Como fazer um slapshot no hóquei no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O slap shot é uma parte importante de qualquer jogo de hóquei. Ao executar um slap shot, o taco de hóquei é batido agressivamente (quase com a maior força possível) e dobrado no gelo. A tensão se acumula no taco à medida que ele se flexiona, e essa tensão é então liberada contra o disco na direção do alvo pretendido. Embora essa técnica possa gerar uma velocidade do disco de mais de 160 km/h, ela não é tão precisa ou conveniente quanto os chutes de pulso ou de pressão.

Passos

Como se posicionar para um Slap Shot

  1. Etapa 1: Decida quando fazer um slap shot.
    Decida quando dar um chute de tapa. Os chutes de tapa são usados principalmente por jogadores defensivos quando estão em posição próxima ao ponto (o local onde a linha azul cruza as tábuas no lado defensivo do rinque). Embora os slap shots sejam chamativos e possam impressionar o público, eles não são usados com muita frequência durante um jogo de hóquei. Na grande maioria das vezes, algo mais simples funcionará melhor.
    • Dito isso, sempre que puder usar um slap shot a seu favor em um jogo de hóquei, faça-o!
  2. Etapa 2 Aponte seus pés em direção ao disco.
    Aponte seus pés na direção do disco. Nesse ponto, o disco deve estar a cerca de 0,9 m (3 pés) na frente de seus patins. Não aponte os patins para o alvo (ou seja, a rede); esse é um erro comum cometido por iniciantes. Fique perpendicular à rede, de modo que seus ombros estejam apontando para ela.
    • Quando estiver se sentindo mais confortável para executar os slap shots, você pode dar um chute com os pés um pouco tortos. Essa postura pode ser útil se você tiver pouco tempo durante uma jogada ou não conseguir se posicionar corretamente para o chute.
  3. Etapa 3 Posicione suas mãos na largura dos ombros sobre o taco.
    Posicione suas mãos na largura dos ombros no taco. Se você for destro, coloque a mão esquerda na parte superior do taco. Coloque a mão direita em uma posição mais baixa do que aquela em que você normalmente a carregaria ao manusear o bastão ou patinar: portanto, mais ou menos na largura dos ombros. Quando o taco atingir o ponto mais alto durante o slap shot, suas mãos se separarão um pouco mais e descerão pela haste. Depois, ao terminar o chute, suas mãos devem voltar a ficar separadas na altura dos ombros.
    • A maioria dos jogadores de hóquei canhotos chuta com a mão esquerda, o que faz com que essas instruções sejam completamente invertidas. Sua mão direita deve estar na parte superior do taco porque você usaria sua mão dominante para obter o melhor controle.

Preparando-se para o chute

  1. Etapa 1 Adote uma postura atlética.
    Adote uma postura atlética. Quando estiver se preparando para dar um chute de tapa, fique de pé com os pés separados na largura dos ombros. Além disso, dobre ligeiramente os joelhos; isso lhe dará maior controle sobre a distribuição do seu peso ao se inclinar para a frente durante o slap shot.
    • É impossível fazer um slap shot enquanto estiver patinando. Você precisa ficar estático no gelo, mesmo que por apenas alguns segundos.
  2. Etapa 2: Levante o taco atrás de você para dar corda.
    Levante a vara atrás de você para dar corda. Puxe a vara para trás até a altura de sua cintura. Ao dar corda, deixe o peso do seu corpo se deslocar para trás, até que a maior parte do seu peso esteja apoiada na perna de trás. Esse tipo de enrolamento permitirá que você ganhe impulso ao balançar o stick para frente em direção ao disco.
    • Não enrole em um grau extremo; enrole muito acima da cabeça não aumenta a potência e sacrifica o tempo e a precisão. Especialmente como iniciante, enquanto estiver tentando aprender o movimento geral, durante o windup, não leve a lâmina do taco mais alto do que a cintura.
    • Quando você se tornar mais proficiente em slap shots, poderá começar a aumentar seu windup. Muitos jogadores profissionais fazem o windup até a altura dos ombros.
  3. Etapa 3 Dê uma olhada no gol e mire enquanto se prepara.
    Dê uma olhada no gol e mire enquanto se aproxima. Se estiver mirando na rede do time adversário, deve mirar em um ponto específico da rede, não apenas na própria rede. Mirar em um ponto muito específico da rede permitirá maior precisão e maior probabilidade de acertar o chute.
    • Se estiver dando um tapa do outro lado da pista de hóquei, é improvável que o disco entre no gol.
    • Nos jogos de hóquei, muitos jogadores contam com seus colegas de equipe para 'derrubar' o disco no gol do adversário. Mantenha os olhos no gelo e no lado do stick do seu colega de equipe.

