Como surfar

Autor do artigo:Gabriel Silva

Outrora reservado apenas à realeza do Havai, o surf é agora um desporto popular em quase todo o mundo onde as ondas rebentam. Alguns descrevem o domínio da capacidade de apanhar uma onda e atravessá-la na água como uma experiência que muda a vida. Se você estiver interessado em aprender a surfar, certifique-se de obter o equipamento certo, praticar as habilidades necessárias para surfar e se preparar para pegar suas primeiras ondas.

Passos

Obtendo o equipamento certo

  1. Passo 1 Alugue uma prancha de surf macia na sua primeira vez.
    Alugue uma prancha de surf macia na sua primeira vez. Não invista na sua própria prancha de surf se nunca tentou surfar antes. Na maioria das praias boas para a prática do surf, haverá locais de aluguer perto da praia, oferecendo opções de aluguer razoavelmente baratas, à hora ou ao dia.
    • Normalmente, pode escolher entre pranchas de fibra de vidro e pranchas macias, por vezes chamadas 'soft tops' ou 'foamies'. As pranchas de surf macias são leves e muito mais baratas do que as pranchas de epóxi ou de fibra de vidro. As pranchas macias são extremamente flutuantes e duráveis, o que as torna uma boa escolha para os principiantes.
    • O seu tamanho e peso contribuirão para determinar o tipo de prancha com que deve aprender. Quanto mais peso tiver, maior será o volume da prancha de que necessita. Poderá não ter uma boa experiência a aprender a surfar se estiver a tentar aprender numa prancha demasiado pequena para si.
    • Se não tiveres a certeza do que queres, fala com as pessoas na loja de surf. Seja honesto e diga-lhes que é um principiante e que quer saber o que precisa para começar.
  2. Passo 2 Experimente um longboard enquanto aprende're first learning.
    Experimente uma longboard enquanto está a aprender. As longboards são o tipo mais antigo e mais longo de prancha de surf normalmente disponível, variando de 8 a 12 pés (2,4 a 3,7 m) de comprimento. Embora não sejam tão manobráveis ou versáteis como outros tipos de pranchas, as longboards são frequentemente recomendadas para principiantes devido à sua facilidade de utilização.
    • Quanto maior for o volume de uma longboard, mais fácil é equilibrar-se e remar nas ondas. Isto torna as experiências mais agradáveis para a maioria dos alunos.
    • Se já experimentou um longboard e quer algo um pouco mais manobrável, deve experimentar um funboard. As funboards são pranchas híbridas que são um pouco mais curtas do que as longboards, normalmente de 2,1-2,6 m (7-8,5 pés). Os funboards combinam a suavidade e a estabilidade de um longboard com um pouco da agilidade de um shortboard.
  3. Passo 3 Trabalhar o seu caminho até uma shortboard.
    Trabalhe seu caminho até um shortboard. Shortboards têm menos de sete pés de comprimento, com um nariz afiado e várias quilhas. É preciso mais prática para dominar uma shortboard do que tipos mais longos de pranchas de surfe, mas ela é considerada a prancha definitiva de alto desempenho para os profissionais (embora alguns surfistas profissionais também usem longboards).
    • As pranchas fish são ainda mais curtas do que as shortboards e muito mais largas. A planura e o perfil pequeno da fish board tornam-na ideal para surfar ondas pequenas que outras pranchas por vezes têm dificuldade em suportar. É uma óptima prancha para surfistas intermédios e avançados.
    • Em alternativa, a The gun é outra prancha mais avançada. Estas pranchas são finas, com narizes muito finos, concebidas para especialistas que surfam as maiores ondas. Consegue lidar com drops íngremes e altas velocidades com facilidade, mas é difícil de controlar se fores um principiante.
  4. Passo 4 Comprar um fato de mergulho
    Compre um fato de mergulho. Em muitos locais, um fato de mergulho é tão essencial como a própria prancha para garantir uma experiência de surf agradável. O fato de mergulho mantém o corpo quente na água fria, ajudando a evitar arrepios e hipotermia. Se a loja de surf local recomendar um fato de mergulho, prepare-se e alugue ou compre um antes de ir para a praia. No entanto, depende do local onde se encontra, uma vez que se a água não estiver suficientemente fria, irá sobreaquecer e os fatos de mergulho podem restringir os seus movimentos, pelo que só devem ser utilizados em águas muito frias.
  5. Etapa 5: Obter cera para prancha...
    Obter alguma cera para pranchas de surf. A cera para pranchas de surf é um produto importante e barato que pode ser esfregado na parte superior de uma prancha de surf para aumentar a aderência do pé, permitindo um melhor equilíbrio na água. Pergunte à sua loja de surf qual o tipo apropriado para a temperatura da água em que vai surfar.
    • Certifique-se de que não deixa a cera suja de areia! Isto torna-a muito abrasiva e pode magoar o seu estômago.
  6. Passo 6 Compre um leash para a sua prancha.
    Compre um leash para a sua prancha. Um leash evita que você e a sua prancha se separem na água. Se você se perder, não vai querer ficar preso nas ondas quebrando sem uma prancha. Também não quer que a sua prancha flutue livremente em direção a outros surfistas ou que se bata contra as rochas. Uma prancha desgovernada pode ser muito perigosa para qualquer pessoa na água, para não mencionar que pode custar caro.
    • Além disso, certifique-se de que tem um cordão de leash, que liga o seu leash à ficha de leash localizada na cauda da prancha.

