Como sobreviver após um naufrágio

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a maioria das pessoas nunca venha a naufragar, essa é uma pequena possibilidade para quem viaja por água. Além do perigo de morrer quando o navio afunda, há muitos perigos depois que você sobrevive ao naufrágio inicial. Os possíveis perigos incluem exposição, tubarões e outros. Entretanto, se você se organizar, cooperar com outras pessoas e tomar medidas para ajudar no seu resgate, terá muito mais chances de sobreviver a um naufrágio. Com um pouco de trabalho duro e sorte, você sobreviverá a essa provação estressante.

Etapas

Como se organizar

  1. Etapa 1 Fique calmo.
    Mantenha a calma. Talvez a coisa mais importante para sobreviver a um naufrágio seja manter a calma. Isso é ainda mais importante nos primeiros momentos caóticos de uma tragédia no mar. Se você não ficar calmo, poderá se colocar em maior risco.
    • Se entrar em pânico, diga a si mesmo para relaxar e respirar profundamente.
    • Pense antes de agir. Não corra para o primeiro bote salva-vidas ou pule na água à primeira vista de perigo. Considere todas as suas opções.
  2. Etapa 2 Encontre um dispositivo de flutuação.
    Encontre um dispositivo de flutuação. Como a embarcação em que está está afundando, você deve ter como objetivo principal encontrar algum tipo de dispositivo de flutuação. Sem um dispositivo de flutuação, você provavelmente não sobreviverá por muito tempo na água. Alguns dispositivos incluem:
    • Coletes salva-vidas.
    • Botes salva-vidas sólidos.
    • Balsas infláveis.
  3. Etapa 3 Pule da embarcação se você estiver em perigo.
    Pule da embarcação se estiver em perigo. Se tiver de pular de um barco, não se esqueça de manter os sapatos calçados. Olhe para baixo antes de pular para ter certeza de que não cairá sobre outras pessoas ou objetos. Coloque um dos braços sobre o abdômen. Em seguida, segure o cotovelo oposto. Use a mão oposta para manter o nariz fechado. Por fim, pule o mais longe que puder. Ao cair, cruze as pernas e tente entrar na água com os pés primeiro.
  4. Etapa 4 Afaste-se do barco, se ele for grande.
    Afaste-se do barco, se ele for grande. As embarcações grandes tendem a criar um efeito de sucção e sugam as coisas com elas quando afundam. Como resultado, quanto maior a embarcação, mais longe você deve se afastar dela enquanto ela afunda. Isso é importante, pois barcos grandes podem afundá-lo mesmo que você esteja usando um colete salva-vidas.
    • Use o nado de peito para nadar para nadar para longe do barco.
    • Dê um chute forte com suas pernas.
    • Se você não souber nadar muito bem, mantenha a calma, pisar na águae reme lentamente para longe do barco que está afundando.
  5. Etapa 5 Encontre algo que o ajude a se manter à tona.
    Encontre algo que o ajude a se manter à tona. Se você não tiver um colete salva-vidas, uma balsa ou outra coisa para flutuar, procure na área do naufrágio por qualquer detrito que possa ser usado para se manter à tona. Há muitos itens possíveis que você poderia usar, tais como:
    • Uma porta.
    • Pedaços do barco que ainda estejam flutuando.
    • Botes salva-vidas sobressalentes ou coletes salva-vidas que não estejam sendo usados.
  6. Etapa 6 Verifique se você está ferido.
    Veja se você está machucado. Depois de estar a uma distância segura do barco, você deve dar uma olhada rápida em si mesmo para ver se está ferido ou não. Isso é importante, pois você pode precisar de atendimento médico imediato. Preste atenção se:
    • Você está sangrando. Se estiver, e o ferimento for grave, talvez seja necessário usar um torniquete para interromper a perda de sangue. Isso é importante, pois a perda de sangue pode acelerar o ritmo de instalação da hipotermia.
    • Você tem um membro quebrado. Um membro quebrado pode inibir seriamente sua capacidade de nadar. Se você tiver um, precisará pedir imediatamente a ajuda de outro sobrevivente.

Cooperando com os outros

  1. Etapa 1 Ajude os outros.
    Ajude os outros. Depois de se examinar e encontrar uma maneira de se manter à tona, veja se pode oferecer assistência a outros sobreviventes que possam precisar de ajuda. Outros sobreviventes podem estar em sérias dificuldades e precisar de ajuda imediata.
    • Ajude outras pessoas que possam estar em estado de choque. Converse com eles, diga-lhes que tudo ficará bem e informe-os de que você está lá para ajudá-los.
    • Trate as pessoas que sofreram concussões.
  2. Etapa 2 Organize seu grupo.
    Organize seu grupo. Depois de se adaptar ao seu novo status, você precisa conversar com todos do seu grupo e organizá-los. Os sobreviventes do seu grupo podem ter conhecimento, experiência ou ideias sobre como aumentar suas chances de sobrevivência e ser resgatado.
    • Permaneçam juntos. Suas chances de sobreviver e ser resgatado são muito maiores se o seu grupo for organizado e permanecer unido.
  3. Etapa 3 Sinalize para pedir ajuda.
    Sinalize para pedir ajuda. Se não conseguir se recuperar da virada, sinalize socorro. Use seus sinais de socorro (áudio, visual, eletrônico). Para sinais consumíveis, não os use todos de uma vez, pois você não sabe quanto tempo poderá ficar preso. Há muitos itens possíveis que você pode usar, tais como:
    • Seu sinalizador de localização pessoal (PLB).
    • Rádio marítimo ou apito.
    • Sinalizadores ou qualquer coisa que você tenha para pedir ajuda.
  4. Etapa 4 Procure suprimentos.
    Procure suprimentos. Depois que você e outros sobreviventes encontrarem uma maneira de se manter à tona, comece a organizar e reunir suprimentos. Em última análise, quanto mais suprimentos você tiver e quanto melhor administrá-los, mais tempo conseguirá sobreviver até ser resgatado. Preste atenção especial a:
    • Água doce. Armazene e racione sua água doce da melhor forma possível.
    • Alimentos.
    • Foguetes de sinalização e outros itens com os quais você possa sinalizar para os socorristas.

