Como ensinar artes marciais a si mesmo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender uma arte marcial é bom para o corpo e para a mente. Dependendo de onde você mora, pode ser difícil encontrar uma escola, quanto mais pagar pelas aulas. Nada substitui a experiência adquirida ao treinar com um instrutor. No entanto, existem algumas opções para o estudante que mora em casa.

Etapas

Escolhendo seu estilo

  1. Etapa 1: Pense por que você quer aprender uma arte marcial.
    Pense no motivo pelo qual você quer aprender uma arte marcial. As pessoas começam a aprender uma arte marcial por vários motivos. Talvez você se sinta fora de forma, ou talvez não queira mais ser alvo de críticas.
    • As artes marciais são uma boa maneira de aumentar o respeito próprio. Quando começar a treinar, você começará a se entender melhor. Isso o ajudará a entender e respeitar os outros também.
    • As artes marciais o ajudarão a definir e superar seus pontos fracos. Elas são desafiadoras e fortalecedoras ao mesmo tempo.
  2. Etapa 2 Pesquise diferentes artes marciais.
    Pesquise diferentes artes marciais. Antes de começar a chutar árvores e socar paredes, faça uma pesquisa sobre artes marciais. Não escolha apenas o que é popular no momento. Encontre uma que seja de seu interesse.
    • Há muitos tipos diferentes de artes marciais. Há estilos duros, que se concentram na força, e estilos suaves, que se concentram na manipulação da energia.
    • Outro benefício de pesquisar artes marciais é ampliar seu conhecimento sobre estilos de luta. É uma boa ideia ter um conhecimento prático de outros estilos se você quiser ser um artista marcial.
  3. Etapa 3 Escolha...
    Escolha um estilo que combine com você. Algumas artes favorecem a força e outras a agilidade. Pense nas qualidades que você tem e no que deseja cultivar como artista marcial.
    • Se você quiser praticar uma arte marcial mais tradicional, procure o Kung Fu ou Aikido. As artes tradicionais tendem a dar muita ênfase à filosofia por trás das artes marciais.
    • Se você tem pernas longas, pode considerar o Taekwondo, que enfatiza os chutes. Se você for um pouco mais corpulento, procure o Jiu-jitsu, uma arte de luta proeminente.
    • Não existe uma arte marcial 'certa' para estudar. Existe apenas a arte marcial certa para você.
  4. Etapa 4 Considere quanto tempo você pode investir no treinamento.
    Considere quanto tempo você pode investir no treinamento. O treinamento em artes marciais é um ato de dedicação, independentemente da arte que você escolher. Ainda assim, algumas artes exigirão mais tempo do que outras.
    • Se você escolher uma arte como a Capoeiraque é uma mistura de dança e luta, espere passar uma quantidade significativa de tempo aprendendo movimentos complexos.
    • Outras artes, como Boxeou Jeet Kune Do, são construídas com base na eficiência de movimentos e na simplicidade. Além disso, há muito mais recursos para aprender essas artes.
  5. Etapa 5 Encontre materiais para ajudá-lo a treinar.
    Encontre materiais para ajudá-lo a treinar. Depois de saber o que deseja estudar, encontre recursos e equipamentos para ajudá-lo ao longo do caminho. Dê uma olhada em alguns livros ou assista a vídeos on-line.
    • Invista em um saco de pesos se quiser tirar o máximo proveito do treinamento sozinho.
    • Há muitas escolas que anunciam aulas de artes marciais on-line. Embora não seja a mesma coisa que ir a uma escola, você ainda pode aprender mais do que se treinasse sozinho.

