Como sobreviver na floresta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Perder-se na floresta pode ser uma situação assustadora. Quer você tenha se perdido em uma caminhada, quer seu carro tenha quebrado em uma estrada na mata ou por qualquer outro motivo, sobreviver na mata é difícil, mas pode ser feito. Você precisa ter água para beber, comida para comer, abrigo para dormir e fogo para cozinhar e se aquecer. Se você puder cuidar de suas necessidades físicas básicas, poderá sobreviver na floresta e então sinalizar e esperar pelo resgate.

Etapas

Como encontrar água potável

  1. Etapa 1 Procure uma...
    Procure uma fonte de água fresca. A primeira coisa de que você precisará para sobreviver na floresta é água para beber. Procure sinais de água fresca nas proximidades, como áreas de folhagem verde que indicam que há água por perto, áreas baixas onde a água pode ser coletada e sinais de vida selvagem, como rastros de animais. Isso pode significar que há um riacho, córrego ou lagoa nas proximidades. Embora encontrar água seja importante para a sobrevivência, saiba que algumas fontes de água não são seguras - se possível, trate toda a água potável antes de usá-la.
    • Se houver montanhas por perto, procure água coletada no pé dos penhascos.
    • A presença de insetos como mosquitos e moscas significa que há água por perto.
    • A água de águas altamente oxigenadas (como a de uma grande cachoeira ou corredeiras) normalmente é mais segura do que a de uma fonte de água lenta ou parada.
    • As nascentes de água doce são normalmente fontes de água mais seguras, embora também possam estar contaminadas por minerais ou bactérias.
    • Lembre-se de que toda água não tratada deve ser considerada de risco, a menos que seja tratada. Mesmo a água cristalina pode abrigar doenças e ser perigosa se consumida.
  2. Etapa 2 Colete água da chuva para beber.
    Colete água da chuva para beber. A água da chuva é uma das maneiras mais fáceis e seguras de se hidratar na floresta. Se começar a chover, coloque todos os recipientes que você tiver na chuva para coletá-la. Se você tiver uma lona ou um poncho, pendure-o a pelo menos 0,91-1,22 m do chão, amarrando os cantos nas árvores, e coloque uma pequena pedra no centro para criar uma depressão que coletará a água.
    • Não deixe a água parada em um recipiente ou em uma lona por muito tempo, pois ela pode estagnar e ser contaminada por bactérias.
    • Se possível, purifique a água que você coletar.
  3. Etapa 3 Absorva o orvalho da manhã com um pedaço de pano.
    Absorva o orvalho da manhã com um pedaço de pano. Use um trapo, pano, camisa, meia ou qualquer outra peça de roupa feita de material absorvente, como algodão, para capturar o orvalho da manhã. Encontre uma clareira ou um prado com grama alta e coloque o pano sobre a grama para coletar o orvalho. Mova o pano na grama até que fique saturado e, em seguida, torça a água, recolhendo-a em um recipiente.
    • A maior parte do orvalho pode ser coletada logo antes do nascer do sol.
    • Tenha cuidado para não coletar o orvalho de plantas venenosas. As gramíneas são sua aposta mais segura.
  4. Etapa 4 Cave um buraco para encontrar água fresca.
    Cave um buraco para encontrar água doce. Talvez você consiga encontrar água doce simplesmente cavando um buraco fundo o suficiente para alcançar o lençol freático ou o nível em que o solo está saturado de água. Use uma pá ou uma vara resistente para cavar até chegar à água. Faça um buraco largo o suficiente para que você possa retirar facilmente a água do buraco.
    • Aguarde até que a lama se assente no fundo do buraco e a água se esvazie antes de retirá-la.

    Dica: Procure lugares como um riacho seco ou uma área com muita folhagem verde para cavar em busca de água.

