Como Nadar
Autor do artigo:Gabriel SilvaAprender a nadar pode ser assustador quando não se sabe o que se está a fazer. Mas não se preocupe - há coisas que pode fazer para tornar a aprendizagem da natação nadar menos assustador. Uma vez que você pegar o jeito, nadar será uma brisa.
Passos
Ficar confortável na água
1Deixe de lado o seu medo. Muitas pessoas adiam aprender a nadar porque têm medo de se afogar. Embora os afogamentos ocorram, a maioria deles poderia ter sido evitada com medidas de segurança simples. Siga estas directrizes sempre que estiver a nadar e as probabilidades de se afogar diminuirão drasticamente:- Não nade sozinho. Vá sempre nadar com outra pessoa que seja um nadador forte, se não com várias outras pessoas. Uma zona com um nadador-salvador é normalmente o melhor local para nadar.
- Não comece a nadar em águas em movimento. Se está a aprender a nadar nadar num oceano ou num rio, terá de estar mais atento ao movimento da água. Se tiver de aprender a nadar desta forma, certifique-se de que está acompanhado por alguém que sabe o que está a fazer e não se esqueça de ler o passo sobre como sair de uma corrente de água ou de um rio com correnteza (abaixo).
- Utilize equipamento de segurança adequado até ter experiência suficiente na água e estar razoavelmente confortável na água.
- Mantenha-se a uma profundidade que consiga suportar. Quando estiver a aprender a nadar pela primeira vez, não se aventure em águas demasiado profundas para se aguentar em pé. Dessa forma, se algo correr mal, pode simplesmente levantar-se e respirar.
- Evite nadar durante condições climatéricas adversas. Não há problema em nadar durante uma chuva ligeira, mas se vir ou ouvir uma tempestade a aproximar-se, saia imediatamente da água. Esta regra deve ser seguida independentemente do seu nível de natação.
- Não nade em água demasiado fria. Mover os membros para remar pode tornar-se subitamente difícil se estiver em água gelada.
- 2Acostume-se a flutuar. Quando estiver na água, segure-se na parte lateral da piscina ou numa doca e deixe as suas pernas flutuarem atrás de si - elas devem levantar-se facilmente se as deixar. Mas, para algumas pessoas, elas gostam de se afundar no fundo, enquanto a parte superior do corpo flutua. Não se preocupe; basta repetir o método novamente. Pratique fazer isto de barriga para baixo e de costas, até estar habituado a deixar metade do corpo flutuar.
- Tente flutuar de costas ou de barriga para baixo assim que estiver pronto. Mantenha-se numa profundidade rasa para que possa simplesmente levantar-se se não estiver a funcionar. Pode parecer estranho ter água à volta das orelhas enquanto o nariz e a boca estão no ar, mas vai-se habituar. Para maior estabilidade, estenda os braços num ângulo reto, de modo a que o seu corpo fique em forma de 'T'. Quando estiver a flutuar pela primeira vez, pode tentar respirar fundo e depois flutuar. Se os seus pulmões estiverem cheios de ar, o seu corpo flutuará de certeza. Faça isto até ter mais experiência.
- Não entre em pânico. Lembre-se sempre que tem uma alternativa se estiver a uma profundidade incontrolável ou se simplesmente não conseguir mexer os membros - flutuar de costas. Não se agite nem comece a respirar rapidamente se não conseguir nadar; simplesmente deite-se o mais possível e deixe que a água o leve enquanto recupera a sua compostura.
- Uma boa dica para flutuar de costas é suster a respiração e ter os pulmões cheios de ar. Outra boa dica é colocar a barriga para fora.
- 4Pratique exalar debaixo de água. Enquanto ainda estiver a pouca profundidade, respire fundo e coloque a cara debaixo de água. Expire lentamente pelo nariz até ficar sem fôlego e depois volte a subir. As bolhas devem sair. Também pode expirar pela boca, mas normalmente em grandes bolhas até que finalmente solte um fluxo de bolhas.
- Se não se sentir à vontade para expirar pelo nariz, pode mantê-lo fechado ou usar um tampão nasal e expirar pela boca.
5Usar óculos de proteção (opcional). Usar óculos de proteção pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável a abrir os olhos debaixo de água e pode permitir-lhe ver mais claramente. Encontre um par com círculos esponjosos à volta dos olhos e mergulhe-os na água, para que se colem à sua pele. Aperte a correia à volta da parte de trás da cabeça para que os óculos fiquem bem ajustados.
