Como sobreviver a uma queda no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Em climas do norte com muitos lagos e rios, o gelo é uma visão comum durante os meses mais frios. A formação de gelo oferece a oportunidade de desfrutar de diversas atividades de inverno, como pescar no gelo, jogar hóquei e praticar esqui cross-country. No entanto, a menos que o gelo seja espesso e possa suportar seu peso, há o perigo de cair através do gelo em uma água extremamente fria. Uma vez na água, o pânico, a hipotermia e o afogamento são desafios difíceis de superar. Sobreviver a uma queda no gelo é certamente possível, mas é preciso coragem e conhecimento de algumas dicas para salvar vidas.

Etapas

Como sair da água

  1. Etapa 1 Prepare-se.
    Prepare-se. Quando tiver a percepção repugnante de que está caindo no gelo e na água fria, você precisa se preparar e conscientemente interromper seu reflexo de ofegar e respirar se sua cabeça ficar submersa. O choque de estar em água gelada não deve ser subestimado, pois causa alterações imediatas na respiração e na frequência cardíaca.
    • Peça ajuda imediatamente se houver outras pessoas por perto.
    • Uma vez na água fria, a resposta do seu corpo ao choque do frio, chamada de 'reflexo do tronco', fará com que você queira respirar e hiperventilar porque a frequência cardíaca acelera rapidamente, mas você deve evitar fazer isso, especialmente se estiver debaixo d'água. Esse choque inicial geralmente desaparece em um a três minutos, pois seu corpo se aclimata levemente ao frio.
    • Embora o choque inicial do frio passe, você ainda corre o sério risco de desenvolver rapidamente hipotermia, o que significa que seu corpo perde calor mais rapidamente do que o produz. Uma queda de apenas 4 graus na temperatura corporal pode desencadear a hipotermia.
  2. Etapa 2 Mantenha-se o mais calmo possível.
    Mantenha-se o mais calmo possível. A dor física de ser submerso em água gelada combinada com todas as alterações fisiológicas em resposta ao 'choque do frio' (aumento da frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial elevada, liberação de adrenalina) pode facilmente levar ao pânico. Entretanto, manter a calma e controlar a respiração permite que você pense melhor e desenvolva um plano para sair da água. Respire profunda e lentamente após o choque inicial para reduzir a probabilidade de entrar em pânico. Você não tem muito tempo, mas provavelmente tem mais tempo do que uma mente em pânico imagina.
    • A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35°C (95°F), mas leva algum tempo para chegar lá e depende de muitos fatores. Manter a cabeça acima da água e o máximo possível de seu corpo fora da água lhe dará mais tempo.
    • Dependendo de vários fatores, como condicionamento físico, quantidade de gordura corporal, tipo e camadas de roupas, temperatura ambiente e resfriamento pelo vento, pode levar de 10 a 45 minutos para desenvolver hipotermia e perder a consciência em água fria.
    • Remova todos os objetos pesados ou roupas que estejam pesando, como mochila, pochete ou esquis. Isso reduzirá o risco de afogamento.
  3. Etapa 3 Concentre sua energia em sair imediatamente.
    Concentre sua energia em sair imediatamente. Quando tiver se acalmado e sua cabeça estiver acima da água, você deve concentrar sua energia em sair o mais rápido possível, em vez de ficar na água e esperar por ajuda. Mova as pernas como se estivesse andando de bicicleta e mantenha a cabeça acima da água inclinando-a para trás. Oriente-se e concentre-se em voltar para o local onde caiu, pois as outras bordas provavelmente são resistentes o suficiente para ajudá-lo a sair.