  5. Etapa 5 Derreta a neve ou o gelo, se você encontrar algum.
    Derreta a neve ou o gelo, se encontrar algum. Se você encontrar gelo ou neve no chão da floresta, colete-os para derretê-los e obter água fresca para beber. Você pode colocar o gelo ou a neve em um recipiente e colocá-lo próximo a uma fogueira para derretê-lo ou pode segurar o recipiente para usar o calor do seu corpo para derretê-lo.
    • Derreter a neve é uma maneira ineficiente de obter água. Embora seja uma fonte de água relativamente segura e facilmente identificável, não é uma grande quantidade de água por volume. Derreter um pote de neve produzirá apenas cerca de um terço de um pote de água. Muito combustível e esforço podem ser desperdiçados se houver uma fonte melhor disponível.
    • Colete neve ou gelo que tenha uma coloração azulada. A água congelada que for cinza ou opaca terá uma alta concentração de sal, o que pode desidratá-lo ainda mais se você a beber.
  6. Etapa 6 Purificar...
    Purifique toda a água que você encontrar. É extremamente importante que você purifique toda a água que coletar, inclusive água da chuva, orvalho, gelo ou neve, para que não consuma bactérias que podem deixá-lo doente ou até mesmo matá-lo. Use um pedaço de pano ou roupa para coar a água e remover partículas grandes e, em seguida, ferva a água por 10 minutos para matar todos os contaminantes.
    • Se não tiver um recipiente para ferver a água, você pode encher uma garrafa plástica transparente com água, fechar a tampa e colocar a garrafa de lado na luz solar direta por 6 horas para purificá-la.
    • Caso não tenha recipientes e nenhuma forma de purificar a água, você pode cavar um buraco fundo, deixá-lo encher com água subterrânea e esperar que as partículas se depositem no fundo e a água fique limpa antes de bebê-la. Você só deve fazer isso se não tiver outra opção.

Construção de um abrigo

  1. Etapa 1 Procure uma área seca e plana entre duas árvores com rachaduras em seus troncos.
    Procure uma área seca e plana entre duas árvores com rachaduras em seus troncos. Olhe ao redor para encontrar uma área relativamente plana com uma árvore que tenha um tronco que se divide a cerca de 0,91-1,52 m do chão. Se possível, tente encontrar duas árvores que tenham uma rachadura no tronco a cerca de 0,91-1,52 m do chão e que estejam a cerca de 3,0 m de distância uma da outra.
    • Se não conseguir encontrar uma árvore com uma fenda no tronco, procure um galho ou tronco forte que tenha a forma de um 'Y' para servir de suporte para o abrigo.
    • Limpe a área entre as árvores de pedras e detritos para que fique mais confortável para deitar.
  2. Etapa 2 Encontre um galho de 3,0 m (10 pés) de comprimento e 7,6 a 15,2 cm (3 a 6 polegadas) de espessura.
    Encontre um galho de 3,0 m de comprimento e 7,6 a 15,2 cm de espessura. Para formar seu abrigo, você precisa de uma viga de suporte, portanto, procure um galho de árvore resistente que não esteja apodrecendo. Quanto mais reto for o galho, melhor será para formar a estrutura de seu abrigo.
    • Remova todos os insetos ou aranhas que possam estar no galho.
  3. Etapa 3 Insira uma extremidade do galho na fenda de uma das árvores.
    Insira uma extremidade do galho na fenda de uma das árvores. No local em que a árvore se divide e forma um 'V', coloque uma extremidade do galho para sustentá-la como uma viga de apoio. Se a árvore não tiver uma fenda, use um tronco que termine em forma de 'V' e encoste-o em uma árvore para que o galho seja apoiado pela árvore.
    • Se você tiver corda ou barbante, amarre o galho à árvore para prendê-lo ainda mais.
  4. Etapa 4 Coloque a outra extremidade do galho na fenda da outra árvore.
    Coloque a outra extremidade do galho na fenda da outra árvore. Forme uma moldura horizontal com o galho principal inserindo a outra extremidade na fenda de uma árvore próxima. Verifique se o galho está firmemente preso no lugar, sacudindo-o um pouco.

    Dica: se não tiver outra árvore, você pode apoiar a outra extremidade do galho principal no chão, mas o abrigo será menor.

