Como sobreviver na selva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Perder-se na selva pode acontecer quando você menos espera. Talvez você tenha saído de uma trilha e ficado desorientado, ou talvez seu avião tenha feito um pouso forçado no meio da selva. De qualquer forma, suas principais prioridades são encontrar comida e água, construir um abrigo e evitar perigos comuns, como predadores. Esta é uma visão geral básica do que você precisa fazer para sobreviver na selva e não abrange todas as coisas que você precisa fazer em detalhes.

Coisas que você deve saber

  • Encontre água coletando a chuva das folhas, fervendo a água de riachos e fazendo bebedouros solares com um recipiente e uma folha de plástico.
  • Para encontrar alimentos, procure frutas seguras e reconhecíveis, construa armadilhas simples com buracos no chão para capturar animais e faça uma lança de bambu com quatro pontas para pescar.
  • Construa um abrigo apoiando uma vara longa e reta na diagonal contra uma árvore; coloque varas mais curtas nas laterais e cubra-as com folhas para se abrigar.
  • Cubra a cabeça e o pescoço para se proteger; fique perto do avião se estiver em um acidente, ou use pontos de referência conhecidos e siga as fontes de água rio abaixo a pé.

Etapas

Como encontrar água

  1. Etapa 1 Colete a chuva das folhas e dos caules de bambu.
    Colete a chuva das folhas e dos caules de bambu. Procure folhas grandes que coletam a chuva e dobre-as em um funil para despejar a água em uma garrafa ou diretamente em sua boca. Dobre os caules de bambu para permitir que a água coletada nos compartimentos flua para um recipiente ou quebre o compartimento de bambu na linha que atravessa o caule para usá-lo como uma garrafa de água.
    • Você também pode procurar formações rochosas que formem piscinas naturais e coletem a água da chuva, mas é melhor fazer isso depois de uma nova chuva para evitar piscinas que tenham ficado paradas por muito tempo e possam estar contaminadas com bactérias.
    • Se você não tiver uma garrafa de água ou outro recipiente para coletar água, tente encontrar outros recipientes naturais na selva, como uma casca de coco ou um pedaço de madeira em forma de tigela. Você também pode deixar esses itens do lado de fora quando chover para coletar a água fresca.
  2. Etapa 2 Ferva a água dos riachos para matar as bactérias.
    Ferva a água dos riachos para matar as bactérias. Procure córregos para encontrar água fresca. Filtre todas as partículas com uma meia, camisa ou outro tecido e, em seguida, acenda o fogo e ferva a água para matar as bactérias que podem deixá-lo doente.
    • Se não tiver uma panela para ferver a água, você pode usar uma lata, uma garrafa de água de aço inoxidável de parede simples ou qualquer outro recipiente de metal.
    • Se você não tiver como fazer uma fogueira ou ferver a água, evite beber água de córregos. Ela pode estar contaminada com muitos tipos de bactérias de animais que o deixarão muito doente.
    • Sempre evite beber água de piscinas estagnadas, pois a água provavelmente está contaminada.
  3. Etapa 3 Faça um destilador de água solar com um recipiente e uma folha de plástico.
    Faça um destilador de água solar com um recipiente e uma folha de plástico. Cave um buraco em uma área que receba pelo menos alguma luz solar direta e coloque um recipiente, como uma garrafa de água ou uma lata, no meio do buraco. Preencha o espaço entre as laterais do buraco e o recipiente com folhas molhadas. Coloque uma folha de plástico sobre o topo do buraco e coloque pedras ou outros objetos pesados ao redor das bordas para mantê-lo no lugar. Coloque uma pedra pequena no meio da folha, acima do recipiente.
    • A folha de plástico acumulará condensação que escorrerá pela parte de baixo da folha e entrará no recipiente. Essa água é destilada e segura para beber.
    • Você pode usar recipientes naturais, como bambu ou uma casca de coco, se não tiver uma garrafa ou lata.
    • O destilador solar não coleta grandes quantidades de água. Ele deve ser usado como uma fonte suplementar de água e não como fonte principal.

