Como fazer o tackle

Autor do artigo:Gabriel Silva

O tackling consistente e eficaz é uma das facetas mais importantes de uma defesa forte no futebol americano, no futebol e nas artes marciais mistas. Em qualquer esporte, um bom tackling exige técnica e treinamento adequados para ser executado corretamente. Até mesmo um atleta menor com a forma correta pode derrubar um adversário muito maior ou mais forte. Este artigo detalhará como realizar o tackle de forma segura, adequada e eficaz em três esportes. Consulte a Etapa 1 para obter mais informações.

Etapas

Desarme no futebol americano

  1. Etapa 1: Mantenha a posição correta e a forma de tacklear.
    Mantenha a posição e a forma de tackle adequadas. Sua cabeça deve estar erguida e seus olhos devem estar voltados para o portador da bola o tempo todo quando estiver jogando na defesa. Seus pés devem estar separados na largura dos ombros, com os joelhos dobrados e os ombros para trás. O ideal é que suas costas estejam a cerca de 45 graus em relação ao solo.
    • Isso às vezes é chamado de posição de 'quebra'. Enquanto estiver se exercitando, pratique pular para a posição de parada e 'zunir' os pés, alternando o peso entre eles muito rapidamente, como se estivesse sobre brasas e quisesse tirá-las. Mantenha-se leve e móvel, e você estará em boa forma.
  2. Etapa 2 Feche a distância entre você e o portador da bola.
    Reduza a distância entre você e o portador da bola. Acelere em direção ao portador da bola o mais rápido possível e, em seguida, diminua a velocidade quando estiver a menos de três jardas do jogador ofensivo. Se continuar se movendo a uma velocidade vertiginosa, você estará fora de posição e o jogador passará por você. Quando chegar perto, diminua a velocidade e entre em colapso, confiando em seus movimentos laterais para fazer o tackle.
    • Será necessário praticar um pouco para determinar o ângulo adequado de perseguição. Isso depende da distância entre você e o portador da bola e da velocidade do portador da bola. Se o portador da bola for particularmente rápido, escolha um ângulo de perseguição amplo que permita que você fique entre ele e a zona final.
  3. Etapa 3 Vá para a posição de ruptura e faça um 'buzz' com os pés.
    Entre em uma posição de ruptura e faça 'buzz' com os pés. Dobre os joelhos, abaixe os quadris e mantenha as mãos para trás. Mantenha um centro de gravidade homogêneo, com os pés afastados pelo menos na largura dos ombros. Também não fique com os pés chatos, continue se movendo e observe os movimentos do jogador ofensivo.
    • Mantenha sempre a cabeça erguida e as costas retas. Essa posição é mais equilibrada e segura. Em nenhuma circunstância você deve liderar com a cabeça baixa, o que é extremamente perigoso tanto para você quanto para o portador da bola.
  4. Etapa 4 Observe os quadris.
    Observe os quadris. O ideal é que sua cabeça esteja do outro lado do corpo do portador da bola e no caminho dele. Se o portador da bola estiver indo para a sua esquerda, quando você fizer o tackle, ele deverá estar do lado direito da sua cabeça. O oposto é verdadeiro se ele estiver correndo para a sua direita. Observe atentamente os quadris do jogador para saber se há mudanças de direção à medida que você se aproxima e faz o contato. O posicionamento adequado do tackle tirará o equilíbrio do adversário, tornando-o menos propenso a cair para frente para ganhar uma jarda extra, o que pode fazer toda a diferença em uma terceira descida.
  5. Etapa 5 Faça contato.
    Faça contato. Quando o portador da bola estiver ao seu alcance, empurre com os pés o mais forte que puder e use as pernas para passar pelo adversário. Dirija seu ombro dianteiro para os quadris do portador da bola. Continue empurrando e impulsionando com os pés até que o portador da bola caia. Levante bem os joelhos no movimento de condução, seguindo o tackle.
  6. Etapa 6 Envolva-se.
    Envolva-se. Quando suas ombreiras se conectarem com o portador da bola, envolva-o com seus braços logo abaixo do bumbum dele. Isso permite que você não apenas o derrube, mas também puxe as pernas dele por baixo quando passar por ele, resultando em uma chance menor de o tackle ser interrompido. Isso também resulta em algumas 'rebatidas' espetaculares e dignas de destaque, nas quais você realmente não precisa bater com muita força, apenas com boa técnica. Não pare de dirigir até que o portador da bola esteja no chão e o apito seja soado.
  7. Etapa 7: Faça't worry about stripping the ball.
    Não se preocupe em tirar a bola. Os bons tackles acontecem devido à forma adequada e ao posicionamento do golpe. Embora os destaques da NFL estejam repletos de tackles voadores de aparência espetacular e golpes que soltam a bola, concentrar-se em fazer com que isso aconteça todas as vezes fará com que você perca tackles, pura e simplesmente. Concentre-se em colocar o jogador no chão, não em tirar a bola.
    • Se estiver ajudando em um tackle, vá em direção à bola, tentando colocá-la na mão e rasgá-la em um movimento para baixo e para fora. Se o seu colega de equipe estiver claramente com o tackle na mão, você pode fazer algo de bom indo para a bola nesse momento, mas não antes.
    • Nunca saia de seus pés para fazer um tackle e nunca conduza a bola com a cabeça. Essa é uma manobra ilegal e extremamente perigosa.

