Como ensinar vôlei para crianças

Autor do artigo:Gabriel Silva

O vôlei é um esporte divertido para todas as idades. Quanto mais cedo as crianças começarem a jogar, mais habilidosas se tornarão - são necessários anos para dominar algumas habilidades do vôlei. As crianças são capazes de aprender a maioria dos noções básicas de vôleicomo o passe, o saque e a definição. Outras habilidades, como a cravada, podem ser muito complicadas para jovens aprendizes. O segredo para trabalhar com crianças é manter a diversão e dar muito incentivo. Você pode até pedir aos pais que participem da aula para que todos se divirtam.

Passos

Passando

  1. Etapa 1 Ensine o posicionamento correto das mãos.
    Ensine o posicionamento correto das mãos. Faça com que eles coloquem uma das mãos na horizontal, coloque a outra mão embaixo da outra e enrole os polegares no meio das mãos. Seus antebraços devem formar uma superfície plana, que é onde a bola será atingida.
    • Como alternativa, eles podem fechar o punho com a mão esquerda e, em seguida, cobrir o punho com a mão direita de modo que os polegares fiquem alinhados na parte superior.
    • Elas nunca devem entrelaçar os dedos, pois isso é perigoso e elas podem acabar com um dedo quebrado.
  2. Etapa 2 Mostre às crianças uma postura adequada.
    Mostre às crianças uma postura adequada. Elas devem ficar em pé com os pés um pouco mais afastados do que a largura dos ombros e com os joelhos dobrados. Peça-lhes que pratiquem o agachamento como se estivessem sentadas em uma cadeira.
    • Elas devem ser leves em seus pés para que possam se mover e alcançar qualquer bola. Para ajudar a desenvolver essa agilidade, você pode pedir que elas se movimentem lateralmente de um lado da quadra para o outro.
  3. Etapa 3 Faça com que as crianças pratiquem o passe.
    Faça com que as crianças pratiquem o passe. As crianças podem ficar em duplas e praticar o arremesso da bola uma para a outra. A bola deve ser arremessada com a mão para os braços da outra criança. A bola será rebatida com os antebraços de volta para a outra criança. Isso é conhecido como bater a bola. Peça que façam isso até se acostumarem com a sensação de bater a bola na superfície adequada.
    • Uma criança pode bater na bola 10 vezes e, em seguida, a outra pode bater na bola 10 vezes.
  4. Etapa 4 Faça jogos de passes.
    Faça jogos de passe. Você pode começar a se movimentar e fazer jogos divertidos com a bola. Por exemplo, a bola pode ser lançada em direção a lados alternados da criança em vez de diretamente em seus braços. Você pode dar um ponto a cada vez que a criança que arremessou a bola conseguir pegar a bola que foi arremessada de volta para ela. A equipe com o maior número de pontos ao final de um minuto vence!

Servindo

  1. Etapa 1 Mostre a eles como arremessar a bola.
    Mostre a elas como arremessar a bola. Com a mão que não está rebatendo, as crianças devem arremessar a bola no ar um pouco à frente delas. A mão que arremessa não deve se mover muito e a bola não deve ir muito alto. Se a bola for arremessada muito alto, ela se moverá mais rapidamente e será mais difícil de ser atingida. O objetivo é ficar cerca de 2 pés (0,6 m) acima da cabeça e cerca de 2 pés (0,6 m) à frente.
    • A chave para um bom saque é mantê-lo simples. Deve ser um movimento suave e fluido.
  2. Etapa 2 Ensine-o a dar um passo em direção à bola.
    Ensine-os a dar um passo em direção à bola. As crianças precisam dar um grande passo à frente na direção em que desejam bater na bola. Isso as ajudará a gerar força suficiente para bater a bola por cima da rede. Elas devem dar um passo à frente com o pé do mesmo lado da mão que bate.
  3. Etapa 3 Faça com que ele entre em contato com a bola.
    Faça com que ele faça contato com a bola. O braço que bate deve estar estendido acima da cabeça e ele deve bater na bola com o calcanhar da mão. Isso ajudará a bola a ir o mais longe possível sem girar. O braço deve seguir depois de bater na bola até que a mão esteja na altura da coxa.
    • A mão deve estar completamente aberta ao bater na bola.
    • A bola deve ser atingida quando estiver descendo do arremesso. As crianças devem se esticar em direção à bola para garantir que o braço esteja totalmente estendido.
  4. Etapa 4 Faça com que elas pratiquem o saque.
    Faça com que elas pratiquem o saque. Elas podem ficar a vários metros de distância de uma parede e praticar o saque da bola contra a parede. Elas podem formar duplas com uma criança de cada lado da rede e praticar o saque por cima. O segredo para conseguir um bom saque é praticar muito e muito.
    • O arremesso, o passo e a rebatida devem acontecer em um único movimento fluido.
    • Algumas crianças não conseguirão sacar em toda a quadra. Você pode pedir que elas fiquem mais perto da rede para que possam praticar o saque por cima da bola.
  5. Etapa 5 Ensine um golpe por baixo...
    Ensine um saque saque por baixo se ele não for capaz de fazer um saque saque por cima. Para sacar a bola com a mão, eles podem arremessar a bola e dar um passo à frente, mas moverão a mão que está batendo para baixo ao lado do corpo e a balançarão para frente em vez de levantá-la no ar. A bola será lançada sobre a rede com o punho. Esse método é o mais fácil para fazer contato com a bola.
    • O saque por baixo é mais fácil para os jogadores mais jovens, mas eles ainda devem praticar o saque por cima para que possam aprendê-lo e, no final, serem capazes de executá-lo.