Como começar

  1. Pratique primeiro no chão. Prenda o leash ao pé de trás e à cauda da prancha e, em seguida, deite-se de barriga para baixo na prancha, de modo a que o seu corpo fique alinhado a meio da prancha. A partir desta posição, pratique o movimento de remada com ambos os braços para ter uma noção dos músculos que vai estar a trabalhar.
    • Se for destro, o seu pé de trás será geralmente o seu pé direito. Esta é a chamada posição 'normal'. Chama-se postura 'pateta' quando a trela está no seu pé esquerdo. Em caso de dúvida, faça o que lhe parecer mais natural.
    • Não salte para a água quando estiver a aprender a surfar, ou ficará frustrado rapidamente. Dedique algum tempo a praticar na areia, ou na privacidade do seu quintal, antes de ir para a praia em frente de outras pessoas.
  2. Pratique levantar-se. 'Descolar' (ou 'saltar') na onda e ficar de pé na prancha requer um pouco de prática. Enquanto estiver deitado na prancha, levante as mãos da remada e coloque-as abaixo do peito, com as palmas na parte plana da prancha, enquanto os dedos se curvam sobre as laterais da prancha.
    • Num movimento rápido, empurre o seu corpo para cima com os braços e coloque os pés para cima e debaixo de si. Coloque um pé no sítio de onde as suas mãos subiram e o outro pelo menos à largura dos ombros.
    • No início, pode ser mais fácil ajoelhar-se primeiro e depois levantar um pé de cada vez até ficar de pé. É mais lento do que o salto para cima, mas funciona eficazmente para quem não está preparado para o salto para cima.
    • Nunca agarre os rails ou as bordas da prancha durante a descolagem, a não ser que queira ficar com um belo corte no queixo quando as suas mãos escorregarem do rail.
    • Se as tuas mãos ou pés escorregarem quando tentas subir, talvez precises de passar mais cera na prancha.
    • Pode praticar saltar sem a presença de uma prancha de surf, por isso sinta-se à vontade para o fazer onde tiver um pouco de espaço até se sentir confortável a fazê-lo.
  3. Aprenda a ficar em pé na prancha corretamente. Depois de levantar voo, mantenha os joelhos dobrados, os braços soltos e estendidos, os pés plantados na prancha e o tronco inclinado para a frente para baixar o centro de gravidade.
    • Dependendo do pé que vem naturalmente à frente, serás um 'pé normal' ou um 'pé pateta'. O pé normal significa que o seu pé esquerdo está à frente, enquanto o pé pateta significa que o seu pé direito lidera.
    • Os principiantes têm tendência a adotar uma postura agachada quando aprendem. Os seus pés estão muito afastados da proa à popa das suas pranchas. Isto pode parecer confortável, mas na verdade torna mais difícil o controlo. O equilíbrio é de lado a lado, não de frente para trás. Vai reparar que os surfistas experientes normalmente andam com os pés muito mais juntos.
    • Uma postura correcta inclui manter os olhos na direção em que se vai.
  4. Reme e sinta-se confortável na água. A única maneira de encontrar o 'ponto ideal' da sua prancha é levá-la para a água e remar. A sua prancha deve planar sobre a água, com o nariz ligeiramente acima da água. Uma boa posição de equilíbrio é ter os dedos dos pés a tocar na corda do leash.
    • Se o seu nariz estiver demasiado alto, está demasiado recuado na prancha. Se o nariz escava a água, está demasiado à frente. É essencial encontrar o ponto ideal, uma vez que é aí que conseguirá obter a máxima eficiência de remada.
    • Reme com braçadas longas e profundas, desde o ponto mais à frente até ao ponto mais atrás que conseguir alcançar confortavelmente.
  5. Passo 5 Fale com surfistas ou instrutores mais experientes, se puder.
    Fale com surfistas ou instrutores mais experientes, se puder. A melhor maneira de praticar e se preparar para ir à praia é com outra pessoa por perto que saiba mais sobre surfe do que você e possa dar feedback e conselhos.
    • Se tiveres um amigo que surfe, pede-lhe ajuda. Os amigos geralmente não cobram e você pode praticar na privacidade da sua casa em vez de na praia, na frente de outras pessoas.
    • Pague a um instrutor. Essa é a maneira mais confiável de aprender o básico do surfe de forma clara e metódica. Mediante o pagamento de uma taxa, o instrutor ensinará tudo o que você precisa saber e dará dicas que o ajudarão a ir para as ondas e se divertir rapidamente.
  6. Encontrar um local. Antes de planear surfar, visite algumas boas praias de surf e dê um bom mergulho para ter a certeza de que se sente confiante na água. Nunca surfe em um lugar onde você não se sinta confortável nadando sozinho.
    • Peça conselhos. Pergunte à sua loja de surf local ou aos surfistas dos surf breaks avançados onde os principiantes devem surfar. Eles terão todo o gosto em indicar-lhe um local adequado.
    • Consulte a Internet. Se não conseguir encontrar nenhum conselho que pareça fiável, vá à Internet e procure recomendações. Muitas vezes, é possível encontrar fóruns de discussão de surfistas locais com boas informações.
    • Jogue pelo seguro. Se houver uma torre de salva-vidas, planeie surfar numa altura em que o salva-vidas esteja de serviço. Reserve algum tempo para perguntar a outros surfistas na praia se têm algum conselho ou aviso para si.
  7. Passo 7 Aprenda a etiqueta básica do surf antes de sair.
    Aprenda a etiqueta básica do surf antes de sair. Conhecer as regras básicas do surf ajudá-lo-á a garantir que a sua primeira vez é divertida e segura. Aqui estão algumas regras básicas de segurança a ter em conta:
    • Respeitar o direito de passagem. Quando há mais do que um surfista a remar para apanhar uma onda, a pessoa que remou mais perto do pico tem o direito de passagem para essa onda.
    • Não 'caia' em cima dos outros. Remar para apanhar ou entrar numa onda enquanto alguém já está a surfar mais perto do pico é considerado rude e potencialmente perigoso. Lembre-se de procurar outros surfistas na linha da onda antes de tentar apanhá-la.
    • Os locais muito populares e movimentados para surfistas principiantes não costumam ter estas regras rigorosas e é frequente várias pessoas apanharem a mesma onda (por vezes designada por 'onda de festa'). Se duas pessoas estiverem à espera da mesma onda, a pessoa que a apanhar primeiro e estiver mais perto do pico tem o direito de passagem.