Tackling no futebol

  1. Etapa 1: Ir para o chão somente como último recurso de defesa.
    Só vá para o chão como última opção de defesa. Os tackles de deslizamento devem ser um elemento relativamente raro de seu jogo. Um defensor só deve ir para o chão se não houver possibilidade de defender a jogada em pé. Se o jogador ofensivo estiver passando ao seu redor e você não tiver apoio, pode ser apropriado ir para o chão para interromper uma investida ofensiva e dar ao seu apoio a chance de alcançá-lo. Um bom slide tackle geralmente leva a bola para fora dos limites, muda a posse de bola ou a libera.
    • Fazer um slide tackle inseguro garante um cartão vermelho automático e a expulsão do campo, com a possibilidade de outras punições da liga ou de seus técnicos. Só use a manobra se for absolutamente necessário.
  2. Etapa 2 Corra paralelamente ao jogador com a posse de bola.
    Corra paralelamente ao jogador com a posse de bola. O melhor momento para um slide tackle é quando você e seu oponente estão correndo paralelamente, em direção à bola, e que você perderá a posse de bola muito rapidamente se não fizer um movimento agora. Se você não conseguir colocar um pé na bola enquanto estiver em uma posição de pé e estiver prestes a perder terreno, esse é o momento perfeito para um tackle.
    • Nunca faça um slide tackle por trás. Os tackles por trás ou de frente são muito perigosos e a possibilidade de um pênalti é alta. É possível fazer isso corretamente em algumas situações, por exemplo, se ambos estiverem indo para a bola, mas nenhum estiver com a posse, mas não é recomendado, a menos que você tenha certeza de que conseguirá chegar à bola primeiro.
  3. Etapa 3 Observe a bola com atenção e espere até ver a separação.
    Observe a bola com atenção e espere até ver a separação. O momento ideal para um slide tackle é logo após o jogador com a posse de bola ter chutado a bola, criando uma separação entre o corpo do jogador e a própria bola. Isso lhe dará mais espaço para manobrar e colocar o pé no caminho. Fique de olho na bola e não observe absolutamente nada além da bola enquanto estiver deslizando para o tackle. Um bom tackle deslizante não deve se concentrar em nada além de tirar a bola do caminho.
  4. Etapa 4 Deixe suas emoções para trás.
    Deixe suas emoções na porta. Antes de decidir levar a bola para o chão, faça uma rápida checagem de suas emoções. Não se desliza sobre um jogador, mas sim sobre a bola para que a equipe tenha o controle. Se você atingir um jogador, será expulso e possivelmente expulso da equipe.
  5. Etapa 5 Deslize para o tackle, não't jump into the tackle.
    Deslize para o tackle, não pule para o tackle. Comece com o pé dominante - o pé com o qual você usa para chutar - e enganche a perna na bola, fazendo contato com a bola antes de tudo e deslizando o mais suavemente possível para o chão, passando pela bola e atravessando o caminho do adversário.
    • Um slide tackle adequado é como um slide de beisebol. Você não deve dar um salto no ar e cair sobre o quadril, ou correrá o risco de se machucar. Deixe cair o ombro mais próximo da bola e deslize com a perna estendida.
    • Nunca diminua a velocidade antes de levá-la ao chão. Você deve acelerar em um deslizamento para garantir que sua perna siga com o movimento, limpando a bola, e não apenas caindo no chão.
  6. Etapa 6 Certifique-se de pegar a bola.
    Certifique-se de pegar a bola. A legalidade do slide tackle depende totalmente de você entrar ou não em contato com a bola primeiro. Se você tirar a bola, seu adversário tropeçar em você e cair de cara no chão, é legal. Se você tocar a canela do adversário e depois tirar a bola, receberá pelo menos uma advertência com cartão amarelo, e provavelmente algo pior.
  7. Etapa 7 Proteja-se.
    Proteja-se. Nunca faça um slide tackle a menos que esteja usando caneleiras de tamanho adequado. Você está jogando sua perna lá fora para ser tropeçado, potencialmente, ou pisado por um par de chuteiras, o que torna essencial que você se proteja. As caneleiras podem não ser as coisas mais confortáveis para se jogar, mas se você for jogar no chão, elas são absolutamente essenciais.