  5. Etapa 5 Incline os galhos contra o galho principal para formar a estrutura do abrigo.
    Apoie os galhos contra o galho principal para formar a estrutura do abrigo. Reúna um grupo de galhos que sejam longos o suficiente para serem apoiados contra o galho principal de seu abrigo. Pense em formar costelas com os galhos. Tente mantê-los o mais próximo possível uns dos outros.
    • Tente usar galhos secos ou frescos em vez de úmidos ou apodrecidos.
  6. Etapa 6 Coloque galhos e folhas sobre os galhos para formar uma camada de isolamento.
    Coloque galhos e folhas sobre os galhos para formar uma camada de isolamento. Depois de formar a estrutura do seu abrigo, use galhos menores e frondosos, arbustos ou folhas para criar uma camada de isolamento que ajudará a reter o calor e fornecerá cobertura contra o vento e a chuva. Coloque as folhas e os galhos pequenos sobre a estrutura em ordem decrescente de tamanho para criar uma camada espessa.
    • Adicione camadas de isolamento até que não haja mais buracos e adicione o máximo de camadas que puder para ajudar a manter o abrigo aquecido.
    • Se você tiver uma lona, coloque-a sobre a estrutura do abrigo.
  7. Etapa 7 Use folhas para fazer uma cama dentro do abrigo.
    Use folhas para fazer uma cama dentro do abrigo. Tente deixar seu abrigo o mais confortável possível, encontrando materiais macios como folhas ou agulhas de pinheiro e colocando-os no chão dentro do abrigo. Verifique se há insetos ou aranhas no material antes de colocá-lo em seu abrigo.

Como encontrar alimentos

  1. Etapa 1 Vire os troncos para procurar insetos que você possa comer.
    Vire os troncos para procurar insetos que você possa comer. Os insetos são fáceis de capturar e matar e estão repletos de proteínas e gorduras que o ajudarão a sobreviver na floresta. Verifique sob os troncos apodrecidos para procurar formigas, cupins, besouros e larvas. Fique de olho também em minhocas na sujeira. Você pode comer a maioria dos insetos crus, mas evite aranhas, carrapatos e moscas.
    • Verifique se há insetos embaixo de pedras, tábuas e outros materiais. Coma somente insetos que você tenha matado.
    • Os insetos com cascas externas duras, como besouros e gafanhotos, devem ser cozidos por 5 minutos antes de serem consumidos para remover os parasitas. Empurre um palito no inseto e segure-o sobre o fogo para cozinhá-lo.
  2. Etapa 2 Colha bagas silvestres comestíveis para comer.
    Colha bagas silvestres comestíveis para comer. Se você encontrar um arbusto com bagas identificáveis, aproveite-as. Nunca consuma bagas que você não possa identificar positivamente, pois muitas são tóxicas. Por segurança, limite-se a comer bagas que você reconheça, como amoras, framboesas e morangos silvestres.
    • Evite sempre as bagas brancas, pois a maioria delas é geralmente tóxica para os seres humanos.
  3. Etapa 3 Procure cogumelos comestíveis na mata, se você for treinado.
    Procure cogumelos comestíveis na floresta, se você tiver treinamento. Procure cogumelos silvestres perto de áreas escuras e úmidas ou em árvores que estejam morrendo na floresta. Mas tenha muito cuidado, pois se comer o cogumelo errado, você poderá ficar extremamente doente e morrer. Se não tiver certeza se um cogumelo é seguro ou não para comer, não o coma!
    • Os cogumelos Morel têm uma capa esponjosa que se assemelha a um favo de mel e podem ser encontrados perto da base das árvores.
    • Os cogumelos Chanterelles têm uma cor amarelo-alaranjada brilhante e podem ser encontrados perto de coníferas e árvores de madeira dura.
    • Os cogumelos ostra crescem em grupos e se assemelham a uma ostra ou vieira. Eles podem ser encontrados em árvores de madeira de lei que estão morrendo.
    • Os cogumelos não oferecem muitas calorias e nenhuma proteína - o esforço feito para perambular pela mata em busca de um cogumelo pode gastar mais energia do que a energia substituída pela ingestão de fungos comestíveis. Provavelmente, é melhor procurar outros alimentos silvestres.
    • A menos que você seja treinado como especialista em cogumelos, evite coletar cogumelos. É fácil identificar erroneamente um fungo e os riscos de ingerir uma substância perigosa geralmente superam as recompensas.
  4. Etapa 4 Coleta...
    Procure plantas silvestres comestíveis. Há muitas plantas silvestres na floresta que você pode comer, mas é preciso ter certeza de que está colhendo plantas que não são tóxicas. Procure as folhas de dente-de-leão, as folhas verdes da erva-de-bico e da azedinha e as flores jovens e tenras da prímula e das violetas selvagens. Se não tiver certeza da planta que está colhendo, não a coma.
    • Lave todas as plantas comestíveis que você encontrar.
  5. Etapa 5 Construa uma armadilha...
    Construir uma armadilha se você tiver barbante ou arame. Uma armadilha é uma maneira segura e relativamente fácil de capturar animais pequenos, como coelhos e esquilos. Pegue um pedaço de arame ou barbante com cerca de 0,76 m (2,5 pés) de comprimento, faça um laço em uma extremidade e dê um nó corrediço. Em seguida, empurre a extremidade oposta do fio ou da corda através do nó corrediço para formar um círculo grande. Pendure o círculo da armadilha sobre uma trilha ou um caminho na floresta.
    • Faça uma barra horizontal sobre o solo com um galho para pendurar a armadilha.
    • Instale o máximo de armadilhas que puder na área e verifique-as a cada 24 horas para ver se capturou alguma coisa.

