Como nadar através das ondas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Nadar nas ondas é uma habilidade importante se você quiser passar algum tempo no oceano. É importante manter-se relaxado e em sintonia com o movimento das ondas. Ajuste sua respiração para nadar através de ondas imprevisíveis e mantenha seu ímpeto, não importa o que aconteça. Mergulhe sob as ondas quando necessário, ou tente passar por cima delas se estiverem abaixo de 1,5 m.

Etapas

Mergulhando sob as ondas

  1. Etapa 1 Mergulhe cedo para passar por baixo de ondas grandes.
    Mergulhe cedo para passar por baixo de ondas grandes. Algumas ondas são grandes demais para serem atravessadas a nado e devem ser evitadas mergulhando sob elas. Mergulhe quando estiver a cerca de 1,5 a 1,8 m (5 a 6 pés) de distância da onda que se aproxima para ter tempo suficiente de passar por baixo dela. Mergulhe cerca de 0,91 a 1,22 m (3 a 4 pés) sob a onda, nade para frente o máximo que puder sob a onda e emerja do outro lado.
  2. Etapa 2 Ajuste sua respiração e prenda a respiração quando necessário.
    Ajuste sua respiração e prenda a respiração quando necessário. Ondas imprevisíveis significam explosões repentinas de água que o atingem de frente, por trás ou pela lateral. Ajuste sua respiração o máximo possível, virando a cabeça para respirar sempre que necessário. Se uma onda vier rápido demais para que você possa respirar com clareza, prenda a respiração para não engolir ou inalar água.
  3. Etapa 3 Estenda seu corpo horizontalmente sob a onda.
    Estenda seu corpo horizontalmente sob a onda. Mergulhar sob uma onda não significa simplesmente se abaixar, mas submergir todo o seu corpo e navegar sob ela até que ela passe. Depois de mergulhar sob a superfície da água, mantenha o corpo em uma posição horizontal enquanto nada embaixo d'água. Isso garantirá que você não suba cedo demais e seja derrubado pela onda.
  4. Etapa 4 Use óculos de surfe.
    Use óculos de surfe. Embora o uso de óculos de proteção possa não parecer legal na praia, é a melhor maneira de enxergar claramente embaixo d'água ao mergulhar e de navegar com segurança sob as ondas. Se você tiver problemas de visão, eles também permitirão que você use lentes de contato com prescrição médica sem o risco de perdê-las ou de contrair uma infecção. Compre óculos de surfe em uma loja de surfe ou on-line.
    • Você também pode comprar óculos especiais para surfe com lentes de prescrição ou polarizadas.
  5. Etapa 5 Pratique o mergulho em ondas pequenas ou planas.
    Pratique o mergulho em ondas pequenas ou planas. Antes de tentar mergulhar em ondas grandes, é melhor ter uma noção do processo e aprender a criar impulso e manter o corpo firme. Pratique em ondas pequenas ou planas em uma pequena enseada antes de passar para as ondas grandes do oceano. Peça conselhos aos surfistas locais sobre onde ir para ter certeza de não praticar em um local com perigos ocultos, como fortes correntes de retorno, pedras grandes ou recifes pesados.
  6. Etapa 6 Mergulhe sob supervisão.
    Mergulhe sob supervisão. É importante ter ajuda disponível em caso de emergência quando você estiver se acostumando a mergulhar sob as ondas. Pratique o mergulho em uma área supervisionada por um salva-vidas de surfe, em um local que esteja à vista do posto de vigilância do salva-vidas de plantão. Como alternativa, peça a ajuda de um instrutor particular ou de um surfista experiente que seja treinado em primeiros socorros.