Como se manter vivo na água

  1. Etapa 1 Evite a hipotermia.
    Evite a hipotermia. Depois do afogamento, a hipotermia é a maior ameaça à sua sobrevivência após um naufrágio. Isso ocorre porque a exposição à água fria diminui sua temperatura corporal. Se a temperatura corporal ficar muito baixa, seu corpo acabará se desligando e você morrerá.
    • Se estiver na água com um dispositivo de flutuação e não em uma balsa, abrace os joelhos contra o peito. Isso ajudará a manter o calor do corpo.
    • Se estiver com outras pessoas na água ou em uma balsa, fiquem juntos e se abracem.
    • Mantenha suas roupas vestidas. Mesmo que estejam encharcadas, elas ajudarão a manter sua temperatura corporal.
  2. Etapa 2: Cuidado com os tubarões.
    Cuidado com os tubarões. Além da hipertermia e do afogamento, um dos maiores perigos em águas abertas são os tubarões. Os tubarões são especialmente perigosos perto de navios naufragados porque são atraídos pelo sangue de pessoas feridas e pelos peixes que se reúnem em torno de objetos flutuantes na superfície da água.
    • Evite espirrar na água. Isso minimizará a atenção que você atrai para si e para o seu grupo.
    • Se alguém tiver um ferimento aberto, faça o possível para estancar o sangramento. O sangue atrairá peixes e tubarões de grandes distâncias.
  3. Etapa 3 Procure terra firme.
    Procure terra firme. Quando estiver relativamente seguro e estável na água, você deve começar a procurar por terra. Se não encontrar terra, suas chances de sobrevivência diminuirão a cada dia, à medida que seus suprimentos desaparecerem lentamente. Há muitas maneiras de encontrar terra:
    • Faça uma estimativa de sua posição com base em sua última posição conhecida. Você pode fazer isso usando gráficos, mapas ou as estrelas.
    • Procure sinais de terra, como a presença de pássaros, madeira à deriva ou lixo. Se você vir pássaros, observe a direção de onde eles vêm e para onde voam.
    • Tente identificar visualmente a terra no horizonte. Dependendo da distância, pode ser difícil de localizar, mas você deve tentar.
  4. Etapa 4 Crie água potável.
    Crie água potável. Se você estiver precisando de água e tiver alguns suprimentos básicos, poderá criar um pouco. Pegue uma lona plástica e coloque-a sobre sua balsa ou bote salva-vidas. Use-a para coletar a água da chuva. Além disso, se não chover, você poderá coletar a condensação da água pela manhã.
    • Nunca beba água salgada. Ela o desidratará. Em vez disso, transforme a água salgada em água potável.
  5. Etapa 5 Sinalize para as equipes de resgate.
    Sinalize para os socorristas. Se estiver em um barco, flutuando na água ou em terra, tente sinalizar para os socorristas sempre que possível. Sem um sinal, as equipes de resgate podem não conseguir localizar você e outros sobreviventes após um naufrágio. Alguns métodos de sinalização incluem:
    • Disparar uma pistola de sinalização. Dependendo da quantidade de sinalizadores que você tiver, talvez seja melhor guardá-los para quando vir um barco ou aeronave passando à distância.
    • Um espelho. Use um espelho para refletir o sol em direção a uma possível embarcação de busca.
    • Uma fogueira. Se você estiver em terra, acenda uma fogueira para chamar a atenção das equipes de resgate.
    • Construir uma placa ou algum outro tipo de estrutura em uma praia. Por exemplo, crie um sinal de 'SOS' com cocos ou madeira flutuante.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a melhor roupa para usar em caso de evacuação em um bote salva-vidas?
    O mais importante é o colete salva-vidas, caso você seja jogado na água. Idealmente, você deve se vestir em camadas para estar preparado para as mudanças de temperatura.

Dicas

  • Se você não tiver feito aulas de natação antes de entrar em um barco, seria aconselhável aprender.
  • Os navios de grande porte, como os navios de cruzeiro, podem levar horas ou até dias para afundar e, para serem resgatados rapidamente, é melhor permanecer no navio, a menos que a tripulação tenha dado instruções em contrário.
  • Sempre coloque um colete salva-vidas ao primeiro sinal de afundamento e tente usar uma blusa de mangas compridas e calças compridas para ajudar a se aquecer.

Avisos

  • Se o interior do navio estiver inundando rapidamente, não encha o colete salva-vidas até que esteja do lado de fora. Caso contrário, você poderá flutuar até o topo e ficar preso.