Como sobreviver a uma tempestade de poeira ou de areia

Autor do artigo:Gabriel Silva

As tempestades de poeira e areia estão entre os fenômenos mais violentos e imprevisíveis da natureza. Ventos fortes levantam partículas de sujeira ou areia no ar, liberando uma nuvem turbulenta e sufocante que pode reduzir a visibilidade a quase nada em questão de segundos e causar danos materiais, ferimentos e mortes. Independentemente de onde você mora, é uma boa ideia saber o que fazer se vir uma parede de areia correndo em sua direção.

Etapas

Sobrevivendo a uma tempestade a pé

  1. Etapa 1 Coloque uma máscara no nariz e na boca.
    Coloque uma máscara sobre o nariz e a boca. Se você tiver um respirador ou uma máscara projetada para filtrar pequenas partículas, coloque-a imediatamente. Se não tiver uma máscara, enrole uma bandana ou outro pedaço de pano em volta do nariz e da boca. A manga de uma camisa ou um lençol de tamanho médio funciona bem. Umedeça-o um pouco se tiver água suficiente. Aplique uma pequena quantidade de vaselina na parte interna das narinas para evitar o ressecamento das membranas mucosas.
  2. Etapa 2 Proteja seus olhos.
    Proteja seus olhos. Os óculos oferecem proteção mínima contra o sopro de poeira ou areia, mas óculos de proteção herméticos são melhores. Se não tiver óculos de proteção, proteja o rosto com o braço enquanto se movimenta e, em seguida, enrole um pedaço de pano firmemente em volta da cabeça para proteger os olhos e os ouvidos.
  3. Etapa 3 Procure abrigo.
    Procure um abrigo. Até mesmo um carro estacionado serve; se você não tiver abrigo, esconda-se atrás de uma pedra gigante. Quando possível, os cercados são sua melhor aposta. No entanto, qualquer coisa 'a sotavento' (que o proteja da direção do vento) da tempestade será melhor do que nada.
    • A areia salta quando atinge objetos, portanto, você deve tentar cobrir o máximo possível de sua pele e rosto.
    • Se não conseguir se abrigar, agache-se. Isso minimiza a chance de ser atingido por algo voando.
  4. Etapa 4 Vá para um lugar alto.
    Vá para um local alto. A concentração mais densa de areia ou poeira salta perto do chão, portanto a tempestade será menos forte no topo de uma colina. Procure um local alto se puder encontrar um ponto seguro, sólido e elevado, mas somente se a tempestade não for acompanhada de raios e não houver perigo de ser atingido por detritos voadores mais pesados.
    • Não se deite em uma vala, pois pode ocorrer uma inundação repentina, mesmo que não esteja chovendo onde você está. Na nuvem de poeira propriamente dita, a chuva geralmente seca antes de chegar ao solo, mas pode estar chovendo nas proximidades, e valas, arroyos e outras áreas baixas podem inundar rapidamente.
    • Se você tiver um camelo, faça com que ele se sente e se pressione contra o lado de sotavento dele. Os camelos são bem adaptados para sobreviver em tempestades de poeira.
    • Se você estiver em dunas de areia, não procure abrigo no lado de sotavento da duna. Os ventos fortes podem levantar grandes quantidades de areia muito rapidamente, e você pode acabar sendo enterrado na areia.
  5. Etapa 5 Proteja-se de objetos voadores.
    Proteja-se de objetos voadores. Procure uma rocha grande ou outra forma de relevo que o proteja, pelo menos parcialmente. Cubra a maior parte de seu corpo possível para se proteger da areia que voa. A areia lançada pelo vento pode machucar, mas os ventos fortes de uma tempestade de poeira também podem carregar objetos mais pesados (mais perigosos). Se estiver sem abrigo, tente ficar abaixado no chão e proteger a cabeça com os braços, uma mochila ou um travesseiro.
  6. Etapa 6 Aguarde a tempestade.
    Aguarde a tempestade. Não tente se mover durante a tempestade; isso é muito perigoso. Fique onde está e espere a tempestade passar antes de tentar ir para outro local.
    • Se você puder chegar rapidamente a um abrigo antes que a tempestade de poeira o alcance, vá para lá o mais rápido possível e permaneça lá dentro. Feche todas as janelas e portas e espere a tempestade passar.
    • Se você estiver com outras pessoas, mantenha-se unido para minimizar as chances de alguém se perder.

