Como sobreviver no deserto

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando conduzimos ou caminhamos pelo deserto, a estrada parece interminável. Não há nada à volta durante quilómetros e quilómetros. Nada mais do que plantas do deserto, areia seca e calor. Se o seu carro quebrar e você se encontrar preso no deserto, aprenda a conservar água e sobreviver até o resgate.

Passos

Preparação para emergências no deserto

  1. Passo 1 Use roupas que minimizem a perda de suor.
    Use roupas que minimizem a perda de suor. A maior parte da perda de água do seu corpo ocorre através da transpiração. Cubra o máximo de pele possível com roupas largas e leves. Isto irá prender o suor contra a sua pele, retardando a evaporação e, consequentemente, a perda de água. Por esta razão, é provavelmente melhor optar por uma camisola interior de algodão em vez de um tecido que absorva o suor. Cubra tudo com um corta-vento leve.
    • Use um chapéu de abas largas, óculos de sol e luvas.
    • Leve roupa de lã ou polar. Em caso de emergência, pode viajar à noite, altura em que pode ficar bastante frio.
    • O vestuário de cor clara reflecte mais calor, mas o vestuário escuro normalmente protege melhor da luz UV, que provoca queimaduras solares. Se possível, procure vestuário branco com um fator de proteção ultravioleta (UPF) de 30+.
  2. Passo 2 Leve muita água extra.
    Traga muita água extra. Sempre que entrar num deserto, leve mais água do que espera. Ao caminhar sob o sol e o calor de 40ºC (104ºF), uma pessoa perde, em média, 900 mL (30 oz) de suor por hora. Numa situação de emergência, ficará grato pela água que levou.
    • Divida a água que transporta por vários recipientes. Isto minimiza a quantidade de água que se pode perder numa fuga.
    • Guarde o excesso num local fresco do seu veículo, longe da luz solar direta.
  3. Passo 3 Leve alimentos que contenham o máximo de nutrientes com o mínimo de tamanho e peso.
    Leve alimentos que contenham o máximo de nutrientes com o mínimo de tamanho e peso. As barras energéticas, o pemmican, a carne seca e as misturas para trilhos são escolhas populares. Faça a sua pesquisa, experimente de antemão e esteja preparado. Quando os veículos com rodas se avariam, são apenas as suas duas pernas e o caminho para a próxima cidade, e não vai querer transportar nada que não seja essencial.
    • Inclua alguns alimentos com sal e potássio, que se perdem com o suor. Estes alimentos ajudam-no a evitar a exaustão pelo calor e a reter mais água. No entanto, se estiver desidratado, o excesso de sal pode fazer com que se sinta pior.
    • A alimentação não é uma prioridade numa emergência no deserto. Se estiver sem água, coma apenas o mínimo necessário para funcionar.
  4. Etapa 4: Embale o equipamento de sobrevivência.
    Leve o equipamento de sobrevivência. Eis os elementos essenciais para um kit de sobrevivência:
    • Cobertores de emergência resistentes
    • Cordas ou cordame
    • Pastilhas de purificação de água
    • Kit de primeiros socorros
    • Iniciadores de fogo
    • Lanterna ou farol potente. Os LEDs duram mais tempo.
    • Faca
    • Bússola
    • Espelho de sinalização
    • Óculos de proteção e uma máscara contra o pó ou um lenço (para as tempestades de pó)

