Como aprender ginástica para iniciantes em casa: alongamento, segurança e muito mais

Autor do artigo:Gabriel Silva

A ginástica pode ser um desporto de equipa, mas isso não significa que não possa aprender o básico em casa, sem ter acesso a um treinador ou a um centro de treino. Com a devida atenção à segurança e à técnica, pode aprender os fundamentos e os movimentos para principiantes, como pontes, paradas de mão, rodas de carroça e muito mais. Neste artigo, vamos explicar-lhe como fazer os principais movimentos de blocos de construção em segurança e como se condicionar e alongar para obter o máximo desempenho. Continue a ler - está na altura de ir para o tapete!

O que deve saber

  • Alongue todo o seu corpo diariamente durante, pelo menos, 10 a 15 minutos e inclua o treino de força nos seus treinos para condicionar o seu corpo para a ginástica.
  • Domine os movimentos básicos que, mais tarde, servirão de base a rotinas mais complexas. Comece com habilidades como rolos para a frente, rodas de carroça, paradas de mão e aberturas.
  • Faça da segurança a sua prioridade número um. Pratique com um amigo ou supervisor sempre que puder e seja paciente enquanto trabalha em habilidades novas ou avançadas.

Passos

Alongamentos de Aquecimento

  1. Passo 1 Faça um alongamento de pique.
    Faça um alongamento de pique. Sente-se no chão com as duas pernas esticadas à sua frente e os dedos dos pés apontados. Mantenha os joelhos bloqueados, dobre-se para a frente e estenda as mãos o mais possível para a frente. Mantenha os olhos e a cabeça baixos enquanto alonga e mantém a posição durante 30 a 60 segundos.
    • Tente repetir o alongamento novamente com os pés planos e os dedos apontados para o céu.
    • O alongamento do pique solta os gémeos e a parte de trás das pernas.
  2. Passo 2 Coloque-se numa...
    Faça um alongamento em forma de borboleta. Enquanto estiver sentado no chão, dobre as pernas para dentro e mova os joelhos para baixo e para os lados, para que as solas dos pés se juntem. Coloque as mãos à volta dos dedos dos pés e pressione os joelhos contra o tapete.
    • Incline-se para a frente para baixar a cabeça em direção aos pés. Incline-se o mais que puder e mantenha a posição durante 30-60 segundos, depois solte-a.
  3. Passo 3 Trabalhe os seus alongamentos de abertura.
    Trabalhe o seu alongamento de abertura de pernas. Sente-se no chão e abra as pernas a cerca de 90 graus, mantendo-as direitas. Estenda os dois braços para a frente e dobre-se, tentando encostar a barriga ao chão. Alongue-se o mais que puder, mesmo que não consiga chegar ao chão na primeira tentativa.
    • Depois de se esticar ao meio, estenda os dois braços em direção a um dos pés e dobre-se para o lado, tentando colocar o nariz junto ao joelho. Repita com a outra perna.
    • Tente baixar o braço direito ao longo da perna esquerda e estenda o braço esquerdo até ao pé direito. Mantenha o rosto de lado para que a orelha fique perto do joelho.
    • Repita do outro lado.