Sobrevivendo a uma tempestade em um carro

  1. Etapa 1: Tente fugir da tempestade com segurança.
    Tente fugir da tempestade com segurança. Se você vir uma tempestade de poeira a alguma distância e estiver em um veículo ou tiver acesso a um, talvez seja possível ultrapassá-la ou contorná-la. Algumas tempestades de poeira podem se deslocar a mais de 121 km/h (75 mph), mas geralmente se deslocam muito mais devagar. Entretanto, tentar ultrapassar uma tempestade não é aconselhável se você tiver que se colocar em risco viajando em alta velocidade. Se a tempestade o estiver alcançando, é melhor parar e se preparar para ela. Uma vez consumido pela tempestade, sua visibilidade pode ser reduzida a zero em questão de segundos.
    • Não tente fugir de uma tempestade a pé. As tempestades de vento são imprevisíveis e você pode ser facilmente ultrapassado se a tempestade mudar repentinamente de direção ou ganhar velocidade.
    • Dirija até um local seguro onde possa se abrigar até que a tempestade passe.
  2. Etapa 2 Encoste o carro e pare.
    Encoste o carro e pare. Se estiver em trânsito e a visibilidade cair para menos de 91,4 m (300 pés), saia da estrada (saia da rodovia, se possível), acione o freio de mão, desligue os faróis e certifique-se de que as luzes de freio e os piscas também estejam desligados.
    • Se não for possível sair da estrada com segurança, mantenha os faróis acesos, ligue o pisca-alerta, diminua a velocidade e prossiga com cuidado, tocando a buzina periodicamente. Use a linha central da rodovia para guiá-lo se não conseguir enxergar à sua frente. Encoste no local seguro mais próximo.
    • Desligar os faróis quando estiver parado fora da estrada reduzirá a possibilidade de uma colisão traseira. Em muitos casos, se as luzes externas estiverem acesas, os outros motoristas usarão as lanternas traseiras da pessoa à frente deles como guia para ajudá-los a navegar pela estrada à frente. Se você sair da estrada e ficar parado com as luzes acesas, alguém pode achar que pode segui-lo e sair correndo pela estrada ou até mesmo colidir com você.
  3. Etapa 3 Proteja-se e fique parado.
    Proteja-se e fique parado. Não tente se mover em uma tempestade ofuscante, pois você não conseguirá ver os possíveis perigos em seu caminho.
    • Feche as janelas e desligue as aberturas que trazem o ar externo para dentro.
    • Não mova seu veículo até que a tempestade tenha passado com segurança.

