Como curtir um couro de veado

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender a curtir um couro de veado não é uma tarefa difícil, mas requer algum trabalho manual e muito tempo. O resultado final de seu trabalho manual é um couro de veado maleável que pode ser usado para vários projetos, inclusive para pendurar na parede, tapete, cortinas, bonés ou coletes. Este artigo aborda o curtimento de uma pele usando uma solução ácida ou os óleos do cérebro do veado.

Etapas

Curtimento de um couro com uma solução ácida

  1. Etapa 1 Remova toda a carne e a gordura da pele do veado.
    Remova toda a carne e a gordura da pele do veado. Faça isso depois que a pele tiver esfriado e você puder colocá-la sobre uma pedra plana ou concreto frio. Use uma faca ou um descarnador para remover cada pedacinho. É muito importante retirar toda a carne da pele para que ela não comece a apodrecer.
    • Não espere muito tempo para descarnar o couro depois de esfolar o veado. Se a pele começar a se decompor, ela não se sustentará durante o processo de curtimento.
    • Use uma ferramenta de descarnar destinada a raspar a carne de uma pele, em vez de uma faca. Ferramentas afiadas podem perfurar a pele e danificá-la.
  2. Etapa 2 Esfregue a pele de veado com sal não iodado (sal marinho).
    Esfregue a pele de veado com sal não iodado (sal marinho). Certifique-se de colocar uma camada bastante espessa de sal para extrair a umidade da pele. Use de 3 a 5 libras de sal, dependendo do tamanho da pele.
    • O processo de salga leva um ou dois dias se for usada a quantidade adequada de sal. Continue adicionando sal à pele até que ela seque e fique crocante.
    • Cubra as áreas úmidas do couro com mais sal.
  3. Etapa 3 Mergulhe a pele na água.
    Deixe a pele de molho na água. Antes de usar a solução de salmoura, deixe a pele de molho em água limpa até que ela fique macia e flexível. Isso ajuda a absorver os produtos químicos de curtimento. Retire a pele interna seca da pele.
  4. Etapa 4 Obtenha os ingredientes para fazer a solução de salmoura.
    Obtenha os ingredientes para fazer a solução de salmoura. Essa solução relaxa a pele e ajuda a preservá-la, uma etapa essencial no processo de bronzeamento. Aqui está o que você precisará:
    • 2 galões de água
    • 1 1/2 galão de água com flocos de farelo (ferva 1 1/2 galão de água e despeje-a sobre meio quilo de flocos de farelo. Deixe a mistura descansar por uma hora, depois coe e reserve a água).
    • 8 xícaras de sal (não iodado)
    • 1 1/4 de xícara de ácido fórmico
    • 1 caixa de bicarbonato de sódio
    • 2 latas de lixo grandes
    • 1 bastão grande, para mexer e mover as peles
  5. Etapa 5 Bronzeamento da pele.
    Faça o bronzeamento da pele. Coloque o sal em uma lata de lixo e despeje 2 galões de água fervente dentro dela. Adicione a água com flocos de farelo e mexa até que o sal esteja completamente dissolvido. Adicione o ácido fórmico. Coloque a pele na lata de lixo, socando-a com o bastão para garantir que esteja completamente coberta pelo líquido. Deixe-o de molho por 40 minutos. Remova a pele da solução de salmoura e escorra.
    • Certifique-se de usar luvas e tomar outras precauções para evitar queimaduras causadas pelo ácido.
  6. Etapa 6 Neutralize a salmoura.
    Neutralize a salmoura. Misture uma onça de bicarbonato de sódio para cada 3,8 litros de água necessários para cobrir o couro em uma lata de lixo grande. Coloque o couro na solução neutralizadora e mexa por 20 minutos. Remova a pele da solução neutralizante, enxágue e drene.
  7. Etapa 7 Lubrificar a pele.
    Lubrifique a pele. Remova a pele do enxágue e pendure-a em uma viga para escorrer. Esfregue-a com óleo de pé de porco para condicionar a pele.
  8. Etapa 8 Estique a pele.
    Estique a pele. Pendure o couro em um esticador ou secador de couro para finalizar o processo. Coloque-o em um local fora do sol para secar. Depois de alguns dias, a pele deverá estar seca e flexível. Retire-o da prateleira e passe uma escova de arame no lado da pele até obter uma aparência de camurça. Deixe a pele terminar de secar até que esteja totalmente seca, o que deve levar mais alguns dias.

