Como nadar o nado peito

Autor do artigo:Gabriel Silva

O nado de peito é uma técnica de natação divertida e fácil de aprender. O nado de peito é uma ótima forma de exercício que envolve os braços, as pernas, os ombros e o pescoço. Há basicamente três movimentos simples. Primeiro, chute as pernas para trás. Em seguida, deslize um pouco e puxe-se para frente com os braços. Com alguma prática, você estará nadando o nado de peito em pouco tempo.

Etapas

Praticando a posição central

  1. Etapa 1 Faça um nado de aquecimento antes de assumir a posição central.1Nade um nado de aquecimento antes de assumir a posição central. Movimente-se na água por cerca de cinco minutos antes de nadar o nado de peito. Você pode fazer outro nado com o qual esteja familiarizado (como o nado de costas ou o estilo livre). Isso ajudará seus músculos a se aquecerem e seu corpo a se ajustar à temperatura da água.
    • Se não conhecer outra técnica de natação, caminhe ao longo do fundo da piscina em uma seção em que a água chegue aos seus ombros. Alternadamente, movimente os braços direito e esquerdo à sua frente em movimentos de garra, puxando a água em sua direção.
  2. Etapa 2 Alongue o pescoço, os braços, os quadris e as pernas enquanto estiver na água.2Alongue o pescoço, os braços, os quadris e as pernas enquanto estiver na água. Há muitas maneiras de alongar esses músculos. Por exemplo, fique em um pé só e puxe o calcanhar em direção ao bumbum. Mantenha a posição por 10 a 15 segundos e depois mude para o pé oposto. Repita três vezes em cada lado.
    • Alongue os braços entrelaçando os dedos e, em seguida, empurrando-os para fora à sua frente com as palmas voltadas para fora. Mantenha a posição por 15 segundos e, em seguida, levante os braços acima da cabeça e mantenha a posição por mais 15 segundos.
    • Gire os quadris no sentido horário por 10 segundos e, em seguida, gire-os na direção oposta por mais 10 segundos. Repita três vezes e depois faça o mesmo com o pescoço.
  3. Etapa 3 Comece na posição central na piscina.3Comece na posição central na piscina. Posicione-se lateralmente na água com os braços estendidos à sua frente e as pernas atrás de você. Os dedos dos pés devem apontar para a parede atrás de você e os dedos devem apontar para a parede à frente. Com as palmas das mãos para baixo, estenda os polegares para fora de modo que eles mal se toquem. O espaço entre os polegares e os dedos indicadores deve formar um 'V'.
    • Mantenha o corpo elevado na água e a cabeça apontada para baixo, em direção ao fundo da piscina.
  4. Etapa 4 Empurre a parede várias vezes e assuma a posição central.4 Empurre a parede várias vezes e assuma a posição central. Flutue nessa posição por vários segundos. Isso o ajudará a se acostumar com a sensação que seu corpo deve ter quando estiver na posição central.
    • Segure uma boia entre suas pernas se elas tenderem a afundar.
    • Repita até se sentir confiante de que sabe como assumir a posição central.
    • Não mantenha a posição por mais tempo do que você consegue prender a respiração.

Execução do chute

  1. Etapa 1 Faça um exercício em terra firme se precisar praticar o chute do nado de peito.1Faça um exercício em terra firme se precisar praticar o chute de peito. Apoie-se em uma parede com a mão esquerda. Dobre a perna direita na altura do joelho, trazendo o pé em direção ao bumbum e dobrando-o para cima na altura do tornozelo. Quando o pé estiver próximo ao bumbum, empurre a perna direita para fora lateralmente, mantendo o joelho e o tornozelo dobrados. Depois de levantar a perna em um ângulo de 45 graus, estenda a perna e aponte os dedos dos pés para baixo e, em seguida, leve a perna e o pé de volta à posição de repouso.
    • Alterne entre os lados esquerdo e direito.
    • Continue realizando esses exercícios práticos até se sentir confortável com o movimento.
    • Como alternativa, você pode praticar o chute na água, apoiando os braços e o corpo em uma prancha de remo e executando o chute repetidamente.
  2. Etapa 2 Comece o chute apontando os pés para fora do corpo.2Comece o chute apontando os pés para fora do corpo. Comece na posição central e gire os tornozelos de modo que os pés fiquem apontados para fora do corpo. Em seguida, leve os calcanhares em direção ao bumbum. Ao mesmo tempo, dobre os tornozelos para cima em direção às canelas.
  3. Etapa 3 Estenda as pernas para o lado quando os calcanhares alcançarem o bumbum.3Estenda as pernas para o lado quando os calcanhares alcançarem o bumbum. Estenda os joelhos um pouco além da largura dos ombros. Mantenha os tornozelos inclinados para cima em relação à perna. Estenda as pernas retas para trás e junte-as novamente. Mova os tornozelos para baixo quando chegar ao final da extensão.
    • Se você estender os joelhos muito para os lados, causará um arrasto desnecessário no corpo. O excesso de arrasto fará com que você se mova com menos suavidade na água.
    • Vire as solas dos pés para dentro, uma em direção à outra, o máximo possível, depois de abaixar os tornozelos.