Obtenção de alimentos

  1. Etapa 1 Procure frutas e plantas que você reconheça e que sejam seguras para comer.
    Procure frutas e plantas que você reconheça e que sejam seguras para comer. As selvas estão repletas de frutas tropicais e plantas comestíveis se você souber o que procurar. Não tente comer nenhuma planta que você não reconheça, pois elas podem ser venenosas.
    • Procure frutas comuns da selva que você já comeu antes, como bananas, abacaxis, laranjas, maracujás, cocos, mangas e abacates.
    • O bambu e as palmeiras também são seguros para o consumo e são comumente encontrados nas selvas. Quase todos os tipos de palmeiras têm um 'coração' comestível que pode ser colhido do interior da árvore. Você pode comer brotos de bambu, ou seja, bambu que está começando a crescer, mas deve fervê-los antes de comê-los, pois são bastante duros.
  2. Etapa 2 Construa armadilhas simples com buracos no chão para capturar animais.
    Construa armadilhas simples com buracos no chão para capturar animais. Cave um buraco no chão e cubra-o com algo como uma folha grande. Coloque um pedaço de fruta no meio como isca. Quando um animal vier pegar a fruta, ele cairá no buraco e você poderá matá-lo, tirar sua pele e cozinhá-lo para comê-lo.
    • Certifique-se de que o buraco seja fundo o suficiente para que os animais não consigam sair quando caírem nele.
    • Os animais que você pode capturar na selva incluem macacos, lagartos, roedores e outros pequenos mamíferos.
    • Não desperdice sua energia tentando caçar alimentos, a menos que você seja um caçador experiente e realmente saiba o que está fazendo. Colocar armadilhas é muito mais eficiente e você só precisa esperar que os animais venham até você em vez de desperdiçar energia e tempo tentando caçá-los.
    • Se você não tiver uma faca para esfolar ou abater animais, tente encontrar pedras afiadas para usar como ferramentas. Você também pode usar as pedras para esculpir facas e lanças de bambu ou de outros galhos.
  3. Etapa 3 Faça uma lança de bambu com quatro pontas para pescar.
    Faça uma lança de bambu com quatro pontas para pescar. Encontre um talo de bambu de 1,8 m (6 pés) e faça 4 cortes de 15,24 cm (6 pol.) em uma de suas extremidades com uma faca ou pedra afiada. Enfie um pedaço de cipó nas fendas para separar a ponta do bambu em quatro pontas e afie-as com uma faca ou uma pedra afiada.
    • Para pescar com sua lança, fique em uma pedra no meio de um riacho ou entre na água até a altura dos joelhos. Fique parado e espere até ver um peixe e, em seguida, lance-o com a extremidade pontiaguda do bambu e prenda-o no chão do riacho.

Construção de um abrigo

  1. Etapa 1 Encontre uma vara longa e reta e encoste-a em uma árvore para criar um abrigo.
    Encontre uma vara longa e reta e encoste-a em uma árvore para criar um abrigo. Certifique-se de que a vara seja longa o suficiente para que você caiba embaixo dela para dormir. Coloque uma extremidade contra o tronco de uma árvore, em uma altura suficiente para que você possa caber embaixo dela, e a outra extremidade contra o chão.
    • Verifique ao redor da árvore e olhe em todas as fendas com uma lanterna, se tiver uma, para ter certeza de que não há cobras, aranhas grandes ou outros animais.
  2. Etapa 2 Coloque as varas e os galhos mais curtos nas laterais do poste central.
    Coloque as varas e os galhos mais curtos nas laterais da vara central. Alinhe o comprimento da vara do meio com os galhos que vão em direção ao chão em um ângulo de 45 graus. Quanto mais varas você encontrar para colocar ao longo das laterais, mais fácil será cobrir o abrigo.
    • Você pode amarrar as varas à vara central e umas às outras onde elas se encontram no meio com pedaços de cipó para criar um abrigo mais estável.
  3. Etapa 3 Cubra as laterais com folhas e folhagens para cobrir o abrigo inclinado.
    Cubra as laterais com folhas e folhagens para cobrir o abrigo. Encontre folhas grandes e coloque-as sobre a estrutura que você construiu. Cubra o abrigo o melhor que puder para protegê-lo das intempéries e impedir a entrada de animais.
    • Certifique-se de construir um abrigo todas as noites antes de escurecer e sempre durma à noite para descansar.

