Como ensinar uma criança a andar de patins em 14 passos fáceis e seguros

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se gosta de andar de patins, provavelmente já pensou em transmitir a sua paixão aos seus filhos. Se os seus filhos demonstraram interesse em patinar e já conseguem andar e equilibrar-se sozinhos, pode comprar-lhes os seus próprios patins e pôr mãos à obra! Ensinar uma criança a andar de patins pode levar algum tempo, mas os seus esforços serão recompensados com um novo passatempo divertido que ambos poderão desfrutar. Leia os passos para ensinar seu filho a patinar para um plano de aula empolgante que você pode começar hoje.

Passos

Consiga o equipamento de segurança correto.

  1. Pegue um capacete, joelheiras e cotoveleiras, para o caso de ele cair.
    Pegue um capacete, joelheiras e cotoveleiras, só para o caso de ele cair. Assim, o seu filho sentir-se-á muito mais seguro e, provavelmente, também terá mais paz de espírito! Procure nas lojas de artigos desportivos locais equipamento de segurança do tamanho de uma criança e certifique-se de que tudo lhe serve bem antes da primeira aula.
    • O estilo de patins que escolher também é importante. Para os principiantes, é provável que queira comprar-lhes patins quad para maior estabilidade. À medida que o seu filho cresce e ganha mais confiança, pode passar para os patins em linha.

Seja paciente e encoraje-o bastante.

  1. A atitude correcta pode fazer com que o seu filho se sinta seguro e protegido.
    A atitude correcta pode fazer com que o seu filho se sinta seguro e protegido. Se o seu filho se sentir nervoso, encoraje-o, lembrando-lhe que todos começam como principiantes e que irão melhorar com o tempo. Se também for um patinador, pode ajudar se calçar os seus patins e sair com o seu filho para que ele o possa observar. Certifique-se de que acompanha o seu filho com frequência e abrande se for necessário.
    • Se tiver dificuldade em ensinar o seu filho sozinho, considere a possibilidade de o inscrever em aulas no ringue de patinagem local.

Patine num tapete se o seu filho estiver nervoso.

  1. Pode't skate as fast on carpet, which is great for beginners.
    Não é possível patinar tão rápido no tapete, o que é ótimo para iniciantes. Se o seu filho estiver nervoso por cair no cimento, fique dentro de casa e escolha uma área com tapete para começar. Também pode ir ao ginásio local para ver se pode utilizar uma sala alcatifada durante algum tempo. É difícil andar depressa ou cair no tapete, por isso o seu filho pode aprender o básico sem medo de se magoar.
    • Se vai patinar dentro de casa, certifique-se de que tem uma área bastante grande para trabalhar.
    • Quando o seu filho se sentir confortável a andar e a deslizar com os patins, pode passar para o chão de madeira ou de cimento. Pratique no exterior, numa área grande e plana, ou encontre um ginásio ou centro comunitário com uma pista de patinagem em madeira que possa utilizar.

Comece com a postura correcta.

  1. Diga ao seu filho para dobrar os joelhos e inclinar-se ligeiramente para a frente.
    Diga ao seu filho para dobrar os joelhos e inclinar-se ligeiramente para a frente. Se começar a perder o equilíbrio, peça-lhe que estenda os braços para o lado para se estabilizar. Faça-o inclinar-se ligeiramente para a frente para que possa manter o equilíbrio quando começar a deslizar.
    • A postura correcta evitará que o seu filho se magoe se cair. Passe 5 a 10 minutos a trabalhar a postura e faça-o passar da posição vertical para a postura correcta de patinagem algumas vezes seguidas.

Ensine o seu filho a andar com os patins.

