Como ensinar seu filho a nadar

Autor do artigo:Gabriel Silva

A natação é uma habilidade essencial para as crianças. Além de ser uma atividade agradável e um ótimo exercício, saber nadar pode salvar a vida de seu filho. Com a abordagem correta, seu filho logo se sentirá confortável na água e saberá o essencial para nadar com segurança.

Etapas

Antes de começar

  1. etapa 1 saiba quando começar.
    Saiba quando começar. Embora seu filho possa não se tornar um nadador proficiente até alguns anos de idade, você pode começar a levá-lo para a piscina com alguns meses. De 6 a 12 meses é geralmente considerado um bom momento para apresentar seu filho à água, pois nessa idade as crianças absorvem a habilidade mais rapidamente. Desde que você seja gentil com seu filho e o introduza na água gradualmente, você pode começar já aos 6 meses.
  2. etapa 2 avalie seu filho's health.
    Avalie a saúde de seu filho. Certifique-se de que seu filho, independentemente da idade, esteja saudável o suficiente para começar a nadar. Se seu filho tiver algum problema de saúde, consulte seu médico antes de iniciar as aulas de natação.
  3. etapa 3 saiba mais sobre a criança...
    Saiba mais sobre RCP infantil. Se você tem um filho pequeno que está aprendendo a nadar, deve estar familiarizado com os primeiros socorros básicos. Conhecer a RCP pode salvar a vida de seu filho.
  4. etapa 4 vista seu filho com uma fralda especial de natação.
    Vista seu filho com uma fralda especial de natação. Se seu filho ainda estiver usando fraldas, use uma fralda de natação à prova d'água para evitar vazamentos e proteger a saúde de outros nadadores.
  5. etapa 5 evite dispositivos de flutuação cheios de ar.
    Evite dispositivos de flutuação cheios de ar. Dispositivos infláveis, como asas de água, são populares, mas não recomendados pelos pediatras. Se eles vazarem enquanto seu filho estiver nadando, ele pode afundar. Esses dispositivos também podem se soltar. Em vez disso, use um colete salva-vidas aprovado pela Guarda Costeira dos EUA. Eles devem estar disponíveis na maioria das lojas de artigos esportivos e de equipamentos para piscinas.
    • Ao comprar um colete salva-vidas, procure o selo de aprovação da Guarda Costeira dos EUA. Para crianças pequenas, o colete deve ter tiras que se prendam sob as pernas para evitar que escorregue sobre a cabeça da criança.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Brad Hurvitz

    Instrutor certificado de natação de sobrevivência
    Brad Hurvitz é instrutor certificado de natação da My Baby Swims, uma escola de natação para adolescentes com sede em La Jolla, Califórnia. Brad é treinado como instrutor da Infant Swimming Resource (ISR) com o programa Self-Rescue® da ISR. Ele é especializado no treinamento de habilidades de sobrevivência de crianças de seis meses a seis anos de idade, como flutuar de costas para respirar e nadar de volta para a parede, além de instruir os pais sobre como manter seus filhos seguros. Ele tem mestrado em Administração de Empresas pela Oregon State University.
    Brad Hurvitz Instrutor Certificado de Natação de Sobrevivência

    Evite usar dispositivos de flutuação do tipo 'puddle jumper'. Os jumpers de poça atravessam o peito e os braços, mantendo a criança na vertical e dando a ela uma falsa sensação de segurança. O uso de um jumper ensina às crianças que elas estão seguras em uma posição vertical, embora essa seja a posição em que muitas crianças sem dispositivos de flutuação se afogam. Suas bocas ficam abaixo da água em uma posição vertical, em comparação com quando flutuam de costas.

  6. etapa 6 prenda todos os portões, travas e escadas da piscina.
    Prenda todos os portões, travas e escadas de sua piscina. Se você tiver uma piscina, certifique-se de que seu filho não consiga chegar até ela. Aprender a nadar pode fazer com que seu filho confie demais em suas habilidades e ele pode tentar nadar quando você não estiver olhando. Evite acidentes bloqueando completamente o acesso à piscina quando ela não estiver em uso.

