Como sobreviver a um assalto a banco

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um assalto a banco pode ser uma experiência assustadora e traumática. No entanto, ao contrário das representações de assaltos a bancos em filmes e na TV, os assaltos são raros e as chances de se machucar são mínimas. Se você interagir corretamente com os assaltantes e administrar suas emoções, poderá ficar seguro durante o assalto ao banco.

Etapas

Como se comportar com segurança durante um assalto

  1. Etapa 1 Mantenha a calma.
    Mantenha a calma. Quando o assalto começa, é provável que o ambiente seja caótico e confuso. Respire fundo e tente manter a calma. Estar em um estado emocional elevado pode levá-lo a fazer coisas que normalmente não faria, por isso é importante que você tente relaxar o máximo possível durante o assalto.
    • O medo pode imobilizá-lo temporariamente, portanto, tente manter a cabeça fria para poder reagir adequadamente ao assalto.
    • Leia como manter a calma durante um assalto.
    • Se outra pessoa estiver em pânico, você pode acalmá-la dizendo coisas como 'Nós vamos superar isso' ou 'É assustador, mas se ficarmos calmos, não vamos nos machucar'.
  2. Etapa 2 Obedecer ao assaltante's instructions.
    Obedeça às instruções do ladrão. Ouça as instruções do assaltante e siga-as exatamente como ele as deu. Se ele pedir para você se deitar no chão, obedeça o mais rápido possível. Entregue todos os objetos de valor ou dinheiro que ele lhe pedir e não responda nem se mostre arrogante.
    • Se o assaltante não lhe der instruções diretas ou se você não conseguir entender as instruções, deite-se e coloque as mãos atrás da cabeça.
    • Lembre-se: não há nada que valha mais do que sua vida. O dinheiro pode ser substituído, mas sua vida não.
  3. Etapa 3 Don't make eye contact or stare at the robbers.
    Não faça contato visual nem olhe fixamente para os assaltantes. É provável que os assaltantes de banco estejam extremamente nervosos e paranoicos durante o assalto. Por esse motivo, é importante que você não chame a atenção para si mesmo ou deixe óbvio que está tentando ver como eles são. Evite fazer contato visual direto com eles e não os olhe fixamente por mais de 1 ou 2 segundos de cada vez.
    • Esteja atento ao seu entorno. Você poderá perceber a aparência dos assaltantes de banco antes que o assalto ocorra.
  4. Etapa 4: Não't try to intervene in the robbery.
    Não tente intervir no assalto. Não tente lutar com os assaltantes ou impedir o assalto, pois você provavelmente será ferido ou morto se fizer isso. O dinheiro no banco está segurado, portanto, o banco não perderá nada no final. Em vez de tentar impedir um assalto ativo, você pode ajudar fornecendo descrições precisas dos assaltantes à polícia depois que o assalto ocorrer e os assaltantes saírem do banco.
    • Tente se lembrar de coisas como a cor do cabelo ou o que eles estão vestindo para que possa dar uma descrição à polícia.
    • Se você tiver treinamento médico, pode tentar ajudar os feridos depois que os assaltantes forem embora.
    • Ligue para a polícia e informe o roubo assim que puder.
  5. Etapa 5 Informe um problema de saúde que você tenha para evitar ser tomado como refém.
    Fale sobre um problema de saúde que você tem para evitar ser tomado como refém. Em circunstâncias muito raras, os assaltantes podem querer fazer reféns. Se você estiver em perfeito estado de saúde, invente uma história sobre medicamentos de que precisa ou problemas de saúde que tem. Se você tiver um problema de saúde, explique que fazer você de refém é um risco para sua vida. Os assaltantes não vão querer nenhum estresse adicional e isso pode impedi-los de fazer você de refém.

Como lidar com suas emoções após o assalto

  1. Etapa 1 Vá para casa e tire o próximo dia de folga se você se sentir esgotado.
    Vá para casa e tire o próximo dia de folga se você se sentir esgotado. Há uma chance de o assalto não ser tão assustador quanto você pensou inicialmente. Se esse for o caso, você pode continuar com seu dia normalmente. No entanto, depois de um assalto, há uma chance de você se sentir emocional e fisicamente esgotado. Se o roubo o afetou, tire o dia seguinte de folga do trabalho ou da escola para ter tempo de processar as emoções que teve durante e após o roubo.
  2. Etapa 2 Evite ficar obcecado com pensamentos temerosos sobre o futuro.
    Evite ficar obcecado com pensamentos temerosos sobre o futuro. É possível que, após o assalto, você desenvolva o medo de que isso aconteça novamente no futuro. Perceba que os assaltos a bancos são uma ocorrência bastante incomum. Não deixe que seu medo o impeça de sair ou ir ao banco e não fique obcecado com pensamentos sobre o futuro. Pode ser útil escrever a situação em um diário.
    • Você pode tentar enfrentar seus medos voltando ao banco que foi assaltado. Quanto mais você voltar à fonte do seu medo, menos ele afetará sua vida.
    • Se o seu medo o estiver impedindo de ir à escola ou ao trabalho, você deve consultar um terapeuta ou conselheiro profissional.
  3. Etapa 3 Fale com um conselheiro.
    Fale com um conselheiro. Tente ir a um conselheiro de crise 12 a 24 horas após o roubo para ter certeza de que está administrando suas emoções de forma saudável. Normalmente, o banco ou o departamento de polícia fornecerá os conselheiros gratuitamente. Eles podem sugerir uma consulta com um terapeuta por um período de tempo se você estiver tendo problemas para processar o roubo em sua mente.
    • Se o conselheiro de crise disser que está tudo bem, é possível que emoções de medo ou ansiedade ocorram semanas ou meses após o roubo. Nesse caso, você deve considerar consultar um terapeuta ou psiquiatra.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que você não deve fazer durante um assalto a banco?
    Não lute com o assaltante - você nunca sabe o que ele pode estar carregando. Ele pode ter uma arma, pode ser mentalmente instável e/ou pode estar usando drogas. Lembre-se de que os assaltantes não querem ser pegos e estão tentando fugir o mais rápido possível, portanto, deixe-os pegar o que quiserem e saia.
  • Pergunta
    E se o assaltante tiver uma arma apontada para minha cabeça?
    Siga suas instruções e não se mova nem tente ser o herói - isso não funcionará. Lembre-se de que eles podem matar pessoas para provar que estão falando sério, portanto, não conte com a possibilidade de sair.
  • Pergunta
    Eu teria problemas se ajudasse os ladrões e ficasse com uma parte do dinheiro, mesmo que não estivesse inicialmente envolvido?
    Sim, você seria cúmplice após o fato e com certeza enfrentaria acusações.

Dicas