Desferindo golpes nas artes marciais mistas

  1. Etapa 1 Saiba quando os tackles e takedowns são apropriados em uma luta.
    Saiba quando os tackles e takedowns são apropriados em uma luta. Nas artes marciais mistas, os 'tackles' são geralmente chamados de 'takedowns' e são usados para - você adivinhou - levar seu oponente ao tatame e lutar no chão. Isso é apropriado principalmente quando você está lutando contra alguém que é principalmente orientado para o golpe e você é mais um lutador de tapete ou acha que tem mais chances de vencer com seu jogo de chão.
  2. Etapa 2: Use a queda de perna dupla...
    Use a queda com a perna dupla contra strikers pesados. A queda mais comum no MMA é a queda de perna dupla, na qual você leva os ombros contra os quadris do oponente, agarrando as duas pernas atrás dos joelhos e puxando-as para perto de você. Muitos lutadores levantam levemente o oponente no ar depois de serem tirados do chão, para tornar o impacto no solo mais forte. Para obter pontos de bônus adicionais, os lutadores de gaiola podem empurrar seus oponentes contra a gaiola primeiro, usando-a como aliada.
    • Espere por uma enxurrada de socos para derrubar e destruir as pernas. Georges St. Pierre é particularmente bom em esperar até que o oponente tenha baixado a guarda para atacar e se abrir para a perna dupla.
    • Os lutadores de estilo livre também costumam usar esse movimento, mas geralmente um pouco mais baixo do que o lutador de MMA. Em termos de técnica, um lutador de estilo livre costuma se ajoelhar rapidamente, atingindo as canelas do oponente para puxá-lo para trás, enquanto o lutador de MMA precisa se defender dos golpes, o que torna mais necessário ficar em pé.
    • No judô, a derrubada com duas pernas é chamada de morote-gare e tem sido uma manobra legal desde o início dos anos 80.
  3. Etapa 3 Use a queda com chave de corpo se errar um soco.
    Use a queda com chave de corpo se você perder um soco. Você se viu dando um soco de mão e errando feio? A boa notícia é que você provavelmente se aproximou o suficiente para poder agarrar o golpe com uma chave de corpo. Em uma chave de braço, você basicamente envolve a cintura do oponente com seus braços, com a cabeça próxima à cabeça dele. Para levá-lo ao tatame, envolva sua perna de ataque dominante atrás da perna de seu oponente e gire os ombros para girá-lo e derrubá-lo de pé, contra o tatame.
    • Prepare-se para receber uma joelhada no estômago ou defender as cotoveladas. Essa não é a posição mais defensiva, mas se você a executar com rapidez suficiente, pode ser uma boa maneira de sair de uma situação complicada e causar muitos danos.
  4. Etapa 4: Use o passe de meia-guarda.
    Use a passagem de meia-guarda. Se o seu oponente estiver de costas na meia-guarda, a passagem de ataque é uma excelente maneira de rompê-la e retomar o controle da luta. Para executar a manobra, você basicamente quer rolar o oponente usando o peso dos seus ombros sobre os quadris dele, usando pressão suficiente para colocar um braço sob o quadril e a área do bumbum. Passe essa mão por baixo e envolva-a com a outra mão, aplicando pressão e rolando-o de costas.
  5. Etapa 5 Tente um suplex.
    Faça um suplex. Eles não são mais apenas para a luta livre profissional. A partir de um clinch ou de um gancho duplo, o suplex pode ser uma maneira excelente e surpreendentemente legal de levar seu oponente ao tapete. No suplex, você envolverá o tronco do oponente, seja pela frente ou por trás, depois o girará no ar e o jogará no tapete. Mais fácil falar do que fazer, e muito mais fácil para um oponente mais fraco ou menor, é uma parte comum do ataque de alguns lutadores de MMA, como Jon 'Bones' Jones.
    • Pratique isso nesta academia antes de tentar. Muito. Se for feito incorretamente, seu oponente cairá em cima de você e você acabará com um cara furioso sentado em seu peito, pronto para lhe dar uma surra.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Ao dar um tackle no portador da bola, conduza com o ombro, não com a cabeça/capacete! Isso pode causar lesões graves ou morte. Lembre-se também de manter a cabeça virada para cima e o pescoço 'em forma de bala' para fora.
  • Se o portador da bola estiver perto da linha lateral, não desperdice sua energia tentando derrubá-lo. Em vez disso, empurre-o para fora dos limites. Em vez disso, empurre-o para fora dos limites.
  • O posicionamento correto é seu melhor amigo. Acerte o cara no lugar certo e ele será derrubado. Mantenha-se abaixado e exploda para dar um bom golpe.

Avisos

  • Nunca deixe sua cabeça cair! Mantenha-a sempre erguida! Se você abaixar a cabeça, corre o risco de ficar paralisado. Você também pode machucar o jogador adversário e sofrer penalidades.