  1. Diga-lhe para levantar cada pé, um de cada vez, enquanto anda para a frente.
    Diga-lhe para levantar cada pé, um de cada vez, enquanto anda para a frente. No início, andar de patins pode parecer estranho porque os pés são muito pesados. Quando o seu filho tiver assumido a postura correcta, peça-lhe que levante simplesmente os pés, um de cada vez, e caminhe para a frente em linha reta. Diga-lhe para manter os calcanhares virados para dentro e os dedos dos pés apontados para fora, como se estivesse a andar como um pato.
    • Se começarem a tombar para trás (o que é comum nos patinadores principiantes), lembre-os de se agacharem e de se inclinarem ligeiramente para a frente para manterem o equilíbrio.

Ensine o seu filho a deslizar.

  1. Deslizar para a frente é uma das habilidades mais básicas que ele pode aprender.
    Deslizar para a frente é uma das competências mais básicas que podem aprender. Faça com que continuem a andar para a frente, mas diga-lhes para alongarem a passada e tentarem rolar para a frente com um pé antes de pegarem no outro. Se conseguirem fazer isso, peça-lhes para empurrarem com o pé de trás e rolarem para a frente com o pé da frente, de modo a deslizarem em vez de andarem. Enquanto desliza num pé, peça-lhe que levante o outro pé do chão para que este não impeça o seu movimento.
    • O deslizamento é um ótimo movimento para principiantes e, para as crianças pequenas, pode demorar alguns dias (ou semanas) a dominar. Pode passar o tempo que quiser a deslizar para se certificar de que o seu filho se sente confortável com ele antes de avançar.

Mostre-lhe como parar.

  1. Faça com que o seu filho enfie o dedo do pé no chão para parar.
    Peça ao seu filho para encostar o dedo do pé ao chão para parar. Enquanto ele ainda está a deslizar lentamente, mostre-lhe como deslizar com os patins paralelos um ao outro. Em seguida, peça-lhe que incline o corpo para a frente e empurre para baixo com um pé, enterrando o dedo do pé do patim no chão. Lembre-o de que é importante empurrar o dedo do pé para o chão rapidamente e com confiança; caso contrário, pode cair.
    • Se o seu filho estiver nervoso com a prática deste movimento, peça-lhe que se coloque no lugar e pratique apenas a pressão de cada dedo do pé no chão. Se ele conseguir sentir o movimento enquanto está parado, poderá ter mais facilidade em fazê-lo enquanto desliza.

Ensine o seu filho a tentar fazer uma curva.

  1. A viragem consiste em deslocar o peso do corpo durante o deslize.
    Virar é uma questão de deslocar o peso do corpo durante o deslize. Peça ao seu filho para começar a deslizar em linha reta e depois diga-lhe para deslocar o peso do corpo para a direita. Ao inclinar-se ligeiramente, o corpo vira naturalmente para a direita numa curva suave. Faça-o tentar isto algumas vezes em ambos os lados até começar a fazer curvas mais apertadas e rápidas.
    • Se o seu filho estiver a ter dificuldades com isto, peça-lhe que fique parado num ponto com os patins calçados. Faça-o inclinar-se para a direita, usando o peso do corpo para fazer pressão no pé direito. Depois, peça-lhe que se incline para a esquerda. Se eles conseguirem sentir quais músculos estão usando enquanto estão parados, eles terão mais facilidade para virar em um deslize.

Trabalhar até ganhar velocidade.

  1. O seu filho's posture and arm stance can help them skate faster.
    A postura e a posição dos braços do seu filho podem ajudá-lo a patinar mais depressa. Diga-lhe para se agachar no deslize e se inclinar para a frente. Peça-lhe para bombear os braços como se estivesse a correr sempre que levanta o pé para fazer outro deslize. Sublinhe a importância de empurrar com o pé de trás e levantar o outro pé bem alto para ganhar velocidade. Certifique-se de que patina sempre numa superfície plana, uma vez que ganhar impulso numa colina pode ser perigoso para os principiantes.

Fale sobre a importância de se levantar em caso de queda.

