Como sobreviver na natureza

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer esteja perdido na floresta ou testando sua coragem contra a natureza, você precisa estar preparado se estiver tentando sobreviver na natureza. Algumas celebridades sobrevivencialistas podem lhe dizer para beber fluidos corporais específicos. Mas, desde que você se atenha ao básico e faça o que for preciso para encontrar água, construir um abrigo, obter comida e se manter aquecido, essas celebridades estarão comendo corvo figurativamente enquanto você potencialmente comerá corvo literalmente.

Etapas

Encontrando água

  1. Etapa 1 Localize um corpo de água como um rio, riacho, lago ou lagoa.
    Localize um corpo de água como um rio, riacho, lago ou lagoa. A água flui para baixo, portanto, você deve procurar corpos d'água em depressões na terra e em vales. Se você estiver em uma região montanhosa, há uma chance razoável de que, se caminhar paralelamente a uma montanha, acabará encontrando um riacho ou rio.
    • Se encontrar um corpo d'água, construa seu abrigo próximo a ele. No entanto, não construa o abrigo na beira da água, pois é provável que animais (possivelmente perigosos) frequentem a área para matar a sede.
  2. Etapa 2 Esterilize a água de lagos, lagoas, córregos e rios.
    Esterilize a água de lagos, lagoas, córregos e rios. Você deve sempre ferver qualquer água que coletar de um corpo de água na natureza. Se você tiver um recipiente de metal, pode colocá-lo no fogo para ferver por pelo menos 20 minutos para esterilizá-la. Se não tiver um recipiente que possa ser colocado no fogo, você ainda pode ferver a água com um fervedor.
    • Para ferver água com um fervedouro, cave um buraco de aproximadamente 0,61 m de comprimento, 0,61 m de largura e 0,61 m de profundidade próximo à sua fogueira.
    • Em seguida, separe a argila do solo (ela será pegajosa e avermelhada) e forre o buraco com a argila, certificando-se de que não haja rachaduras ou aberturas na camada de argila.
    • Em seguida, use um recipiente como um chapéu ou um sapato para transportar a água da fonte de água para o fosso de ebulição até que ele esteja cheio
    • Quando o fosso estiver cheio, aqueça as pedras em sua fogueira. Aqueça-as por aproximadamente 10 minutos e, em seguida, comece a jogá-las no fosso. Alterne as pedras recém-aquecidas com as que esfriaram no fosso até obter uma fervura constante por 20 minutos.
  3. Etapa 3 Procure água, se puder't find a lake, pond, stream, or river.
    Cave para obter água se não conseguir encontrar um lago, lagoa, riacho ou rio. Antes de dormir, cave um buraco de aproximadamente 0,30 m de comprimento, 0,30 m de largura e 0,30 m de profundidade. O buraco deve se encher de água durante a noite. A água estará lamacenta, portanto, você deve coá-la com um pedaço de pano, como a sua camisa.
    • Se não tiver um recipiente para coar a água, você pode usar a camisa para absorver a água e depois torcê-la na boca. A camisa deve reter a maior parte da lama.
  4. Etapa 4 Use a camisa para coletar a umidade do solo e das plantas, se possível't find other water.
    Use sua camisa para coletar a umidade do solo e das plantas se não conseguir encontrar outra água. De manhã, você pode usar a camisa para coletar o orvalho. Basta pressioná-la contra o solo e ela absorverá um pouco de água que você poderá espremer na boca. Durante o dia, siga a camisa atrás de você pela vegetação rasteira. Ela deve coletar um pouco de umidade das folhas, que você também pode espremer na boca.
  5. Etapa 5 Siga as formigas que sobem nas árvores para encontrar bolsões de umidade na casca.
    Siga as formigas que sobem nas árvores para encontrar bolsões de umidade na casca. Se você vir formigas subindo em árvores, há uma boa chance de que elas estejam viajando em direção a um depósito de umidade que está se acumulando em uma das ranhuras da árvore. Siga a linha das formigas até seu destino na árvore e, se estiver ao alcance, pressione sua camisa contra o depósito de água para absorver a umidade. Em seguida, você pode torcer a água em sua boca.
    • Tome cuidado para não engolir as formigas usando esse método; elas podem ter pinças.