Incorporação dos movimentos dos braços

  1. Etapa 1: Abra os braços sem dobrar os cotovelos.1Passe os braços para fora sem dobrar os cotovelos. Comece na posição central e vire as palmas das mãos para fora. Empurre as mãos para fora e ligeiramente para baixo. Quando os braços formarem um 'Y' com o corpo, dobre os cotovelos e leve as mãos para baixo e de volta para a boca. Empurre-as novamente para fora e assuma a posição central novamente.
  2. Etapa 2 Respire a cada braçada.2Respire a cada braçada. Ao levar as mãos em direção à boca, levante a cabeça, o pescoço e a parte superior do tórax para fora da água para respirar. Não tire as mãos da água.
    • Tire a cabeça da água somente o quanto for necessário para respirar. Isso garantirá que sua forma de nadar permaneça elegante.
    • Expire pelo nariz ou pela boca quando sua cabeça estiver de volta à água.
    • Não prenda a respiração, ou você poderá ficar tenso, o que afetará negativamente seu nado de peito.
  3. Etapa 3 Use uma boia de tração para fornecer flutuabilidade e pratique os movimentos dos braços.3Use uma boia de tração para proporcionar flutuabilidade e praticar os movimentos dos braços. Uma pull buoy é um dispositivo de flutuação que você pode segurar entre as coxas para manter as pernas e o corpo elevados. Isso permitirá que você se concentre nos braços.
  4. Etapa 4 Faça tudo junto.4Coloque tudo junto. A partir da posição central, levante os pés em direção ao bumbum. Chute as pernas para trás e deslize por dois segundos. Empurre os braços para fora na posição de 'Y', depois traga-os em sua direção e levante a cabeça acima da água para respirar. Retorne à posição central.

Melhorando seu nado de peito

  1. Etapa 1 Certifique-se de que seus membros estejam se movendo juntos.1Certifique-se de que seus membros estejam se movendo juntos. Os braços direito e esquerdo devem se mover em sincronia durante o nado de peito. O mesmo vale para suas pernas. Se você não mantiver o equilíbrio do movimento e mover os dois membros correspondentes ao mesmo tempo, poderá se desviar para um lado ou para o outro e o nado de peito não será suave.
    • Não empurre os braços para fora muito cedo. Depois de juntar as pernas no final da fase de chute, permita-se deslizar para frente por um ou dois segundos. Só então você deve puxar com os braços.
  2. Etapa 2 Vá à academia regularmente.2Vá à academia regularmente. A academia é um ótimo lugar para desenvolver suas pernas, braços, ombros e pescoço - as principais áreas que você usa durante o nado de peito. Ir à academia lhe dará muitas oportunidades de fazer exercícios de musculação que podem ajudá-lo a fortalecer seus músculos, melhorar sua forma e reduzir seus tempos de natação.
  3. Etapa 3 Faça uma flexão de tríceps com dois braços em pé.3Faça uma flexão de tríceps com dois braços em pé. Fique em frente a uma máquina de cabo e coloque as mãos em cima da barra, de modo que fiquem na largura dos ombros. Puxe a barra para baixo até um ponto em que seus cotovelos estejam quase travados e, em seguida, traga-a para cima até a linha média.
    • Faça três repetições de 10 a 15 flexões.
    • Esse exercício imita o movimento final da puxada inicial embaixo d'água.
  4. Etapa 4 Faça uma rosca direta de bíceps com barra.4Faça uma rosca bíceps com barra. Segure a barra com uma pegada por baixo. Coloque as mãos afastadas na largura dos ombros. Curve a barra em direção ao peito em um arco até que ela fique na altura dos ombros. Abaixe lentamente a barra até que seus braços fiquem retos novamente.
    • Comece sem peso na barra. Depois de aperfeiçoar sua técnica, adicione peso lentamente em pequenos incrementos até que 10 a 12 repetições sejam extremamente difíceis para você.
    • Faça três séries de 10 a 12 repetições.
    • Esse exercício melhorará a segunda metade do movimento de puxada do braço durante o nado peito.
  5. Etapa 5 Faça algumas flexões escapulares.5Faça algumas flexões escapulares. Apoie seu corpo equilibrando-se nos antebraços. Mantenha a coluna reta e aponte as pontas dos dedos dos pés para baixo. Abaixe o peito e deixe as omoplatas se unirem. Role os ombros para voltar à posição inicial.
    • Faça três séries de 10 flexões escapulares.
    • Esse exercício melhorará a força de seus ombros, facilitando os movimentos dos braços no nado peito.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo nadar o nado peito rapidamente? O nado de peito é um nado de força. É conhecido como o nado mais lento porque você precisa se concentrar em minimizar a resistência, em vez de apenas se mover o mais rápido possível. O nado de peito é especialmente bom para pessoas baixas e atarracadas e, se você quiser ser realmente bom nele, precisará ganhar muito músculo.
  • PerguntaEntão, quanto tempo devo levar para respirar? Deve ser rápido. Quando sentir a gravidade puxando você para baixo, é hora de terminar a respiração. Não tente se manter em pé, pois isso o deixará cansado mais rapidamente.
  • PerguntaA minha cabeça precisa estar voltada para baixo durante a braçada ou posso olhar para frente debaixo d'água? Estou praticando a respiração pelo nariz, mas é difícil fazer isso de frente para o chão da piscina. Sim, sua cabeça deve estar voltada para baixo durante a braçada e você não pode olhar para frente debaixo d'água. Você deve praticar a inspiração pela boca e a expiração pelo nariz.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Se você começar a sentir cãibras e tensão nos braços ou nas pernas, saia da água um pouco e caminhe.