Como sobreviver a uma queda longa

Autor do artigo:Gabriel Silva

O que você pode fazer se escorregar de um andaime 10 andares acima do solo ou se estiver em queda livre quando seu paraquedas falhar? Isso pode acontecer a qualquer momento, mas nem sempre é fácil cair, pois as chances não estão do seu lado, mas a sobrevivência é possível. Se você conseguir manter o bom senso, há maneiras de influenciar a velocidade da queda e diminuir a força final do impacto.

Etapas

Estratégia para sobreviver a uma queda de vários andares

  1. Etapa 1: Agarre um objeto em seu caminho para baixo.
    Agarre um objeto em seu caminho para baixo. Se conseguir agarrar um objeto grande, como uma prancha ou um pedaço de viga, aumentará muito suas chances de sobrevivência. O objeto absorverá parte do impacto ao aterrissar, aliviando um pouco o estresse sobre seus ossos.
  2. Etapa 2 Tente dividir sua queda em partes.
    Tente dividir sua queda em partes. Se estiver caindo próximo a um prédio ou de um penhasco na natureza, faça o possível para dividir a queda em segmentos, atingindo uma borda, um penhasco mais baixo, uma árvore ou outro objeto. Isso interrompe o impulso da queda e a divide em várias quedas mais curtas, o que lhe dá uma chance muito maior de sobreviver.
  3. Etapa 3: Relaxe seu corpo.
    Relaxe seu corpo. Se seus joelhos e cotovelos estiverem travados e seus músculos rígidos, o impacto da queda causará mais danos aos seus órgãos vitais. Não se mantenha rígido. Faça o possível para relaxar o corpo, de modo que, ao atingir o chão, seu corpo seja capaz de suportar o impacto com mais facilidade.
    • Uma maneira de manter-se (relativamente) calmo é concentrar-se na execução das etapas que levam a maiores taxas de sobrevivência.
    • Fique atento ao seu corpo, movendo os braços e as pernas para garantir que não estejam travados.
  4. Etapa 4 Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Possivelmente, nada é mais importante para sobreviver a uma queda (ou mais simples de fazer) do que dobrar os joelhos. Pesquisas demonstraram que ter os joelhos dobrados no momento do impacto pode reduzir a magnitude das forças de impacto em 36 vezes. No entanto, não os dobre demais - mantenha apenas uma leve flexão para que eles não fiquem travados.
  5. Etapa 5 Aterrisse com os pés no chão.
    Aterrisse com os pés no chão. Independentemente da altura da queda, você deve sempre tentar aterrissar de pé. A aterrissagem com os pés concentra a força do impacto em uma pequena área, permitindo que seus pés e pernas absorvam o pior do golpe. Se você estiver em qualquer outra posição, tente se endireitar antes de atingir o chão.
    • Felizmente, adotar a posição de pés primeiro parece ser uma reação instintiva.
    • Mantenha os pés e as pernas bem juntos para que ambos os pés atinjam o chão ao mesmo tempo.
    • Aterrisse sobre as pontas dos pés. Aponte os dedos dos pés ligeiramente para baixo antes do impacto, de modo a aterrissar sobre as pontas dos pés. Isso permitirá que a parte inferior do corpo absorva o impacto com mais eficiência.
  6. Etapa 6 Tente cair para o lado.
    Tente cair para o lado. Ao aterrissar em pé, você cairá para o lado, para a frente ou para trás. Tente evitar cair de costas. Cair para o lado é estatisticamente melhor. Se não conseguir fazer isso, tente cair para a frente, interrompendo a queda com os braços.
  7. Etapa 7 Proteja sua cabeça para quando quicar.
    Proteja sua cabeça para quando quicar. Quando você cai de uma grande altura em terra firme, geralmente vai quicar. Algumas pessoas que sobrevivem ao impacto inicial (geralmente com uma aterrissagem com os pés no chão) sofrem uma lesão fatal no segundo impacto. Você provavelmente estará inconsciente quando quicar. Cubra a cabeça com os braços, colocando-os nas laterais da cabeça, com os cotovelos voltados para a frente (e projetados na frente do rosto) e os dedos entrelaçados atrás da cabeça ou do pescoço. Isso cobre uma grande parte de sua cabeça.
  8. Etapa 8 Procure ajuda médica imediatamente.
    Procure ajuda médica imediatamente. Com toda a adrenalina que flui em resposta ao seu voo, talvez você nem se sinta ferido ao aterrissar. Mesmo que não esteja visivelmente ferido, você pode ter sofrido fraturas ou lesões internas que devem ser tratadas imediatamente. Independentemente de como estiver se sentindo, vá para um hospital o mais rápido possível.