Tácticas de sobrevivência

  1. Passo 1 Tornar-se noctívago.
    Torne-se noturno. Numa situação de sobrevivência no deserto, não é aconselhável andar de um lado para o outro durante o dia. O ar fresco da noite permite-lhe viajar mais longe e mais depressa com o mínimo de perigo de exaustão pelo calor. Em climas quentes, esta simples decisão poupará ao seu corpo cerca de três litros de água por dia.
  2. Passo 2 Permaneça num abrigo durante o dia.
    Permaneça num abrigo durante o dia. Se não tiver um carro com sombra para se abrigar, passe cordas entre um par de objectos num local que tenha sombra durante a maior parte do dia. Coloque um cobertor de emergência resistente sobre as cordas. Coloque alguns pedaços de escova em cima do cobertor e depois cubra-o com outro cobertor de emergência (este pode ser uma folha fina de Mylar). O espaço de ar entre os dois cobertores isola o abrigo, mantendo-o mais fresco.
    • Construa este abrigo ao fim da tarde ou à noite. Se o construir durante o dia, o calor ficará retido.
    • Pode utilizar uma saliência de rocha ou uma caverna existente, mas aproxime-se com cuidado, pois pode estar a ser utilizada por um animal.
  3. Passo 3 Pedir ajuda.
    Fazer uma fogueira é uma óptima maneira de fazer um sinal, criando fumo durante o dia e luz à noite. Enquanto estiver em trânsito, mantenha um espelho de sinalização ao seu alcance para refletir a luz nos aviões que passam ou nos carros distantes.
    • Se tenciona ficar no mesmo local até ser socorrido, coloque pedras ou objectos no chão para escrever SOS ou uma mensagem semelhante, legível por aeronaves.
  4. Passo 4 Decida se quer permanecer no local.
    Decida se deve permanecer no local. Se tiver uma reserva de água e alguém souber onde se encontra, ficar num local pode ser a sua melhor hipótese de salvamento. Viajar para encontrar ajuda vai esgotá-lo muito mais rapidamente do que ficar no local, e a perda de água vai reduzir bastante o seu tempo de sobrevivência se não conseguir encontrar outro abastecimento. Dito isto, se as suas reservas de água forem baixas, terá de procurar mais. Não pode esperar sobreviver mais do que um par de dias se ficar sem água.
  5. Passo 5 Encontrar fontes de água...
    Procure fontes de água. Se tiver havido uma tempestade recente, pode encontrar bolsas de água em afloramentos rochosos ou superfícies planas de pedra. Mais frequentemente, terá de procurar áreas com possíveis lençóis freáticos:
    • Siga os rastos de animais que descem a encosta, os pássaros que andam à volta de algo ou mesmo os insectos que voam.
    • Caminhe até à vegetação mais verde que conseguir ver, especialmente plantas grandes com folhas largas.
    • Siga os desfiladeiros ou os leitos secos dos rios a montante e procure uma depressão, especialmente na extremidade exterior de uma curva.
    • Procure um declive de rocha dura e não porosa, onde a água da chuva escorra para o solo. Escave na areia ou no solo na base deste declive.
    • Em zonas urbanizadas, procure edifícios ou valas. Quando o sol está baixo, o seu brilho reflecte-se em objectos metálicos distantes e em estruturas de recolha de água.
  6. Passo 6 Escavar para encontrar água.
    Cave para encontrar água. Quando tiver encontrado uma das áreas acima, cave cerca de 30 cm para baixo. Se sentir alguma humidade, aumente o buraco para cerca de 30 cm de diâmetro. Espere algumas horas até que o buraco se encha de água.
    • Purifique a água sempre que possível. Se não tiver essa opção, beba. Mesmo que fique doente, os sintomas demoram normalmente alguns dias a aparecer, enquanto a desidratação o afecta muito mais rapidamente.
  7. Passo 7 Procure água noutro local.
    Procure água noutros locais. Para além da água subterrânea, pode encontrar orvalho a acumular-se nas plantas antes do amanhecer. Também pode encontrar água em troncos de árvores ocos. Recolha estas fontes com um pano absorvente e depois esprema-as para um recipiente.
    • As rochas semi-enterradas têm uma base fresca ao início da manhã. Vire-as antes do amanhecer para que se forme um pouco de condensação.