Apanhar uma onda

  1. Identifique um local de destino. Você deve estar na água branca até a cintura, onde as ondas já quebraram. Esse é o melhor lugar para começar quando se é um iniciante. Não planeje remar muito longe, onde surfistas mais avançados podem estar esperando por uma onda, mas certifique-se de estar em águas profundas o suficiente para não bater a cabeça caso caia da prancha.
    • Escolha um ponto de referência. Escolha um ponto de referência na costa e olhe para ele periodicamente à medida que avança para águas mais profundas. Isto ajudá-lo-á a avaliar a sua distância da costa e pode ajudar a revelar quaisquer correntes ocultas que o possam estar a mover.
  2. Reme até ao seu local. Quando estiver pronto para entrar nas ondas, ande com a prancha até estar na altura da cintura ou do peito, depois deite-se na prancha e reme diretamente para as ondas.
    • Reme a direito quando estiver a remar para fora. Se atingir as ondas num ângulo oblíquo, perderá o impulso para a frente que construiu. Mantenha-se perpendicular às ondas que se aproximam e 'corte' através delas.
    • Ao 'cortar' uma onda, ajuda fazer uma flexão com a parte superior do corpo ao passar por cima ou através da onda. Isto evita que a onda o empurre de volta para a costa.
  3. Passo 3 Vire a prancha e espere por uma onda adequada.
    Vire a prancha e espere por uma onda adequada. Sente-se na prancha até que o nariz esteja fora da água. Bata as pernas num movimento de batedor de ovos para virar a prancha em direção à costa. Posicione-se no seu ponto ideal e prepare-se para remar para a onda com braçadas longas, suaves e profundas.
    • Quando vir uma onda a aproximar-se, coloque-se em posição o mais próximo possível do pico sem parecer um 'apanhador de ondas'. Quando estiver convencido de que está numa boa posição para apanhar a onda, reme como se não houvesse amanhã e dê tudo o que tem!
  4. Comece a remar e tente apanhar a onda. Quando tiver uma boa noção da velocidade e do movimento da onda e sentir que apanhou o seu impulso, arranque utilizando as técnicas que tem vindo a praticar.
    • Continue a olhar para a frente enquanto rema. Quando se vira, perde força.
    • Seja rápido. O objetivo é apanhar a onda antes de ela rebentar, para ter tempo de subir para a prancha. É comum os principiantes apanharem e surfarem a 'água branca' (o que é uma boa maneira de começar).
    • Seja paciente. Se perder uma onda, basta remar de volta e esperar pela próxima candidata provável.
  5. Pegue a onda. Mantenha os pés assentes na prancha, os joelhos dobrados, os braços soltos e os olhos a olhar na direção em que vai. Está agora a surfar a sua primeira onda! Mantenha-se concentrado e deixe que ela o leve até à costa. Mantenha-se atento aos outros na água enquanto estiver a surfar.
    • Comece de forma simples. No início, deve surfar cada onda diretamente. Esta é uma forma mais curta e lenta de surfar do que a inclinação numa onda, mas é mais fácil de apanhar o jeito.