Construção de um abrigo

  1. Etapa 1 Encontre uma árvore caída ou uma encosta de penhasco.
    Encontre uma árvore caída ou um penhasco. Você deve construir seu abrigo contra uma superfície grande que possa bloquear o vento e escondê-lo de animais predadores. Procure por árvores caídas ou afloramentos rochosos perto de sua fonte de água (se houver).
    • Certifique-se de que não haja animais vivendo nas proximidades.
  2. Etapa 2 Apoie galhos grandes contra a árvore ou o penhasco.
    Incline os galhos grandes contra a árvore ou a encosta do penhasco. O chão da floresta geralmente está repleto de galhos caídos, portanto você não precisará cortar nenhum das árvores. Procure galhos maiores na floresta e encoste-os na árvore ou na rocha o mais próximo possível.
    • O ideal é que os galhos sejam tão retos quanto possível e tenham aproximadamente 1,8 m de comprimento e de 5,1 cm a 7,6 cm de diâmetro.
    • O abrigo deve ser pequeno, mas ainda assim grande o suficiente para caber todo o seu corpo se ele estiver enrolado. Quanto menor o abrigo, mais fácil será para você aquecê-lo com o calor do seu corpo.
  3. Etapa 3 Preencha os espaços entre os galhos maiores com galhos menores.
    Preencha os espaços entre os galhos maiores com galhos menores. Não importa quão retos sejam os galhos grandes ou quão próximos eles estejam, haverá espaços entre eles. Preencha esses espaços com galhos menores. Em seguida, cubra todo o abrigo com folhas e detritos do chão da floresta.
  4. Etapa 4 Forre o chão dentro do abrigo com folhas secas ou agulhas de pinheiro.
    Forre o chão dentro do abrigo com folhas secas ou agulhas de pinheiro. Você não conseguirá conservar o calor do corpo se estiver dormindo no chão úmido. Empilhe uma camada de folhas secas ou agulhas de pinheiro (ou ambos) dentro do abrigo para proporcionar algum isolamento contra a sujeira fria embaixo de você.
    • Você deve substituir a cama em seu abrigo todos os dias em que encontrar folhas ou agulhas secas.
  5. Etapa 5 Construa seu abrigo ao redor de uma depressão no solo se você estiver no deserto.'re in the desert.
    Construa seu abrigo em torno de uma depressão no solo se estiver no deserto. Se estiver em um deserto e não em uma área de floresta, comece seu abrigo cavando uma depressão no solo. Use a areia que você cavou para formar uma barreira protetora ao redor da depressão. Em seguida, cubra a depressão com arbustos, se puder encontrá-los, ou com qualquer tecido que tiver disponível para se proteger das intempéries.
  6. Etapa 6 Faça um abrigo de trincheira para neve se você're in a colder climate.
    Faça um abrigo de trincheira para neve se estiver em um clima mais frio. Para construir um abrigo de trincheira de neve, cave uma trincheira na neve um pouco maior do que seu corpo e empilhe a neve que você cavou ao redor da trincheira para formar uma barreira contra os elementos. Em seguida, crie o teto de seu abrigo formando um padrão de treliça com gravetos sobre o abrigo e empilhe neve compactada por cima.

