Como nadar embaixo d'água sem óculos de proteção

Autor do artigo:Gabriel Silva

Algumas pessoas estão acostumadas a usar óculos de proteção quando têm a oportunidade de nadar. Para aqueles de nós que não possuem óculos de proteção ou não os têm à mão, não há motivo para evitar necessariamente a piscina ou o lago, e não há motivo para evitar nadar embaixo d'água. Se você não se incomoda com a perda de visibilidade, nadar embaixo d'água sem óculos de proteção não é problema.

Etapas

Nadar em água clorada com os olhos abertos

  1. Etapa 1 Espalhe a água da piscina em seus olhos.1 Espirre a água da piscina em seus olhos. Antes de submergir completamente a cabeça, mantenha os olhos abertos enquanto espirra água em seu rosto. Submergir diretamente com os olhos abertos é muito desconfortável para algumas pessoas. Esse respingo é uma maneira mais confortável de aclimatar seus olhos antes de mergulhar.
  2. Etapa 2 Nade por algum tempo com os olhos abertos.2Nade por algum tempo com os olhos abertos. A ardência pode continuar, mas deve diminuir à medida que você passar mais tempo embaixo d'água com os olhos abertos. Para evitar qualquer desconforto adicional, mantenha os olhos fechados ao nadar para a frente embaixo d'água. Se você mantiver os olhos abertos, a água que passa pelo seu rosto se moverá ao longo da superfície dos olhos, causando atrito onde, de outra forma, não haveria nenhum.
  3. Etapa 3 Enxágue os olhos quando estiver fora da água.3Lave os olhos depois de sair da água. Faça essa etapa para remover qualquer cloro que tenha ficado em seus olhos ou ao redor deles. Além disso, geralmente é recomendável lavar o cabelo e o corpo depois de nadar em água com cloro; se deixado na pele, o cloro tende a ressecá-la e pode se tornar desconfortável.

Nadar em água doce sem óculos de proteção

  1. Etapa 1 Teste a água.1Teste a água. Mergulhe a cabeça embaixo d'água e abra os olhos. É muito provável que não seja muito confortável e que sua visão esteja muito embaçada. Algumas pessoas conseguem enxergar melhor debaixo d'água do que outras, mas provavelmente você só conseguirá distinguir formas e sombras grosseiras. Pisque os olhos várias vezes antes de voltar para cima da água.
  2. Etapa 2 Continue a aclimatar seus olhos.2Continue a aclimatar seus olhos. Sua visão permanecerá embaçada, mas se continuar a nadar embaixo d'água com os olhos abertos por mais tempo, a sensação desconfortável deve passar. Evite tocar os olhos enquanto estiver embaixo d'água para não empurrar qualquer partícula da água para o olho ou para baixo da pálpebra.
  3. Etapa 3 Enxágue os olhos depois de mergulhar're out.3Lave os olhos depois de sair. Embora não seja necessário, é uma boa ideia enxaguar os olhos com água limpa ou soro fisiológico depois de nadar sem óculos de proteção. Um bom enxágue deve eliminar qualquer coisa potencialmente prejudicial que possa ter entrado em seus olhos durante a natação.
    • Se você usa lentes de contato, é aconselhável nunca abrir os olhos debaixo d'água sem óculos de proteção. As lentes oferecem um local para que detritos fiquem presos em seu olho, o que pode causar danos. Se você nadar com elas, retire-as e enxágue os olhos e as lentes depois de nadar.

