Como ensinar o nado lateral

Autor do artigo:Gabriel Silva

O nado lateral é uma excelente braçada para começar a ensinar novos nadadores. É melhor começar ensinando o chute e os movimentos do braço separadamente em terra firme. Depois que os alunos dominarem o chute e os movimentos dos braços, você pode pedir que eles juntem tudo na piscina. O tempo é tudo em uma corrida, portanto, é importante pedir aos alunos que pratiquem na piscina para pegar o jeito.

Etapas

Ensinando o chute em tesoura em terra

  1. Etapa 1 Faça com que seus alunos se deitem no chão do lado esquerdo.
    Peça aos alunos que se deitem no chão sobre o lado esquerdo. Cada aluno acabará desenvolvendo um lado que prefere - geralmente o lado dominante - mas, quando estiver ensinando o básico, peça que comecem com o lado esquerdo. Dessa forma, todos estarão na mesma página.
  2. Etapa 2 Peça aos alunos que estendam o braço esquerdo acima da cabeça.
    Peça aos alunos que estendam o braço esquerdo acima da cabeça. Eles devem apoiar a cabeça na parte superior do braço. A palma da mão deve estar voltada para baixo, no chão, pois ela deslizará pela superfície da água quando eles entrarem na piscina.
  3. Etapa 3 Faça com que ele use a mão direita para se equilibrar.
    Faça com que ele use a mão direita para se equilibrar. Com os braços esquerdos estendidos acima da cabeça, seus alunos precisarão de uma maneira de manter o equilíbrio. Peça que coloquem a mão direita no chão, na frente do corpo, entre a cintura e o peito.
  4. Etapa 4 Peça que dobrem os joelhos em um ângulo de 90 graus.
    Peça-lhes que dobrem os joelhos em um ângulo de 90 graus. Quando os braços estiverem em posição, peça aos alunos que puxem os joelhos em direção ao peito, usando a mão direita para se equilibrar. As coxas e panturrilhas devem formar um ângulo de 90 graus.
  5. Etapa 5 Peça que chutem as pernas em direções opostas.
    Peça que chutem as pernas em direções opostas. A perna de cima deve chutar para a frente enquanto a de baixo chuta para trás. Suas pernas devem se estender em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Depois disso, peça que retornem as pernas à posição inicial.
  6. Etapa 6 Peça que repitam o chute 4 vezes de cada lado.
    Peça que repitam o chute 4 vezes de cada lado. Quando tiverem executado o chute completo 4 vezes no lado esquerdo, peça que se virem de modo que fiquem deitados sobre o lado direito. O braço direito de cada aluno deve estar estendido para cima, com a cabeça apoiada na parte superior do braço direito. A mão esquerda deve ser usada para manter o equilíbrio. Em seguida, eles devem repetir o chute.

Ensinando os movimentos de braço do nado lateral em terra

  1. Etapa 1 Peça aos alunos para ficarem de pé.
    Peça aos alunos que fiquem em pé. Seus braços devem estar pendurados ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para o corpo. Os braços devem estar soltos, não agarrados ao corpo.
  2. Etapa 2 Peça que estendam o braço esquerdo acima da cabeça.
    Peça que estendam o braço esquerdo diretamente acima da cabeça. A palma da mão deve estar voltada para a direita. Peça que girem a cabeça ligeiramente para a direita também. Isso lhes dará uma ideia de como a cabeça deve ser posicionada acima da água.
  3. Etapa 3 Peça aos alunos que dobrem os braços na altura dos cotovelos até que as mãos se encontrem no meio.
    Peça aos alunos que dobrem os braços na altura dos cotovelos até que as mãos se encontrem no meio. Peça aos alunos que dobrem o braço esquerdo no cotovelo e levem as mãos até o peito, fazendo um movimento como se estivessem acariciando a água. Ao mesmo tempo, peça que dobrem o braço direito no cotovelo e tragam o antebraço para cima até que ambas as mãos se encontrem.
  4. Etapa 4 Diga aos alunos para retornarem os braços à posição inicial.
    Diga aos alunos para retornarem os braços à posição inicial. Eles devem estender o braço esquerdo acima da cabeça novamente, imaginando que estão deslizando as mãos para frente na água. Ao mesmo tempo, eles devem virar a palma da mão direita para o chão e, em seguida, esticar o braço, imaginando que estão empurrando a água para baixo.
  5. Etapa 5 Peça que repitam os movimentos 4 vezes em cada lado.
    Peça que repitam os movimentos 4 vezes de cada lado. Depois de realizar os movimentos de braço corretamente com o braço esquerdo levantado 4 vezes, peça que troquem de lado. O braço direito deve estar acima da cabeça, com a palma da mão e a cabeça viradas para a esquerda. O braço direito desce e se encontra com o braço esquerdo quando ele sobe.