Estratégia para sobreviver a uma queda de avião

  1. Etapa 1 Diminua a velocidade de sua queda usando a posição de arco.
    Diminua a velocidade de sua queda usando a posição de arco. A menos que esteja caindo de um avião, você não terá tempo suficiente para tentar essa etapa. Maximize sua área de superfície espalhando-se usando essa técnica de paraquedismo.
    • Posicione-se de modo que a parte frontal de seu corpo fique voltada para o chão.
    • Arqueie as costas e a pélvis e incline a cabeça para trás como se estivesse tentando tocar a parte de trás da cabeça com a parte de trás de suas pernas
    • Estenda os braços e dobre os cotovelos em um ângulo de 90 graus, de modo que a parte inferior dos braços e as mãos apontem para a frente (paralelas e nas laterais da cabeça) com as palmas voltadas para baixo; abra as pernas na largura dos ombros.
    • Dobre ligeiramente os joelhos. Não trave as pernas, mantenha os músculos das pernas relaxados e caia no movimento para absorver a maior parte do impacto.
  2. Etapa 2 Encontre o melhor ponto de aterrissagem.
    Encontre o melhor local de aterrissagem. Em quedas muito altas, a superfície em que você aterrissa é a maior influência na sua chance de sobrevivência. Procure encostas íngremes que se tornem gradualmente mais suaves, pois você não perderá todo o seu impulso de uma só vez quando atingir o solo. Observe o terreno abaixo de você enquanto estiver caindo.
    • Superfícies duras e inflexíveis, como concreto, são as piores para se cair. Superfícies muito irregulares ou com saliências, que apresentam menos área de superfície para distribuir a força do impacto, também são indesejáveis.
    • As melhores superfícies possíveis para cair são aquelas que se comprimem ou cedem quando você cai sobre elas, neveA água só é segura para cair até cerca de 45 m (150 pés); além dessa altura, será pouco melhor do que cair sobre cimento, pois ela não pode ser comprimida.
    • Só é seguro cair na água até cerca de 45,7 m (150 pés); depois dessa altura, será um pouco melhor do que cair no cimento, pois ela não pode ser comprimida. A queda na água também apresenta um alto risco de afogamento (já que você provavelmente ficará inconsciente). É muito mais seguro cair na água se ela estiver espumosa e borbulhante.
  3. Etapa 3 Dirija-se até o local de pouso.
    Dirija-se até o local de pouso. Se estiver caindo de um avião, normalmente terá cerca de 1 a 3 minutos antes do impacto. Você também terá a capacidade de se deslocar horizontalmente por uma boa distância (até duas milhas ou três quilômetros).
    • A partir da posição de arco descrita acima, você pode direcionar seu voo para frente puxando os braços ligeiramente para trás na altura dos ombros (para que não fiquem tão estendidos para frente) e endireitando (estendendo) as pernas.
    • Você pode se mover para trás estendendo os braços e dobrando os joelhos como se estivesse tentando tocar a parte de trás da cabeça com os calcanhares.
    • Os giros para a direita podem ser realizados enquanto se permanece na posição de arco, girando a parte superior do corpo ligeiramente para a direita (mergulhando o ombro direito), e os giros para a esquerda são realizados mergulhando o ombro esquerdo.
  4. Etapa 4 Use a técnica correta de aterrissagem.
    Use a técnica correta de aterrissagem. Lembre-se de relaxar o corpo, manter os joelhos dobrados e cair com os pés primeiro. Caia para a frente, em vez de para trás, e proteja a cabeça com os braços, caso quique.
    • Se estiver em uma posição de arco, coloque o corpo na vertical bem antes de atingir o solo para não ficar preso em outra posição no momento do impacto (como orientação, lembre-se de que a 1.000 pés, dependendo da velocidade, você tem cerca de 6 a 10 segundos antes do impacto).

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Por que não é possível aterrissar sobre o corpo? Não seria uma área grande, de modo que não causaria tanto dano?
    Pense nisso: seu tronco é onde estão todos os seus órgãos internos. Cair de costas de uma grande altura provavelmente quebraria sua caixa torácica e destruiria seus órgãos vitais.
  • Pergunta
    E se eu estiver segurando uma criança, posso amortecer a queda dela?
    Sim, mas certifique-se de que seu braço esteja travado e apoiado em torno da cabeça e do corpo da criança. Solte-se na parte inferior e sofra o impacto.
  • Pergunta
    Cair na água ajudará a amortecer a queda?
    Pode, mas depende da altura. Você pode facilmente quebrar algo ao cair na água e, então, estará tentando evitar o afogamento enquanto nada com um ou mais ossos quebrados.

Dicas

  • Se você se pegar dando cambalhotas incontroláveis, tente recuperar a estabilidade indo para a posição de arco. Se nada mais acontecer, a estabilidade o ajudará a manter a calma.
  • Se você chegar ao fundo do poço e o fundo consistir em uma substância solta parecida com areia/argila, é possível que você fique preso lá. Não entre em pânico! Apenas faça um movimento de passo, como se estivesse pisando em uma escada, enquanto usa as mãos para empurrá-lo para cima em rajadas longas e poderosas. Você terá oxigênio suficiente para pelo menos um minuto, o que lhe dá bastante tempo para chegar à superfície.
  • Mantenha a calma, pois se você estiver muito ocupado entrando em pânico, não conseguirá pensar direito!

Avisos

  • As pessoas raramente sobrevivem a quedas de alturas de 30,5 m ou mais, e a mortalidade é alta mesmo em alturas de 6,1 a 9,1 m. É sempre melhor não cair de jeito nenhum.