Dicas para nadar embaixo d'água sem óculos de proteção

  1. Etapa 1 Olhe ao redor.1Olhe ao redor. Como você não conseguirá enxergar embaixo d'água tão bem quanto enxergaria com os óculos de proteção, dê uma olhada ao redor antes de ir para a superfície. Se estiver em uma piscina, saiba a que distância está das paredes e a que distância está de qualquer outra pessoa que esteja nadando ao seu lado. Se estiver nadando em água doce, saiba sua orientação e quais direções levam a águas rasas ou profundas.
  2. Etapa 2 Feche os olhos e prenda a respiração.2Feche os olhos e prenda a respiração. Antes de submergir, feche os olhos e respire fundo. Certifique-se de que o local onde está pensando em nadar seja um lugar onde você possa chegar com um único fôlego, se quiser permanecer debaixo d'água o tempo todo. Caso contrário, você precisará subir para respirar.
  3. Etapa 3 Tente nadar em linha reta.3Tente nadar em linha reta. Para evitar esbarrar em algo ou alguém, saiba a direção que deseja seguir antes de entrar na água. Mantenha-se nessa direção o melhor que puder até chegar ao seu destino. Ao nadar, certifique-se de que os dois lados do corpo estejam em sincronia para evitar que se desvie para a esquerda ou para a direita.
  4. Etapa 4 Mantenha as mãos e as pernas em movimento para permanecer submerso.4Mantenha as mãos e as pernas em movimento para permanecer submerso. Se quiser permanecer submerso, certifique-se de sempre se empurrar ligeiramente para baixo a cada braçada para contrabalançar sua própria flutuabilidade. Use isso também para saber o quão próximo você está da superfície. Levante o braço em qualquer ponto em direção à superfície e, se o braço alcançar o ar, talvez seja necessário descer um pouco.
  5. Etapa 5 Suba para respirar e recuperar o rumo.5Venha para cima para respirar e se orientar novamente. A menos que seja uma distância particularmente curta, você provavelmente precisará vir à superfície e recuperar o fôlego. Tente perceber a distância que nadou e se você se desviou do caminho desejado. Reserve um momento para se reajustar antes de submergir novamente.
  6. Etapa 6 Nade atrás de alguém com óculos de proteção.6Nade atrás de alguém com óculos de proteção. Se ela souber para onde está indo, pergunte se ela não se importaria se você segurasse (levemente) o tornozelo dela ou se estendesse a mão à sua frente de vez em quando para verificar sua orientação. Isso é útil se você estiver especialmente preocupado em ficar desorientado ou esbarrar em algo no caminho para onde está indo.
  7. Etapa 7 Fique calmo.7Fique calmo. Saiba que a qualquer momento você pode voltar à superfície e continuar respirando normalmente. Se encontrar alguém, não se preocupe; peça desculpas e faça referência à falta de óculos de proteção quando estava nadando embaixo d'água.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaPor que você deve aprender a nadar sem óculos de proteção? Você precisa se sentir confortável com a água e nadar sem óculos de proteção. Se algum dia cair na água, você deve ser capaz de olhar ao redor e se sentir confortável o suficiente com o ambiente. E é mais fácil aprender primeiro a nadar sem óculos, porque se você já confia nos óculos, aprender a nadar sem eles é um verdadeiro desafio. Se estiver acostumado com o ambiente extremamente claro e fácil de ver e, de repente, ele ficar um pouco embaçado, você ficará bastante frustrado com essa experiência.
  • PerguntaVocê pode se treinar para enxergar embaixo d'água? Quando estou ensinando um aluno a abrir os olhos embaixo d'água, primeiro peço a ele que dê uma olhada rápida para me dizer quantos dedos estou segurando. Se ele conseguir fazer isso, ficaremos muito animados e comemoraremos o feito. Então, na próxima vez, eu os desafiarei a me dizer quantos dedos há nas duas mãos, para que possam se acostumar gradualmente a manter os olhos abertos na água.
  • PerguntaO cloro prejudicará meus olhos se eu mantiver meus olhos abertos? Não, se a água estiver limpa. Pode arder um pouco para quem está começando.

Dicas

Avisos

  • Verifique o nível de cloro. Se você tiver sua própria piscina, certifique-se de que ela não tenha sido 'chocada', ou tratada com cloro, recentemente. Se o nível de cloro estiver muito alto na piscina, isso fará com que seus olhos ardam mais do que o normal, e a sensação pode não passar. Um sinal claro de tratamento recente é um cheiro excessivo de cloro.
  • Certifique-se de que a água seja segura. O maior risco de ficar com os olhos abertos embaixo d'água é a possibilidade de contaminação. Se a água parecer muito turva ou tiver um cheiro ruim, considere manter a cabeça acima da água. Mantenha os olhos fechados se tiver que nadar embaixo d'água em água doce que não esteja limpa.
    • Nunca nade na água do mar sem óculos de proteção. A água salgada do oceano queima a córnea.
  • Nunca nade na água do mar sem óculos de proteção. A água salgada do oceano queima a córnea.

Vídeo