Como amarrar um arco recurvo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Encordoar o arco não é difícil com o equipamento adequado. No entanto, requer atenção e cuidado para evitar bater-se com um membro do arco sob tensão. Você pode começar a atirar assim que tiver encordoado o arco, mas a afinação ajudará muito se o arco for novo.

Passos

Encordoar o arco

  1. Passo 1 Comprar um encordoador de arco.
    Compre um encordoador de arco. Esta ferramenta barata é 100% necessária para encordoar seu arco recurvo sem danificar os membros. Escolha uma projetada para um arco recurvo (não um arco longo), e destinada ao comprimento e peso do seu arco. Confirme que as extremidades da longarina se ajustam bem às pontas dos membros do seu arco.
    • Algumas fontes recomendam o desenho de 'bolso e sela' para arcos recurvos, mas as longarinas de 'bolso duplo' também são comuns. Este guia cobre ambos os tipos.
  2. Passo 2 Colocar a corda sobre as pontas do arco.
    Colocar a corda sobre as pontas do arco. Deslize o laço grande da corda sobre o membro superior do arco, posicionando a corda no lado correto do arco. Encaixar o laço mais pequeno no entalhe do membro inferior, verificando duas vezes se está bem ajustado. Uma vez que o arco está numa posição relaxada, a corda deve ter bastante folga.
    • O membro inferior está no lado mais pesado da pega. O peso de tração do arco está normalmente marcado no membro inferior.
  3. Passo 3 Colocar o bolso da corda sobre a ponta do membro inferior.
    Encaixar o bolso da longarina sobre a ponta do membro inferior. Se a sua longarina tiver dois bolsos, o maior encaixa-se sobre o membro inferior. Isto deve cobrir o pequeno laço da corda, mantendo-o seguro na ranhura.
    • Se não parecer seguro, enrole um elástico firmemente à volta do laço da corda.
  4. Passo 4 Colocar a bolsa pequena ou o selim no membro superior.
    Colocar a pequena bolsa ou sela no membro superior. Se a sua longarina tiver dois bolsos, coloque o bolso pequeno sobre a ponta do membro superior. Se a sua longarina tiver uma sela (uma almofada de couro ou de borracha) numa extremidade, deslize-a sobre o membro superior e logo atrás do laço da corda. Posicione o selim a cerca de 8 cm da ponta, logo atrás do laço da corda.
    • Algumas selas podem ser fixadas contra o arco, enquanto outras requerem que as segure no lugar. A superfície com covinhas deve pressionar contra o membro para reduzir o atrito.
  5. Passo 5 Segurar o arco horizontalmente.
    Segurar o arco horizontalmente. Segure o punho do arco com a sua mão não dominante. Segure-o horizontalmente de modo a que a sua mão dominante fique perto do membro superior, segurando o laço da corda solta no lugar. Posicione o arco de modo a que as pontas dos membros apontem para cima, com a corda do arco e a longarina por baixo.
  6. Passo 6 Pisar a longarina do arco.
    Pisar a longarina do arco. Dobrar a cintura para baixar o arco até que a longarina (mas não a corda) toque no chão. Pise-a com os dois pés, à largura dos ombros. Utilize as pontas dos pés, não os arcos, ou a corda pode escorregar.
    • Se estiver a usar um arco de sela, use uma mão para manter a sela no lugar.
    • Pode usar um pé, mas colocar os dois pés dá-lhe mais estabilidade. Isto é particularmente útil para crianças e adultos mais baixos.
  7. Passo 7 Puxar o arco para cima.
    Puxe o arco para cima. Pegue na folga da corda do arco e confirme que tem uma pega segura. Prepare-se para puxar para cima, dobrando os membros do arco em direção ao chão. Leia o passo seguinte antes de iniciar este movimento.
  8. Passo 8 Deslize o laço grande para o entalhe.
    Deslize o laço grande para o entalhe. Ao mesmo tempo que puxa o arco para cima, deslize o laço solto da corda para cima até encaixar no entalhe perto da ponta do arco.
    • Se tiveres problemas com isto, a corda pode ser demasiado comprida. Encurte-a dando nós perto da bolsa inferior.
  9. Passo 9 Confirme que a corda está segura.
    Confirme que a corda está segura. Passe o dedo sobre o laço do fio para confirmar que está seguro na ranhura. Mantenha o dedo sobre a corda durante o resto do processo, para poder parar se a corda começar a deslizar.
  10. Passo 10 Baixe o arco lentamente.
    Baixe o arco lentamente. Baixe lentamente o arco até que a corda fique solta. Não apresse este passo, ou uma corda solta pode escorregar e atirar o membro contra o seu rosto.
  11. Passo 11 Verificar a corda.
    Verificar a corda. Vire imediatamente o arco para que os membros fiquem virados para o lado oposto ao seu. Verifique mais uma vez os laços da corda. Se não estiverem seguras, volte a apoiar-se na corda para repetir o processo. Mantenha a cabeça para trás e vire-a para longe da corda, para o caso de a corda solta se soltar.
    • Não aponte os membros para uma pessoa próxima, ou um acidente pode causar ferimentos.
  12. Passo 12 Retirar a escora do arco.
    Retire a longarina do arco. Se utilizou um elástico num passo anterior, retire-o também. Para obter melhores resultados, ajuste o arco de acordo com as instruções abaixo antes de disparar.
    • Quando estiveres pronto para desamarrar o arco, prende a escora do arco da mesma forma que fizeste antes. Pise na longarina e puxe o arco para cima, depois deslize o laço superior da corda para fora do entalhe e para baixo, para o ramo. Relaxe lentamente o arco.

