Como levar um soco

Autor do artigo:Gabriel Silva

Não importa se você está interessado em se tornar um lutador profissional ou se quer apenas se defender em uma briga de rua, saber como receber um soco pode fazer uma grande diferença em uma luta. Além disso, saber como receber um soco pode permitir que você minimize as lesões e até mesmo salve sua vida. Por fim, ao se posicionar adequadamente, minimizar o impacto do soco e reagir depois de ser atingido, você estará mais apto a seguir em frente depois de levar um soco.

Passos

Como se posicionar

  1. Cerre os punhos. Curve as pontas dos dedos contra a palma da mão e coloque o polegar contra a parte externa dos nós dos dedos. Posicionar os dedos dessa maneira cria uma forma quatro vezes mais estável do que uma mão aberta. Essa estabilidade o ajudará a bloquear golpes e a desferir um soco, se necessário.
  2. Levante os punhos em direção ao rosto. Levante os punhos diretamente na frente de suas bochechas, protegendo o máximo possível de seu rosto. Dessa forma, seu oponente terá um alvo menor para atacar. Isso é importante, pois um golpe no rosto tem uma chance significativa de causar uma concussão, em que o cérebro colide com a parte de trás do crânio.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Ross Cascio

    Treinador de defesa pessoal
    Ross Cascio é instrutor de defesa pessoal, condicionamento físico e luta do Krav Maga Worldwide. Ele vem treinando e dando aulas de autodefesa, condicionamento físico e luta no Krav Maga Worldwide HQ Training Centers em Los Angeles, CA, há mais de 15 anos. Ele ajuda as pessoas a se tornarem mais fortes, mais seguras e mais saudáveis por meio do treinamento do Krav Maga Worldwide.
    Treinador de defesa pessoal Ross Cascio

    Coloque as mãos na frente do rosto para proteger seus pontos fracos. Se você vai ser atingido, é melhor ser atingido das sobrancelhas para cima. Tudo o que estiver abaixo de suas sobrancelhas é um alvo macio que pode causar dificuldades de visão ou de respiração se for atingido. Levante as mãos de modo que elas fiquem na frente do rosto e abaixe o queixo para que a testa fique ligeiramente para frente.

  3. Mantenha os cotovelos firmes contra o corpo. Os órgãos do abdômen são alguns dos locais mais perigosos onde se pode levar um soco. Como resultado, você deve manter os cotovelos diretamente na frente do tronco para proteger essas áreas. No entanto, mantenha-os soltos o suficiente para que você possa se mover rapidamente em resposta aos golpes. Aqui estão as áreas mais importantes a serem protegidas:
    • Seu fígado, logo abaixo do lado direito da caixa torácica. Um soco nessa área pode causar um colapso devido à queda da pressão arterial.
    • O baço, no lado superior esquerdo do tronco. A caixa torácica já o protege, mas ainda assim é melhor manter um braço na frente dele. Danos nesse local podem causar hemorragia interna grave.
    • Seus rins, nos lados esquerdo e direito, logo acima da altura da cintura. Um trauma nesse local pode levar à insuficiência renal.
  4. Adote uma postura ampla. Fique em pé com os joelhos dobrados e as pernas firmemente embaixo de você. Isso diminui seu centro de gravidade, ajudando-o a manter o equilíbrio. Isso também o torna um alvo mais difícil de ser atingido, pois você estará preparado para se mover e se esquivar, se necessário.
    • Vire seu corpo ligeiramente para longe do ataque que se aproxima para proteger sua linha central, incluindo a virilha, o plexo solar e a garganta.
    • Posicione seu pé dominante ligeiramente para a frente e mantenha um pouco mais de peso no pé de trás, assim você estará preparado para contra-atacar.
  5. Etapa 5 Mantenha a boca fechada e a mandíbula fechada.
    Mantenha a boca fechada e a mandíbula fechada. Quando você esperar ser atingido, feche a boca e o maxilar e afaste a língua dos dentes. Se a mandíbula estiver aberta quando você levar um soco, poderá quebrar a mandíbula ou os dentes. Além disso, se sua língua estiver na posição errada, ela poderá ser mordida.
  6. Encaixe o queixo. Depois de erguer os punhos, incline ligeiramente o queixo para baixo. No entanto, certifique-se de não tensionar ou estressar o pescoço. Sua postura deve ser solta e relaxada. No final das contas, o fato de abaixar o queixo reduzirá a área de seu rosto que fica exposta. Além disso, isso limitará o acesso do oponente ao seu pescoço.
    • Não dobre tanto o pescoço a ponto de não conseguir ver seu oponente.
  7. Relaxe sua postura e mantenha seus músculos soltos. Enquanto estiver aguardando o soco, mantenha-se solto e relaxado. Isso é importante, pois o impacto o machucará menos se você estiver relaxado. Além disso, ao manter uma postura relaxada, você terá mais condições de reagir rapidamente ao soco. Talvez você consiga se esquivar ou minimizar o impacto do soco.

