Como balançar um taco de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os profissionais da ESPN podem fazer com que pareça fácil, mas, na realidade, o beisebol é um esporte difícil que exige muito condicionamento, memória muscular e coordenação olho-mão. No entanto, começar com a técnica correta de rebatida pode prepará-lo para o sucesso no futuro.

Passos

Assumindo a postura correta

  1. Alinhe suas pernas e pés abaixo dos ombros. Coloque os pés separados na largura dos ombros ou um pouco mais largos. Seus pés devem estar paralelos um ao outro e alinhados diretamente sob os ombros. Se você for destro, seu lado esquerdo deve estar voltado para o arremessador, com a cabeça apontada para a direção de onde virá a bola. Se você for canhoto, será o lado direito. Acima de tudo, sua postura deve ser confortável.
    • Apoiar-se nas pontas dos pés tornará seus movimentos mais rápidos e sua postura mais reativa.
  2. Mantenha os joelhos dobrados. Dobre os joelhos e apoie-se na sola dos pés. Não se agache nem se abaixe demais - certifique-se de que haja um pouco de elasticidade nos joelhos e quadris. Um centro de gravidade mais baixo o ajudará a gerar força no swing e a se estabilizar enquanto estiver rebatendo.
    • É importante adotar uma postura firme e fundamentada para não comprometer seu equilíbrio.
    • Não coloque o bumbum para fora nem deixe a parte superior do corpo inclinada demais.
  3. Plante o pé traseiro. Mantenha os dois pés firmemente enraizados no chão até que esteja pronto para iniciar o swing. Quanto mais firme for a sua postura, mais força você conseguirá produzir ao dirigir com os pés para cima. Ao iniciar a tacada, você dará um pequeno passo com o pé da frente e girará o pé de trás para seguir adiante, mas até fazer contato com a bola, os dois pés devem estar travados no lugar.
    • Seu peso deve ser posicionado ligeiramente sobre o pé traseiro para prepará-lo para entrar no swing mais tarde.
  4. Etapa 4 Mantenha-se solto e pronto.
    Fique solto e pronto. Relaxe os músculos e prepare-se para mover o corpo em um movimento fluido. Se você estiver tenso, seus movimentos serão irregulares e sua velocidade e precisão serão prejudicadas. Balance os ombros, os quadris e os tornozelos antes de entrar no tatame. Lembre-se de manter-se solto e equilibrado, em vez de se aglomerar.
    • Pesquisas esportivas descobriram que os atletas se movimentam com muito mais rapidez e suavidade quando estão relaxados.

Obtendo a empunhadura e o posicionamento corporal corretos

  1. Etapa 1 Coloque suas mãos na posição correta.
    Coloque suas mãos na posição correta. Para obter uma pegada eficaz, coloque a empunhadura do taco sobre os dedos de ambas as mãos e, em seguida, envolva as mãos ao redor do taco. Não segure o taco com as palmas das mãos, pois isso não permite que você flexione e gire os pulsos também durante o swing. Mantenha uma pegada leve no taco até o momento em que fizer contato com a bola para maximizar sua velocidade e reatividade.
    • Não segure a empunhadura do taco em uma posição muito alta, pois isso pode atrapalhar seu swing. Deve haver muito pouco espaço entre o dedo mínimo de sua mão inferior e o botão inferior.
    • Sempre pense em segurar o taco com os dedos, não com a mão inteira.
  2. Alinhe os nós dos dedos. Mantenha a parte superior dos dedos em uma longa fileira ao longo da empunhadura do taco. O taco se deslocará em suas mãos à medida que você bater, e ambas as mãos girarão naturalmente sobre a empunhadura. Use a pressão de seus dedos para firmar o taco, mas não o segure com muita força.
    • Se não for confortável segurar o taco com a parte superior dos nós dos dedos alinhada, tente girar as mãos para dentro até que os nós dos dedos do meio apontem na mesma direção. Isso é conhecido como 'box grip'.
  3. Deixe o taco pairar sobre seu ombro. Deixe o taco apontar para cima em um ângulo sobre o ombro em vez de apoiá-lo nas costas. Mantenha o taco levantado de seu ombro, pronto para iniciar o swing. Em nenhum momento qualquer parte do taco deve tocar suas costas, pescoço ou ombro.
    • O ângulo em que você segura o taco deve ser em torno de 45 graus ou um pouco mais.
    • É mais fácil entrar no swing rapidamente se já houver alguma tensão muscular no taco. Seu swing será muito mais lento se você estiver tentando mover o taco a partir de um ponto morto.
  4. Mantenha seu corpo em uma linha reta. Posicione o centro de gravidade sobre os pés e mantenha os dedos dos pés, os joelhos, os quadris e os ombros alinhados. Aponte o queixo em direção ao monte para ficar de olho na bola o tempo todo. A partir dessa posição, você explodirá e se desenrolará quando a bola estiver a uma distância de rebatida.
    • Se qualquer parte do seu corpo se desviar da postura linear, você sacrificará a velocidade, a potência e o controle.