  6. Tente virar quando estiver pronto. À medida que você se acostuma com a sensação de surfar, você provavelmente vai querer tentar virar a prancha sobre uma onda. Incline-se para a virada com o corpo, mantendo o centro de gravidade na prancha. Use o seu corpo para mergulhar suavemente um rail da sua prancha na face da onda. Isto cria fricção/arrasto que irá virar a prancha. Depois de apanhar o ângulo certo, mantenha o equilíbrio e desça a onda.
    • Escolha com antecedência a direção em que pretende atravessar a onda (esquerda ou direita). Se a onda for suficientemente baixa, comece a remar nessa direção antes de a onda bater. Para ondas maiores, espere até estar a ser puxado para cima da onda.
  7. Etapa 7 Esteja preparado para se ir abaixo.
    Esteja preparado para se ir abaixo. Se se sentir a cair, ou se a onda diminuir, salte para longe da prancha em direção ao oceano e para longe do seu impulso. Uma boa ideia é cair para o lado ou para a parte de trás da prancha, cobrindo a cabeça com os braços enquanto cai. Vá com a corrente, deixando que a onda o leve. Nade suavemente para cima e sinta o que está à sua frente para evitar ser atingido pela prancha.
    • Tente aterrar numa superfície plana para não se magoar em águas pouco profundas ou num recife.
    • Quando tiver subido à superfície em segurança, puxe o leash e suba de novo para a prancha para evitar que ela se desloque ou caia na água, o que pode causar ferimentos graves a si ou a outros. Suba para a prancha, apoie-se de barriga para baixo e recupere o controlo.
    • A maior parte dos ferimentos causados por wipe outs acontece quando a prancha bate no surfista. Lembre-se sempre de se lançar para o lado do oceano da sua prancha. Não quer estar entre a praia e a sua prancha quando uma onda controla a prancha.
    • Se estiver a surfar pela primeira vez, é aconselhável alugar uma prancha de espuma em vez de uma de fibra de vidro, uma vez que são mais macias e menos susceptíveis de causar lesões durante a aprendizagem.
  8. Passo 8 Use os canais para sair do caminho.
    Utiliza os canais para saíres do caminho. Depois de fazeres wipeout ou bail, tens de sair do caminho para que outras pessoas possam surfar. Não remes para o meio da rebentação, onde outros surfistas estarão a chegar. Em vez disso, rema primeiro para o lado, para manter a zona da onda livre.
  9. Passo 9 Continue tentando.
    Continue a tentar. É provável que escorregue ou caia nas primeiras vezes, mas não se deixe dissuadir. Algumas pessoas conseguem aprender numa tarde, enquanto outras demoram algumas semanas a apanhar o jeito. Continue a tentar e acabará por conseguir.
    • Evite ficar de joelhos e parar. Se vai comprometer-se, comprometa-se e levante-se. Ficar de joelhos é como selar o cavalo mas não o montar.
    • Desfruta do oceano e diverte-te.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O meu peso é importante quando escolho uma prancha?
    Sim, importa. Se escolheres uma prancha demasiado leve ou pesada para ti, podes ter dificuldade em controlá-la em águas abertas, especialmente se fores um principiante.
  • Questão
    Que idade é que tenho de ter?
    Não há limite de idade. Qualquer pessoa pode aprender a surfar.
  • Questão
    O tamanho da prancha é importante?
    Sim. O tamanho da prancha é importante porque vai afetar diretamente a facilidade de equilíbrio e de controlo da prancha.