Obtenção de alimentos

  1. Etapa 1 Coma insetos.
    Coma insetos. Os insetos podem ser uma boa fonte de proteína e sustento quando você estiver na natureza. Procure no chão e cave na terra por insetos como minhocas, besouros, gafanhotos e grilos. Procure principalmente em trechos de terra úmida e em troncos apodrecidos. Os insetos adoram umidade.
    • Não coma qualquer inseto, pois alguns são venenosos ou têm pinças.
    • Antes de comer os insetos, remova as extremidades e as cascas externas, se houver. Em seguida, esmague-os com uma pedra e cozinhe a polpa no fogo.
  2. Etapa 2 Use árvores para obter nozes e cascas comestíveis.
    Use as árvores para obter nozes e cascas comestíveis. Procure no pé das árvores por nozes comestíveis, como bolotas. Elas podem ser assadas em uma fogueira e são uma fonte valiosa de proteína. Algumas árvores, especialmente pinheiros, abetos e abetos (todas as sempre-vivas com agulhas) também têm casca interna comestível. Depois de encontrar uma dessas árvores, você pode cavar a casca com uma pedra para chegar à camada interna comestível de cor creme e emborrachada.
    • As agulhas de pinheiro também podem ser mergulhadas em água quente para fazer um chá. O chá de agulhas de pinheiro é uma fonte de nutrientes valiosos, principalmente vitamina C.
      • Não beba chá de agulhas de pinheiro se estiver grávida, pois foi demonstrado que ele é prejudicial aos bebês em gestação.
  3. Etapa 3 Procure ninhos de pássaros no chão e em galhos baixos.
    Procure ninhos de pássaros no chão e em galhos baixos. Ao se movimentar durante o dia, fique atento aos ninhos de pássaros no chão, entre as raízes das árvores ou nos galhos das árvores com ovos. Você pode coletar os ovos e até mesmo capturar o próprio pássaro se ficar por perto até que ele retorne ao ninho.
    • Para cozinhar um ovo sem uma frigideira, faça um buraco na parte superior com um galho pequeno de 1 centímetro de largura por 1 centímetro de comprimento.
    • Em seguida, use uma vara para puxar alguns dos carvões do fogo até a borda da fogueira e faça uma cama para o ovo com uma depressão circular.
    • Coloque o ovo no leito de carvão e deixe-o cozinhar por aproximadamente 5 a 10 minutos (você poderá saber se ele está cozido olhando pelo orifício na parte superior).
    • Quando o ovo estiver cozido, você pode tirar a casca e comê-lo!
  4. Etapa 4 Faça uma lança e leve-a com você para pegar pequenos animais.
    Faça uma lança e leve-a com você para pegar pequenos animais. Encontre uma muda jovem de madeira dura e use uma pedra para cortá-la. Você precisará de uma muda com aproximadamente 1,5 m de comprimento e pelo menos 2,5 cm a 5,1 cm de diâmetro. Use sua pedra para cortar os galhos e afiar a ponta em um ponto. Em seguida, endureça a ponta segurando-a sobre o fogo.
    • Se levar a lança com você durante o dia, poderá usá-la para matar oportunisticamente pequenos animais, como coelhos, esquilos, sapos e peixes, que podem ser assados na fogueira.
  5. Etapa 5 Procure cactos e lagartos para comer se você're in the desert.
    Procure cactos e lagartos para comer se você estiver no deserto. Uma grande variedade de cactos tem folhas comestíveis que podem ser comidas cruas. Primeiro, envolva a mão em sua camisa para protegê-la dos espinhos e quebre as folhas da planta. Em seguida, use uma pedra para raspar os espinhos antes de comer a folha. Para pegar um lagarto, por outro lado, tente agir de forma oportunista. Se houver lagartos por perto, fique o mais imóvel possível até que eles se aproximem e, em seguida, agarre-os o mais rápido possível.
    • Se você pretende comer um lagarto, cozinhe-o da forma mais completa possível para evitar a salmonela. Concentre-se em comer a carne da cauda. Evite a boca, pois é onde a salmonela tende a ser mais prevalente.
  6. Etapa 6 Concentre-se em encontrar peixes em climas mais frios.
    Concentre-se em encontrar peixes em climas mais frios. Se estiver perto do oceano em um clima mais frio, você pode pescar cavando buracos em áreas onde a maré alta encontra a maré baixa (você terá de observar as marés primeiro para identificar os locais certos para os buracos). Os peixes ficarão presos nesses buracos quando a maré baixar. Se você não estiver perto do oceano, ainda assim poderá pescar com uma lança e usá-la para pescar em rios e lagos.
  • Não beba chá de agulhas de pinheiro se estiver grávida, pois foi comprovado que ele é prejudicial aos fetos.