Reconhecer os perigos

  1. Passo 1 Cuidado com os sinais de desidratação.
    Cuidado com os sinais de desidratação. Muitas pessoas tornam a sua viagem muito mais difícil ao subestimarem as suas necessidades de água. Tentar racionar o seu abastecimento é um erro que pode custar a sua vida. Se notar algum dos seguintes sintomas, beba mais água:
    • Urina com uma cor escura ou com um odor percetível.
    • Pele seca
    • Tonturas
    • Desmaio
  2. Passo 2 Descanse se sofrer de exaustão pelo calor.
    Descanse se sofrer de exaustão pelo calor. Se sentir tonturas ou náuseas, ou se a sua pele estiver fria e pegajosa, procure imediatamente uma sombra. Descanse e trate-se como se segue:
    • Retire ou desaperte a roupa
    • Beba uma bebida desportiva ou água ligeiramente salgada (cerca de 5 ml de sal por litro de água / 1 colher de chá por litro).
    • Aplique um pano húmido na pele para ajudar à evaporação do frio.
    • Atenção: se não for tratada, esta situação pode evoluir para uma insolação. Esta provoca cãibras musculares, pele vermelha que já não transpira e, eventualmente, lesões nos órgãos ou morte.
  3. Passo 3 Mantenha-se afastado de animais perigosos.
    Mantenha-se afastado de animais perigosos. A maioria dos mamíferos e répteis afastar-se-á de si, especialmente se estiverem sozinhos. Siga a mesma prática e esteja atento ao que o rodeia para evitar encurralar algo acidentalmente. Se possível, pesquise previamente a vida selvagem da região local para saber como reagir a espécies específicas.
    • Não se meta em espaços pequenos ou debaixo de rochas sem antes as picar com um pau. Escorpiões, aranhas ou cobras podem estar aí escondidos.
    • Em zonas com abelhas assassinas, esteja alerta e mantenha-se afastado das colmeias.
  4. Passo 4 Evite plantas com espinhos.
    Evite plantas com espinhos. Embora não seja difícil não tocar num cato, talvez não saiba que alguns deles espalham rebarbas espinhosas no chão para espalhar as suas sementes. Embora normalmente não seja uma prioridade, é uma boa ideia manter-se afastado da área. Na pior das hipóteses, pode cortar-se e apanhar uma infeção.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é o melhor abrigo no deserto?
    A melhor opção é uma gruta. Outra alternativa seria encontrar ou criar qualquer tipo de sombra.
  • Pergunta
    O que deve ser incluído num estojo de primeiros socorros?
    Pensos rápidos, ligaduras de gaze, ligaduras triangulares, alfinetes de segurança, luvas, pinças, tesouras, toalhetes com álcool e analgésicos são alguns dos artigos que deve incluir num kit de primeiros socorros. É possível encontrar listas mais pormenorizadas em vários locais na Internet.
  • Questão
    Quanto tempo se pode sobreviver sem água?
    O ser humano médio pode sobreviver sem água 3-5 dias, mas isso não é recomendado. Quando o corpo é privado de fluidos, as células e os órgãos começam a deteriorar-se.

Vídeo

Dicas

  • A exposição prolongada às condições do deserto pode torná-las menos stressantes para o corpo e para a mente. No entanto, estes efeitos não durarão muito tempo se deixar o deserto e não pode treinar-se para sobreviver com menos água.
  • A urina é altamente concentrada e contém grandes quantidades de sal e toxinas que foram eliminadas do corpo, por isso evite bebê-la se possível. No entanto, pode ser utilizada para se refrescar e lavar feridas. Se utilizar a urina para lavar feridas, utilize apenas a sua própria urina.
  • Se não conseguir ver nenhum lugar onde possa encontrar água, caminhe para um lugar alto para ver melhor.

Avisos

  • A maioria dos cactos é venenosa (mesmo que não pareça). Você pode comer a fruta, mas não tente abrir a parte espinhosa e beber a polpa dentro dela, a menos que você saiba o que está fazendo.
  • Os 'kits de mordedura de cobra' são geralmente ineficazes ou mesmo prejudiciais. Existem técnicas limitadas que podem ser utilizadas para tratar uma mordedura de cobra.
  • Os leitos dos rios e as instalações de armazenamento de água muitas vezes não permanecem húmidos durante muito tempo. Não parta do princípio de que o seu mapa o pode guiar até à água.
  • Os alambiques solares (poços com cobertura de plástico) quase nunca valem a pena no deserto. Pode levar dias até que se reúna água suficiente para compensar o suor perdido a escavá-la.
  • Não tenha a certeza se acha que avista um 'lago' ou uma fonte de água ao longe, pois muitas vezes é uma miragem nos desertos.
  • Seja cauteloso durante tempestades de areia.