    • Permanecer na água pode reduzir seu tempo de sobrevivência em 50%
    • Tente se orientar para o local onde caiu no gelo e levante os braços o mais alto que puder para que outras pessoas o vejam.
    • Se estiver embaixo d'água, procure sempre cores contrastantes. Quando o gelo estiver coberto de neve, o buraco parecerá mais escuro; o gelo sem neve fará com que o buraco pareça mais claro.
    • Na maioria dos casos, o resfriamento neuromuscular ou 'falha na natação' é uma preocupação maior e mais imediata do que a hipotermia. Em essência, a maioria das pessoas terá entre três e cinco minutos antes que a água fria incapacite seus músculos e sua coordenação, tornando muito difícil ou impossível nadar e chutar as pernas.
    • Se você estiver com outras pessoas, grite bem alto para avisá-las de que caiu na água. Talvez elas não queiram ou não possam ajudá-lo, mas pelo menos não o abandonarão e talvez possam fazer uma ligação de emergência pelo celular.
  4. Etapa 4 Fique na horizontal e chute suas pernas.
    Fique na horizontal e chute as pernas. Quando estiver orientado e decidir onde sairá da água, nade rapidamente em direção a ela e agarre-se à borda do gelo. Tire o máximo possível da parte superior do corpo para fora da água. Agarre-se à parte superior do gelo e use os antebraços e cotovelos para se apoiar. Em seguida, posicione a parte inferior do corpo horizontalmente e chute as pernas com a maior força possível na esperança de se impulsionar para fora da água e para o gelo - como fazem as focas no Ártico.
    • Depois de levantar a parte superior do corpo até a borda do gelo, aguarde alguns segundos para que suas roupas drenem o máximo de água possível. Isso reduzirá o seu peso e facilitará a sua propulsão para fora da água.
    • Se você não conseguir sair da água após cerca de 10 minutos, é quase certo que não conseguirá sair por seus próprios esforços, pois a falha na natação e a hipotermia estarão sobre você - mas também não entre em pânico nesse estágio.
    • Se não conseguir sair sozinho, conserve sua energia (e calor) movendo-se o mínimo possível e espere pelo resgate. Cruze as pernas para conservar o calor e tente manter os braços fora da água, pois seu corpo perde calor 32 vezes mais rápido na água fria do que no ar frio.
  5. Etapa 5 Role seu corpo pelo gelo e afaste-se do local onde caiu assim que're out.
    Role seu corpo pelo gelo e afaste-se do local onde caiu quando estiver fora. Depois de sair da água fria, resista ao impulso de se levantar e correr para a margem, pois você pode cair novamente. Em vez disso, permaneça espalhado no gelo (para que seu peso seja distribuído em uma área maior) e role lentamente seu corpo em direção ao gelo mais espesso ou ao solo duro.
    • No mínimo, afaste-se do buraco no gelo por vários metros antes de tentar se levantar.
    • Se puder, siga seus rastros de volta para a margem ou para o solo duro - ele suportou seu peso anteriormente, portanto, provavelmente suportará seu peso novamente.
    • Lembre-se de que você deve sempre ficar longe de gelo com apenas 7,6 cm de espessura ou menos, especialmente durante os dias mais quentes, quando o gelo estiver descongelando.
    • São necessárias pelo menos 4 polegadas (10,2 cm) de espessura de gelo para pescar no gelo, caminhar ou praticar esqui cross country, enquanto são necessárias pelo menos 5 a 6 polegadas para suportar um snowmobile ou ATV.