Pensando no futuro para a próxima vez

  1. Etapa 1 Saiba onde ocorrem as tempestades de poeira e areia.
    Saiba onde ocorrem as tempestades de poeira e areia. Os dois tipos de tempestades são mais comumente associados aos deserto de Gobios do Saara e de Gobi desert mas podem ocorrer em qualquer clima árido ou semiárido. Se você mora ou está viajando para um local empoeirado ou arenoso com ventos fortes, prepare-se para o caso de ser pego por uma tempestade.
  2. Etapa 2 Preste atenção aos avisos de tempestade de poeira.
    Preste atenção aos avisos de tempestade de poeira. É mais provável que as tempestades de poeira ocorram em dias quentes de verão sob determinadas condições atmosféricas, e os meteorologistas podem prever com frequência a possibilidade dessas tempestades. Sintonize a TV local ou as transmissões de rádio antes de viajar em condições quentes e secas e considere a possibilidade de mudar de rota ou adiar sua viagem se houver previsão de tempestades de poeira. Também pode haver placas na beira da estrada para avisá-lo do perigo de tempestades de poeira.
    • Se houver uma boa chance de ser pego pela tempestade, é aconselhável não viajar. Fique em casa e feche as escotilhas para não correr o risco de se machucar ou danificar seu carro.
  3. Etapa 3 Esteja preparado para o caso de uma emergência.
    Esteja preparado para o caso de uma emergência. Se você estiver em uma área propensa a tempestades, deve estar sempre ciente da possibilidade de uma tempestade. Se ficar do lado de fora por um longo período, use mangas e calças compridas para proteger seu corpo. Carregue uma mochila ou mantenha uma caixa no porta-malas do carro com os itens necessários para o caso de uma tempestade de areia ou poeira. Encha o kit de emergência com esses itens:
    • Uma máscara projetada para filtrar pequenas partículas
    • Óculos de proteção herméticos
    • Um suprimento de água
    • Um cobertor quente, no caso de uma tempestade de poeira no inverno, que pode levar rapidamente à hipotermia.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como tirar um grão de areia preso em seu olho?
    Lave-o com água, se puder. Se não sair após a irrigação inicial, consulte um oftalmologista (especialmente se seu olho estiver vermelho, dolorido e irritado).
  • Pergunta
    Como posso proteger meus animais de estimação durante uma tempestade de poeira?
    Mantenha-os dentro de casa. Se for forçado a sair e puder carregá-los, envolva-os frouxamente em um cobertor ou toalha.
  • Pergunta
    E se a poeira for radioativa?
    Então você terá problemas muito, muito maiores. Cubra-se com o máximo de material de proteção e de camadas possível; é imperativo não deixar que ela entre em seu corpo. De qualquer forma, procure atendimento médico especializado imediatamente. Quando a tempestade passar, retire e descarte todo o material exposto, se possível, e certifique-se de que toda a pele exposta seja limpa o máximo possível. Nunca é demais enfatizar o quanto as partículas radioativas são ruins para o seu corpo. Suponha que você tenha recebido uma dose letal de radiação e que começará a apresentar sintomas de doença da radiação em breve. Suponha que, sem intervenção médica avançada imediata, você morrerá. Qualquer coisa melhor é um bônus.

Dicas

  • Cubra o estômago e a virilha em caso de estilhaços.
  • Em climas desérticos, os veículos geralmente criam suas próprias mini tempestades de areia. Isso representa um problema para comboios de veículos, pois as constantes nuvens de poeira causam estragos nas peças móveis e a visibilidade prejudicada pode levar a acidentes. Isso também pode contribuir para problemas respiratórios das pessoas que viajam nesses comboios, portanto, leve consigo uma máscara e proteção para os olhos se for atravessar o deserto em um veículo aberto.
  • Se estiver em um abrigo, não saia, a menos que seja absolutamente necessário. Onde quer que você esteja, certifique-se de beber bastante água.

Avisos

  • Tente evitar entrar e dirigir em uma tempestade de poeira e não entre nela de propósito, a menos que seja absolutamente necessário.
  • Se possível, evite operar aeronaves voando baixo durante uma tempestade de poeira ou se as condições para a formação de tempestade de poeira estiverem presentes. Operar aeronaves voando baixo, como helicópteros, em uma tempestade de poeira é extremamente perigoso. A visibilidade pode ir de vários quilômetros a zero em questão de segundos, e você precisará confiar em seus instrumentos para 'ver'. Além disso, a areia pode ser ingerida pelo motor e causar avarias mecânicas potencialmente catastróficas. As aeronaves, assim como outros veículos, também podem criar suas próprias mini-tempestades de areia e o voo em terra deve tomar cuidado para se proteger durante a decolagem e o pouso. Além disso, em ambientes desérticos, as aeronaves não devem ser movidas no solo com sua própria força mais do que o necessário, para evitar o risco de entrada de poeira no motor antes mesmo do início do voo. (Entretanto, a maioria das aeronaves leves com motores alternativos tem filtros de ar).
  • As tempestades de poeira podem ser particularmente perigosas para pessoas com função respiratória prejudicada ou sistemas imunológicos enfraquecidos. A inalação de até mesmo pequenas quantidades de poeira pode causar complicações potencialmente letais para pessoas que já têm dificuldade para respirar.