    Dica: Procure um caminho pequeno e batido que tenha sido feito por um animal para colocar a armadilha.

  6. Etapa 6 Evite caçar animais de grande porte.
    Evite caçar animais de grande porte. Se você está tentando sobreviver na floresta, precisa ser o mais saudável possível. Embora os veados e porcos selvagens tenham uma carne nutritiva, eles podem machucá-lo se você não tiver a arma certa para abater os animais de forma humana. Mesmo que você consiga matar um veado ou um porco, talvez não tenha as ferramentas necessárias para preservar a enorme quantidade de carne que veio do animal que já foi vivo. A caça de pequeno porte e os insetos são muito mais seguros para caçar e coletar e podem fornecer a nutrição adequada para a sobrevivência na floresta.
    • Pequenos ferimentos podem se tornar rapidamente infectados e ameaçar a vida em uma situação de sobrevivência.

Iniciando uma fogueira

  1. Etapa 1 Encontre material pequeno e seco para usar como isca.
    Encontre materiais pequenos e secos para usar como isca. Procure grama seca, folhas, cascas de árvores, agulhas de pinheiro ou qualquer outro material pequeno e inflamável que possa encontrar na área. O pavio precisa ser um material fácil de acender e que produza uma grande chama para que você possa iniciar o fogo.
    • Se você encontrar lixo ou papel na área, isso também pode ser um ótimo isca.
  2. Etapa 2 Junte pequenos galhos e ramos para usar como gravetos.
    Junte pequenos galhos e ramos para usar como gravetos. O graveto precisa ser um material que se prenda facilmente quando você acender o pavio. Use gravetos, galhos ou cascas de árvores secas para servir como gravetos.
    • Você também pode quebrar galhos maiores em pedaços menores para usar como gravetos.
  3. Etapa 3 Colete troncos maiores para combustível.
    Colete toras maiores para o combustível. Antes de iniciar o fogo, você deve coletar combustível suficiente para mantê-lo aceso. Procure madeira seca na área e empilhe-a perto de onde planeja iniciar o fogo para que possa adicionar mais combustível facilmente quando necessário. Procure madeira seca e quebradiça, pois a madeira fresca ou verde demorará mais para pegar fogo.
    • As madeiras de lei, como o carvalho e o bordo, queimarão por um longo período de tempo.
    • Os tocos de árvores secas funcionam muito bem como combustível para uma fogueira.
  4. Etapa 4 Construa uma estrutura de teepee com o tinder e os gravetos.
    Construa uma estrutura de tenda com os gravetos e gravetos. Limpe uma área seca e homogênea de folhas, galhos ou outros itens que possam se prender e espalhar o fogo. Forme uma estrutura de tenda juntando seu material inflamável e empilhando os gravetos em volta dele. Em seguida, pegue as toras de combustível maiores e encoste-as umas nas outras para formar uma estrutura ao redor do tinder e dos gravetos.
    • Deixe uma pequena abertura para que você possa acender o pavio.

    Dica: construa uma fogueira ao redor da estrutura da tenda.

