Como sobreviver a uma queda de uma janela de dois andares

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer você caia acidentalmente de uma varanda ou esteja tentando escapar de um incêndio pulando de uma janela, a ideia de cair de vários andares é bastante assustadora. Embora não haja garantia de sobrevivência, há maneiras de minimizar a força do impacto e diminuir suas chances de lesões graves.

Passos

Como se posicionar

  1. Etapa 1 Pense rapidamente.
    Pense rápido. Cair de uma janela é um processo extremamente rápido, especialmente se for apenas do segundo andar. A primeira coisa que você deve fazer é manter a calma e pensar rapidamente. Você tem apenas alguns segundos para aumentar suas chances de sobrevivência, portanto, é fundamental agir rapidamente.
  2. Etapa 2 Mantenha os pés abaixados.
    Mantenha seus pés no chão. A melhor maneira de sobreviver a uma queda é evitar bater a cabeça. As pessoas que caem de cabeça quase sempre morrem, mesmo que tenham caído apenas alguns andares. Embora cair de pé às vezes possa causar lesões pélvicas, é uma aposta muito mais segura do que cair de cabeça.
    • Mantenha as pernas e os pés bem pressionados um contra o outro para que ambos atinjam o chão ao mesmo tempo.
    • Se você se encontrar caindo de uma janela com a cabeça primeiro, tente se reposicionar rapidamente para que seus pés sejam os primeiros a atingir o chão. Uma queda de uma janela do segundo andar leva apenas alguns segundos, portanto, você deve agir rapidamente.
  3. Etapa 3 Abaixe seu corpo.
    Abaixe seu corpo. Se estiver tentando escapar de uma janela e puder evitar pular, é melhor se segurar no parapeito ou na borda da janela, abaixar-se até o comprimento dos braços e cair de lá. Isso encurtará a distância entre você e o chão e, portanto, reduzirá o impacto.
    • Antes de cair, empurre um pouco com os pés e as mãos para se certificar de que está livre da parede.

Minimização do impacto

  1. Etapa 1 Diminua a velocidade da queda.
    Diminua a velocidade da queda. A gravidade das lesões causadas por uma queda está intimamente relacionada à velocidade do impacto. Isso explica por que uma queda longa é mais perigosa do que uma curta. Talvez não seja possível desacelerar a queda de uma janela de dois andares, pois ela dura apenas alguns segundos, mas se você se encontrar caindo de uma distância maior, deite-se para aumentar a área de superfície e desacelerar a queda.
    • Se você se deitar para criar resistência, certifique-se de se posicionar para aterrissar com os pés primeiro antes de aterrissar.
  2. Etapa 2 Escolha um local de pouso.
    Escolha um local de pouso. Se tiver uma opção de local para aterrissar, sempre opte pela opção mais macia. Os sobreviventes já caíram na neve, em árvores ou em algo que absorve melhor a aterrissagem do que o concreto. Portanto, se estiver caindo no limite entre o concreto e a grama, tente pousar na grama para minimizar o impacto.
  3. Etapa 3: Relaxe seu corpo.
    Relaxe seu corpo. Manter-se calmo e relaxado pode ser a última coisa em que você pensa quando está caindo no chão, mas tensionar os músculos aumenta a chance de lesão. Quando você permanece relaxado, os músculos, as articulações e os ligamentos se movem naturalmente e de maneira ideal, o que ajuda a evitar danos graves.
    • Uma maneira de manter-se relativamente calmo é concentrar-se nos próximos passos para sobreviver e evitar lesões. Isso evitará que você entre em pânico com todas as coisas que podem acontecer com você.

Aterrissando com segurança

  1. Etapa 1 Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Imediatamente antes de cair, dobre os joelhos para o impacto e aterrisse com as pontas dos pés. Isso reduz o impacto em seu corpo e pode ser a diferença entre sobreviver com lesões mínimas e danos permanentes à coluna ou à pélvis.
    • Depois da cabeça, a pélvis é a outra parte do corpo que deve ser evitada durante uma queda. A pelve é uma estrutura em forma de anel de três ossos localizada na base da coluna vertebral. Ela é cercada por vasos sanguíneos, nervos e órgãos, portanto, uma lesão nessa região pode causar danos substanciais, inclusive paralisia.
    • Não dobre demais os joelhos. O ideal é dobrar apenas um pouco para que os joelhos não fiquem travados.
  2. Etapa 2 Estenda os joelhos depois de atingir o solo.
    Estenda os joelhos depois de atingir o solo. O objetivo é aterrissar suavemente sobre as pontas dos pés. Isso fará com que você se levante levemente, resultando em menos choque para o seu corpo e adicionando força à sua mola. Suas pernas sofrerão menos lesões, portanto, esperamos que você não quebre nenhum osso nem danifique gravemente os ligamentos.
  3. Etapa 3: Encaixe o corpo.
    Incline seu corpo. Você deve posicionar seu corpo para rolar para a frente após o impacto, em vez de saltar imediatamente para cima ou cair. Contraia os músculos da barriga para levar os joelhos em direção ao peito, incline o queixo para dentro e lembre-se de manter os braços para dentro enquanto se prepara para rolar.
  4. Etapa 4 Role para frente.
    Role para frente. Depois de ter dobrado o corpo em uma bola, role em um ângulo de 45 graus sobre o ombro, em vez de rolar para frente ou para os lados. Role para as costas e, se não sentir dor, continue rolando para os joelhos e depois para os pés. Rolar para frente permite que a maior parte da energia da queda seja liberada no rolo, e não nas pernas ou na coluna.
    • Se, depois de rolar para o ombro, você achar que pode ter quebrado um osso ou machucado a coluna, não se mova para os pés ou joelhos. Fique em uma posição confortável até a chegada da ajuda.
    • Certifique-se de evitar qualquer impacto na cabeça ou no pescoço ao rolar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Para uma história que estou escrevendo, preciso saber se é possível sobreviver à queda de dois andares em um arbusto?
    Um arbusto pode definitivamente amortecer a queda de dois andares. No entanto, é provável que seu personagem quebre alguns ossos e ainda precise de atendimento hospitalar.
  • Pergunta
    Eu poderia sobreviver à queda de um prédio caindo em uma árvore?
    Possivelmente, se você bater na árvore, ela pode retardar a queda, embora seja melhor tentar evitar bater em algo como a cabeça. Se seu peito bater na árvore, quebrando algumas costelas, é claro, você diminuiria a velocidade e sofreria menos danos com a queda. Entretanto, cada situação é diferente e, em alguns casos, uma árvore pode piorar as coisas.
  • Pergunta
    É possível cair de dois andares, aterrissar em um prédio próximo e sobreviver apenas com ossos quebrados?
    Se a distância entre os prédios não for significativa, sim, mas também há a possibilidade de o telhado do segundo prédio desabar durante a aterrissagem (se o telhado não for forte o suficiente para suportar o peso).

Dicas

  • Se você acha que pode ter lesões graves causadas pela queda, como ossos quebrados ou danos à coluna, não se mova até que a ajuda médica chegue para ajudá-lo.
  • Se estiver caindo na água, aterrisse com os pés primeiro, mas incline ligeiramente o corpo, de modo que os pés fiquem mais à frente do que a cabeça.
  • Se estiver se preparando para pular de uma janela, por exemplo, para escapar de um incêndio, nunca tente jogar um colchão primeiro para pousar, pois ele pode ficar preso na janela e impedir que você escape. Não amarre lençóis juntos, pois os nós podem se desfazer.

Avisos

  • Independentemente de seguir ou não essas instruções, você ainda pode morrer ou ficar gravemente ferido ao cair.