Dominar os movimentos básicos

  1. Passo 1 Comece com um...
    Comece com uma cambalhota ou rolamento para a frente. Agache-se e coloque as duas mãos no chão diretamente debaixo dos ombros. Coloque o queixo na direção do peito e incline-se para a frente até a cabeça sair do chão. Role ao longo da coluna vertebral, mantendo as pernas 'agachadas' até os pés ficarem novamente por baixo de si, e depois levante-se.
    • Para ganhar impulso no seu rolo, empurre ligeiramente com as pernas para ter a velocidade necessária para regressar aos seus pés.
    • Concentre-se em rolar num movimento fluido, mantendo o seu corpo o mais apertado possível.
    • A cambalhota é uma das habilidades mais simples de aprender para um principiante.
  2. Passo 2 Fazer uma cambalhota para trás...
    Faça uma cambalhota para trás depois de dominar a cambalhota para a frente. Agache-se com o seu peso sobre os calcanhares e baixe-se até que o seu traseiro toque no chão (use as mãos para o guiar, se necessário). Balance-se para trás e dobre os joelhos na direção da cabeça. Incline a cabeça para um lado e role sobre o ombro, usando as mãos para o empurrar e ajudar.
    • Complete o rolo tocando num joelho de cada vez e, em seguida, levante-se.
    • Empurre com as pernas quando começar a balançar para trás para lhe dar força para completar o rolo.
  3. Passo 3 Executar uma ponte...
    Faça uma ponte para trabalhar a flexibilidade e a força. Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Dobre os braços para trás de modo a que as palmas das mãos fiquem viradas para baixo no chão, ao lado da cabeça, com os dedos a apontar para os ombros. Levante as ancas e empurre para cima com as mãos até o corpo ficar em forma de arco.
    • Mantenha as mãos e os pés bem assentes no chão e mantenha a posição durante alguns segundos, depois baixe-se lentamente até ao chão.
    • Pratique levantar apenas as ancas, mantendo os ombros no chão, se ainda estiver a desenvolver a força da parte superior do corpo.
  4. Passo 4 Tente fazer uma parada de mão...
    Tentar uma parada de mão para desenvolver a força da parte superior do corpo. Ponha-se de pé e coloque um pé à frente do outro. Incline-se para a frente pela cintura, mantendo o tronco firme e direito e os braços estendidos sobre a cabeça. Ao mesmo tempo, coloque as duas mãos no chão e empurre para cima com a perna de trás para elevar os pés.
    • Empurre para cima através dos ombros e mantenha os braços bloqueados. Agarre o chão com as pontas dos dedos para manter o equilíbrio.
    • Baixe uma perna ao chão de cada vez para sair do movimento.
    • Pratique contra uma parede até conseguir dar um pontapé para cima e equilibrar-se confortavelmente.
    • Se estiver a cair para trás, coloque um ou ambos os pés no chão para se segurar. Se estiver a cair para a frente, vire-se ligeiramente para um lado e dê um passo para fora.
  5. Passo 5 Trabalhar numa...
    Fazer uma roda de carroça para praticar a coordenação de todos os seus membros. Em pé, com as mãos ao lado do corpo, dê um passo longo com a perna dominante e levante os braços acima da cabeça. Desloque o seu peso para a frente e baixe a parte superior do corpo em direção ao chão, enquanto chuta a perna de trás com força para trás. A ação é semelhante a uma parada de mãos, mas coloca uma mão no chão a seguir à outra (começando pelo mesmo lado da perna principal). Continue com o pontapé e deixe que ele o leve para cima e para cima.
    • Aterre primeiro na perna da frente e depois na outra.
    • Pratique rodas de carroça num ângulo baixo até dominar o timing e, em seguida, dê um pontapé gradualmente mais forte para que os seus pés subam cada vez mais.
    • Uma roda de carroça estável ajuda-te com movimentos mais avançados como uma roda de carroça com uma mão, um round-off e certas habilidades aéreas.
  6. Etapa 6 Dominar a abertura...
    Domine as aberturas para trabalhar a flexibilidade. Ponha-se de joelhos e estenda o tornozelo de trás para que os dedos dos pés fiquem apontados. Mova o pé da frente para a frente, apontando os dedos dos pés enquanto avança, e certifique-se de que mantém os joelhos, as ancas e os pés alinhados. Avance gradualmente com o pé da frente, mantendo o joelho direito (sem dobrar para o lado).
    • Avance o mais que puder confortavelmente e, em seguida, mantenha a posição durante alguns segundos para alongar.
    • À medida que a sua flexibilidade melhora, mova o pé da frente totalmente para a frente e baixe-se até ao chão.
    • Mantenha a perna de trás direita e os dedos dos pés apontados. Isto é mais difícil do que um split de dança, que pode obrigá-lo a virar ligeiramente a perna de trás para o lado.