Curtimento de uma pele usando óleos do cérebro do cervo

  1. Etapa 1 Pique a pele.
    Descarne a pele. A primeira parte do processo de curtimento é sempre a raspagem de todos os pedaços de carne e gordura da pele. É útil colocar a pele em uma viga para descarnar ou em um saco de lixo ou lona no chão. Raspe todos os pedaços de carne e gordura da pele com uma ferramenta de descarnar.
  2. Etapa 2 Enxágue a pele.
    Enxágue o couro. Lave-o com água limpa para remover a sujeira, o sangue e os pedaços de carne. Você pode usar um pouco de sabão de Castela ou outro tipo de sabão feito de substâncias naturais para ajudar a soltar a sujeira.
  3. Etapa 3 Deixe o couro secar.
    Deixe a pele secar. Prenda a pele em um rack de secagem e deixe-a secar por alguns dias antes de começar a mergulhá-la em fluidos de bronzeamento.
    • Os racks de secagem podem ser comprados em lojas de jogos. Essas estruturas de madeira são úteis para manter a pele no lugar enquanto ela seca.
    • A pele deve ser esticada sobre o rack de secagem, em vez de simplesmente pendurada. Caso contrário, as bordas ficarão enroladas.
  4. Etapa 4 Remova os pelos.
    Remova os pelos. Use uma lâmina de aço arredondada com cabo ou um raspador tradicional de couro de chifre de alce para raspar o couro da pele contra o grão. Isso ajuda a solução de curtimento a ser mais bem absorvida pela pele. Tome cuidado para não rasgar a pele onde ela é mais fina na área da barriga.
  5. Etapa 5 Prepare a solução de curtimento.
    Prepare a solução de curtimento. Coloque o cérebro do veado e uma xícara de água em uma panela. Cozinhe a mistura até que o cérebro se desfaça e se transforme em líquido. A mistura deve se assemelhar a uma sopa. Bata no liquidificador para que fique completamente lisa e sem grumos.
  6. Etapa 6 Bronzeamento da pele.
    Faça o bronzeamento da pele. Primeiro, lave a pele com água mais uma vez, para remover quaisquer resíduos de pêlos ou detritos e deixar a pele mais maleável. Esprema-a entre duas toalhas para extrair o excesso de umidade. Agora, despeje um pouco da mistura de cérebro no couro e esfregue-a com as mãos. Esfregue uma quantidade uniforme da mistura em toda a pele, cobrindo cada centímetro.
    • Você pode usar luvas para aplicar a mistura de bronzeamento se preferir não usar as mãos nuas.
    • Quando terminar de aplicar a solução de bronzeamento, enrole a pele e coloque-a em um saco grande de armazenamento de alimentos ou em um saco para freezer. Coloque-o na geladeira por 24 horas para que o cérebro tenha tempo de absorver a solução.
  7. Etapa 7 Amoleça a pele.
    Amoleça o couro. Para evitar que o couro fique muito rígido, é necessário amolecê-lo, trabalhando-o e puxando-o pelas bordas. Retire-o da geladeira e coloque-o de volta na prateleira de secagem. Limpe o excesso da mistura de cérebro com um pano. Use uma vara grande para amaciar o couro, passando-a para frente e para trás sobre a pele até que ela fique macia e flexível.
    • Você também pode usar uma corda pesada para amaciar o couro.
    • Outra maneira de amaciá-la é tirá-la da prateleira de secagem e, junto com um parceiro, passá-la para frente e para trás em um tronco ou banco.
  8. Etapa 8 Defumar a pele.
    Defume o couro. Essa é a última etapa do processo de curtimento natural. Costure o couro pelas laterais para criar um saco. Feche uma extremidade de modo que fique apertada o suficiente para manter a fumaça dentro. Cave um buraco de aproximadamente 1⁄2 (0,2 m) de profundidade e 0,3 m (1 pé) de largura e coloque a extremidade aberta do saco de couro sobre o buraco, com a parte superior apoiada em estacas, no estilo 'tee-pee'. Faça uma pequena fogueira dentro do saco, no buraco, para que a fumaça do fogo suba e defume a pele.
    • Quando as chamas se apagarem e o fogo começar a soltar fumaça, adicione lascas de fumaça ao fogo para criar mais fumaça e mantê-lo vivo. Feche a parte aberta e deixe uma pequena abertura pela qual você possa adicionar mais combustível ao fogo.
    • Depois de meia hora, vire o saco do avesso e defume o outro lado.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso bronzear um couro de veado de outra forma?
    Para o bronzeamento com pelos, use uma pasta de querosene e bicarbonato de sódio aplicada no lado da carne e deixe-a secar, depois raspe e trabalhe o couro com pedra-pomes ou lixa áspera até ficar liso e flexível. Isso deixa o couro branco e liso, bom para tapetes e coisas do gênero.
  • Pergunta
    Se eu quiser deixar os pêlos nas peles e fazer um bronzeamento artificial, as etapas são diferentes das instruções para remoção de pêlos?
    Ao remover o pelo, você pulveriza esse lado com uma solução diluída de soda cáustica e um pouco de cinza de madeira adicionada à água. Para o fur-on, essa etapa é omitida. Cozinhe a pele com o cérebro e siga as instruções a partir daí.
  • Pergunta
    O que a solução de salmoura/ácido ou os miolos fazem? O que a defumação do couro faz e por que não é necessária com o método da salmoura/ácido?
    Os miolos têm óleos e proteínas que são absorvidos pelo couro, e a defumação do couro proporciona impermeabilização e um aroma agradável.

Dicas