Como apresentar a natação a crianças menores de dois anos

  1. etapa 1: verifique a temperatura da água.
    Verifique a temperatura da água. Os bebês precisam de água morna, idealmente entre 85 e 92 graus. Se a sua piscina não for aquecida, você pode tentar usar uma cobertura solar, que absorve o calor do sol, para aquecer a piscina.
  2. etapa 2 entre na água lentamente enquanto segura seu filho.
    Entre na água lentamente, segurando seu filho. Você deve introduzir seu filho na água gradualmente. Muitas pessoas, adultos e crianças, se afogam porque entram em pânico na água. Ao expor lentamente seu filho à água, você o ajuda a superar esse medo. Isso o ajudará a manter a calma ao aprender habilidades de natação mais avançadas.
  3. etapa 3 torne a experiência divertida.
    Torne a experiência divertida. Uma primeira vez agradável na água ensinará a seu filho a alegria de nadar. Brinque com brinquedos, ensine-o a espirrar, cante músicas e fique atento para garantir que ele esteja se divertindo.
  4. etapa 4 apresente ao seu filho o movimento da natação.
    Apresente a seu filho o movimento da natação. Coloque os braços dele em volta do seu pescoço enquanto ele estiver de frente para você e comece a andar lentamente para trás.
  5. etapa 5 use suas mãos para guiar os pés dele em um movimento de chute.
    Use suas mãos para guiar os pés dele em um movimento de chute. Com alguma prática, seu filho aprenderá a começar a chutar na água sozinho.
  6. etapa 6 ajude seu filho a aprender a flutuar.
    Ajude seu filho a aprender a flutuar. Ele pode aprender melhor seu próprio senso de flutuabilidade permanecendo imóvel na água de costas, mas, nesse estágio, ele certamente precisará do seu apoio. A parte mais importante do aprendizado dessa habilidade é fazer com que ele relaxe.
  7. etapa 7 jogue um jogo de
    Jogue um jogo de 'super-herói' para mostrar a ele que pode flutuar na água. Segurando cuidadosamente seu filho pela barriga e mantendo a cabeça dele acima da água, vocês dois podem fingir que ele é um super-herói voando.
  8. etapa 8 descreva e demonstre a flutuação.
    Descreva e demonstre a flutuação. Ver que você consegue flutuar tranquilizará seu filho de que isso é possível. Você deve reservar um momento para descrever que diferentes partes do corpo flutuam melhor do que outras. Respirações mais profundas tornarão os pulmões mais flutuantes, e a parte inferior do corpo geralmente afunda.
  9. etapa 9 ensine o princípio da flutuação com bolas e balões.
    Ensine o princípio da flutuação com bolas e balões. Agora que seu filho entende um pouco mais sobre flutuação, faça com que ele tenha uma noção da flutuabilidade de outros objetos. Faça com que seu filho empurre brinquedos e outros objetos flutuantes para baixo da água e ria com ele quando ele fizer bolhas e respingos.
  10. etapa 10 pratique a flutuação de costas em solo seco.
    Pratique a flutuação de costas em solo seco. As crianças geralmente se sentem desconfortáveis com a sensação de flutuação de costas sem apoio na água. Um reflexo comum é levantar a cabeça e dobrar a cintura, o que fará com que seu filho afunde.
  11. etapa 11 faça um teste de flutuação em tandem.
    Faça um teste de flutuação em tandem. Apoiando a cabeça de seu filho em seu ombro e segurando-o com cuidado, vocês podem praticar a flutuação juntos. Cantar uma música relaxante juntos pode ter um efeito calmante, além de outros benefícios positivos de estar pele a pele com seu filho.
  12. etapa 12 segure seu filho sob os braços com as duas mãos enquanto estiver na água.
    Segure seu filho sob os braços com as duas mãos enquanto estiver na água. Ele deve estar na sua frente para o caso de entrar em pânico. Faça uma contagem regressiva a partir de três, exalando levemente para soprar no rosto dele na contagem de um. Isso servirá como um sinal para o seu filho de que você está prestes a virá-lo de costas e ajudará a evitar o pânico.
  13. etapa 13 vire seu filho gentilmente de costas enquanto expira.
    Vire seu filho gentilmente de costas enquanto expira. Use sua mão não dominante para apoiar a cabeça dele, mantendo-a acima da água. Use a outra mão para tocá-lo de forma tranquilizadora e oferecer apoio conforme necessário. Ele pode se contorcer quando colocado nessa posição. Continue apoiando-o até que ele se acalme.
    • Quando ele se acalmar, pouco a pouco pare de apoiar o corpo dele enquanto ainda segura a cabeça. Permita que ele flutue.
  14. etapa 14 responda adequadamente ao pânico.
    Responda adequadamente ao pânico. Se você estiver emocionado, pode parecer que está validando a resposta de pânico do seu filho. Use afirmações positivas para restaurar a clareza, dizendo coisas como: 'Está tudo bem. Eu estou aqui. Você não tem nada com que se preocupar'. Sorria e ria para mostrar a ele que está tudo bem.
  15. etapa 15 mergulhe seu filho's head in the water carefully.
    Mergulhe a cabeça de seu filho na água com cuidado. Isso fará com que ele se familiarize com o fato de estar embaixo d'água e diminuirá seu medo.
  16. etapa 16 coloque sua mão dominante sobre a criança's back and your other hand on his chest.
    Coloque sua mão dominante nas costas da criança e a outra mão em seu peito. Conte até três e submerja a cabeça dela com cuidado. Traga-a de volta para cima imediatamente.
    • Use movimentos suaves. Movimentos bruscos podem machucar o pescoço de seu filho.
    • Deixe seu filho descansar antes de fazer isso novamente.
  17. etapa 17 permaneça calmo.
    Mantenha a calma. Se você estiver claramente nervoso ou assustado, seu filho acreditará que a água é algo a temer. Nessa etapa, você deve ser positivo e mostrar a ele que não precisa ter medo da água.
  18. etapa 18 supervisione seu filho o tempo todo.
    Supervisione seu filho o tempo todo. Nessa idade precoce, seu filho ainda não sabe nadar de forma independente. Nessa fase, você deve estar sempre na piscina com ele.