Treinamento de seu corpo

  1. Comece devagar. Como um artista marcial iniciante, comece com o básico. Não vá direto para chutes ou acrobacias extravagantes. Comece com os blocos de construção de seu estilo escolhido.
    • Preste atenção ao seu trabalho de pés enquanto pratica. Após cada golpe ou combinação, certifique-se de ter uma boa postura.
    • Imagine que seu oponente está na sua frente. Pratique os golpes, mas pratique também a manutenção da guarda.
  2. Pratique. A única maneira de se destacar em uma arte marcial é praticando. Embora a maioria das pessoas pense em kung fu quando pensa em artes marciais, o termo 'kung fu' tem pouco a ver com luta. Quando traduzido, significa algo como 'boa habilidade'.
    • Busque a consistência em sua prática. Essa é a única maneira de manter o nível de condicionamento físico necessário para se destacar nas artes marciais.
    • Ao socar o saco de pancadas, por exemplo, concentre-se em acertar o mesmo ponto todas as vezes. Não dê socos descontrolados. Vá devagar e não tenha pressa. Sua meta é primeiro a precisão, depois a força.
    • Esforce-se. À medida que progredir em seu treinamento, pratique por mais tempo. Se você começou com 50 chutes, tente 100. Mas não exagere. Tome cuidado para não se machucar durante o treinamento. Conheça seus limites e trabalhe para superá-los.
    • É especialmente fácil cair em maus hábitos quando se treina sozinho. Sempre reserve um tempo para redefinir sua postura e examinar suas ações durante o treinamento.
    • Aprenda novas técnicas. Quando você se sentir confortável praticando o básico, passe para técnicas mais complicadas. No entanto, não se esqueça do que você já sabe. Desenvolva seu conhecimento marcial praticando tudo quando estiver treinando.
  3. Etapa 3 Encontre um parceiro.
    Encontre um parceiro. É difícil desenvolver todas as habilidades necessárias de um artista marcial se você só puder treinar sozinho. A melhor coisa que você pode fazer para progredir é encontrar alguém para treinar com você.
    • Seu parceiro não precisa treinar no mesmo estilo que você para ser um parceiro de treinamento eficaz.
    • Tente pedir a seus amigos que tenham interesse em aprender artes marciais para treinar com você. Pode ser mais fácil aprender juntos.
    • Se você tiver algum amigo que treine uma arte marcial, peça a ele algumas dicas ou veja se ele gostaria de treinar um dia.
  4. Caixa de sombra. Quando você não conseguir encontrar um parceiro, pratique boxe de sombra. O boxe de sombra exige que você imagine um oponente à sua frente, mantendo-se em movimento o tempo todo. Você precisa visualizar tanto os movimentos do oponente quanto os seus.
    • Comece com um quarto da velocidade em que você normalmente lutaria. Se você quiser fazer isso corretamente na velocidade máxima, terá de fazê-lo devagar primeiro. O objetivo do boxe sombra é a precisão, não a velocidade.
    • Quando estiver praticando boxe sombra, esteja ciente do tempo ou ritmo de seus movimentos. Todos os elementos da luta são baseados no tempo. Se você perceber que está acelerando, relaxe e tente diminuir o ritmo.

Mantendo-se em forma

  1. Faça exercícios adequados ao seu estilo. Cada arte usa músculos diferentes. Algumas enfatizam muito as pernas, enquanto outras privilegiam os braços. Embora seu objetivo seja manter todo o corpo forte, encontre alguns exercícios que mantenham sua arte afiada.
    • Se você for um grappler, procure exercícios que fortaleçam seu núcleo e suas costas.
    • Se você for principalmente um striker, procure exercícios que aumentem a força dos braços.
  2. Incorpore exercícios aeróbicos em seu treinamento. Não se concentre apenas em aumentar a força. Se quiser ser um artista marcial eficaz, você também precisa ter boa resistência. Corra ou ande em uma bicicleta ergométrica. Faça qualquer coisa para aumentar sua frequência cardíaca.
    • Outra boa maneira de aumentar a frequência cardíaca é fazer uma série de exercícios calistênicos sem fazer uma pausa. Os calistênicos são exercícios que não exigem pesos. Para começar, faça flexões, abdominais ou polichinelos.
    • Procure incorporar mais exercícios em sua rotina para não ficar entediado. Experimente uma variedade de exercícios para atingir diferentes músculos.
  3. Alongamento. A flexibilidade é importante em quase todas as artes marciais. Ao aprender uma arte marcial, você trabalhará músculos que tendem a ser negligenciados. O alongamento é a única maneira de evitar que você fique rígido.
    • Alongue-se durante os treinos, mas também antes e depois das sessões de treinamento.
    • A elevação de pernas é uma boa maneira de melhorar a flexibilidade das pernas. Levante a perna à sua frente, mantendo o controle durante toda a subida. Não chute a perna para cima, levante-a lentamente. Pratique a elevação de pernas na lateral e atrás de você para cobrir toda a amplitude de movimento.
    • Não se preocupe se não conseguir se alongar ao máximo. Alguns dias você estará mais flexível do que outros. Alongue-se o máximo que puder naquele dia. O progresso leva tempo.
  4. Etapa 4 Dê a si mesmo a chance de se recuperar.
    Dê a si mesmo a chance de se recuperar. Aprender uma arte marcial exige que você seja atingido. Você vai cair, vai se machucar. Trate bem seu corpo para poder continuar a praticar.
    • Massagens semanais são excelentes para a recuperação muscular, especialmente em atletas mais velhos.
    • Lembre-se de que aprender uma arte marcial é uma jornada para toda a vida. Se você tiver que pular um dia, não se preocupe. É melhor treinar com responsabilidade do que não treinar nada.
  5. Mantenha seus treinos eficazes. Você não precisa passar o dia todo na academia para ser um bom artista marcial. Ao considerar que você precisa de tempo para treinar e para a vida fora da academia, você deve tentar ser o mais eficiente possível com seus treinos.
    • Tente manter seus treinos em torno de 40 minutos a uma hora. Se eles durarem mais do que isso, é provável que você esteja perdendo um tempo precioso.