  5. Etapa 5 Crie um arado de fogo para acender os gravetos e iniciar o fogo.
    Crie um arado de fogo para acender os gravetos e iniciar o fogo. Pegue um pedaço plano de madeira e faça um pequeno sulco no centro dele. Use outro galho para arar para cima e para baixo o sulco para usar o atrito para aumentar o calor. Após alguns minutos de trabalho, o calor acenderá a madeira. Aja rapidamente e acenda seu tinder para iniciar o restante do fogo.
    • Use um pedaço de madeira seca para fazer o arado de fogo.
    • Fixe o arado de fogo ajoelhando-se sobre ele para mantê-lo imóvel.
  6. Etapa 6 Use o fogo para se aquecer, cozinhar alimentos e purificar a água.
    Use uma fogueira para se aquecer, cozinhar os alimentos e purificar a água. Uma fogueira facilitará muito a sua sobrevivência na floresta. Use-a para se aquecer e não ficar com hipotermia. Cozinhe seus alimentos no fogo e use o calor para ferver a água e eliminar os contaminantes.
    • Depois de iniciar o fogo, tente evitar que ele se apague. Quando for dormir, coloque um tronco grande sobre ela para que as brasas durem até o amanhecer.

Como sair da floresta

  1. Etapa 1 Don't panic if you get lost in the woods.
    Não entre em pânico se você se perder na floresta. O pânico pode levá-lo a tomar decisões erradas e afetar seu julgamento. Se quiser sair da floresta, você precisa ter a cabeça limpa. Respire fundo e concentre-se nas tarefas que tem em mãos.
    • Concentre-se em uma tarefa de cada vez para não ficar sobrecarregado.
    • Tenha esperança de que você conseguirá sair da floresta.
  2. Etapa 2 Evite usar muita energia.
    Evite usar muita energia. Pode ser difícil encontrar comida e água adequadas se você estiver perdido na mata. Tente não suar ou usar muita energia fazendo coisas como correr e gritar por ajuda se estiver sozinho. Conserve o máximo de energia que puder para fazer coisas como construir abrigo, fazer fogo e procurar água.

    Dica: se você se perder e achar que não está muito longe das pessoas, use seus pulmões e grite por socorro!

  3. Etapa 3 Fique onde está; não tente encontrar a saída.
    Fique onde está; não tente encontrar a saída. Fique parado em um local para ter mais chances de ser resgatado. Se você determinou que está irremediavelmente perdido, sua melhor tática é parar e se abrigar em um local seguro em vez de tentar sair caminhando.
    • Se você não estiver seguro onde está, encontre um local seguro nas proximidades.
    • Quando estão perdidos, os seres humanos têm a tendência de andar em círculos, muitas vezes voltando aos mesmos locais repetidas vezes. Nesse processo, perde-se muito tempo, energia e foco emocional.
    • Se você não souber onde está, poderá andar na direção errada e dificultar muito mais a sua localização.
  4. Etapa 4 Sinalize sua localização com sinais de fumaça.
    Sinalize sua localização com sinais de fumaça. Faça uma fogueira e adicione um monte de folhas verdes ou agulhas de pinheiro para criar muita fumaça. Pegue um galho grande com folhas verdes e cubra a fogueira por 3 a 4 segundos para impedir que a fumaça escape. Em seguida, remova o galho para permitir que a nuvem de fumaça escape. Repita o processo para formar uma linha de nuvens de fumaça no céu.
    • As nuvens de fumaça dirão às pessoas que estão procurando por você que o incêndio é provocado pelo homem e que você está sinalizando sua localização.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que devo fazer se estiver perdido na floresta?
    Tente ficar parado onde está, pois é mais provável que as pessoas o encontrem e você não gastará tanta energia. Se não se sentir seguro, tente ir para um local mais alto, próximo a um rio ou riacho, para ter acesso a água fresca.
  • Pergunta
    Como você se mantém aquecido se estiver perdido na floresta?
    Você pode fazer uma fogueira para se aquecer com galhos, gravetos secos, ramos e cascas de árvores que servirão de lenha.
  • Pergunta
    Você pode me dar algumas informações sobre como construir um abrigo e listar alguns alimentos seguros que eu poderia encontrar na floresta?
    Para se abrigar, você pode usar gravetos e folhas bem largas e grandes para construir a base de um abrigo. Você também pode usar um cobertor grande ou uma lona para colocar em volta dos gravetos e das folhas. Como alimento seguro na floresta, você pode comer amoras, dentes-de-leão, aspargos, sabugueiro, groselha, amoras, nozes, avelãs, nozes, bolotas, nozes de nogueira, trevos, trevos vermelhos e muito mais. Veja mais Como encontrar plantas silvestres comestíveis para obter mais detalhes.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Sempre purifique a água que você coletar.
  • Não coma plantas silvestres ou cogumelos que você não possa identificar positivamente.