Como surfar em uma onda

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há poucas coisas na vida mais emocionantes do que conquistar uma grande onda em sua prancha de surfe - e você também pode alcançar essa sensação com um pouco de prática e paciência! Comece sentindo como surfar nas ondas de barriga para baixo e domine a técnica de 'subir' na prancha na praia. Depois disso, vá para a água e trabalhe para escolher, pegar e surfar em uma onda incrível!

Etapas

Pegando ondas quebrando em sua barriga

  1. Passo 1 Vá para a água na altura do peito onde as ondas menores estão quebrando.
    Vá para a água na altura do peito onde as ondas menores estão quebrando. Segure sua prancha com firmeza com as duas mãos, mas para um lado. Caso contrário, uma onda quebrando pode esmagar a prancha em seu rosto! Pare em uma área onde ainda possa tocar o fundo com os pés. Fique de frente para a costa com a prancha ainda em ambas as mãos e ao seu lado.
    • Como um novato, espere pelas condições ideais para praticar. Nesse caso, procure ondas pequenas que estejam quebrando consistentemente em uma área em que você possa tocar o fundo com os dois pés.
    • Algumas instruções de surfe gostam de começar na areia, enquanto outras iniciam suas aulas em águas rasas. Se você preferir aprender seus 'pop-ups' primeiro na praia, tudo bem. Mas você deve praticar pegar ondas de barriga para baixo antes de tentar surfá-las em pé.
  2. Etapa 2 Escolha uma onda que se pareça com ela'll break on you.
    Escolha uma onda que pareça que vai quebrar em você. Não é preciso ser muito exigente com as ondas nesta fase. Basta procurar uma que pareça que vai quebrar em cima de você. Procure escolhê-la quando ela ainda estiver a cerca de 5 a 7 m de distância.
    • Enquanto estiver esperando, use a prancha para ajudá-lo a subir e passar por cima das ondas que estão quebrando mais perto da costa. Se uma onda quebrar inesperadamente sobre você, use a prancha para ajudá-lo a mergulhar por baixo e através dela.
  3. Etapa 3 Empurre-se em direção à costa e suba em sua prancha.
    Empurre-se em direção à costa e suba em sua prancha. Quando a onda escolhida estiver a 5 m (16 pés) de distância, vire o corpo em direção à costa e empurre o fundo do oceano com força com os pés. Use esse impulso para ajudar a se levantar e subir na prancha. Tente aterrissar com o peso do corpo centralizado na prancha, as mãos nas laterais dos peitorais e os pés na extremidade traseira (mas não sobre a borda) da prancha.
    • Serão necessárias algumas tentativas para acertar essa combinação de empurrar, girar e pular - mas continue assim! Com certeza, você será derrubado por algumas ondas no processo, mas continue tentando!
  4. Etapa 4 Reme com braçadas longas e profundas até que a onda o leve.
    Reme com braçadas longas e profundas até que a onda o leve. Resista ao impulso de fazer movimentos de remada rápidos, superficiais e fracos com os braços. Em vez disso, concentre-se em empurrar os braços profundamente na água e levá-los para trás e para trás com força. Tente acompanhar a velocidade da onda e continue remando até que a onda que está quebrando esteja claramente impulsionando você para frente.
    • Uma boa regra para iniciantes é dar duas remadas boas a mais do que você acha que precisa - em outras palavras, remar mais duas vezes depois de achar que a onda o pegou.
    • Quando estiver pronto para subir na prancha e surfar, você deverá olhar para trás, para a onda, enquanto rema com os braços. No entanto, nesse momento, olhe apenas para a costa e concentre-se em remar com força.
  5. Etapa 5: Ajuste seu posicionamento se você não estiver conseguindo remar.'re missing the waves.
    Ajuste o seu posicionamento se estiver perdendo as ondas. Se as ondas continuarem passando por você em vez de pegá-lo e impulsioná-lo para a costa, há três ajustes prováveis a serem feitos. Primeiro, mova-se um pouco mais para cima na prancha para manter o nariz para baixo em direção à linha da água. Segundo, reme com mais força! Terceiro, tente se aproximar um pouco mais da costa para pegar as ondas exatamente onde elas estão quebrando.
    • Como alternativa, se você continuar sendo derrubado pelas ondas - conhecido como 'pearling' em termos de surfe - faça os ajustes opostos: recue um pouco na prancha, reme com um pouco menos de força e afaste-se um pouco da costa.