Mudando sua dieta

  1. Etapa 1: Escolha uma dieta que seja adequada para você.
    Escolha uma dieta que seja adequada para você. As artes marciais exigem muita atividade. Você precisará abastecer seu corpo adequadamente se quiser continuar treinando. Encontre alimentos que sejam bons para você e que você goste, e faça deles parte de sua dieta.
    • A parte mais importante da escolha de sua dieta é garantir que ela seja bem equilibrada. Você precisa de uma boa mistura de proteínas, carboidratos e vegetais.
    • Além dos elementos básicos, há uma série de vitaminas e minerais de que seu corpo precisa para funcionar. A maioria deles vem de uma dieta bem balanceada, mas talvez você precise tomar alguns suplementos.
  2. Etapa 2 Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos.
    Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos. Por mais importante que seja encontrar alimentos que você goste e que sejam bons para você, não se limite a comer apenas esses alimentos. Faça experiências com diferentes alimentos e cozinhe-os de maneiras diferentes.
    • Comer uma variedade de alimentos também lhe proporciona uma variedade maior de nutrientes. Quanto mais você misturar sua dieta, mais saudável será.
  3. Etapa 3 Faça várias refeições por dia.
    Faça várias refeições por dia. Procure fazer de 4 a 5 refeições pequenas por dia com alguns lanches saudáveis, em vez de fazer 3 refeições grandes por dia. Ajuste seus hábitos alimentares de acordo com seu treinamento, mas, acima de tudo, não coma demais.
    • Tente espaçar suas refeições de forma que você tenha cerca de 4-4 1/2 horas entre cada refeição. Beba água entre as refeições e, se precisar fazer um lanche, coma uma mistura de frutas frescas e nozes.
    • Se possível, evite comer pelo menos três horas antes de ir para a cama.
  4. Etapa 4 Evite alimentos processados.
    Evite alimentos processados. Ao treinar como artista marcial, é importante que você se alimente de forma saudável. Não coma junk food e não beba refrigerantes. Sua meta é uma dieta equilibrada baseada em alimentos de verdade.
    • Açúcares e farinhas refinados são altamente processados. Em vez de comer bolos e pães, experimente comer uma fruta.
    • Em vez de refrigerante, experimente suco de frutas ou vegetais. Beba chá verde em vez de café. Se você tiver um espremedor de sucos, poderá fazer uma variedade de bebidas saudáveis misturando frutas e vegetais.
    • Faça o possível para ter uma dieta sempre saudável. Se você estiver se exercitando, mas estiver comendo muitos alimentos processados, poderá ficar mais forte, mas talvez não esteja totalmente saudável.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a melhor forma de artes marciais para mim?
    Pense em sua própria personalidade quando estiver escolhendo uma arte marcial. Por exemplo, se você não gosta de ficar perto de outras pessoas, talvez não goste de uma escola que se concentre principalmente em luta.
  • Perguntas
    Como posso me manter em forma para as artes marciais?
    Se quiser ser saudável e forte, você precisa ter uma rotina de exercícios consistente e seguir uma dieta saudável. Se você apenas se exercita e não se alimenta direito, pode ser forte, mas não saudável, e se você se alimenta direito, mas não se exercita muito, pode ser saudável, mas não forte.

Vídeo

Dicas

  • Mantenha metas por semana. Aumente os aspectos de seu exercício por semana.
  • A prática leva à perfeição. Pratique por cerca de 30 minutos todos os dias.
  • Quando você começar a aprender artes marciais, não exagere nos exercícios logo no primeiro dia.

Avisos

  • As artes marciais são perigosas por natureza. Quando estiver treinando ou lutando, seja sempre cortês e seguro.