Afinar o arco

  1. Passo 1 Ajustar a altura do nocking point.
    Ajustar a altura do ponto de encaixe. Imagine uma linha que vai do topo do descanso da flecha até à corda do arco, atingindo a corda num ângulo de 90º. Posicione o seu nocking point na corda cerca de ½' (1,25 cm) acima desta linha, de modo a que as suas flechas fiquem perfeitamente horizontais quando encaixadas.
  2. Passo 2: Colocar uma nova corda.
    Coloque uma corda nova. Se o arco ou a corda forem novos, a corda vai esticar um pouco. Espera-se que ela se ajuste ao seu estiramento final durante as primeiras uma ou duas sessões de tiro. Em alternativa, pode deixar o arco encordoado durante a noite para o ajudar a assentar. Não perca muito tempo ajustando a altura da braçadeira (descrita abaixo) até que a corda se tenha ajustado.
    • As cordas de torção flamenga esticam mais do que as cordas de laço sem fim.
  3. Passo 3 Teste a altura do braço.
    Teste a altura da braçadeira. A altura da brace é a distância entre a pega do arco e a corda. Meça esta distância e depois atire algumas flechas para ver como se sente o seu arco. Uma altura elevada da braçadeira irá abrandar as suas flechas, enquanto que uma altura inferior irá fazer um barulho alto e estridente ao soltar.
    • Peça a alguém para ficar de lado e observar enquanto dispara. O ruído e a vibração são mais fáceis de avaliar de lado.
  4. Passo 4 Ajuste a altura do braço.
    Ajuste a altura da braçadeira. Se pensa que a altura da braçadeira precisa de ser ajustada, solte a corda do arco. Torça a corda algumas vezes para flexionar mais os membros, aumentando a altura da brace. Desembainhar a corda algumas vezes para baixar a altura da braçadeira. Medir cuidadosamente e anotar o número de cada vez, juntamente com notas sobre a forma como o arco dispara. É provável que tenhas de fazer vários ajustes até encontrares o ponto perfeito, mas depois disso estás pronto.
    • A maioria dos arcos recurvos dispara melhor com uma altura de brace entre 7,5 e 9,75 polegadas (19-25 cm). Substitua a corda por uma corda mais pequena ou maior se não conseguir chegar perto deste intervalo, ou se tiver de torcer mais de 20 ou 30 vezes.
    • Se tiver dificuldade em fazer com que as suas flechas voem a direito, compre um T-square para medir com mais precisão a altura do nocking point e a altura do brace.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quanto tempo é que isto demora?
    Depende principalmente do teu nível de experiência. Eu disparo há anos e demoro apenas 1-2 minutos, os meus amigos demoram entre 5-10 minutos. Muitas vezes demora mais tempo se estiveres a encordoar um arco desconhecido ou a usar um novo encordoador ou corda.
  • Questão
    Porque é que preciso de encordoar um arco?
    É necessário prender a corda ao arco, caso contrário não será possível disparar.
  • Pergunta
    Onde posso arranjar uma corda de arco? Estou na Austrália.
    Se não houver lojas de tiro com arco nas proximidades, pode sempre procurar encomendar uma online a um revendedor (só sugiro um revendedor porque deve ter toda a informação sobre a longarina, como o comprimento do arco e o peso de tração).

Dicas

  • Ao montar um arco recurvo takedown, certifique-se de instalar um membro superior e um inferior, nas posições correctas. O membro inferior é geralmente o que tem a etiqueta de peso de tração.
  • Em algum momento, peça a um arqueiro experiente para criticar sua técnica. Erros aparentemente pequenos na forma podem danificar os membros do seu arco com o tempo.
  • Para fins amadores, os designs de cordas de arco 'loop infinito' e 'torção flamenga' são muito semelhantes, com exceção da aparência. O laço sem fim é um pouco mais estável e poderoso, enquanto as torções flamengas tendem a ser mais silenciosas.

Avisos

  • Substitua sua corda quando ela começar a se desgastar. Você não quer que ela quebre quando seu rosto estiver curvado sobre o arco.
  • Não tenha pressa e examine a corda e o arco antes de começar a atirar. Se a corda não estiver bem presa, pode partir-se e ferir-se.
  • Nunca encordoe o seu arco sem um encordoador de arco. Isso danificará seriamente os membros do arco e aumentará o risco de ferimentos.

Coisas que vai precisar

  • Arco recurvo
  • Corda do arco
  • Espigão de arco
  • Faixa de borracha (recomendado)