Como sobreviver a um raio

Autor do artigo:Gabriel Silva

A melhor maneira de sobreviver à queda de um raio é, obviamente evitar ser atingido em primeiro lugar. Entretanto, se você estiver em um local aberto e sentir que um raio está prestes a cair, agachar-se pode ajudar a minimizar os danos ao seu corpo. Se você for atingido, atenção médica imediata e terapia física e emocional de longo prazo são essenciais - mas você ainda deve aceitar que sua vida pode ser mudada para sempre.

Passos

Agachamento quando um golpe parece iminente

  1. Etapa 1 Identifique a sensação de formigamento e outros possíveis sinais de um golpe.
    Identifique a sensação de formigamento e outros possíveis sinais de um ataque. Embora não exista uma maneira realmente confiável de prever a iminência de um raio, é possível que você consiga reconhecer os sinais de uma carga elétrica se acumulando. Se você notar qualquer um dos itens a seguir, jogue pelo seguro e presuma que está próximo de um raio que está prestes a ocorrer:
    • Uma sensação de formigamento na pele
    • Os pelos de seu pescoço ou braços se eriçam
    • Um brilho azul-esbranquiçado e sem brilho que emana de objetos metálicos próximos
    • Um zumbido, um clique ou um estalo inexplicável
  2. Etapa 2 Agache-se e coloque a cabeça entre os joelhos.
    Agache-se e coloque a cabeça entre os joelhos. O objetivo é aproximar-se do chão sem tocar o solo com mais do que os pés. Mantenha as costas e as mãos fora do chão e coloque a cabeça entre os joelhos.
    • Não se deite no chão. A maioria das pessoas é atingida por raios que atingiram o solo nas proximidades e subiram por elas, portanto, não aumente a área da superfície que toca o solo.
    • No entanto, agachar-se tornará menos provável um impacto direto em seu corpo, e abaixar a cabeça evita que ela (e o cérebro) sejam o ponto mais alto (e o ponto de impacto mais provável).
  3. Etapa 3 Cubra os ouvidos para limitar possíveis danos à audição.
    Cubra os ouvidos para limitar possíveis danos à audição. Sem dúvida, você já se assustou com o estrondo alto de relâmpagos próximos. Se um raio cair em sua casa ou muito perto de você, o som pode ser alto o suficiente para causar danos permanentes à audição.
    • Você ainda pode sofrer danos auditivos mesmo se colocar as mãos sobre os ouvidos, mas é provável que sejam menos graves.
  4. Etapa 4 Equilibre-se na planta dos pés e toque os calcanhares juntos.
    Equilibre-se na sola dos pés e toque os calcanhares juntos. Reduza a superfície de contato com o solo levantando a planta dos pés. Se você também tocar os calcanhares juntos, é possível que o raio que atingir o solo suba por um pé, passe para o outro e volte para o solo, reduzindo assim o impacto no resto do corpo.
    • Permaneça com os pés apoiados no chão se não conseguir se equilibrar nas pontas dos pés. Não coloque as mãos no chão para se firmar.
    • As solas de borracha de seus sapatos não o protegerão dos raios.

Obtenção de ajuda imediata e contínua

  1. Etapa 1 Incentive amigos e familiares a aprenderem RCP e a agirem imediatamente.
    Incentive seus amigos e familiares a aprenderem RCP e a agirem imediatamente. A queda de um raio pode parar seu coração e sua respiração. Embora seu coração possa potencialmente se reiniciar sozinho, sua respiração pode não se reiniciar sem atenção médica imediata.
    • Os espectadores podem reagir imediatamente após a queda de um raio. A vítima não carrega nenhum tipo de carga elétrica.
    • Uma vítima inconsciente de um raio não deve ser movida, portanto, há algum perigo em prestar socorro - é possível, embora estatisticamente improvável, que um raio caia duas vezes no mesmo lugar. Entretanto, a RCP imediata oferece a melhor chance de sobrevivência para uma vítima cujo coração ou respiração tenha parado.
    • Um espectador deve ligar para os serviços de emergência o mais rápido possível.
  2. Etapa 2 Prepare-se para um longo processo de recuperação física.
    Prepare-se para um longo processo de recuperação física. Embora 90% das pessoas atingidas por raios sobrevivam, a grande maioria sofre impactos físicos significativos. A queda de raios pode, por exemplo, causar queimaduras graves, danos permanentes aos nervos e paralisia temporária (e raramente permanente).
    • Algumas pessoas saem ilesas de quedas de raios, outras passam dias ou semanas no hospital e algumas não sobrevivem. É por isso que é tão importante evitar a queda de raios sempre que possível.
    • Algumas vítimas acabam com cicatrizes permanentes na pele que se parecem com veias ou raízes de árvores. Isso indica onde o raio atravessou seu corpo.
  3. Etapa 3 Aceite que sua memória e personalidade podem ser permanentemente afetadas.
    Aceite que sua memória e personalidade podem ser permanentemente afetadas. Ainda há muito mistério sobre os impactos de ser atingido por um raio, mas parece claro que muitas vítimas sofrem muito mais do que apenas efeitos físicos. Problemas de memória são comumente relatados, e algumas vítimas parecem assumir uma personalidade visivelmente diferente da que tinham antes do impacto - talvez passando de tímidas e reservadas a turbulentas, por exemplo.
    • Alguns especialistas teorizam que a queda do raio, de fato, reconfigura o sistema nervoso da vítima e, portanto, afeta o cérebro.
    • Nem sempre é fácil para as vítimas reconhecerem as mudanças em sua personalidade, mas os entes queridos podem, às vezes, sentir como se estivessem lidando com uma pessoa completamente diferente.
  4. Etapa 4 Procure terapia profissional e grupos de sobreviventes de sequestro relâmpago.
    Procure terapia profissional e grupos de sobreviventes de sequestro relâmpago. Os impactos psicológicos de um raio podem durar muito mais do que os físicos. Você pode sentir confusão, medo, dúvida, raiva e uma série de outras emoções. Conversar com um terapeuta treinado geralmente é uma etapa importante para aprender a viver sua vida após a queda de um raio.
    • Os sobreviventes de quedas de raios geralmente se beneficiam do contato com outras pessoas que passaram pelo mesmo trauma - afinal de contas, são pessoas que podem realmente entender o que você está passando. Pesquise on-line grupos de sobreviventes de descargas atmosféricas.