Ensinando crianças de 2 a 4 anos

  1. etapa 1 apresente seu filho à água se ele for novo na experiência.
    Apresente seu filho à água se ele for novo na experiência. Você pode fazer isso da mesma forma descrita para crianças com menos de dois anos. Ajude-o a superar o medo inicial e a se sentir confortável na água. Quando ele estiver à vontade, você poderá passar para algumas lições mais avançadas.
  2. etapa 2 ensine ao seu filho as regras da piscina.
    Ensine ao seu filho as regras da piscina. Nessa idade, seu filho deve ser capaz de entender o que é e o que não é permitido na piscina. As regras da piscina geralmente aceitas incluem:
    • Não correr
    • Não brincar com cavalos
    • Não mergulhar
    • Nadar com um amigo
    • Ficar longe de tampas de ralos e filtros
  3. etapa 3 deixe claro que seu filho precisa pedir sua permissão antes de entrar na piscina.
    Deixe claro que seu filho precisa pedir sua permissão antes de entrar na piscina. A maioria dos casos de afogamento em crianças menores de cinco anos resulta de supervisão inadequada.
  4. etapa 4 explicar claramente as atividades de natação antes da prática.
    Explique claramente as atividades de natação antes do treino. Nessa idade, seu filho consegue entender as descrições das atividades de natação. Se ele estiver pronto para algo novo, é mais provável que absorva a lição se receber instruções breves com antecedência.
    • Mostre os movimentos das atividades de natação fora da água antes de entrar nela. Talvez você queira abordar novas sensações, como a sensação de flutuação que pode ser sentida no peito ao flutuar, a pressão nos ouvidos ou a qualidade abafada do som sob a água.
  5. etapa 5 sopre bolhas na água.
    Sopre bolhas na água. Faça com que seu filho mergulhe apenas os lábios na água e sopre bolhas. Isso o ajudará a controlar a respiração e a evitar a ingestão de água quando ele começar a aprender a mergulhar.
    • Se seu filho estiver hesitante, demonstre-o primeiro. Quando você tirar a boca da água, certifique-se de ter um sorriso no rosto. Isso ajudará a mostrar ao seu filho que não há nada a temer.
  6. etapa 6 jogue um jogo de soprar bolhas.
    Jogue um jogo de soprar bolhas. Diga a seu filho para falar com o peixe, fazer barulho como um trator ou soprar o máximo de bolhas que puder na água. Isso torna a aula divertida enquanto você ensina ao seu filho uma valiosa habilidade de natação.
  7. etapa 7 ensine seu filho a nadar chutando.
    Ensine seu filho a nadar chutando. Fique de frente para seu filho. Segure os braços dele à sua frente. Em seguida, comece a andar para trás, fazendo com que seu filho chute os pés enquanto você se move. Dicas verbais como 'chute, chute, chute, chute' podem ajudar seu filho a se lembrar desse movimento.
  8. etapa 8 ensine seu filho a nadar com os braços.
    Ensine seu filho a nadar com os braços. Essa é uma versão simplificada, apenas com os braços, do estilo livre, em que você rema com os braços enquanto chuta com as pernas. Faça com que seu filho comece sentado em um degrau ou escada de piscina, de modo que a água fique mais ou menos na altura do peito dele.
  9. etapa 9 faça com que ele comece com as duas mãos sob a água e nos quadris.
    Faça com que ele comece com as duas mãos sob a água e nos quadris. Ele deve estender um braço para fora da água e colocá-lo acima da cabeça.
  10. etapa 10 faça com que ele mantenha o braço esticado acima da cabeça.