Como evitar perigos

  1. Etapa 1 Tenha cuidado ao atravessar rios e use uma vara para se equilibrar.
    Tenha cuidado ao atravessar rios e use uma vara para se equilibrar. Os rios contêm muitos perigos, como pedras escorregadias e fortes correntes que podem causar ferimentos. Escolha o ponto mais raso que puder encontrar para atravessar e evite atravessar qualquer coisa mais profunda do que a altura dos joelhos, a menos que seja necessário.
    • Lembre-se de que os rios e outras águas também podem conter animais perigosos. Fique atento a coisas como sanguessugas e ameaças maiores, como crocodilos.
  2. Etapa 2 Proteja-se contra picadas de mosquitos que podem lhe causar doenças.
    Proteja-se das picadas de mosquitos que podem lhe causar doenças. Sempre use repelente de mosquitos, se tiver, e mantenha sua pele coberta o máximo possível com suas roupas. Esfregue lama em sua pele exposta para protegê-la também das picadas de mosquito.
    • Os mosquitos podem transmitir doenças na selva, como malária, febre amarela e dengue. Se você ficar doente com alguma dessas doenças, será muito difícil continuar andando e sobreviver na selva.
  3. Etapa 3 Cubra a cabeça e o pescoço para evitar insolação, queimaduras solares e desidratação.
    Cubra a cabeça e o pescoço para evitar insolação, queimaduras solares e desidratação. Mantenha todas as suas roupas e envolva uma camiseta, ou qualquer outro tecido sobressalente, sobre a cabeça e o pescoço para se proteger do sol. A desidratação e a exaustão pelo calor são seus piores inimigos ao sobreviver na selva.
    • Pare e descanse se sentir que está superaquecendo ou evite viajar durante as partes mais quentes do dia e sob a luz direta do sol.
  4. Etapa 4 Fique atento aos predadores e, em último caso, leve algo para se proteger.
    Fique atento aos predadores e, como último recurso, leve algo para se proteger. Mova-se de forma rápida e silenciosa para não parecer uma ameaça aos predadores. Quando você vir um predador em potencial, como um grande gato da selva, afaste-se lentamente e esteja preparado para lutar se ele atacar. Faça uma lança cortando uma extremidade de um broto de bambu ou de uma vara com uma faca para carregá-la como arma e usá-la como último recurso.
    • Os principais predadores da selva a serem observados incluem panteras, onças, leopardos ou tigres, dependendo da parte do mundo em que você estiver. Fique atento também aos predadores subaquáticos, como jacarés, jacarés, crocodilos e anacondas.
    • Você também precisa tomar cuidado com animais menores que podem machucá-lo, como cobras e aranhas. Tente não agarrar a vegetação com as mãos, onde os animais podem estar à espreita e acabar mordendo você.

Como sair da selva

  1. Etapa 1 Pare, pense, observe e planeje.
    Pare, pense, observe e planeje. Lembre-se do acrônimo STOP e siga-o quando se perder na selva. Pare para descansar e pensar de onde veio, observe o ambiente ao seu redor, tente se orientar e, em seguida, planeje como sair ou ser resgatado.
    • Faça o possível para não entrar em pânico quando se encontrar em uma situação de sobrevivência. Você precisa limpar sua mente de emoções como o medo para pensar logicamente e aumentar suas chances de sobrevivência.
  2. Etapa 2 Permaneça com o avião se estiver preso na selva devido a um acidente aéreo.
    Fique com o avião se estiver preso na selva devido a um acidente aéreo. As equipes de resgate podem vir procurá-lo. Permaneça no local do acidente, a menos que tenha certeza de que ninguém está vindo buscá-lo, então você precisa começar a se mover para sair da selva.
    • Preste atenção a sons de helicópteros ou aviões e tente ficar em uma área livre onde possa ser visto.
  3. Etapa 3 Crie uma mensagem que possa ser vista do ar se você're trying to get rescued.
    Crie uma mensagem que possa ser vista do ar se estiver tentando ser resgatado. Se não houver um local de acidente, você ainda pode procurar áreas livres e escrever 'SOS' usando paus e pedras para que possa ser visto do ar por qualquer avião ou helicóptero que esteja passando. Isso aumentará suas chances de alguém vir procurá-lo.
  4. Etapa 4 Pense de onde você veio se tiver se perdido a pé.
    Pense de onde você veio se tiver se perdido a pé. Oriente-se usando qualquer ponto de referência de que se lembre, como uma colina ao longe ou um rio. Volte a um ponto de que se lembre para encontrar a trilha novamente ou volte na direção de um vilarejo de onde veio.
    • Verifique ao seu redor se há evidências que mostrem a direção de onde você veio, como pegadas ou galhos e folhagens quebrados. Siga sinais como esses para voltar à trilha ou ao vilarejo.
  5. Etapa 5 Siga em frente em uma direção e siga as fontes de água rio abaixo.
    Ande em linha reta em uma direção e siga as fontes de água rio abaixo. Escolha algo à sua frente para caminhar se não tiver uma fonte de água para seguir, para não ficar desorientado e andar em círculos. Chegue a um córrego ou rio e continue descendo a correnteza para encontrar a civilização.
    • Procure trilhas óbvias de animais que estejam indo na mesma direção que você e siga-as para tentar encontrar uma fonte de água.
    • Os riachos acabam levando a rios e os rios acabam levando à civilização, portanto, seguir os riachos é a sua melhor chance de sair da selva e ser resgatado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Um ser humano pode sobreviver na natureza?
    Sim, mas você precisa se manter hidratado. Aproveite todas as oportunidades que tiver para se reidratar e reabasteça as garrafas ou recipientes de água que tiver.
  • Pergunta
    O que devo fazer se eu me perder na selva?
    Tente ficar onde está, se for seguro, para não se perder ainda mais. Se precisar se deslocar, tente encontrar um terreno mais alto perto de um rio ou riacho para obter água fresca.

Vídeo

Dicas