Como evitar quedas de raios

  1. Etapa 1 Planeje com antecedência antes de sair ao ar livre.
    Planeje com antecedência antes de sair ao ar livre. Tempestades com raios podem surgir rapidamente, mesmo em dias ensolarados. Sempre que tiver uma atividade ao ar livre planejada, reserve um tempo para verificar a previsão do tempo e faça um plano de contingência para uma tempestade. Por exemplo:
    • Se for fazer um piquenique, certifique-se de que haja um prédio resistente por perto para onde todos possam ir ou que todos saibam que devem entrar em seus carros, se necessário. O pavilhão de piquenique não oferecerá proteção adequada contra raios.
    • Não ande de barco quando houver uma boa chance de tempestades e volte para a costa assim que perceber qualquer indício de tempestade. Se for pego no barco, amontoe-se em uma área interna e não toque em nenhuma parte metálica.
    • Se houver uma grande probabilidade de tempestades, mude seus planos para uma atividade interna. Por exemplo, vá ao museu em vez de ir à piscina!
  2. Etapa 2 Use a
    Use a 'Regra 30/30' para limitar sua exposição a possíveis impactos. A aposta mais segura é ficar dentro de casa sempre que ouvir um trovão. Entretanto, o risco de ser atingido quando estiver ao ar livre diminui se você puder contar até 30 entre ver um relâmpago e ouvir o som de um trovão.
    • Procure contar 30 segundos, não contar o mais rápido que puder até 30!
    • Quanto à outra metade da 'Regra 30/30', você deve permanecer dentro de casa por pelo menos 30 minutos após ouvir o último estrondo do trovão.
  3. Etapa 3 Procure abrigo em um prédio resistente com encanamento e fiação elétrica.
    Procure abrigo em um prédio resistente com encanamento e fiação elétrica. Pavilhões e galpões não oferecem proteção contra raios e podem, de fato, atrair raios para esse local. Entretanto, estruturas robustas, como casas e empresas, têm encanamento e linhas elétricas que direcionarão o raio para o solo. Desde que você permaneça próximo ao centro da estrutura e não toque em nenhum encanamento ou fiação, é provável que não se machuque.
    • Se você for pego ao ar livre e um pavilhão ou uma árvore for sua única opção de abrigo, opte por agachar-se em uma área baixa que não esteja coberta de água.
  4. Etapa 4 Permaneça em seu carro, se necessário, e não se abaixe.'t touch any metal surfaces.
    Permaneça em seu carro, se necessário, e não toque em nenhuma superfície metálica. Se o seu carro for atingido por um raio, a estrutura metálica geralmente direcionará o raio ao seu redor e para o solo. Mantenha suas mãos, pés e corpo longe de qualquer superfície metálica enquanto estiver dentro do carro.
    • Se você puder chegar com segurança a um prédio resistente, faça isso. Caso contrário, permaneça em seu carro.
    • Os conversíveis, mesmo com a capota de tecido fechada, não oferecem essa proteção!
  5. Etapa 5 Tome as devidas precauções, mas não se preocupe.'t live in fear of lightning strikes.
    Tome precauções sensatas, mas não viva com medo de ser atingido por raios. Embora cerca de 240.000 pessoas em todo o mundo sejam atingidas por raios a cada ano, suas chances de serem atingidas são muito baixas. Além disso, apenas cerca de 10% das pessoas - cerca de 24.000 por ano - em todo o mundo são mortas por quedas de raios.
    • Portanto, desde que você fique em casa durante tempestades e tome outras medidas de precaução, sua chance de ser atingido por um raio será mínima.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas