Como sobreviver numa ilha deserta

Autor do artigo:Gabriel Silva

A sobrevivência na natureza pode ser uma experiência implacável, repleta de uma infinidade de perigos que podem ameaçar a sua vida. Se a isso juntarmos o ambiente seco e isolado de uma ilha deserta, a situação torna-se difícil. Felizmente, nem toda a esperança está perdida. Seguindo o protocolo adequado, você pode conseguir se manter hidratado, alimentado e abrigado até que a ajuda chegue.

Passos

Manter-se alimentado e hidratado

  1. Passo 1 Encontre uma fonte de água fresca.
    Encontre uma fonte de água fresca. As pessoas não conseguem sobreviver por mais de três ou quatro dias sem água fresca. Vá para o interior e tente encontrar uma fonte de água de um riacho ou cascata na ilha. Se ela for completamente estéril, será preciso criar um destilador solar e aproveitar a chuva quando ela ocorrer.
    • O destilador solar usa o sol para criar condensação. Cave um buraco no chão e coloque um recipiente no fundo. Envolva o buraco com folhas molhadas e, em seguida, coloque um grande pedaço de plástico sobre o buraco e pese-o. A condensação acumular-se-á no seu recipiente e poderá bebê-la. Quando chove, certifique-se de que está a encher os recipientes para apanhar a água fresca que o manterá hidratado durante muito tempo. Ferva a água antes de a beber.
    • Procure água na base de folhas ou cactos, no interior de grutas, em ocos de árvores ou em margens de rios.
    • Também pode obter água de cocos, cactos ou outras plantas e frutos.
    • Recolha a água da chuva em baldes, recipientes de plástico, caixotes ou caixotes do lixo.
    • Aquecer a água a mais de 185° F (85° C) durante três minutos mata todos os agentes patogénicos presentes na água.
    • A desidratação grave pode causar tensão arterial baixa, batimentos cardíacos acelerados, respiração rápida, delírio ou perda de consciência.
    • Não beba água salgada do oceano, pois ela desidrata-o.
  2. Passo 2 Recolher alimentos das plantas da ilha.
    Recolha alimentos das plantas da ilha. Embora o seu corpo seja capaz de sobreviver uma a três semanas sem qualquer alimento, o facto de não comer enfraquece-o e torna mais difícil fazer outras coisas que são necessárias para sobreviver numa ilha deserta. Coma frutas e legumes que sabe que não são venenosos, como cocos, bananas e algas marinhas. Evite bagas potencialmente venenosas e desconhecidas.
    • O escorbuto é uma doença grave que ocorre quando não se tem uma dieta equilibrada. Os sintomas incluem fadiga, anemia e infecções e é causado por uma deficiência de vitamina C. O consumo de citrinos frescos, como limões e laranjas, pode ajudar a prevenir esta doença.
  3. Passo 3 Caçar peixes, insectos e pequenos animais para se alimentar.
    Procure peixe, insectos e pequenos animais para se alimentar. As proteínas e os nutrientes da carne e do peixe dar-lhe-ão energia. Moluscos, amêijoas, ostras, caranguejos, músculos e peixes são coisas que pode encontrar nas águas pouco profundas em redor ou numa ilha.
    • Também é possível afiar paus e caçar pequenos répteis, peixes ou aves na ilha.
    • Se tiver dificuldade em apanhar ou prender caça maior, localize insectos de movimento mais lento que possa comer e que vivam no deserto, como escaravelhos, aranhas e centopeias. (Editar: isto está errado. Não comas centopeias, pois a maioria é venenosa! O mesmo se aplica a muitas aranhas e escaravelhos).
    • Cozinhe bem o marisco antes de o consumir. As bactérias podem fazer com que fique doente.
    • Se não conseguir criar uma cana de pesca improvisada, afie um ramo comprido ou um pau para fazer lanças que possa utilizar para a pesca submarina.
  4. Passo 4 Teste os alimentos que come para ver se estão envenenados.
    Teste os alimentos que come para ver se estão envenenados. Se nunca comeu a fruta que encontrou na ilha, teste o veneno esfregando-a numa parte sensível da sua pele, como o pulso. Espere 45 minutos. Se não houver reação adversa, esfregue um pouco do alimento nos lábios. Se se formar uma erupção cutânea ou se houver ardor ou irritação, então o alimento é provavelmente venenoso. Nunca coma grandes quantidades de um alimento desconhecido. Coma uma pequena quantidade, espere uma ou duas horas para ver se se sente mal e depois coma o resto.
    • Cuidado com a fruta que cheira a pêssego ou amêndoa, pois pode ser venenosa.
  5. Passo 5 Racione todas as suas provisões.
    Racione todas as suas provisões. Não desperdice nada, mesmo que tenha em excesso. Guarde os alimentos e a água em excesso e mantenha um racionamento rigoroso. O corpo necessita de 32 onças de água por dia e 200-1500 calorias de comida para uma pessoa média. Tente racionar o mais possível sem ficar desidratado ou subnutrido.

Sobreviver na ilha

  1. Passo 1 Recupere todas as ferramentas e suprimentos restantes.
    Recupere quaisquer ferramentas ou suprimentos restantes. Recupere qualquer coisa do naufrágio que o deixou na ilha. A roupa de cama ou o pano podem ser utilizados como cordel e outros materiais podem ser adaptados de forma semelhante para fornecer calçado, roupa de cama ou ajuda na construção de abrigos. Não se esqueça de encontrar algo afiado que possa ser utilizado para cortar materiais.
    • Procure outras coisas úteis como rádios, foguetes, dispositivos de flutuação, telemóveis, baldes para armazenar água, kits de primeiros socorros ou outro equipamento eletrónico funcional.
  2. Passo 2 Localizar um sítio adequado para montar o acampamento.
    Localizar um local adequado para montar o acampamento. É aconselhável ir para o interior para construir o seu abrigo. Não construa o seu abrigo na costa, caso contrário as cheias podem destruí-lo, bem como os seus restantes abastecimentos. Procure zonas arborizadas em redor de fontes de água doce.
    • A sombra das folhas pendentes mantê-lo-á fresco durante o dia e as árvores constituirão uma barreira natural contra os elementos.
    • Mantenha-se afastado do sol durante um período prolongado. A exaustão pelo calor ou o sobreaquecimento podem causar-lhe alucinações, desmaios ou mesmo a morte.
  3. Passo 3 Construa um abrigo resistente.
    Construa um abrigo resistente. Pode construir um local para dormir encostando um tronco grande a uma árvore e colocando ramos mais pequenos num ângulo de 45 graus sobre a madeira. Coloque folhagem e folhas por cima dos paus e terá construído uma tenda improvisada.
    • Se conseguir encontrar uma lona ou um pedaço de plástico ou de tecido, também pode construir uma lona para o deserto. Espete quatro estacas em forma de quadrado na areia. Amarre a sua lona no lugar e depois amarre outra lona em cima dela, deixando cerca de 5 cm de distância entre elas. Para garantir que as estacas ficam no solo, pode amarrar o topo delas a troncos, árvores ou rochas para as fixar.
    • Existem outros abrigos que pode construir com troncos e folhas. Seja qual for a sua opção, certifique-se de que o protege dos raios solares.
    • As lonas de plástico recuperadas são mais eficazes para manter os elementos fora do seu abrigo.
  4. Passo 4 Faça uma fogueira.
    Faça uma fogueira. A fogueira é necessária durante as noites frias e para cozinhar o peixe ou os animais que apanhar. Se tiver fósforos ou isqueiros, espere que sequem antes de os tentar utilizar. Se não tiver material para acender uma fogueira, pode ter de a acender esfregando um pau afiado num monte de gravetos. Leia Iniciar uma fogueira com paus para saber como o fazer.
  5. Passo 5 Tratar imediatamente de quaisquer feridas.
    Trate imediatamente de quaisquer feridas. Os ferimentos e as doenças são muito mais perigosos quando se está sozinho numa ilha que não dispõe de tratamento médico. Certifique-se de que trata imediatamente de quaisquer ferimentos, lavando os cortes com água fresca e limpa e mantendo-os envolvidos em ligaduras. Tenha cuidado para não se esforçar demasiado, pois um osso partido pode ser fatal.
    • Certifique-se de que ferve a água que está a utilizar para limpar as feridas antes de a utilizar.
  6. Passo 6 Mantenha-se mentalmente ativo e com esperança.
    Mantenha-se mentalmente ativo e com esperança. O isolamento extremo pode causar padrões de sono irregulares, alteração do raciocínio lógico e verbal e perda da noção do tempo. Trabalhe em projectos que precisam de ser concluídos no acampamento ou invente novos métodos para escapar à ilha. Canalize o seu lado criativo durante qualquer tempo de inatividade, criando arte com materiais recuperados. Se houver pessoas à sua volta, mantenha-se social e comunique com as pessoas que o rodeiam.

Sair da ilha

  1. Passo 1 Criar um sinal de socorro.
    Crie um sinal de socorro. Crie três grandes fogueiras num triângulo quando estiver escuro para criar o sinal de socorro internacional. Se algum avião ou barco nas proximidades o vir, deve contactar a Guarda Costeira.
    • Se tiver conseguido salvar os restos de foguetes, certifique-se de que os utiliza quando vir um navio por perto.
    • Outro sinal de socorro é recolher pedras da ilha e colocá-las na areia para ler SOS.
  2. Passo 2 Tentar contactar alguém via rádio.
    Tente contactar alguém via rádio. Se tiver conseguido salvar um rádio que funcione, talvez consiga contactar a guarda costeira para o salvar. Se conseguir contactar outra pessoa, dê-lhe as suas coordenadas e diga-lhe para contactar a guarda costeira.
    • O canal 9 do rádio CB e o canal 16 do rádio VHF (156,8 MHz) são canais de socorro amplamente reconhecidos.
    • Alguns rádios vêm equipados com um dispositivo de localização, chamado rádio de posicionamento de emergência, que pode determinar a sua localização no mar.
  3. Passo 3 Utilize uma jangada para sair da ilha.
    Utilize uma jangada para sair da ilha. Sair da ilha numa jangada deve ser o seu último recurso. No mar, está suscetível a uma série de problemas, incluindo desidratação, fome ou sucumbir aos elementos. Pode usar as jangadas que conseguiu recuperar, construir uma com materiais recuperados ou construir uma com troncos que encontrar na zona.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que se consegue comida se é apenas uma ilha de areia?
    Tens de pescar nas águas pouco profundas que rodeiam a ilha à procura de comida. A maioria das ilhas tem algum tipo de folhagem, mesmo que sejam áridas.
  • Questão
    Seria melhor ficar encalhado sozinho ou com mais dez pessoas? Mais pessoas significariam que seria necessário recolher mais comida, mas mais pessoas significariam que seria possível fazer mais trabalho.
    Mais dez pessoas. Para além do benefício de ter mais mãos, há muito a dizer sobre os benefícios para a saúde mental de ter outras pessoas por perto.
  • Questão
    O que é mais importante para a sobrevivência? Água ou abrigo?
    Água, porque morrerás sem água, mas podes sofrer e viver sem abrigo.

Dicas

  • A tua situação pode mudar enquanto estiveres encalhado. Adapte-se à situação para sobreviver.