Entrando nas ondas com uma prancha de surfe

  1. Etapa 1 Cronometre seu duck dive para o surgimento de uma onda.
    Programe seu duck dive para o surgimento de uma onda. O duck dive, ou passar por baixo de uma onda com a prancha de surfe, é uma parte inevitável da experiência do surfe. Observe as ondas e tente cronometrar seu mergulho para o ponto em que a onda começa a se levantar da superfície da água. Nesse momento, a onda emergente criará uma bolsa embaixo dela que será fácil para você passar.
  2. Etapa 2 Reme com força em direção à onda.
    Reme com força em direção à onda. O impulso é uma parte fundamental do duck diving bem-sucedido e facilitará todo o processo. Reme o mais forte e rápido que puder em direção à onda. O impulso criado permitirá que você passe por baixo da onda sem ter de ir muito fundo.
    • Como regra geral, tente começar a remar a cerca de 2,0 m (6,5 pés) de distância da onda para que você possa nadar o suficiente para criar impulso.
  3. Etapa 3 Empurre a prancha para baixo quando estiver a um comprimento de prancha de surfe de distância da onda.
    Empurre para baixo a prancha de surfe quando estiver a um comprimento de prancha de distância da onda. Agarre os trilhos da prancha de surfe e use a parte superior do corpo para empurrar para baixo com a maior força possível até que seu corpo submerja na água. Endireite os braços ao empurrar para usar o máximo de força possível.
    • Mantenha os olhos abertos sob a água para se orientar com segurança sob a onda. Para proteger seus olhos, é melhor usar óculos de surfe.
  4. Etapa 4 Abaixe a rabeta da prancha com o pé ou joelho.
    Abaixe a rabeta da prancha com o pé ou o joelho. Você precisará abaixar a parte de trás da prancha de surfe para submergi-la totalmente na água e sob a onda. Dependendo do que for mais confortável para você, pressione o joelho ou o pé na almofada de tração na parte de trás da prancha. Esse movimento ajudará a prancha a entrar na água e a ficar paralela ao fundo quando a onda passar por cima de você.
    • Para ajudar a empurrar a parte de trás da prancha para baixo, levante a outra perna para cima para transferir mais peso para o pé ou joelho.
  5. Etapa 5 Traga sua prancha para cima quando a onda passar.
    Traga sua prancha para cima quando a onda passar. Ao sentir a onda passar por cima de você, use as mãos para inclinar o bico da prancha para cima. Pressione seu corpo contra a prancha e permita-se flutuar para cima até a superfície. Prepare-se para remar assim que emergir da água.
    • Quando a onda passar, você sentirá o impulso da água passando por cima de você.

Aperfeiçoando o mergulho com golfinhos

  1. Etapa 1 Posicione os braços e dobre os joelhos quando uma onda se aproximar.
    Posicione os braços e dobre os joelhos quando uma onda se aproximar. O mergulho com golfinhos depende da força de suas pernas para projetá-lo para cima e de volta à água em uma explosão rápida, da mesma forma que os golfinhos mergulham dentro e fora da água. Ao ver uma onda se aproximando, pressione os pés firmemente na areia sob você e dobre os joelhos. Levante os braços bem acima de você, pressionando-os nas laterais da cabeça.
    • Esse mergulho pode ser feito em qualquer água acima da altura dos joelhos, mas rasa o suficiente para ficar em pé.
  2. Etapa 2 Pule e curve seu corpo na água em direção à areia.
    Pule e curve seu corpo na água em direção à areia. Quando a onda bater na frente, pule para fora da água e curve o corpo para se lançar de volta para ela. Mantenha os braços e as pernas retos, mas dobre a cintura para inclinar o mergulho. Procure mergulhar fundo o suficiente para tocar a areia com as pontas dos dedos.
  3. Etapa 3 Mantenha-se em posição enquanto a onda passa sobre você.
    Mantenha-se em posição enquanto a onda passa por cima de você. Permaneça no ponto mais profundo sob a onda enquanto ela bate em você. Prenda a respiração e mantenha os músculos contraídos para manter sua posição. Se necessário, apoie-se colocando os dedos na areia.
  4. Etapa 4 Avance pela areia antes de subir.
    Avance ao longo da areia antes de subir. Ao sentir a onda passando por cima de você, comece a avançar pela areia. Use os dedos para tocar o chão e avançar sem emergir. Após alguns segundos, volte à superfície.
    • Respire fundo e mergulhe novamente se outra onda estiver chegando.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que acontece se as ondas continuarem a me puxar de volta para o mar?
    Na maioria das vezes, as ondas estarão empurrando você em direção à costa. A água empurrada para a costa pelas ondas tem a gravidade incentivando-a a voltar para fora, o que faz com que se formem correntes de retorno. Há muitos conselhos on-line sobre correntes de retorno; nos EUA, consulte o Serviço Nacional de Meteorologia, que fornece avisos de correntes de retorno e informações de segurança. A maioria das correntes de retorno não vai muito longe, mas elas podem ser rápidas, portanto, não tente nadar contra a corrente. Se quiser sair da correnteza, tente nadar em um ângulo reto em relação a ela. Ou navegue até que ela se dissipe. Ou peça ajuda.
  • Pergunta
    Como faço para mergulhar sob uma onda?
    Entre na água e espere, então a onda passará por você.

Vídeo

Dicas