    Faça com que ele mantenha o braço esticado acima da cabeça. Ele deve trazê-lo de volta para a água em um movimento de batida para baixo, certificando-se de manter os dedos juntos enquanto enfia a mão na água e a atravessa.
  11. etapa 11 peça que ele puxe a mão de volta para o quadril depois que o braço entrar novamente na água.
    Faça-o puxar a mão de volta para o quadril depois que o braço entrar novamente na água. Repita esse movimento com o outro braço. Oriente-o a usar os braços como faria se estivesse realmente nadando.
  12. etapa 12 pratique a natação dessa forma brincando  catch= the= fishies.=
    Pratique a natação dessa forma brincando de 'Catch the Fishies'. Finja que, com o movimento circular do braço, ele está pegando um peixe com a braçada para baixo e puxando-o para uma cesta em seu quadril. Certifique-se de que ele mantenha os dedos juntos, para que o peixe não escape.
  13. etapa 13 conduza seu filho até os degraus ou a escada.
    Guie seu filho até os degraus ou a escada. Em pé, a alguns metros da água aberta, segure seu filho com uma mão no peito e outra na cintura. Conte até três e deslize-o pela água em direção aos degraus ou à escada.
    • Enquanto faz isso, peça que ele combine o ato de soprar bolhas, chutar as pernas e nadar com os braços. Isso o ajudará a começar a usar todos os movimentos necessários para nadar de forma independente.
  14. etapa 14 incentive seu filho a usar a parede.
    Incentive seu filho a usar a parede. Segurar-se na parede é uma boa maneira de ele voltar para a parte rasa e também ajuda a ensiná-lo a manobrar por conta própria. Isso lhe mostra um local seguro que ele pode usar para se manter flutuando se cair na água, se cansar ou se tiver medo.
  15. etapa 15 leve seu filho para debaixo d'água.
    Leve seu filho para debaixo d'água. Em vez de apenas mergulhar a cabeça dele, agora você pode tentar mantê-lo submerso por alguns segundos. Isso o ensinará a prender a respiração embaixo d'água. Certifique-se de dizer a ele para fechar os olhos e a boca e prender a respiração.
    • Lembre-se de explicar o que está prestes a fazer para não assustar seu filho.
    • Nunca coloque seu filho embaixo d'água inesperadamente. Isso o assustará e poderá fazer com que ele tenha medo da água.
  16. etapa 16 conte até três e submerja-o suavemente na água.
    Conte até três e submerja-o suavemente na água. Após dois ou três segundos, traga-o de volta à superfície. Você pode aumentar esse número gradualmente à medida que seu filho se acostumar.
    • Se ele parecer hesitante, tente contar até dois ou três para mostrar a ele que ficará embaixo da água por um período muito curto.
    • Talvez seu filho se sinta mais confortável se você entrar na água primeiro. Lembre-se de sorrir e rir quando voltar à superfície para que ele saiba que não há nada a temer.
  17. etapa 17 permita que seu filho comece a nadar de forma independente com um colete salva-vidas.
    Permita que seu filho comece a nadar de forma independente com um colete salva-vidas. A essa altura, ele tem todas as habilidades básicas necessárias para começar a nadar, só precisa praticar a junção de todas elas. Um colete salva-vidas lhe dará a liberdade de que ele precisa para começar a combinar todas essas técnicas e nadar por conta própria.
  18. etapa 18 continue supervisionando seu filho sempre que ele estiver na piscina.
    Continue supervisionando seu filho sempre que ele estiver na piscina. Lembre-se de que, mesmo que seu filho seja capaz de nadar sem que você o segure, ele nunca deve ser deixado sozinho.