Como montar a braçada na piscina

  1. Etapa 1 Peça aos alunos para darem impulso a partir da lateral da piscina.
    Faça com que os alunos se impulsionem pela lateral da piscina. O nado lateral é um nado que se baseia no deslizamento, portanto, incentive seus alunos a se impulsionarem da lateral da piscina com o braço esquerdo estendido à frente e a cabeça apoiada nele. O braço direito deve estar ao lado do corpo, próximo à superfície da água. Suas pernas devem estar estendidas atrás deles.
  2. Etapa 2 Faça com que eles chutem as pernas para fora quando as mãos se encontrarem.
    Peça que chutem as pernas para fora quando as mãos se encontrarem. À medida que a mão esquerda desce e a mão direita sobe para encontrá-la, as pernas devem estar chutando para fora. Lembre-os de que a perna de cima deve chutar para frente, enquanto a perna de baixo se dobra para trás.
    • Alguns alunos tendem naturalmente ao chute de tesoura invertido, com a perna de baixo chutando para frente e a de cima para trás. Se isso parecer mais confortável para seu aluno, tudo bem!
  3. Etapa 3 Diga a ele para juntar as pernas enquanto os braços se estendem para trás.
    Diga a eles para juntarem as pernas enquanto os braços se estendem para trás. Enquanto ele se empurra pela água com o braço direito, o braço esquerdo deve se estender para trás. Ao realizar esse movimento, as pernas devem se juntar novamente para ficarem paralelas.
  4. Etapa 4 Peça que nadem um comprimento da piscina em um lado e depois troquem.
    Peça a eles que nadem um comprimento da piscina em um lado e depois troquem. É provável que seus alunos precisem de algumas tentativas na piscina para descobrir o tempo dos braços e pernas juntos. Dê a eles pelo menos o comprimento da piscina para praticar em um lado. Em seguida, peça que empurrem do outro lado da piscina com o braço direito estendido.
  5. Etapa 5 Peça que usem um macarrão ou uma prancha de chute para praticar o chute.
    Peça que usem um macarrão ou uma prancha de chute para praticar o chute. Se os alunos estiverem tendo dificuldades com o chute em tesoura, tire os braços por um tempo. Faça com que eles descansem o antebraço do braço guia em um macarrão. Em seguida, peça que pratiquem apenas o chute de tesoura na água.
  6. Etapa 6 Peça que treinem os braços se o tempo estiver ruim.
    Peça que trabalhem os braços se o tempo estiver ruim. Seus corpos se arrastarão um pouco na água, mas se os alunos estiverem com dificuldades nos movimentos dos braços, diga-lhes para não se preocuparem com o chute. Em vez disso, faça com que eles trabalhem apenas nos movimentos dos braços, enfatizando que o braço inferior deve empurrar a água para longe enquanto o braço principal desliza pela água.
  7. Etapa 7 Peça a eles que alternem o nado lateral e o nado peito.
    Peça que alternem o nado lateral e o nado de peito.Nado de peito também é uma braçada de deslizamento e é uma boa transição de um lado para outro ao nadar o nado lateral. Faça com que seus alunos nadem algumas braçadas de nado lateral em um lado. Em seguida, eles devem nadar três ciclos de nado peito antes de mudar para o outro lado para mais algumas braçadas de nado lateral. Faça com que eles repitam isso por alguns comprimentos da piscina.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso melhorar meu nado lateral?
    Aumentar sua força física por meio de treinamento e exercícios pode ser benéfico ao aprender novas braçadas. O levantamento de peso, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para torná-lo um nadador mais forte e mais competente.
  • Pergunta
    Como faço o chute em tesoura?
    Empurre suas pernas para fora e junte-as abruptamente. Passe de pinguim para sumô, sumô para pinguim.

Vídeo

Dicas

  • A maioria dos alunos descobrirá que tem um lado que prefere para o nado lateral. Geralmente é o lado dominante - o mesmo lado da mão que usam para escrever. Quando se torna evidente que eles têm um lado dominante, podem praticar a maior parte do tempo nesse lado.
  • Esteja preparado para demonstrar a batida para alguns alunos. Pode parecer um traço confuso quando é explicado sem exemplos visuais.