Como alongar seus quadríceps (Quadríceps)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O quadríceps é um grupo de quatro músculos que correm ao longo das coxas. Praticamente toda atividade atlética ou exercício envolve os quadríceps, por isso é importante que eles sejam flexíveis e fortes. Para manter os quadríceps saudáveis, alongue-os antes e depois do exercício. Você também pode usar a ioga para aumentar a flexibilidade dos quadríceps, o que pode torná-los menos propensos a lesões.

Etapas

Aquecimento dos quadríceps

  1. Etapa 1 Caminhe ou ande de bicicleta por 10 a 15 minutos.1Caminhe ou ande de bicicleta por 10 a 15 minutos. Um exercício cardiovascular suave, como caminhar ou andar de bicicleta, fará com que o sangue flua para os quadríceps e tornará o alongamento mais confortável. O alongamento de músculos frios pode resultar em lesões.
    • Se estiver planejando se exercitar ao ar livre em um clima mais frio, acrescente de 5 a 10 minutos ao tempo de aquecimento antes de iniciar o alongamento.
  2. Etapa 2 Faça alongamentos de quadril em pé antes de uma corrida longa.2Faça alongamentos de quadril em pé antes de uma corrida longa. De pé, com os joelhos juntos, levante um pé e segure-o com a mão. Pressione suavemente o pé em direção aos glúteos até sentir um alongamento na parte frontal da coxa. Mantenha a posição por 10 a 20 segundos e, em seguida, repita com o outro pé.
    • Esse alongamento pode ser feito antes e depois de uma corrida longa ou outra atividade física, como parte do aquecimento ou do resfriamento.
    • Você também pode fazer esse alongamento quando estiver deitado de lado. Mantenha seu núcleo para manter a coluna alinhada e ajudar a estabilizar a pélvis.
  3. Etapa 3 Adicione alongamentos ajoelhados para trabalhar os quadríceps e os flexores do quadril.3Adicione alongamentos ajoelhados para atingir os quadríceps e os flexores do quadril. Ajoelhe-se no chão com um joelho só. Você pode apoiar o joelho em uma toalha dobrada ou em um tapete. Incline-se ligeiramente para frente, com o outro pé apoiado no chão e os joelhos em ângulos retos. Incline-se para frente, contraindo o tronco e os glúteos da perna ajoelhada. Ao expirar, desloque o corpo para frente para alongar o quadríceps e outros músculos flexores do quadril.
    • Você pode apoiar as mãos na coxa dianteira para obter equilíbrio e estabilidade. Mantenha o alongamento por 15 a 40 segundos, depois troque e repita o alongamento com a outra perna.
    • Mantenha a coluna neutra e a postura da parte superior do corpo reta. Evite também arquear, arredondar ou achatar a parte inferior das costas ou puxar para trás contra a inclinação.
  4. Etapa 4 Use lunges para alongamento dinâmico.4Use os lunges para o alongamento dinâmico. Fique em pé com os pés um pouco mais afastados do que a largura dos ombros e dê um passo à frente com um pé. Abaixe seu corpo dobrando os joelhos até que o joelho de trás esteja quase no chão. O joelho da frente deve estar alinhado com o tornozelo, de modo que a canela fique perpendicular ao chão. Levante-se e repita com o outro lado.
    • Você pode fazer uma série de lunges em que avança gradualmente ou pode permanecer no mesmo lugar. Comece com 2 séries de 10 repetições em cada perna.
    • Se tiver dificuldade para se equilibrar e se sentir vacilante, coloque as mãos nos quadris ou estenda-as para formar um 'T'.