Ensinando crianças com mais de quatro anos

  1. etapa 1 confirme se seu filho é proficiente em todas as habilidades básicas.
    Confirme se seu filho é proficiente em todas as habilidades básicas. Se ele estiver confortável na água e for capaz de nadar no nível descrito para crianças de 2 a 4 anos ou além dele, você poderá passar para técnicas de natação mais avançadas.
  2. etapa 2 ensine seu filho...
    Ensine ao seu filho o Remada de cachorro. Esse é um estilo de natação simples e divertido que é frequentemente usado por crianças pequenas que estão aprendendo a nadar. O nível de água ideal para o Dog Paddle é na altura do peito.
  3. etapa 3 diga ao seu filho para entrar na água de barriga para baixo e colocar as mãos em concha.
    Diga ao seu filho para entrar na água primeiro de barriga para baixo e colocar as mãos em concha. Fazendo movimentos de escavação para baixo com os dedos juntos, ele deve 'cavar' na água enquanto chuta os pés, da mesma forma que um cachorro ou um cavalo nadam.
    • Divirta-se enquanto aprende o Dog Paddle procurando vídeos de cães nadando on-line.
  4. etapa 4 diga a ele para chutar os pés um pouco abaixo da superfície da água.
    Diga a ele para chutar as patas um pouco abaixo da superfície da água. É provável que ele tente estender totalmente as pernas, mas chutes curtos e rápidos oferecem mais força. Para melhorar a forma, peça que ele aponte os dedos dos pés ao chutar.
  5. etapa 5 faça com que seu filho mantenha a cabeça acima da água com o queixo na superfície enquanto rema e chuta.
    Faça com que seu filho mantenha a cabeça acima da água com o queixo na superfície enquanto rema e chuta. Ele pode precisar de apoio enquanto aprende a coordenar os braços e as pernas, mas, à medida que ganhar confiança, você deve supervisionar a natação independente.
  6. etapa 6 ensine-o a soprar ar pelo nariz embaixo d'água.
    Ensine-o a soprar o ar pelo nariz embaixo d'água. Para nadar adequadamente com as duas mãos, seu filho não poderá tampar o nariz enquanto estiver nadando. Comece com um jogo para ver quem consegue fazer mais bolhas usando apenas ar soprado pelo nariz!
  7. etapa 7 incentive-o a praticar a regulagem da expiração pelo nariz embaixo d'água.
    Incentive-o a praticar a regulagem da expiração pelo nariz embaixo d'água. No início, seu filho pode soprar todo o ar de uma só vez por medo de que a água suba pelo nariz. Fique por perto para o caso de ele acidentalmente absorver um pouco de água e precisar de seu apoio.
    • Caso ele tenha a experiência desagradável de receber água pelo nariz, reaja adequadamente. Incentive-o calorosamente dizendo coisas como: 'Isso acontece às vezes. Não tem problema!'
  8. etapa 8 pratique a movimentação embaixo d'água com a técnica de expirar pelo nariz.
    Pratique a movimentação embaixo d'água com a técnica de expirar pelo nariz. A essa altura, seu filho pode não ser o mais coordenado debaixo d'água, mas permita que ele tenha a sensação de se movimentar debaixo d'água sem tampar o nariz. Isso facilitará a transição para a natação em uma braçada adequada.
  9. etapa 9 ensine seu filho a respirar bilateralmente entre as braçadas ao nadar no estilo livre.
    Ensine seu filho a respirar bilateralmente entre as braçadas enquanto nada no estilo livre. Você deve abordar esse exercício com paciência, pois essa é uma técnica complicada que pode levar algum tempo.
  10. etapa 10 faça com que seu filho se sente nos degraus ou fique na parte rasa.
    Faça com que seu filho se sente nos degraus ou fique de pé na parte rasa da água. Ele deve estar na água na altura da cintura ou do peito. Lembre-se de que seu filho pode ter olhos sensíveis ao cloro.
  11. etapa 11 combine o nado somente com os braços descrito para crianças menores com chutes curtos e rápidos abaixo da superfície da água.