Vídeo

Dicas

  • Surfe sempre com um amigo. É mais seguro e, se você se afundar, pode pedir ajuda se precisar. Um amigo também pode ajudar a empurrar-te para uma onda!
  • Os abdominais e as flexões são uma óptima forma de tonificar para o surf. A maioria das acções no surf dependem principalmente dos grupos musculares que estes exercícios melhoram.
  • Não tenhas medo de pedir ajuda! Muitos surfistas avançados ficam felizes em ajudar os iniciantes, desde que sejam educados.

Avisos

  • Evite as correntes de retorno. As correntes de retorno parecem areia no topo da água e podem parecer marrons ou avermelhadas. Elas geralmente se formam perto de molhes de pedra, recifes e cais.
  • Se for apanhado por uma corrente de retorno, nade paralelamente à costa até encontrar o fim da corrente, em vez de tentar atravessá-la a direito. Se não conseguir nadar paralelamente, vá para a água ou flutue e grite por ajuda.
  • Pratique a aprendizagem num local para principiantes, longe dos surfistas mais experientes.
  • Mantenha-se perto da praia. No surf, isto é adequado para principiantes até ter experiência com ondas para principiantes.
  • Não surfe sozinho, especialmente se for iniciante. Mesmo um amigo na costa é mais seguro do que ir sozinho.