Condicionamento e segurança

  1. Passo 1 Crie um plano de treino para poder praticar regularmente.
    Crie um plano de treino para poder praticar regularmente. Se está a começar ou é jovem (5 ou 6 anos), pratique 4-5 horas por semana. À medida que for melhorando e se tornar mais sério, aumente o seu tempo para 10 horas por semana, distribuídas por 3-4 dias. Se tenciona competir, aumente gradualmente o seu tempo de prática para 15 horas por semana, ao longo de 4-5 dias.
    • Os ginastas universitários de competição praticam até 20 horas por semana porque os seus movimentos são mais perigosos e exigem muito condicionamento para serem executados em segurança.
    • Se se sentir cansado e notar que os seus resultados estão a regredir, tire um dia para descansar. É possível treinar demasiado e correr o risco de se lesionar ou de se esgotar!
  2. Etapa 2 Alongamentos diários e antes e depois de cada sessão de treino de ginástica.
    Alongue-se diariamente, antes e depois de cada sessão de treino de ginástica. Primeiro, faça 5 a 10 minutos de atividade aeróbica, como jogging ou polichinelos, para aquecer os músculos. Depois alongue todo o seu corpo da cabeça aos pés, durante pelo menos 10 a 15 minutos.
    • Faça alongamentos estáticos. Estes são alongamentos que deve manter durante 30 a 60 segundos. Os alongamentos estáticos incluem os alongamentos de cabeça, borboletas, pontes e outros.
    • Inclua alongamentos dinâmicos. Estes são movimentos de alongamento rápidos que repete várias vezes seguidas, como pontapés altos ou lunges com uma torção.
    • Alongue-se durante 5 a 10 minutos para arrefecer depois de cada treino ou exercício. Provavelmente conseguirá alongar-se mais do que durante o aquecimento!
    • Faça sempre o aquecimento e os alongamentos antes de forçar o corpo com movimentos de alto impacto para evitar lesões.
  3. Passo 3 Inclua treino de força moderado nos seus treinos não relacionados com a ginástica.
    Inclua um treino de força moderado nos seus treinos não relacionados com a ginástica. Os exercícios calisténicos são exercícios de peso corporal que trabalham grandes grupos musculares para melhorar a sua capacidade atlética e postura, como as flexões ou as pranchas. Estes exercícios dão-lhe a força e a resistência necessárias para executar movimentos extremos com boa forma e graça. Alguns movimentos úteis a incluir são:
  4. Passo 4 Use roupas confortáveis e adequadas à sua forma física, com as quais se possa movimentar.
    Use roupas confortáveis e justas que lhe permitam mover-se. Para um visual tradicional, use um collant de ginástica (alguns vêm com calções, se preferir ser um pouco mais modesto). Em alternativa, use calções confortáveis com uma t-shirt ou camisa de spandex para dentro, de modo a não tapar a cara quando estiver de cabeça para baixo.
    • Puxe o cabelo comprido para trás num rabo-de-cavalo ou numa trança para o manter afastado da cara.
    • Evite roupas com fechos, fechos de correr ou botões, uma vez que estes podem ficar presos no equipamento (se tiver algum) ou ferir a sua pele se cair sobre eles.
    • Retire também todas as jóias e piercings antes de praticar.
  5. Passo 5 Traga um amigo...
    Leve um amigo e um estojo de primeiros socorros para os seus treinos em caso de lesão. Sempre que possível, pratique com alguém que o possa ver, prestar-lhe primeiros socorros ou pedir ajuda se tiver um acidente. Leve consigo um telemóvel para fazer chamadas de emergência e um estojo de primeiros socorros para tratar pequenos golpes e cortes.
    • A não ser que esteja a praticar apenas movimentos de baixo risco, certifique-se de que tem alguém por perto que o possa ajudar em caso de queda ou que o possa localizar para movimentos de alto nível.
    • Na ginástica, os acidentes acontecem - alguns dos mais comuns incluem tornozelos torcidos, músculos distendidos ou mesmo ossos partidos.
    • Não deixe que lesões ou contratempos o afastem dos seus objectivos. Na maioria dos casos, é possível uma recuperação total e estará de volta ao tapete no futuro!
  6. Passo 6 Praticar numa...
    Pratique numa superfície almofadada, como um tapete de ginástica ou relva. Se não tiver acesso a um ginásio, coloque um tapete de ginástica sobre a superfície de treino para o amortecer em caso de queda e para absorver com segurança o choque das aterragens. Se não tiver um tapete, tente praticar ao ar livre na relva (nunca no cimento).
    • Se estiver no exterior, procure no chão pedras, paus afiados e outros objectos perigosos e retire-os antes de fazer qualquer movimento.
    • Experimente utilizar paredes baixas como abóbadas, troncos de árvores como cavalo de pomo ou pendurar anéis de ginástica baratos em vigas de garagem resistentes ou em tectos altos.
    • Aproveite os parques infantis perto de si que tenham equipamento como traves de equilíbrio ou barras irregulares.