Como fazer uma boa tacada

  1. Dê um pequeno passo para aumentar sua potência. Quando a bola sair da mão do arremessador, dê um pequeno passo para fora com o pé dianteiro. Mova o pé apenas de 5,1 a 7,6 cm (2 a 3 polegadas) e tome cuidado para não sair do alinhamento ou perder a firmeza do núcleo ao dar o passo. Isso aumentará a potência do seu swing ao adicionar força direcional ao movimento dos quadris e ombros.
    • Tenha cuidado para não perder o equilíbrio ao dar o passo. O passo deve ser rápido, curto e deixá-lo em uma posição com uma base sólida para bater na bola.
  2. Etapa 2 Inicie o swing com os quadris.
    Inicie o swing com os quadris. Com um movimento rápido, gire os quadris para criar impulso para a tacada. Não deixe que os quadris balancem ou saiam do alinhamento com o resto do corpo ao girar. Se você for destro, deve girar os quadris no sentido anti-horário, e no sentido horário para batedores canhotos. A maior parte da força de um bom swing se origina nos quadris.
    • O swing deve começar com os quadris, com os ombros logo atrás. Muitas lesões ocorrem quando os jogadores tentam 'forçar' a bola com um movimento de torção dos ombros.
    • Tente manter-se ereto ao girar para não sair do eixo.
  3. Etapa 3 Mantenha seus olhos na bola.
    Mantenha seus olhos na bola. Abaixe o queixo e mantenha a cabeça baixa durante o swing. Sua linha de visão deve estar fixa na bola o tempo todo, desde o início do arremesso até o momento em que o taco toca a bola ou você faz um strike out. Mantenha-se concentrado e prepare-se para cronometrar seu swing. Abaixar o queixo ajudará a manter a cabeça alinhada com o resto do corpo, pois você estará curvado e com a cintura levemente dobrada enquanto se prepara para rebater.
    • Não incline muito a cabeça ao abaixar o queixo. Se seus olhos não estiverem nivelados, isso pode atrapalhar sua perspectiva e comprometer sua capacidade de focalizar a bola.
    • Durante o treino de rebatidas, preste muita atenção ao caminho que a bola percorre para melhorar o rastreamento à medida que ela se move em sua direção.
  4. Gire os ombros durante o swing. Leve os ombros ao longo do corpo, acompanhando os quadris. Permaneça relaxado até um pouco antes de o taco atingir a bola. O corpo inteiro deve se desenrolar como uma mola, dos pés até os quadris, terminando com a virada dos ombros.
    • A haste do taco deve permanecer firme durante a primeira parte do swing. Como regra geral, quanto mais longe a ponta do taco estiver do corpo, menos alavancagem você terá.
  5. Siga até o fim para levar a bola para casa. Depois de golpear a bola, continue a dirigir o swing até que o taco esteja estendido sobre o ombro oposto. No final da rotação, a parte superior do corpo deve estar voltada para o arremessador. Uma boa sequência de rebatidas colocará mais calor na bola para tirá-la do campo.
    • O follow through aproveita ao máximo o impulso da rotação, interrompendo o movimento para frente da bola e enviando-a de volta com o máximo de força possível.
    • Alguns jogadores preferem manter as duas mãos no taco enquanto seguem, enquanto outros soltam a mão de cima e deixam o taco continuar balançando como um backhand. Experimente os dois métodos, mas faça o que for mais confortável para você.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso bater melhor?
    Fique atento a estes erros comuns de swing: casting, lunging e dipping. Casting é quando suas mãos se desconectam do corpo durante o swing. Isso faz com que seu swing perca potência e dificulta muito o alinhamento da bola, o que faz com que você acerte bolas rasteiras fracas em vez de line drives. O lunging acontece quando você não está no momento certo, como quando é enganado por um arremesso fora de velocidade. Quando você se lança, normalmente abaixa as mãos e a bola sobe. A inclinação é quando você se aproxima demais da bola. Isso causará muitos swings e misses, bem como pop-ups ou foul balls.
  • Perguntas
    Sou menina e jogo softball. Todo time precisa vencer um jogo?
    Ganhar é mais divertido do que perder. Entretanto, talvez você seja o tipo de pessoa que adora jogar e não se preocupa muito em ganhar ou perder. Essa é, na verdade, uma maneira bastante saudável de encarar qualquer esporte.
  • Perguntas
    Uma bola rápida é fácil de rebater, mas não consigo rebater bolas de interrupção e changeups. Existe alguma maneira de reconhecer a velocidade da bola?
    É apenas uma questão de prática. Rebatedores experientes são bons em reconhecer a velocidade da bola logo após ela sair da mão do arremessador.

Dicas

  • Se estiver tendo problemas com sua precisão, visite uma gaiola de rebatidas. A ação repetitiva de rebater as bolas fornecidas por uma máquina o treinará para manter os olhos na bola e melhorar sua coordenação mão-olho.
  • Trabalhe em seu timing para desenvolver uma noção de quando começar o swing. Seu swing terá mais força se você esperar até que a bola esteja em profundidade, mais ou menos nivelada com seu corpo.
  • Use luvas de rebatedor para reduzir o estresse da vibração do taco e evitar bolhas dolorosas.

Advertências

  • Não deixe que a bola siga tanto que o desequilibre. Mantenha sua rotação firme e controlada.
  • Confie no movimento adequado ao rebater. Podem ocorrer lesões se você bater com muita força nos ombros ou usar uma técnica ruim.
  • Certifique-se de que a área ao seu redor esteja livre antes de dar a tacada. Às vezes, outros jogadores ficam vagando nas proximidades.
  • Cuidado com as bolas perdidas. Ser atingido por um arremesso pode machucar!