Configuração

  1. Etapa 1 Ensine o posicionamento correto das mãos.
    Ensine o posicionamento correto das mãos. Ao ao sacar a bolaas crianças devem começar com as duas mãos pairando sobre a testa. Os polegares e os dedos indicadores devem formar um triângulo e as palmas das mãos devem estar voltadas para fora. Os cotovelos devem ficar para o lado em uma posição ampla, o que proporcionará alavancagem para empurrar a bola. Em seguida, eles empurrarão as mãos para cima para colocar a bola.
    • O segredo é que as mãos façam contato com a bola quando ela estiver bem na testa e que todos os 10 dedos toquem a bola.
  2. Etapa 2 Faça com que eles pratiquem pegar a bola.
    Faça com que eles pratiquem pegar a bola. Eles podem jogar a bola para si mesmos e pegá-la bem acima da testa com as mãos na posição de ajuste. Seus dedos devem envolver a bola. Isso o ajudará a se acostumar com a posição de ajuste.
    • Esse exercício pode ser feito sentado para que as crianças não se preocupem com o posicionamento dos pés.
  3. Etapa 3 Faça com que elas pratiquem empurrar a bola para cima.
    Faça com que elas pratiquem empurrando a bola para cima. Você pode dividir as crianças em duplas. Uma criança pode jogar a bola para si mesma e, em vez de pegá-la, ela a passará para a outra criança. Elas devem empurrar a bola para cima, esticando os braços em linhas paralelas em um movimento suave e direto. A outra criança deve estar a cerca de 1,5 m (5 pés) de distância e pegará a bola.
    • A criança que está colocando a bola pode permanecer sentada e a outra criança pode ficar de pé, pegar a bola e devolvê-la ao parceiro. Após 10 vezes, elas podem trocar de turno.
    • Para tornar esse exercício mais difícil, aumente a distância entre as crianças fazendo com que elas dêem um grande passo para trás. Para levar a bola mais longe, elas precisarão empurrar os braços mais na diagonal do que diretamente para cima. Você pode aumentar a distância de modo que as crianças fiquem a uma distância total de até 3 m (10 pés).

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como se faz o overhand?
    Se estiver perguntando sobre um saque com overhand, você joga a bola no ar e, em seguida, bate nela com força com a palma da mão. Veja Como sacar uma bola de vôlei com overhand. Pode demorar um pouco para pegar o jeito, e algumas pessoas (especialmente crianças) podem não ter força ou coordenação suficientes para sacar com sucesso.
  • Pergunta
    Por que você precisa de joelheiras?
    Porque às vezes você precisa se ajoelhar para bater na bola quando ela está muito baixa para ser alcançada de pé. As joelheiras protegem seus joelhos de se machucarem quando você faz isso.
  • Pergunta
    Qual é a melhor maneira de ensiná-lo a executar um saque por baixo?
    Ensine-o primeiro pedindo que feche o punho e bata na parte de baixo da bola. Em seguida, peça que ele abra o punho lentamente.

Dicas

  • Faça muitos exercícios repetitivos para que eles tenham muitas oportunidades de praticar.
  • Torne os exercícios divertidos! As crianças pequenas podem ficar entediadas se não estiverem se divertindo, portanto, pense em maneiras de apimentar seus exercícios! Se você estiver treinando meninas um pouco mais experientes, pode fazer com que elas joguem uma pequena partida de scrimmage. A emoção da competição pode ajudá-las a se divertir mais.

Avisos

  • As crianças nunca devem entrelaçar os dedos ao bater na bola, pois isso pode fazer com que eles se quebrem!