    Combine o nado somente com os braços descrito para crianças menores com chutes curtos e rápidos abaixo da superfície da água. Pratique na parte rasa e permita que ele sinta como seus braços e pernas se sincronizam sem submergir a cabeça. Regularmente, peça que ele vire a cabeça para praticar o movimento de sair da água para respirar. Ele deve alternar o lado para o qual vira a cada três braçadas.
  12. etapa 12 dê dicas de respiração e ajude seu filho a encontrar um ritmo de natação.
    Dê dicas de respiração e ajude seu filho a encontrar um ritmo de natação. Faça isso contando as braçadas e fazendo com que ele vire a cabeça e respire fundo na terceira braçada. A alternância de lados manterá sua forma simétrica.
  13. etapa 13 mantenha-o na água com a barriga para baixo, os pés fora do fundo da piscina e seus braços o apoiando.
    Segure-o na água com a barriga para baixo, os pés fora do fundo da piscina e seus braços o apoiando. Faça com que ele mergulhe o rosto na água e pratique nadar duas braçadas, virando a cabeça para respirar a cada três braçadas. A cada respiração, ele deve alternar os lados.
  14. etapa 14 supervisione-o tentando fazer esse movimento de forma independente.
    Supervisione-o para que experimente esse movimento de forma independente. Quando ele se sentir confortável, poderá começar a nadar com um colete salva-vidas e, depois de dominá-lo, poderá começar a nadar com supervisão por conta própria.
  15. etapa 15 deixe seu filho nadar até o outro lado da piscina.
    Deixe seu filho nadar até o outro lado da piscina. Quando ele tiver experiência suficiente, você poderá tentar fazer isso sem um colete salva-vidas. Caso contrário, não há problema em começar com um colete salva-vidas.
  16. etapa 16 faça com que ele fique em pé ou flutue em uma extremidade da piscina e empurre a lateral com as pernas.
    Faça com que ele fique em pé ou flutue em uma extremidade da piscina e empurre a lateral com as pernas. Quando ele parar de se mover com o empurrão, deve começar a chutar e dar braçadas com os braços até chegar ao outro lado.
    • Certifique-se de acompanhá-lo de perto, especialmente se ele não estiver usando um colete salva-vidas.
  17. etapa 17 ensine seu filho a rolar de costas.
    Ensine seu filho a rolar de costas. Isso ajudará se ele cair de costas.
  18. etapa 18 faça com que seu filho comece a flutuar de costas.
    Faça com que seu filho comece a flutuar de costas. Diga a ele para abaixar um dos ombros em direção ao fundo da piscina. Ele deve girar o resto do corpo para acompanhar o movimento desse ombro.
    • Quando ele girar sobre a barriga, peça que nade até a lateral da piscina.
  19. etapa 19 ensine seu filho a pisar na água
    Ensine seu filho a pisar na água. Pisar na água é uma habilidade importante caso seu filho precise ficar flutuando na água por um longo período de tempo. Isso o manterá ereto na água e poderá interagir com brinquedos e amigos enquanto estiver flutuando.
  20. etapa 20 ensine-o a voltar para a escada se ele cair.
    Ensine-o a voltar para a escada se ele cair. Para isso, peça que ele pule da escada em direção ao centro da piscina. Uma vez na água, ele deve se virar imediatamente e nadar de volta para a escada. Essa técnica básica pode salvar a vida de seu filho.
  21. etapa 21 certifique-se de que seu filho sempre pule em direção ao centro da piscina.
    Certifique-se de que seu filho sempre pule em direção ao centro da piscina. Isso o ensinará que só é aceitável pular para o meio, onde é mais seguro, e não para os lados, onde ele pode se machucar.
  22. etapa 22 ensine a seu filho braçadas mais avançadas.
    Ensine a seu filho golpes mais avançados. Agora que seu filho tem mais experiência, ele pode começar a aprender algumas braçadas de verdade. A seguir estão alguns dos nados mais comuns que seu filho pode aprender.
    • Estilo livre: Faça três braçadas básicas enquanto estiver nadando
    • Nado de peito: Nadar o nado de peito com eficiência
    • Nado de costas: Faça três braçadas básicas enquanto estiver nadando
    • Nado lateral: Nadar o nado lateral