Alongamento de quadríceps apertados ou lesionados

  1. Etapa 1 Use exercícios ativos de amplitude de movimento para manter a mobilidade do joelho.1Use exercícios ativos de amplitude de movimento para manter a mobilidade do joelho. Para realizar este alongamento, dobre e endireite o joelho em toda a sua amplitude de movimento ou até onde conseguir ir sem desconforto. Você pode fazer esse alongamento em pé, sentado ou deitado.
    • Escolha a posição que ofereça mais estabilidade e permita que você movimente mais o joelho.
    • Esse alongamento é melhor logo após uma lesão, quando seus movimentos podem estar mais limitados. Tente completar 10 repetições com cada perna, mas não exagere. Pare se sentir dor.
  2. Etapa 2 Encontre um parceiro para fazer o alongamento passivo dos quadris.2Encontre um parceiro para fazer alongamentos passivos dos quadris. Em pé, sentado ou reclinado, peça ao seu parceiro que segure seu tornozelo ou pé. Seu parceiro dobrará e endireitará lentamente o joelho em toda a amplitude de movimento. Quando o joelho estiver totalmente flexionado, peça que ele mantenha o alongamento por alguns segundos antes de mover lentamente o pé de volta para baixo.
    • Os alongamentos passivos dos quadríceps são uma boa maneira de alongar os quadríceps se você não tiver o controle necessário para fazer os alongamentos em pé por conta própria. Se você for capaz de se movimentar sozinho, os alongamentos passivos dos quadríceps podem ser pouco benéficos para você.
    • A comunicação é fundamental nos alongamentos passivos. Não deixe que seu parceiro empurre sua perna a ponto de você sentir dor no músculo. Isso pode levar a uma ruptura adicional ou a uma nova lesão.
  3. Etapa 3 Alivie a tensão com o alongamento no sofá.3Alivie a tensão com o alongamento no sofá. Ajoelhe-se com um joelho no chão em frente a um sofá. Apoie o pé de sua perna ajoelhada na lateral do sofá. A outra perna deve estar esticada à sua frente, com o joelho em um ângulo reto e a canela perpendicular ao chão. Empurre os quadris para trás enquanto pressiona o calcanhar levantado em direção aos glúteos.
    • Você pode colocar as mãos no joelho da frente para se equilibrar. Mantenha o alongamento por alguns segundos ou ciclos de respiração, depois solte e repita o alongamento com a outra perna.
    • Além de um sofá, você também pode usar uma parede ou um banco baixo para apoiar o pé.
  4. Etapa 4 Aumente a estabilidade e o controle com agachamentos em decúbito dorsal.4Aumente a estabilidade e o controle com agachamentos em decúbito dorsal. Você precisará de uma bola de estabilidade para esse exercício. Sente-se na bola e, em seguida, leve os pés para frente enquanto se inclina gradualmente para trás ao mesmo tempo. Quando estiver deitado de barriga para cima, role para frente e permita que os joelhos passem sobre os dedos dos pés até que estejam totalmente flexionados. Em seguida, contraia os quadríceps e role para trás até que os joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus.
    • Tente fazer 10 repetições desse exercício. Faça apenas o máximo que puder sem dor ou desconforto.