Dominando os Pop-Ups na areia

  1. Etapa 1 Deite-se centralizado na prancha com bom posicionamento das mãos e dos pés.
    Deite-se centralizado na prancha com bom posicionamento das mãos e dos pés. Pratique colocar o esterno bem sobre a linha central da prancha. Estenda os braços para os lados, mais ou menos na altura do peito (já que você não pode remar na areia!) e coloque os dedos dos pés na extremidade traseira da prancha - não sobre a borda.
    • Mantenha o corpo abaixado sobre a prancha, mas levante a cabeça como se tivesse uma bola de vôlei ou de futebol sob o queixo.
  2. Etapa 2 Coloque as mãos na prancha ao lado dos peitorais.
    Coloque as mãos na prancha ao lado dos peitorais. O principal impulso para um bom pop-up vem dos braços, portanto, você precisa fornecer uma base firme com as mãos. Pressione as palmas das mãos na prancha e deixe os dedos se curvarem apenas o suficiente sobre as bordas para proporcionar estabilidade. Suas mãos devem estar quase no mesmo nível dos músculos peitorais.
    • Essa é essencialmente a posição que você deve adotar para fazer uma flexão adequada.
  3. Etapa 3 Arqueie a parte superior do corpo para frente e para cima.
    Arqueie a parte superior do corpo para frente e para cima. Imediatamente após colocar as mãos, comece a elevação levantando a parte superior do corpo. Mantenha a parte inferior do corpo abaixada sobre a prancha enquanto inclina a parte superior do corpo para cima. Seu peito deve ser empurrado para frente durante o processo.
    • Todo o processo é muito rápido aqui. Quando você pegar o jeito, essas várias etapas se tornarão um movimento único e bem coreografado.
  4. Etapa 4 Impulsione-se para cima com as mãos e os pés.
    Impulsione-se para cima com as mãos e os pés. Continue o movimento do arco da parte superior do corpo pressionando a prancha com força com as duas mãos e os dois pés. Você precisa elevar o corpo o suficiente para poder deslizar os pés por baixo de você e para o centro da prancha.
    • Não se preocupe se cair de cara no chão algumas vezes - a areia é um local de pouso suave!
    • Se alguém tentar lhe dizer que os surfistas não são atletas, peça a essa pessoa para subir em uma prancha na praia. Isso requer boa força nos membros superiores e inferiores.
  5. Etapa 5 Torça a parte inferior do corpo para que os pés fiquem na linha central.
    Torça a parte inferior do corpo de modo que seus pés fiquem na linha central. Ao colocar os pés sob o corpo levantado, gire a parte inferior do corpo de modo que o pé dominante (o pé direito, se você for destro) fique mais próximo da frente da prancha. Idealmente, ambos os pés devem aterrissar na linha central da prancha, apontados quase perpendicularmente ao seu nariz (um leve ângulo para a frente é aceitável). Eles também devem estar separados na largura dos ombros para criar uma base sólida.
    • Mantenha a parte superior do corpo apontada para frente o máximo possível enquanto gira a parte inferior do corpo.
    • Tente aterrissar de modo que seu centro de gravidade fique diretamente sobre o centro da prancha.
    • Isso requer prática, mais prática e - você adivinhou - ainda mais prática. Mas continue assim! E considere fazer uma aula com um instrutor de surfe se ainda não estiver fazendo isso!
  6. Etapa 6 Dobre os joelhos, incline-se para frente e equilibre-se com os braços.
    Dobre os joelhos, incline-se para frente e equilibre-se com os braços. Agache-se um pouco para abaixar seu centro de gravidade. Mesmo que não seja necessário fazer isso na praia, pratique inclinar-se para frente para manter o equilíbrio quando uma onda o levantar e empurrar.
    • Coloque os braços ao lado do corpo, em algum ponto entre os quadris e as costelas, com os cotovelos ligeiramente dobrados e as palmas das mãos abertas e apontadas para baixo.
    • Mantenha a cabeça erguida e olhe para frente. Isso será imprescindível quando estiver pegando uma onda!