Começar a dar braçadas e a pisar a água
- 1Pratique chutar as pernas. Quer esteja a flutuar de costas ou ainda agarrado ao lado da piscina piscina, pode praticar os pontapés. (Para ver até onde cada pontapé o pode impulsionar, pratique-o utilizando uma prancha. Isto permite-lhe concentrar-se na sua técnica de pontapé sem se preocupar em manter a cabeça acima da água).
- Experimente um pontapé de vibração. Aponte os dedos dos pés para fora como uma bailarina, mantenha as pernas quase sempre direitas e alterne as pernas à medida que dá pequenos pontapés. Deve sentir a maior flexão nos tornozelos.
- Experimente um pontapé de chicote. Mantenha as pernas bem juntas desde as ancas até aos joelhos e desde os joelhos até aos tornozelos. Dobre os joelhos para que as canelas formem um ângulo de 90 graus e, em seguida, afaste rapidamente as canelas e mova-as em um movimento circular, mantendo as coxas juntas o tempo todo. (Ou seja, trace meio círculo com cada perna, movendo a perna direita para a direita e a perna esquerda para a esquerda). Volte a juntar as canelas na parte inferior do círculo e levante-as novamente para recomeçar o pontapé.
- Experimente um pontapé de batedor de ovos. Este pontapé é normalmente utilizado para andar na água, O corpo deve estar na posição vertical, com a cabeça e os ombros acima da água. Comece com os joelhos dobrados e as pernas ligeiramente mais afastadas do que a largura da anca. Depois, 'pedale' cada perna como se estivesse numa bicicleta, só que em direcções opostas: enquanto uma perna pedala para a frente, a outra perna deve pedalar para trás. É preciso alguma prática para se habituar a esta posição, mas é útil para 'descansar' quando os pés não conseguem tocar no fundo.
- 2Aprenda a fazer um crawl. Os crawls são excelentes golpes para aprender como principiante, e vão fazê-lo mover-se muito rapidamente. Eis como as fazer:
- Experimente um nado de costas Primeiro. Flutue de costas e dê um pontapé com as pernas. Com os braços, faça o movimento 'crawl', levantando um braço para o ar e mantendo-o direito enquanto entra na água junto à cabeça. Quando estiver debaixo de água, dobre-o para o trazer de volta a uma posição direita ao seu lado e repita. Alterne os braços enquanto nada e tente manter os dedos juntos e as mãos tão planas quanto possível.
- Experimente uma braçada frontal (também conhecida como estilo livre ou crawl americano). Flutuando de barriga para baixo, dê um pontapé com as pernas e use os braços para 'rastejar' para a frente. Tire um braço da água de forma a 'esticá-lo' para a frente, depois baixe-o novamente e use a mão em concha para 'empurrar' a água atrás de si. Alternar os braços. Para respirar, vire a cabeça para um lado, debaixo do braço que está a rastejar, levantando-a o suficiente para poder respirar. Respire sempre debaixo do mesmo braço, de modo a respirar uma vez em cada duas braçadas.
- 3Pisar a água. Pisar na água pode ajudá-lo a recuperar o fôlego e a manter a cabeça erguida sem ter de nadar. Faça o pontapé do batedor de ovos acima referido e use as mãos para manter o equilíbrio 'esculpindo' - mantenha os antebraços na superfície da água e imagine que são facas de manteiga espalhadas numa torrada. Mova um braço num círculo no sentido dos ponteiros do relógio e o outro braço num círculo no sentido contrário.
4Utilize os seus braços para subir do fundo. Se estiver debaixo de água e quiser subir, use os braços para se impulsionar. Levante-os acima da cabeça e baixe-os rapidamente para os lados. Isto deve empurrá-lo para cima alguns metros. Repita até atingir a superfície.
Aprender técnicas avançadas
- 1Tente algumas técnicas mais avançadas mais avançadas. Quando se sentir mais confortável na água, pode começar a aprender novas braçadas que o farão mover-se mais rapidamente ou com menos energia. Experimente estas:
- Aprenda a braçada de golfinho.
- A braçada braçada de borboleta .
- Nadar o bruços.
- Fazer o nado sidestroke.
- Tentar nadar às voltas.
- 2Tentar mergulhar. Os mergulhos podem ser uma forma divertida de entrar na água e iniciar uma braçada. Comece com um mergulho básico e passe para um mergulho de cisne mais complicado, um mergulho de costas e um mergulho de rolamento.
- Certifique-se sempre de que a água é suficientemente profunda antes de mergulhar. No mínimo, a água deve ter 2,7 ou 3,0 m de profundidade; se for uma pessoa alta, deve ter pelo menos 3,4 ou 3,7 m.