Como fazer o chute de tapa

  1. Etapa 1 Mude seu impulso para a perna dianteira.
    Transfira seu impulso para a perna dianteira. Quando começar a balançar o taco em direção ao disco, transfira o peso do seu corpo para a frente, para a perna dianteira. Isso dará ao seu slap shot bastante impulso e você poderá levar o disco mais longe e com mais velocidade.
    • O deslocamento do peso para a frente aumentará a energia e a potência do seu chute.
  2. Etapa 2 Faça contato com o gelo centímetros antes de atingir o disco.
    Faça contato com o gelo centímetros antes de bater no disco. Muitos erroneamente batem apenas no disco, achando que o gelo retardará o chute. No entanto, se executado corretamente, bater no gelo com o taco pouco antes do contato com o disco fará com que o taco 'flexione' e acumule energia. Quando o taco atingir o disco, ele se endireitará e transferirá a energia da 'flexão' para o próprio disco.
    • Tente atingir o gelo entre 8 e 13 cm (3 e 5 polegadas) antes do disco. Isso requer prática, mas é, sem dúvida, a parte mais importante de um slap shot.
  3. Etapa 3 Gire os pulsos para cima ao girar.
    Gire os pulsos para cima ao girar. No momento em que o taco entra em contato com o disco, gire os pulsos de modo que o polegar de sua mão dominante (mão direita se for destro, mão esquerda se for canhoto) vire para baixo em direção ao gelo. É daí que vem a maior parte da sua precisão e lhe dará a capacidade de apontar a direção em que o disco voa.
    • Mesmo que você aponte o stick, a mira do seu chute será imprecisa se você não girar os pulsos durante o contato com o disco.
  4. Etapa 4: Dê continuidade ao seu chute.
    Dê continuidade ao seu chute. Após o contato inicial, siga com o taco, os braços e o tronco na direção em que deseja que o disco vá. Isso permite um chute mais preciso e também ajuda a manter o disco estável no ar. Seus ombros devem terminar de frente para a rede, seus quadris devem girar na direção do chute e seu pé dianteiro deve girar na direção do chute.
    • Depois de seguir, seu stick e seu corpo devem estar apontando (deslizando) na direção do chute.
    • A grosso modo, a direção para a qual a lâmina do seu stick aponta durante o follow-through mostra onde sua tacada terminará. Se a lâmina estiver alta do chão, a tacada será alta; se a lâmina estiver baixa, a tacada também será baixa.

Vídeo

Dicas

  • Tente acertar o disco com a parte central exata de sua lâmina.
  • Concentre-se primeiro na precisão e depois na potência; essa é uma ótima dica para jogadores jovens. Não se preocupe com a potência em um primeiro momento. Em vez disso, pratique a mira de seus chutes.
  • Quando você se tornar mais hábil no slap shot, poderá começar a acelerar o movimento do seu swing, e a velocidade do chute será a mesma.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para colar minhas orelhas no capacete?
    Vá até a loja de hóquei local e compre uma fita adesiva de alta qualidade. (Quanto mais cara, melhor.) Faça um pequeno rolo com a fita, de modo que o lado adesivo fique voltado para fora, e pressione-o firmemente contra a orelha. Continue a colocar o capacete como de costume.
  • Pergunta
    Como faço para que um slap shot saia alto do gelo?
    Siga mais alto. Observação: Isso geralmente é ruim. Mantenha seus chutes baixos.
  • Pergunta
    Como faço para colocar meu capacete de volta no lugar? Fui atingido por um tapa na cabeça e meu capacete rachou.
    É melhor você comprar um capacete novo se isso aconteceu. Um capacete rachado não oferecerá mais a mesma proteção de antes.