Como sobreviver depois de sair do gelo

  1. Etapa 1 Refaça seus passos de volta à segurança.
    Refaça seus passos de volta à segurança. Quando estiver fora da água, apenas parte de sua luta pela sobrevivência estará completa, pois a hipotermia provavelmente está avançando rapidamente em seu corpo. Assim, quando estiver em segurança, refaça rapidamente seus passos ou o caminho de volta à margem e/ou ao seu veículo ou cabine para que possa se aquecer. É provável que os músculos das pernas não queiram cooperar devido ao choque do frio, portanto, talvez seja necessário rastejar ou se arrastar.
    • Peça ajuda imediata se houver pessoas por perto. Elas podem não ter nenhum conhecimento de sobrevivência ou de emergência médica, mas podem pelo menos ajudá-lo a chegar a um local seguro e talvez pedir ajuda adicional.
    • Os sinais e sintomas iniciais de hipotermia incluem tremores, tontura, hiperventilação, aumento da frequência cardíaca, leve confusão, dificuldade para falar, falta de jeito e fadiga moderada.
    • Os sinais de hipotermia grave incluem confusão mais avançada, dificuldade para tomar decisões, falta de coordenação, tremores violentos (ou nenhum), fala arrastada ou murmúrios incoerentes, pulso fraco, respiração superficial e perda progressiva da consciência.
  2. Etapa 2 Tire as roupas molhadas assim que're inside.
    Tire as roupas molhadas quando estiver dentro de casa. Pode parecer contraintuitivo no momento, mas tirar as roupas molhadas é a maneira mais rápida de aumentar sua temperatura corporal central, desde que você tenha roupas secas ou uma fonte de calor disponível. Uma fonte externa de calor não consegue penetrar nas roupas molhadas e aquecê-lo, portanto, tire-as rapidamente e envolva-se em roupas secas e/ou cobertores.
    • Se não for possível entrar em casa, procure uma área protegida do vento ou dos elementos antes de tirar as roupas, de preferência uma casa ou um veículo. Caso contrário, fique atrás de algumas árvores, pedras ou um monte de neve para se proteger do frio adicional do vento.
    • Se você estiver apenas nos estágios iniciais da hipotermia e ainda sentir que tem energia em excesso, faça algumas flexões ou exercícios calistênicos básicos depois de tirar a roupa para tentar se aquecer e melhorar o fluxo sanguíneo.
  3. Etapa 3: Aqueça-se gradualmente.
    Faça o aquecimento gradualmente. Depois de tirar as roupas molhadas, você precisa encontrar substitutos secos e uma fonte de calor rapidamente, mas não de uma só vez. Com hipotermia avançada, você pode não estar mais tremendo ou sentir muito frio. Muitos pacientes relatam que se sentem dormentes. Se você não tiver trazido uma muda de roupa, peça a outras pessoas roupas extras, jaquetas ou cobertores. Certifique-se de cobrir a cabeça e isolar o corpo e os pés do chão frio. Sacos de dormir, cobertores de lã ou cobertores espaciais o ajudarão a conservar o calor corporal e a reaquecer o corpo.
    • Se você não tiver uma casa ou veículo para se aquecer, terá de fazer uma fogueira. Certifique-se de que já tenha tirado as roupas molhadas e vestido algo seco antes de pegar lenha e fazer uma fogueira. Peça ajuda às pessoas que estiverem por perto.
    • Quando estiver em frente a uma fonte de calor (lareira, saídas de ar quente em um veículo, fogueira), aproxime os joelhos do peito e mantenha as pernas juntas para conservar o calor do corpo. Se estiver com outras pessoas, junte-se em um círculo apertado, de frente um para o outro, para compartilhar o calor corporal.
    • Beba uma bebida quente, doce e sem cafeína. A caneca aquecerá suas mãos e o líquido aquecerá seu interior.
    • Se estiver usando almofadas térmicas ou garrafas de água quente, coloque-as perto das artérias principais, como na virilha, nas axilas ou nos ombros. Sempre coloque uma barreira entre a fonte de calor e sua pele para evitar queimaduras. O calor extremo pode danificar sua pele ou provocar batimentos cardíacos irregulares e um ataque cardíaco. Lembre-se de que você está tentando aumentar a temperatura corporal central de forma lenta e segura, e isso pode levar algumas horas.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Os períodos de calor no inverno e no início da primavera são as épocas mais perigosas para se aventurar no gelo.
  • Quando estiver caminhando sobre o gelo sobre o qual não tem certeza, use uma 'spud bar' (longa vara de metal para sondagem) para testar a resistência do gelo à sua frente.
  • Se estiver carregando uma faca, chaves ou algum outro objeto pontiagudo, poderá usá-lo para cavar o gelo e ajudar a sair.

Advertência

  • Fique longe do gelo se ele for fino para não correr o risco de cair na água.
  • Os possíveis socorristas frequentemente caem no gelo. Tenha muito cuidado ao tentar resgatar alguém que tenha caído no gelo e tente convencê-lo a sair à distância, jogar uma linha ou alcançá-lo com um galho comprido enquanto estiver no gelo seguro.
  • Se estiver tentando resgatar alguém na água, deite-se de barriga para baixo para ajudar a distribuir seu peso uniformemente.