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é uma boa idade para ensinar uma criança a nadar?
    A natação de sobrevivência e a segurança na água podem ser ensinadas a partir dos seis meses de idade.
  • Pergunta
    Minha filha tem 9 anos e acha que é muito pesada para nadar. Algum conselho para levá-la à piscina?
    Pode ser útil comprar para sua filha um maiô divertido e colorido que sirva bem para que ela se sinta menos consciente de si mesma, pois isso pode ser mais sobre como ela se sente em relação à sua aparência do que sobre sua capacidade de nadar. Leve-a a uma loja de maiôs de qualidade e deixe-a escolher um que ela realmente goste; peça ao assistente para ajudá-la a fazer a escolha, se necessário. Além disso, passe algum tempo conversando com ela sobre seus medos e procure tranquilizá-la. Explique também que a flutuabilidade da água ajuda todos os seres humanos a flutuar e que a natação é uma forma fácil de exercício para manter a forma sem suar ou sentir os desafios que podem vir com esportes terrestres como corrida e ciclismo. Por último, mas não menos importante, ofereça-se para nadar com ela e ajudá-la a aprender a nadar adequadamente; dessa forma, ela ficará feliz por você estar realmente empenhado nos esforços dela para aprender a nadar.
  • Perguntas
    Não posso levar meu filho para nadar com a frequência que eu gostaria. Isso será um problema?
    Pode ser um problema se seu filho não conseguir consolidar as habilidades recém-adquiridas por meio da prática regular. Visitas infrequentes podem fazer com que seu filho associe a natação a algo que só acontece quando há tempo livre aqui e ali, em vez de algo a ser levado a sério. Faça o possível para agendar aulas pelo menos uma vez por semana. Muitas escolas de natação, conselhos locais e organizações como a YMCA/YWCA realizam cursos intensivos que podem ensinar as crianças a aprender habilidades de natação rapidamente, mas você precisa se comprometer com blocos semanais inteiros durante esse período.

Vídeo

Dicas

  • Em qualquer nível, você pode matricular seus filhos em aulas de natação para complementar suas aulas em casa.
  • Os jogos mencionados aqui são apenas sugestões. Sinta-se à vontade para criar seus próprios jogos divertidos para ensinar essas técnicas!

Avisos

  • Nunca permita que seu filho nade sem supervisão.