Estar preparado para situações improváveis
1Saber como sair de uma corrente de retorno. Se estiver a nadar no oceano, pode ser apanhado por uma corrente de retorno. Saber o que fazer pode salvar a sua vida, por isso tente memorizar estes passos antes de entrar na água.- Não entrar em pânico. Este é, de longe, o passo mais importante de todos. Ao agitar-se e entrar em pânico, pode acabar por se manter debaixo de água.
- Nade para os lados. Não tente nadar diretamente para a costa ou diretamente para o oceano. Em vez disso, tente nadar numa linha que seja exatamente paralela à linha da costa.
- Nade com uma braçada que lhe permita respirar. Nade com a braçada mais forte que conseguir fazer e que também lhe dê bastante espaço para respirar. Pode ser um nado lateral, um crawl frontal ou um nado de peito.
- Continue a nadar até sair da corrente de rebentação. Poderá ter de nadar bastante longe antes de estar em segurança fora da corrente de rebentação, mas continue. Não quer desfazer o bom trabalho que fez até agora ao dirigir-se para terra na altura errada.
- Se possível, peça ajuda. Se puder, faça sinal ao nadador-salvador ou grite 'Socorro!' assim que possível. No entanto, não o faça se isso significar sacrificar uma respiração ou se tiver de parar de nadar - é melhor manter-se em movimento.
2Saber como sair de uma corrente do rio. Se for apanhado num rio que corre demasiado depressa ou que o empurra para baixo, siga estes passos para sair:- Não se agite nem entre em pânico. Tal como acontece com uma corrente de rebentação, entrar em pânico e agitar os membros pode empurrá-lo para mais fundo na água. Tente respirar calmamente e manter-se calmo.
- Tente nadar na diagonal em direção à costa. Nadar em direção à costa num ângulo de 90 graus obrigá-lo-á a lutar demasiado com a corrente e poderá levá-lo a ficar exausto rapidamente. Em vez disso, planeie chegar à costa num ângulo diagonal que acompanhe a corrente.
- Não tente nadar contra a corrente. Irá gastar demasiada energia para obter poucos resultados. Só tente nadar contra a corrente se houver perigo imediato a jusante, como pedras afiadas ou uma queda de água.
- Se estiver a ser rapidamente arrastado para jusante pela corrente, aponte os pés na direção em que está a ser arrastado. Isto pode evitar que bata com a cabeça numa rocha ou noutra obstrução.
Perguntas e respostas de especialistas
- PerguntaComo é que me posso tornar um nadador de competição? Comece a nadar o mais cedo possível e pratique de forma consistente para poder dar o seu melhor. Um dos meus antigos treinadores costumava dizer: 'Se não nadares durante um dia, o teu progresso recua 2 dias, mas se não nadares durante uma semana, tens de começar de novo'. Isto é um exagero, obviamente, mas é verdade até certo ponto. Mas se quiser nadar apenas por diversão ou para sobreviver, essa consistência não é tão importante.
- PerguntaNão sou capaz de dar pontapés com os pés e garras com as mãos, o que devo fazer? Vais conseguir, basta continuares a praticar. Utiliza pranchas debaixo das mãos e dos braços. Elas flutuam e não precisa de usar os braços, pelo que pode concentrar-se nas pernas. Pratique usando as pernas separadamente. Depois troque, flutuando as pernas e praticando com os braços. Faça isto muitas vezes e, muito em breve, conseguirá juntar as duas coisas.
- PerguntaComo é que me mantenho acima da água profunda? A profundidade da água não altera a técnica para se manter à tona. Nadar, flutuar ou qualquer outra técnica na água é a mesma, independentemente da profundidade da água.
Vídeo
Dicas
- Tome sempre duche depois de nadar, porque o cloro é muito prejudicial e seca. Depois do duche, não se esqueça de se hidratar adequadamente.
- Comece as aulas de natação onde não haja correntes ou ondas.
- Nade em piscinas rasas (um metro de profundidade) se você for iniciante.
Avisos
- Nunca nade em uma tempestade com raios. Os relâmpagos têm como alvo a água e podem chocar todos os que estiverem dentro dela se atingirem a água. Se conseguir ouvir um trovão mesmo a quilómetros de distância, pode ser atingido por um raio.
- Seja extremamente cauteloso ao nadar em águas em movimento, como o oceano ou um lago. As correntes de retorno podem puxá-lo subitamente para fora da margem.
- Aprender a nadar é um processo lento. Não morda mais do que pode mastigar.
- Se ainda for um principiante, nunca tente nadar na 'parte funda' de uma piscina, a não ser que esteja acompanhado por um adulto que saiba nadar a um nível excelente.
Coisas de que vai precisar
- Outro nadador com muita experiência
- Óculos de proteção (opcional)
- Tampão para o nariz (opcional)
- Prancha de chuto (opcional)
- Calção ou fato de banho adequado