Recursos de treino

  1. Passo 1 Assista a tutoriais em vídeo gratuitos online.
    Veja tutoriais em vídeo gratuitos online. Tente procurar vídeos instrutivos sobre movimentos ou técnicas específicas no Google ou no YouTube. Certifique-se de que o vídeo foi produzido por uma escola ou treinador oficial de ginástica, ou a informação pode não ser fiável. Procure conteúdos que detalhem a técnica, movimentos invulgares ou que incluam demonstrações em câmara lenta.
    • Procure vídeos de movimentos que esteja a trabalhar para se familiarizar com o seu funcionamento e com o aspeto que devem ter.
    • Tome notas ou consulte o vídeo no seu telemóvel durante o treino para ter algo a que se referir.
  2. Passo 2 Ler livros e publicações de referência sobre ginástica.
    Leia livros e publicações de referência sobre ginástica. Consulte revistas online populares como International Gymnast ou Inside Gymnastics para obter as melhores dicas e eventos actualizados e entrevistas com ginastas e treinadores de sucesso. Procure manuais de treino antigos online para ver como alguns dos melhores ginastas de sempre praticavam em sítios de documentos como o Scribd. Também podes encontrar manuais de ginástica de treinadores de CrossFit e de centros de treino de ginástica!
    • Veja os artigos, fotografias ou vídeos que estas publicações têm para oferecer para novos exercícios de treino, dicas de técnica e planos de treino.
  3. Etapa 3 Assistir a seminários online sobre ginástica.
    Assistir a seminários em linha sobre ginástica. Inscreva-se num webinar, num seminário em vídeo ou numa sala de aula virtual orientada por treinadores e atletas experientes (normalmente por uma pequena taxa). Verifique novamente se o curso é apresentado por um treinador ou instituição legítima antes de se inscrever, pois informações erradas podem levar a lesões ou frustração. Alguns locais com boa reputação para procurar cursos incluem:
    • Masterclass
    • Udemy
    • Coachtube

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Onde posso aprender ginástica online grátis em casa?
    Vê vídeos de ginástica no YouTube. Pode aprender a fazer técnicas de ginástica e ver um ginasta experiente a executá-las. Muitos vídeos são ensinados por profissionais ou ginastas de renome.
  • Questão
    Quanto tempo é necessário para aprender ginástica?
    Cada um aprende a ginástica no seu próprio tempo. Algumas pessoas podem demorar muito tempo a aprender as bases, enquanto outras podem aprendê-las muito rapidamente. Depende da sua disponibilidade para treinar e da sua dedicação à prática e ao progresso. Continua a treinar e serás capaz de aprender.
  • Questão
    Como é que me torno mais flexível?
    Inicie um regime de alongamentos intensivo. Alongue-se de forma consistente 3 a 5 dias por semana, tirando alguns dias de folga para dar descanso aos seus músculos, tendões e ligamentos. Durante estas sessões, tente alongar todos os principais grupos musculares do corpo, incluindo as pernas, o tronco, os braços, o pescoço e as costas. Tente ir um pouco mais longe nos seus alongamentos de cada vez (parando quando se tornar desconfortável) até começar a ver progressos.

Dicas

  • Quando aprender um novo movimento, concentre-se na técnica e na forma em vez de se apressar. Filme-se a si próprio e compare o vídeo com tutoriais para ver onde pode melhorar.
  • Comece com técnicas simples e avance lentamente para as mais difíceis. Seja paciente enquanto domina as técnicas básicas.
  • Aborde cada técnica como um principiante para dominar a forma e a técnica. Mesmo que já tenha experiência em fazer rodas de carroça e pausas para as mãos, aprenda cada nova técnica desde o início. Isso garante que você conheça os fundamentos e não se machuque.

Avisos

  • A ginástica é um desporto potencialmente perigoso. Sempre mantenha sua segurança em mente ao praticar ou competir, especialmente quando estiver tentando movimentos e habilidades novas ou mais avançadas.