Pegando e surfando uma onda

  1. Etapa 1 Reme e sente-se em sua prancha logo após a arrebentação.
    Reme e sente-se em sua prancha logo após a arrebentação. Caminhe com a prancha ao seu lado até que a água esteja na altura do peito e, em seguida, suba nela e use os braços para remar até que esteja a cerca de 5 m (16 pés) além de onde as ondas estão quebrando. Quando chegar lá, sente-se na prancha com as pernas nas laterais e olhe para as ondas que se aproximam.
    • Se quiser, você pode deslizar para trás na prancha e chutar com as pernas enquanto estiver remando.
  2. Etapa 2 Escolha uma onda que pareça que vai quebrar logo depois de passar por você.
    Escolha uma onda que pareça que vai quebrar logo depois de passar por você. Observe as ondas por alguns minutos para ter uma ideia de como elas são antes de quebrarem. Observe uma onda de tamanho acima da média que pareça que vai quebrar cerca de 5 m (16 pés) depois de passar por sua posição atual.
    • Os surfistas chamam isso de 'onda verde' - uma onda que está pronta para ser colhida!
  3. Etapa 3 Deite-se centralizado em sua prancha, vire-se e reme com força.
    Deite-se centralizado em sua prancha, vire-se e reme com força. Assim que escolher a onda, volte a se deitar na prancha com o corpo centralizado, os braços ao lado do corpo e os dedos dos pés para cima na rabeta. Reme com um braço apenas para virar a prancha em direção à costa e, em seguida, use os dois braços para ganhar velocidade.
    • Lembre-se de usar remadas longas e profundas, não rasas e curtas. Passe seus braços pela água!
  4. Etapa 4 Observe a onda por cima do seu ombro para que você possa acompanhar a velocidade dela.
    Observe a onda por cima do seu ombro para que você possa acompanhar a velocidade dela. Isso requer alguma prática, mas torna muito mais fácil pegar a onda. Mantenha a prancha e o corpo apontados para a costa, mas incline o pescoço para um lado para poder ver a 'onda verde' que se aproxima. Procure atingir a velocidade da onda no momento em que ela estiver se preparando para quebrar.
    • Continue remando com força! Quanto mais impulso para a frente você tiver, mais fácil será pegar a onda em vez de fazer com que ela passe por você ou o 'pérola' sob a água.
  5. Etapa 5 Mantenha o bico da prancha logo acima da linha da água.
    Mantenha o bico da prancha logo acima da linha da água. Os surfistas iniciantes tendem a deixar o bico da prancha se elevar para fora da água quando remam para pegar uma onda. Em vez disso, procure manter o bico cerca de 5 cm acima da linha da água. Assim como tudo relacionado ao surfe, a prática leva à perfeição!
    • Se o bico da prancha estiver muito alto, é mais provável que a onda passe por você.
  6. Etapa 6 Suba na prancha assim que sentir a onda pegando você.
    Suba em sua prancha assim que sentir a onda pegando você. Essa última parte de pegar uma onda tem tudo a ver com a sensação, portanto, requer tempo, prática e paciência. Assim que sentir que a onda está levantando a rabeta da prancha e impulsionando você para a frente por conta própria, pare de remar, vire a cabeça para a costa e faça um daqueles pop-ups perfeitos que você dominou na praia!
    • Como iniciante, você vai se afundar pelo menos algumas vezes, e provavelmente muitas vezes, ao tentar subir na prancha. Mas continue assim - a emoção que você sente na primeira vez em que consegue subir e surfar uma onda vale a pena!
  7. Etapa 7 Equilibre-se com os braços e as pernas e surfe em direção à costa.
    Equilibre-se com os braços e as pernas e surfe em direção à costa. Assim como praticou na praia, fique parcialmente agachado, incline-se ligeiramente para a frente e mantenha os braços ligeiramente flexionados e ao lado do corpo. Ajuste ligeiramente seu centro de gravidade conforme necessário para manter o equilíbrio. Especialmente para os iniciantes, siga a direção da onda e vá em direção à costa em vez de tentar virar contra o fluxo da onda.
    • Dominar as curvas permitirá que você pegue ondas por mais tempo e de forma mais eficaz, mas deixe isso para depois, quando tiver adquirido experiência em pegar ondas em linha reta.
  8. Etapa 8 Desça (ou caia) da prancha para o lado e proteja sua cabeça.
    Desça (ou caia) da prancha para o lado e proteja sua cabeça. Se você conseguir surfar a onda até perder o impulso para frente, parabéns! Se estiver em águas rasas quando a prancha desacelerar o suficiente para que você não consiga manter o equilíbrio, pule para o lado da prancha e caia de pé. Se ainda estiver em águas mais profundas, pule para o lado e aterrisse de lado com os cotovelos em ambos os lados da cabeça.
    • Se você souber que está prestes a se perder enquanto estiver surfando na onda, faça o possível para cair para um lado ou para o outro da prancha. Tente cair de lado e coloque os braços para cima para proteger a cabeça. Não caia para frente sobre a parte frontal da prancha, pois esse é o tipo de queda com maior probabilidade de causar lesões.
    • Alguns iniciantes usam uma prancha de surfe de espuma rígida para maior segurança, e você também pode considerar o uso de protetores auriculares.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Eu passo por cima ou por baixo de uma onda quando estou remando para surfar uma onda?
    Normalmente, você passa por baixo da onda para sair. Isso o ajuda a ir mais rápido em menos tempo e evita que você seja puxado para trás.
  • Pergunta
    O que é uma onda de barril?
    É o tubo, a parte oca de uma onda quando ela está quebrando, e uma das coisas mais procuradas no surfe.
  • Pergunta
    Como faço para surfar uma onda alinhada com o tubo?
    Se você não estiver entrando, pode simplesmente surfar normalmente. Se quiser surfar no tubo, você pode virar um pouco e tentar deslizar pelo tubo.

Dicas

  • Comece em ondas pequenas!
  • Pratique, pratique e pratique mais um pouco!

Avisos

  • Mantenha sua prancha (e seu corpo) fora da zona de impacto de uma onda com arrebentação. É melhor evitar completamente as ondas com arrebentação até que você tenha adquirido mais experiência no surfe.
  • Conheça seus limites e permaneça dentro deles. Não tente surfar ondas grandes antes de estar pronto para elas.
  • Certifique-se de que não haja obstruções naturais (como pedras) ou perigos criados pelo homem (como estacas velhas de píer) na área. As arrebentações nos recifes e na costa também podem ser perigosas.
  • Não aprenda a surfar em áreas lotadas. Em vez disso, encontre uma área sem aglomeração, longe de surfistas experientes e de outros frequentadores da praia. (Isso é por segurança, não porque você deva se sentir envergonhado!)