Minimização do impacto

  1. Etapa 1 Use equipamento de proteção (se possível).
    Use equipamento de proteção (se possível). Tradicionalmente, os boxeadores profissionais e outros competidores usam protetores bucais e outros equipamentos para limitar os danos à cabeça. Entretanto, recentemente, as associações profissionais de boxe anunciaram que os equipamentos de proteção não reduzem as lesões cerebrais. Como resultado, você deve decidir por si mesmo se deseja usar proteção.
  2. Etapa 2 Observe os movimentos de seu agressor.
    Observe os movimentos de seu agressor. Fique alerta e mantenha seus olhos abertos. Ao observar o agressor, você obterá muitas informações sobre como ele planeja atacá-lo. Em última análise, a melhor maneira de receber um soco é entender onde você será atingido. Sem saber isso, você não conseguirá se ajustar e minimizar o impacto do soco.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Tsahi Shemesh

    Treinador de defesa pessoal
    Tsahi Shemesh é um especialista em autodefesa, especializado em Krav Maga. Ele começou a aprender Krav Maga em 1988 e treinou diretamente com Imi Lichtenfeld, o fundador do esporte. Shemesh é o fundador e diretor de programas da Krav Maga Experts na cidade de Nova York. Ele certificou centenas de instrutores, treinou uma grande variedade de profissionais (incluindo paramédicos e policiais da polícia de Nova York) e seu currículo é ensinado em mais de uma dúzia de países em todo o mundo.
    Instrutor de defesa pessoal Tsahi Shemesh

    Se for inevitável ser atingido, a melhor coisa que você pode fazer é ir para o chão. Ir para o chão geralmente é a última coisa que você quer fazer, mas se você já foi atingido e está grogue, ou se está prestes a ser atingido, desvencilhe-se do agressor e vá para o chão. Você ganhará tempo e criará espaço entre você e o agressor.

  3. Etapa 3 Observe o movimento dos ombros do agressor.
    Observe o movimento dos ombros. O movimento do ombro geralmente é a primeira pista de que um soco está chegando. Se o ombro dele se mover para baixo, ele o golpeará para baixo. Se o ombro dele se mover para cima, ele o estará golpeando para cima.
  4. Esquive-se do ataque. Se alguém estiver lhe dando um soco ou um soco cruzado, você pode se esquivar do ataque dobrando levemente a cintura para o lado. Dessa forma, você 'escorregará' para fora do caminho do soco. O segredo aqui é não fugir do soco, mas balançar-se um pouco para o lado para que ele não entre em contato com o seu corpo.
  5. Mova-se em direção ao oponente. Se você tiver reflexos rápidos, poderá se mover ao alcance do braço do seu ataque para que o soco não atinja a força máxima. Embora isso possa parecer um movimento agressivo, pode diminuir o impacto do golpe em você. Isso também pode perturbar a pessoa e atrapalhar sua mira.
    • O tiro pode sair pela culatra se você errar o tempo, portanto, é melhor usá-lo somente em situações desesperadas, como se estiver literalmente de costas para a parede ou se estiver tentando escapar.
  6. Role na direção dos socos e se afaste deles. Os melhores lutadores são aqueles que conseguem receber os socos rolando com eles. Faça isso girando os quadris e girando na direção em que o soco está indo. Em seguida, gire os quadris para longe do soco. Por fim, você fará um movimento de rolamento com o soco para que a força dele seja desviada de você.
  7. Etapa 7 Use músculos fortes a seu favor.
    Use os músculos fortes a seu favor. Se você tiver músculos abdominais fortes, a tensão pode reduzir o potencial de lesão. Isso ocorre porque seus músculos absorverão a força do soco e protegerão órgãos, ossos e outras partes mais vulneráveis do corpo.
    • Tentar fazer isso com músculos mais fracos pode ser menos eficaz do que rolar com o soco. Além disso, tensionar músculos fracos pode resultar em lesões em você mesmo.

Recuperação do soco

  1. Etapa 1 Expire ao receber o soco.
    Expire ao receber o soco. Tente não ser atingido enquanto estiver inspirando ou prendendo a respiração. Isso só fará com que você perca o fôlego. Quando o corpo sofre esse tipo de choque, ele fica incapaz de reagir por vários momentos, dando ao agressor tempo para desferir outro soco. Por isso, tente expirar enquanto o agressor o golpeia.
    • A liberação de uma pequena quantidade de ar pela boca ou pelo nariz também flexionará seus abdominais, o que pode ajudar se eles forem fortes o suficiente para absorver um golpe.
  2. Mantenha-se equilibrado. Suas pernas ficarão fracas ou trêmulas depois de levar um soco. Lembre-se de manter as pernas afastadas e os joelhos dobrados, apesar dessa sensação. Se você der um passo fora do centro ou endireitar os joelhos, seu oponente terá facilidade para derrubá-lo no chão.
  3. Verifique se você está machucado ou se há sinais de lesão física. Preste atenção especial aos hematomas que aparecem nos momentos após o soco. Examine seu abdômen, principalmente. Hematomas ou descoloração no abdômen podem ser um sinal de sangramento interno.
    • Entre em contato com um profissional médico se tiver hematomas e dores abdominais graves.
  4. Etapa 4 Examine-se para verificar se há uma lesão ou trauma grave na cabeça.
    Examine-se para verificar se há uma lesão ou trauma grave na cabeça. Peça a um médico ou amigo que converse com você. Responda a eles. Peça-lhes que verifiquem se sua fala não está arrastada, se suas pupilas estão normais e se você consegue ouvi-los.
    • Uma lesão cerebral pode levar algumas horas ou dias para apresentar sintomas. Peça a um amigo que fique de olho em você após a briga.
    • Marque uma consulta nas próximas 24 horas se você se sentir confuso, sonolento, com náuseas, perder a memória, vomitar, tiver dor de cabeça ou perder a visão.
    • Procure um serviço de emergência imediatamente se tiver dificuldade para pensar ou se movimentar, dor de cabeça intensa ou rigidez no pescoço, sentir-se extremamente sonolento ou perder a consciência, vomitar mais de uma vez ou apresentar movimentos oculares incomuns ou pupilas de tamanhos desiguais.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas