbrio rapidamente. Se ficar em uma posição por muito tempo, seu oponente poderá atacá-lo facilmente! Por isso, as transições entre as posturas também são importantes.
  4. Concentre-se em sua força e velocidade. Há muitas pessoas (leia-se: ratos de academia) que levantam centenas e centenas de quilos, mas ainda assim não se destacariam no caratê. Não se trata de músculos - trata-se de potência e velocidade.
    • Os dois estão altamente conectados. Um caminho mais longo até o alvo o ajudará a desenvolver mais velocidade e, portanto, potência. Se você usar todo o seu corpo, terá mais força por trás do seu ataque e, necessariamente, empregará mais velocidade. Entretanto, pense no karatê não como a capacidade de mover um objeto grande, mas como a capacidade de mover um objeto pequeno rapidamente e com precisão detalhada.
  • A postura natural ou de caminhada (shizentai-dachi) é quando o pé dianteiro está apontando para a frente e o pé traseiro está em um ângulo de 45 graus apontando para trás. Seus pés estão separados em uma largura natural, ou de caminhada.
  • A postura frontal (zenkutsu-dachi) é como a postura natural, mas os pés estão mais afastados e o peso está principalmente na perna da frente.
  • Postura do gato, ou postura para trás (nekoashi-dachi). O posicionamento dos pés é como a postura de caminhada, mas o peso está principalmente na perna de trás. O calcanhar dianteiro, se você preferir, pode ser levantado.

Dominando os movimentos

  1. Trabalhe em seus socos e bloqueio. (15 minutos) Há alguns socos essenciais que você precisará aprender para atacar com eficácia. O soco reto, o corte superior, a mão de faca, mão de lançacotovelo e punho de trás. Pratique-os na ordem e alterne as mãos.
    • O bloqueio é igualmente importante! Pratique o bloqueio como se esses fossem os socos com os quais você estivesse sendo atacado. Faça experiências com combinações e contra-ataques. Defenda, ataque, defenda, ataque... etc.
    • Para que conste, os dois primeiros nós dos dedos são os mais fortes da sua mão. Elas podem ser alinhadas com os ossos do antebraço (rádio e ulna) para aumentar a força. Os erros mais comuns são quando as pessoas têm o punho torto, socam muito alto ou socam com o ombro.
  2. Pratique chutes. (15 minutos) Dez repetições de qualquer chute serão suficientes para fortalecer as pernas. Concentre-se além do alvo para obter o máximo de força, mas pratique o fluxo do movimento para obter uma fluidez graciosa em seus movimentos; como um cisne, a força o acompanhará.
    • Há cinco chutes básicos de karatê:
    • O chute frontal. Basicamente, pense no seu pé balançando à sua frente como se estivesse estalando uma toalha. Em posição natural, você levanta o pé de trás, dobra o joelho e estala (daí o nome) a perna na sua frente e a puxa imediatamente de volta para onde estava.
    • O chute de encaixe lateral. O mesmo que o chute frontal... só que para o lado.
    • O chute lateral de confiança. Levante o pé de chute até o joelho oposto, chute e gire o quadril para frente. Nos chutes de encaixe, o tronco permanece ereto. Nos chutes de confiança, o tronco fica mais alinhado com a perna de chute, descendo para impulsionar a perna de chute para cima.
      • O cara no gif acima está fazendo um chute de confiança. Está vendo como o tronco dele desce?
    • É o chute de confiança para trás. Como o chute lateral de confiança, mas você está olhando para trás e chutando na mesma direção em que está olhando.
    • O chute circular. Na postura de gato, puxe a perna que está chutando para cima em direção ao mesmo cotovelo. Balance os quadris para a frente e gire, criando o 'redondo' no chute circular. Em seguida, volte a chutar o mais rápido possível.
  3. Comece a treinar. (Mais de 15 minutos) Encontre alguém com quem praticar e use todas as suas técnicas para lutar com essa pessoa por 15 a 30 minutos. O sparring o ajudará a aumentar sua resistência e capacidade de lançar combinações e se defender contra vários ataques ou vários atacantes, depois de dominar determinadas técnicas de bloqueio e ataque.
  4. Pratique todos os kata (literalmente, 'forma de prática') repetidamente. Concentre-se em um kata em particular para aquela sessão. Depois de dominá-lo, você pode seguir em frente. É importante se concentrar em kata de nível inferior e de nível superior para refinar e melhorar.
    • Não deixe de revisitá-lo quando o tiver! Depois de dominar vários, junte-os e trabalhe em combinações cada vez mais difíceis à medida que os dias avançam.
  • O cara no gif acima está fazendo um chute de confiança. Está vendo como o tronco dele desce?

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso me tornar mais forte?
    Você pode ficar mais forte por meio de exercícios, treinamento com pesos, alimentação saudável repleta de nutrientes e desenvolvimento de um treino destinado a fortalecer partes específicas de seu corpo. Há muitas coisas nesse tópico que não podem ser respondidas em um curto espaço de tempo, portanto, para obter mais ajuda sobre esse assunto, consulte Como ficar forte.
  • Perguntas
    Posso aprender artes marciais sozinho?
    É melhor aprender artes marciais com profissionais devidamente treinados e ter colegas de classe com os quais você possa interagir e aprender técnicas adequadas de defesa (e, se for o caso, de ataque), o que não é possível fazer sozinho. Dito isso, alguns movimentos básicos e o aprendizado para iniciantes podem ser feitos por você mesmo como preparação para começar ou praticar em uma aula de artes marciais. Para obter mais informações, consulte Como ensinar artes marciais a si mesmo.
  • Perguntas
    Qual é a melhor idade para começar a praticar artes marciais?
    A resposta depende do tipo de artes marciais e das regras da escola ou do dojo. Também depende de quão pronta a criança está - para as artes marciais, a criança deve ser capaz de seguir as regras, ter boa coordenação, capacidade de se concentrar bem e estar disposta a participar. Algumas escolas aceitam crianças pequenas em aulas especiais focadas em movimentos e jogos fáceis, enquanto outras escolas preferem que as crianças estejam pelo menos no ensino fundamental, mas ainda assim ajustam as aulas às habilidades da criança. Embora seja uma boa ideia começar com uma criança pequena, avalie a adequação com base no nível de prontidão da criança e no interesse claramente expresso, e converse com a escola ou dojo que você acha que pode ser adequado para seu filho para descobrir qual idade eles consideram apropriada.

Dicas

  • Ao dar um soco, mantenha-se relaxado até pouco antes de atingir o alvo.
  • Ao lutar ou fazer sparring, mantenha contato visual com o oponente o tempo todo.
  • Os chutes retos podem usar a bola do pé ou o calcanhar; mantenha os dedos dos pés para trás ou eles poderão ser danificados. Os chutes laterais sempre usam a lâmina do pé ou o calcanhar. Os chutes com o machado sempre atingem o calcanhar. Os chutes circulares podem atingir a canela, a parte superior ou a bola do pé; os chutes circulares com a canela podem ser particularmente eficazes.

Avisos

  • Lembre-se de que seu parceiro de treino é real, não um saco de pancadas. Recomenda-se o uso de equipamentos de segurança e sempre seja cuidadoso.
  • Ao bloquear um chute ou soco de um adversário de sparring, lembre-se sempre de bloquear com o antebraço.
  • Sempre alongue, e alongue tudo. Puxar um músculo ou romper um tendão é extremamente doloroso!