Como fazer uma fogueira

  1. Etapa 1 Construa um braseiro.
    Construa uma fogueira. Faça uma fogueira a pelo menos 1,5 m de distância do seu abrigo, cavando um buraco de 0,61 m de comprimento, 0,61 m de largura e 15 cm de profundidade com uma pedra e circundando a borda do buraco com pedras.
    • Depois de cavar a fogueira, forme uma pequena pilha de folhas ou agulhas de pinheiro como gravetos.
  2. Etapa 2 Faça uma furadeira de arco.
    Faça uma broca de arco. Encontre um pedaço de madeira dura ou rocha que tenha um buraco para a parte superior da broca. Em seguida, encontre um pedaço de madeira macia e faça um furo nele com uma pedra afiada. Faça um corte triangular da borda da madeira macia até o furo, com a ponta do triângulo no furo. Encontre um galho verde e flexível e amarre um de seus cadarços em cada extremidade dele para formar um arco. Em seguida, encontre uma vara de madeira dura com aproximadamente 1,9 cm de diâmetro para servir como broca.
    • Se não tiver cadarços e estiver em uma área de floresta, você pode criar um barbante cavando uma árvore com uma pedra até a camada interna fibrosa, puxando as fibras e amarrando-as.
    • Se você não estiver em uma área de floresta e precisar de um cordão, poderá criá-lo cortando pedaços de seu cabelo e amarrando-os.
    • Se não tiver cabelo suficiente, você pode fazer uma corda amarrando pedaços de escova.
  3. Etapa 3 Use a furadeira de arco para iniciar uma fogueira.
    Use a broca de arco para iniciar o fogo. Posicione a madeira macia em sua fogueira de modo que os gravetos preencham o corte triangular na borda. Em seguida, coloque a broca no buraco com a corda do arco enrolada em uma única volta, com o arco paralelo ao chão. Segure a madeira macia firmemente com o pé e coloque a parte superior da furadeira no buraco da madeira dura ou da pedra que você encontrou para mantê-la firmemente na posição. Em seguida, puxe o arco para frente e para trás de modo que a broca gire e crie atrito com a madeira macia e faça uma faísca.
    • Após vários minutos de serragem vigorosa, você deverá começar a ver fumaça. Quando isso acontecer, você poderá soprar suavemente sobre o graveto para estimular a propagação da faísca.
    • Quando o graveto começar a queimar, forme uma pirâmide ao redor dele com galhos e cascas no centro, depois construa outra pirâmide ao redor dela com galhos pequenos e uma pirâmide final ao redor de tudo com galhos maiores.
    • Depois de iniciar a primeira fogueira, você deve mantê-la acesa continuamente, acrescentando lenha ao longo do dia.

Protegendo-se dos elementos

  1. Etapa 1 Comer tarde.
    Coma tarde. Os corpos criam calor ao metabolizarem os alimentos, portanto, você deve usar isso a seu favor. Coma alimentos ricos em gordura, como nozes, insetos e pequenos animais, pouco antes de dormir, para que seu corpo crie calor à noite, quando está mais frio.
  2. Etapa 2 Cubra-se com sujeira, detritos e folhas quando for dormir.
    Cubra-se com terra, detritos e folhas quando for dormir. Quando for dormir em seu abrigo durante a noite, cubra-se com algumas camadas de sujeira, detritos e folhas que você coletou durante o dia. Isso pode servir como isolamento contra o ar frio da noite.
    • Não se aqueça tanto a ponto de suar. O suor esfria o corpo e deixa a roupa de cama úmida, o que interfere na capacidade dela de isolá-lo do frio.
  3. Etapa 3 Permaneça dentro de seu abrigo quando chover.
    Fique dentro do abrigo quando estiver chovendo. Isso é particularmente importante em climas tropicais, onde a chuva ocorre com frequência. Se estiver chovendo, você deve ficar no abrigo. Se ficar molhado, tente se secar e secar suas roupas o mais completamente possível. Ficar molhado pode causar doenças e infecções por fungos.