  1. O seu filho pode cair enquanto aprende, e isso's okay!
    O seu filho pode cair enquanto aprende, e não faz mal! Antes de começar a patinar, lembre ao seu filho que está a usar equipamento de segurança e que não se vai magoar muito se cair. Ensine-lhe que, se começar a cair, deve estender as mãos para se agarrar e tentar aprender a andar para a frente sobre os dedos dos pés. Depois, tem de se levantar imediatamente para poder continuar a patinar.
    • A sua reação à queda do seu filho é tão importante como o facto de ele cair em segurança. Se disser algo como 'Estás bem!' e lhes disser para se levantarem de novo, é muito menos provável que façam uma tempestade num copo de água por causa da queda.
    • Alguns professores recomendam dar às crianças um limite de tempo para se levantarem. Pode dizer algo como: 'Para cima, para cima, para cima! 3, 2, 1!' Dessa forma, elas têm um incentivo para se levantarem de novo.

Continue a praticar até dominarem o básico.

  1. A única forma de o seu filho melhorar é praticar!
    A única forma de o seu filho melhorar é praticar! As crianças pequenas podem precisar de mais tempo com as bases, enquanto as crianças mais velhas podem dominá-las em poucas semanas. No entanto, cada criança é diferente e a sua pode ter níveis de conforto diferentes. Certifique-se de que acompanha o seu filho para se certificar de que ele se sente seguro e confiante, e não tenha medo de lhe pegar na mão se ele precisar de um pouco mais de apoio.
    • Tente não forçar o seu filho a fazer coisas que ele não quer fazer. Se ele ficar demasiado assustado ou nervoso com a patinagem, pode desistir completamente. Deixe-o trabalhar ao seu próprio ritmo e apoie-o no que ele quiser fazer.

Passe a patinar para trás.

  1. Quando o seu filho conseguir deslizar, virar e parar, pode tentar um truque simples.
    Quando o seu filho conseguir deslizar, virar e parar, pode tentar um truque simples. Patinar para trás é um truque divertido para as crianças aprenderem, e não é muito difícil. Peça ao seu filho para apontar os dedos dos pés um para o outro, de modo a parecerem ligeiramente em bicos de pombo. Peça-lhe que se empurre para trás empurrando com os dedos dos pés e apoiando-se nos calcanhares. Sublinhe a importância de manter os pés em forma de V para manter a posição de patinagem para trás.
    • É difícil patinar para trás muito rapidamente, por isso este é um truque divertido para aprender e seguro para principiantes.

Tente saltos e truques se ele estiver pronto.

  1. Se o seu filho já domina o básico, pode avançar!
    Se o seu filho já domina o básico, pode avançar! Pode tentar saltar deslizando e ganhando impulso, depois agachar-se e levantar os pés do chão. Também podem tentar fazer um salto com o calcanhar, deslizando e ganhando impulso, depois levantando o dedo do pé de um patim e levantando o calcanhar do outro, numa posição dividida. Se souber de algum truque divertido que o seu filho possa aprender, sinta-se à vontade para o ensinar, para que ele possa melhorar as suas capacidades de patinagem.
    • Também pode procurar truques de patinagem divertidos para principiantes no YouTube para se inspirar.

Fale sobre a segurança no ringue de patinagem.

  1. Diga-lhes para se manterem sempre em movimento e para não tentarem fazer truques num ringue de patinagem.
    Diga-lhes para se manterem sempre em movimento e para não tentarem nenhum truque num ringue de patinagem. Antes de ir para uma pista de patinagem pública, lembre ao seu filho que tem de seguir o fluxo de patinadores e que não deve entrar e sair da fila se o puder evitar. Se quiserem parar, devem patinar até uma saída e sair da pista de patinagem para não causarem um acidente. Se cair, peça-lhe que chame por si ou que se dirija para o lado da pista para se levantar.
    • Em geral, as pessoas patinam mais devagar no meio da pista e mais depressa nas extremidades.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Vá devagar e acompanhe o seu filho com frequência. Se ele estiver a sentir-se assustado ou sobrecarregado, não há problema em fazer uma pausa.