Melhoria da flexibilidade dos quadríceps

  1. Etapa 1 Alongue os quadríceps com o lunge crescente.1Alongue os quadríceps com o lunge crescente. A partir de uma posição em pé, dê um passo à frente com um pé e dobre-se de modo que suas mãos fiquem em cada lado do pé. Seu joelho dianteiro deve estar em um ângulo reto com a canela perpendicular ao chão. Levante-se em uma inspiração, estendendo os braços para os lados e para cima.
    • Abaixe os quadris e pressione para baixo na estocada, esticando e alongando os quadríceps. Respire profundamente e mantenha a postura de 30 segundos a um minuto.
    • Para sair da postura, abaixe as mãos sobre a perna da frente e, em seguida, caminhe ou pule com a perna da frente para trás para encontrar a outra perna. Se desejar, você pode elevar os quadris para o cão voltado para baixo e, em seguida, caminhar ou saltar com a outra perna para a frente e repetir o avanço do outro lado.
  2. Etapa 2 Abaixe-se até a postura do herói.2Faça a postura do herói. Ajoelhe-se no chão, tocando a parte interna dos joelhos. Os pés devem estar um pouco mais largos que os quadris, com a parte superior dos pés no chão. Expire e abaixe os quadris para o chão entre os pés até que as nádegas estejam apoiadas confortavelmente no chão.
    • Incline-se ligeiramente para a frente ao abaixar, apoiando os polegares na parte de trás dos joelhos. Respire profundamente, sentindo o alongamento em seus quadríceps, por 30 segundos a um minuto. Abra os ombros e abaixe as escápulas ao longo da coluna vertebral.
    • Se não conseguir se sentar confortavelmente no chão nessa posição, coloque um bloco para se sentar ou enrole um cobertor ou uma toalha.
  3. Etapa 3 Alongue as coxas e o núcleo com a postura do arco.3Alongue as coxas e o núcleo com a postura do arco. Deite-se de bruços no colchonete com os braços ao lado do corpo, com as palmas para cima. Ao expirar, dobre os joelhos e levante os pés em direção às nádegas. Estenda a mão para trás, agarre os tornozelos ou a parte superior dos pés e puxe-os para frente. Ao inspirar, levante os pés em direção ao teto enquanto levanta as coxas do chão.
    • A respiração pode ser difícil nessa posição, mas olhe para frente e concentre-se em respirar o mais profundamente possível. Mantenha a postura por 20 a 30 segundos e, em seguida, solte-a lentamente para se deitar novamente.
    • Você pode usar um cobertor dobrado para acolchoar as costelas e os quadris para tornar a postura mais confortável.
  4. Etapa 4 Abra os flexores do quadril com a postura do pombo.4Abra os flexores do quadril com a postura do pombo. Comece de quatro, com os joelhos abaixo dos quadris e os pulsos abaixo dos ombros. Deslize o joelho direito para frente até a parte de trás do pulso direito enquanto puxa o pé para o lado esquerdo. A lateral da canela direita deve estar deitada no tapete, perpendicular ao tronco. Em seguida, deslize a perna esquerda para trás até que ela fique apoiada no chão. Expire e levante-se de modo que fique em uma posição sentada com a perna direita cruzada à sua frente e a perna esquerda estendida para trás.
    • Mantenha a postura por 30 segundos a um minuto, respirando profundamente. Em seguida, volte a ficar de quatro e repita com a perna esquerda na frente e a direita estendida atrás de você.
    • Há muitas variações para essa postura. Por exemplo, tente dobrar a perna da frente e descansar o peito e a testa no tapete para um alongamento mais intenso do quadril.
    • Para um alongamento realmente profundo dos quadris, levante o pé de trás em direção às nádegas. Segure o pé de trás ou o tornozelo com a mão e pressione-o em direção às nádegas para aprofundar ainda mais o alongamento.
  5. Etapa 5 Faça a postura de camelo.5Faça a postura de camelo. Ajoelhe-se com as pernas afastadas na largura do quadril. Inspire e aproxime os cotovelos um do outro atrás do corpo, permitindo que o esterno se eleve e a caixa torácica se expanda. Pressione as mãos contra os calcanhares, mantendo a elevação do esterno e os ombros para trás.
    • Mantenha o alongamento por 30 segundos a um minuto, respirando profundamente. Evite contrair os glúteos. A postura do camelo ajuda a alongar e melhorar a flexibilidade dos flexores do quadril e dos quadríceps superiores.
    • Se for muito difícil alcançar os calcanhares, você pode colocar um bloco entre os pés ou inclinar-se para trás sobre uma bola de exercícios.
  6. Etapa 6 Alongue a coluna vertebral com a postura do pequeno raio.6Alongue a postura de flexão de costas com a postura do pequeno raio. Quando estiver confortável na postura do camelo, dê um passo adiante, abaixando a cabeça até que o topo da cabeça fique entre os pés. Estenda os braços para frente para segurar a parte inferior das coxas.
    • Mantenha a postura por 30 segundos a um minuto, respirando profundamente. Para sair da postura, envolva o núcleo e role lentamente de volta para a posição ajoelhada.
    • Mantenha os glúteos macios para evitar pressão excessiva na região lombar. Essa postura abre os quadris e os quadríceps. A prática de levantar com o peito ao abaixar o tronco para trás é um exercício intenso para as coxas.
  7. Etapa 7 Descansar na posição de criança's pose.7Descanse na postura da criança. Ainda em uma posição ajoelhada, afaste ligeiramente os joelhos e junte os dedos grandes dos pés. Ao expirar, dobre as coxas, estendendo os braços para cima e apoiando a testa no chão. Respire profundamente nessa posição pelo tempo que desejar.
    • Além de ser uma maneira relaxante de encerrar sua prática, a postura da criança também funciona como uma boa contraposição após as flexões para trás.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Somente Alongue os tendões dos quadris até sentir um leve puxão no músculo. O alongamento nunca deve causar dor ou desconforto.
  • Respire profunda e uniformemente durante cada alongamento. Se não conseguir respirar durante o alongamento, talvez esteja se alongando demais.
  • Mantenha os alongamentos por algumas respirações ou por alguns segundos e, em seguida, solte-os com cuidado. Evite balançar ou pulsar ao se alongar.

Advertências

  • Se você tiver sofrido uma lesão grave, trabalhe diretamente com um médico ou fisioterapeuta para criar uma rotina de alongamento adequada à sua lesão e ao seu nível de recuperação.
  • Consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios para ter certeza de que você está saudável o suficiente para concluir com segurança o programa que deseja experimentar.