Como se manter seguro e saudável

  1. Etapa 1 Evite predadores.
    Evite predadores. Os predadores serão um problema, independentemente da parte do mundo em que você estiver. Para evitar encontrá-los, tente avisá-los com antecedência de sua aproximação assobiando ou cantando enquanto viaja. Você também deve manter seu acampamento livre de odores de comida, descartando os restos de comida longe dele. Também é uma boa ideia deixar de lado qualquer animal recém-morto que você encontrar, pois alguns predadores se afastam da comida por um tempo antes de voltar a ela.
    • Se você encontrar um predador, não entre em pânico. Não olhe o animal nos olhos e se afaste dele com calma, fazendo com que você pareça o maior possível, agitando os braços no ar.
  2. Etapa 2 Mantenha sua pele coberta para evitar arranhões e picadas de insetos que possam causar infecções.
    Mantenha sua pele coberta para evitar arranhões e picadas de insetos que possam causar uma infecção. Isso é particularmente importante em climas tropicais, onde o clima quente e úmido pode acelerar as infecções e muitos dos insetos locais podem ser venenosos. Se não tiver mangas ou calças compridas, cubra a pele enrolando folhas nos braços e pernas e amarrando-as com galhos flexíveis.
  3. Etapa 3 Proteja os ossos quebrados e evite se esforçar demais até que o osso esteja curado.
    Coloque os ossos quebrados e evite se esforçar demais até que o osso esteja curado. Se estiver em uma área de floresta, você pode colocar uma tala em um osso quebrado alinhando dois galhos de árvore em cada lado do osso e amarrando-os no lugar com cadarços ou galhos jovens e flexíveis. Se não estiver em uma área de floresta com acesso a galhos, será necessário evitar mover o osso o máximo possível para que ele possa se curar adequadamente. De qualquer forma, você precisará descansar o máximo possível para que o osso tenha a energia necessária para se recuperar.
  4. Etapa 4 Mantenha-se adequadamente hidratado e descanse o suficiente se começar a ficar doente.
    Mantenha-se adequadamente hidratado e descanse o suficiente se começar a ficar doente. Se você sentir que está começando a ficar doente, ou se já tiver ficado doente, o cuidado mais importante que você pode ter é manter-se hidratado e descansado. Fique dentro de seu abrigo e mantenha água por perto enquanto convalesce. Você também deve tentar se manter aquecido. Corpos frios não se curam tão rapidamente.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como sobreviver se você se perder na floresta?
    Se puder, siga uma fonte de água até sua nascente. Essa água será mais segura para beber porque não foi contaminada por tantas coisas que desceram. Além disso, se você subir, é mais provável que encontre um ponto de observação onde possa ver o que está acontecendo ao seu redor.
  • Pergunta
    Como preparo a carne capturada quando estou na natureza?
    Tire a pele, eviscere, remova a cabeça e a carne, corte a carne em tiras e cozinhe-a no fogo. Se possível, ferva em água limpa.
  • Pergunta
    O que devo fazer se estiver com um amigo e ele começar a entrar em pânico?
    Tente acalmar seu amigo da melhor forma possível. Primeiro, oriente-o a fazer alguns exercícios de respiração para diminuir a frequência cardíaca e a respiração. Em seguida, fale sobre o que vai acontecer: explique como você vai sobreviver até que a ajuda chegue, o que você vai fazer para atrair ajuda etc. Por fim, diga a ela exatamente o que você precisa que ela faça. Uma pessoa que está sofrendo de muita ansiedade pode ficar facilmente sobrecarregada, portanto, se você deixá-la descobrir por si mesma, ela pode acabar voltando a ter um ataque de pânico.

Dicas

  • A sobrevivência na natureza selvagem tem tudo a ver com a criação e o armazenamento de níveis adequados de energia. Certifique-se de comer bastante, dormir o suficiente e não fazer movimentos desnecessários.
  • Se você encontrar um animal grande, afaste-se lentamente dele até ficar fora de alcance. Movimentos rápidos indicam que você é uma ameaça, e até mesmo animais não predadores podem atacar.
  • Manter-se hidratado deve ser sua primeira prioridade. Você pode sobreviver vários dias sem abrigo e algumas semanas sem comida, mas começará a sentir os efeitos da desidratação em poucos dias.